ISCAP - DM- Informação Empresarial
Permanent URI for this collection
O Mestrado em Informação Empresarial (MIE) apresenta-se como uma formação inovadora na área da Ciência da Informação, em Portugal, formando diplomados aptos para exercerem funções de gestores de informação em contexto empresarial. No contexto atual, o MIE responde ao desafio de promover capacidades de empreendedorismo e inovação, formando diplomados com um perfil sincrético de várias áreas disciplinares, capazes de reconhecer a informação como um valor estratégico essencial à gestão das organizações empresariais. Estes diplomados estarão aptos para promover a optimização dos processos associados à criação e uso da informação, apoiando a performance da empresa. Considerando a informação como um elemento transversal em qualquer organização, o Mestrado em Informação Empresarial apresenta interesse para estudantes e profissionais de campos muito diversificados. Assim, destina-se a atuais ou a futuros profissionais das áreas da Ciência da Informação, da Comunicação Organizacional, da Gestão, da Assessoria e Secretariado, da Informática de Gestão, do Marketing e dos Recursos Humanos, entre outras.
Browse
Browsing ISCAP - DM- Informação Empresarial by advisor "Almeida, Paula de Fátima Peres Teixeira"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Benefícios da gestão do conhecimento nas empresas: estudo de caso Living ToursPublication . Soares, Mariana Azevedo; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraAtualmente, vive-se um cenário complexo no mercado de trabalho. As empresas procuram, progressivamente, por instrumentos capazes de envolver e motivar os colaboradores no trabalho. A gestão do conhecimento é caracterizada como uma forma de partilhar a exploração da informação nas empresas. A sua principal função é ajudar as empresas a evoluir no mercado de trabalho através da obtenção de novos clientes e do aumento do nível financeiro. Isto significa que a gestão do conhecimento poderá ser um dos instrumentos chave de que as empresas precisam. Neste trabalho, pretende-se perceber a relevância da gestão do conhecimento na empresa Living Tours, através de um estudo de caso com base numa abordagem qualitativa, quantitativa e exporatória, com base em dois métodos de recolha de dados, de modo a perceber o valor da gestão do conhecimento para a empresa. A empresa tem como objetivo criar itinerários turísticos entre Portugal e Espanha. O estudo permitiu validar as boas práticas identificadas no processo de revisão da literatura e enunciar um conjunto de atividades para potenciar a gestão de conhecimento na Living Tours. Inicialmente, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, tendo o propósito de analisar trabalhos de investigação que expliquem a importância e as diferentes formas de implementação de processos de gestão do Conhecimento nas empresas. A revisão foca--se nos conceitos: gestão, conhecimento e empresa que, através de uma investigação detalhada e necessária, possibilitou uma melhor perceção da investigação sobre quais os benefícios da gestão do conhecimento nas empresas. O processo de revisão da literatura permitiu extrair um conjunto de sugestões para a implementação da gestão do conhecimento, que poderiam ser aplicadas e validadas na empresa Living Tours.
- Gestão do conhecimento aplicada à gestão de carreiras: o papel da gestão de dadosPublication . Ferreira, Rafael Torres; Almeida, Paula de Fátima Peres Teixeira; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraO crescimento exponencial de dados, desafia a gestão de dados também em ambientes organizacionais, impactando a sua análise e a extração de conhecimento útil. Sendo o conhecimento um fator vital para a competitividade das organizações no mercado de trabalho e estando este diretamente associado aos Recursos Humanos, torna-se imprescindível perceber o papel da gestão de dados na área de Gestão do Conhecimento no âmbito da Gestão de Carreiras. Foi elaborado um modelo conceptual, a base deste trabalho empírico, em que os dados se encontram na confluência de cinco conceitos relacionados com as áreas da Gestão do Conhecimento e da Gestão de Carreiras. A metodologia de investigação consistiu no estudo de caso múltiplo em três realidades organizacionais distintas (BorgWarner, indústria automóvel; COCUS, serviços tecnológicos; Banco Y, serviços financeiros). Realizaram-se um total de quatro entrevistas e efetuou-se a análise de vários documentos fornecidos pelas organizações. Os resultados demonstram que as práticas de armazenamento e extração de dados referentes à Gestão de Carreiras não diferem significativamente entre as empresas, existindo a preferência pela adoção de sistemas informáticos/softwares e a utilização de ficheiros Word e Excel, presentes numa intranet e numa base de dados. As práticas de Gestão do Conhecimento e de Gestão de Carreiras encontram-se alinhadas em todas as organizações, reforçando a literatura existente sobre a relação entre as duas áreas. Todas as relações identificadas no modelo conceptual desenvolvido foram corroboradas, não tendo sido necessário efetuar-se alterações no mesmo. Apresentam-se recomendações para uma gestão de dados mais útil, com o intuito de auxiliar o processo de tomada de decisão na Gestão de Carreiras das organizações. São dadas sugestões para estudos futuros.
- Gestão do conhecimento nas agências de viagens onlinePublication . Pinto, Daniela Emília Lessa; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraCom o acesso facilitado à internet, as agências de viagens deixaram de estar disponíveis apenas em lojas físicas e começaram a disponibilizar os seus serviços online, originando as agências de viagens online. As agências de viagens online são descritas como um serviço digital para a venda de produtos relacionados com viagens, alojamento, atividades, bilhetes de avião, aluguer de carro ou outros serviços. Várias empresas na indústria turística adotaram a gestão do conhecimento como forma de obter vantagem competitiva perante os seus concorrentes. Atualmente encontram-se poucas investigações que relacionem a gestão do conhecimento com as agências de viagens online, que são parte importante do setor turístico. De modo geral, gestão do conhecimento é o processo de criar, partilhar, usar e gerir o conhecimento, para aumentar a produtividade e a eficiência nas organizações. Com este trabalho pretendeu-se determinar a relação entre a gestão de conhecimento e as agências de viagens online. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura e adotado um estudo de casos como abordagem metodológica, com o objetivo de entender como as agências de viagens online estimulam a partilha do conhecimento entre colaboradores, perceber como gerem o conhecimento e compreender como a evolução tecnológica facilitou a gestão do conhecimento. Foram efetuadas duas entrevistas à agência de viagens Alma at Porto e foram aplicados questionários a cinco agências de viagens (Agência D, Break Free Adventours, Destinos Ilimitados, LusoViagens e Top Atlântico). Como resultado geral foi possível perceber que as agências de viagens alvo de estudo percebem a importância e aplicam ações para a gestão e disseminação do conhecimento, no entanto, também, é possível notar a falta de entendimento sobre o que significa gestão do conhecimento. Pelo que deste trabalho também foi possível extrair um conjunto de recomendações para a melhoria do processo de gestão do conhecimento no setor do turismo.
- Gestão do Conhecimento no Centro de Educação e Formação Profissional Integrada: diagnóstico e recomendaçõesPublication . Oliveira, Lara Filipa Figueiredo de; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraAny company or organization must have as one of its purposes, to improve its performance by exploring the knowledge acquired over the years of operation in the market. This knowledge includes, in addition to the results of operational activities, a comprehensive understanding of the coexistence between people and processes. The work developed and described in this document, intends to summarize the research carried out at Center for Integrated Vocational Education and Training (CEFPI) with the aim of improving Knowledge Management. Within the scope of the case study described, several techniques were used to collect data such as questionnaires and interviews with employees of the organization for an in-depth study. In addition to the questionnaires and interviews, a study will also be carried out through a document analysis that will be provided by the same organization. Subsequently, the collected data were analyzed with the aid of different instruments. As a result, it was possible to create a specific model of knowledge management applicable to the organization under study (CEFPI), but it could be useful or adapted for other organizations as well. As a result, it was possible to obtain a set of recommendations and diagnosis in this area of knowledge management.
- A gestão do conhecimento organizacional: a aplicação do modelo Delta mais Δ+ num grupo do setor automóvelPublication . Pereira, Vânia Maria da Silva; Pinto, José Agostinho de Sousa; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraThe globalization and the current market demands, as well as the competitiveness between companies, brought about a change in how they operate. The automotive sector is one of the most technologically evolved sectors due to the great challenges it faces nowadays, such as the case of futuristic cars being autonomous in driving. According to the Directorate-General for economic activities (Dgae) (2021) this sector is characterized by a volatile economy, strongly affected positively or negatively, by the economy. The automotive industry is very complex in terms of management as it has to focus on several aspects in order to be able to face the fierce competition in the current difficult economic scene, as well as being capable of responding quickly to it’s customers. One of the great differentiating factors between companies is related to the ability to innovate, retain human resources, as well as manage and provile organizational knowledge. There are some knowledge management models that contribute to the improvement in the application, modification and sharing of existing knowledge in companies. In the present investigation, the knowledge management models of Takeuchi and Nonaka, Wiig and the Delta Mais (Δ+) will be addressed. Additionaly, the purpose of this investigation is to determine potencial benefits from the applying of the Δ+ knowledge management model in the studied economic group. In order to carry out this investigation, the case study methodology was applied to a group in the automobile sector that has several different business companies, but all of them are linked to the automobile industry. The investigation will be carried out through interviews that will be conducted with directors of the group’s business. This study aims to demonstrate the advantages of using the Δ+ organizational knowledge management model.
- Um modelo para a gestão do conhecimento na Unidade de e-Learning e Inovação do Politécnico do PortoPublication . Costa, Cristina Carvalho da; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraA Gestão do Conhecimento é um conceito complexo e multidisciplinar atualmente é apoiada por tecnologias e processos, cujo objetivo é promover a criação, partilha e aplicação do conhecimento organizacional. Cada vez mais a Gestão do Conhecimento tem um estatuto de grande importância na gestão das organizações devido aos resultados que a sua aplicação tem no aumento da eficácia e eficiência dos serviços e processos. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta para a Gestão do Conhecimento na Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto (EIPP), um dos serviços partilhados do Politécnico do Porto. Este trabalho é dividido em duas grandes etapas: a revisão de literatura na área da gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional e a realização de um estudo de caso no EIPP. Baseado nos resultados obtidos, é proposto um modelo e um conjunto de medidas de Gestão de Conhecimento para o EIPP. Assim, esta pesquisa propõe oferecer uma contribuição tanto teórica, dissertando sobre os temas abordados, como prática, através da aplicação do conhecimento obtido no contexto da gestão do conhecimento no EIPP.
- Práticas de gestão do conhecimento na Biblioteca Municipal de Viana do CasteloPublication . Manso, Zita Cristina Martins; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraCom esta dissertação pretende-se compreender as ações voltadas para a Gestão do Conhecimento em bibliotecas, bem como demonstrar conceitos básicos de Gestão do Conhecimento para um modelo orientado para as bibliotecas públicas. O objetivo principal é identificar as práticas de gestão do conhecimento existentes na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. O trabalho começa com a revisão da literatura sobre o tema em causa no sentido de proceder à contextualização do mesmo. Esta fase contribuiu para avaliar criticamente e sintetizar todos os estudos relevantes que respondem aos objetivos do trabalho de Projeto, permitindo definir conceitos e organizar as evidências disponíveis na literatura. Posteriormente, a abordagem incidiu sobre o caso da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, apresentando-se a instituição, bem como a aplicação da metodologia, que inclui a apresentação do universo e amostra, a entrevista, o inquérito por questionário e a análise dos resultados. A conclusão oferece um panorama geral do trabalho desenvolvido, através da consolidação dos resultados obtidos no trabalho de investigação. Neste capítulo insere se ainda um conjunto de propostas de melhoria relativamente ao processo de Gestão do conhecimento na Biblioteca municipal de Viana do Castelo. Um dos principais contributos deste trabalho de investigação é a identificação da importância da Gestão do conhecimento na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, bem como o impacto da gestão do conhecimento na realização dos objetivos, quer da instituição, quer dos seus colaboradores. Com vista a identificar as potencialidades da gestão do conhecimento na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC), o objetivo principal deste trabalho de investigação é identificar as práticas existentes na instituição. Através da investigação, pretende-se analisar a adequação das práticas de gestão do conhecimento existentes na BMVC com o contexto e a realidade da instituição, e verificar a sua pertinência. No seguimento da questão anterior, pretende-se também com este trabalho de investigação identificar falhas no processo de gestão do conhecimento e, consequentemente, propor melhorias que permitam colmatar essas falhas. Uma das questões desta investigação é perceber a importância da gestão do conhecimento na BMVC. Assim, através da metodologia de investigação a aplicar, e após a identificação das práticas, análise da sua adequação e pertinência, identificação de falhas e proposta de melhoria, será possível avaliar a importância da gestão do conhecimento na BMVC. Por último, pretende-se ainda avaliar o impacto da gestão do conhecimento na realização dos objetivos, quer da própria instituição, quer dos seus colaboradores individualmente. O método utilizado para a elaboração deste trabalho de investigação recairá sobre o método qualitativo, através do estudo de caso, para identificar as práticas de gestão do conhecimento existentes na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Como instrumento de recolha de dados, será aplicada a entrevista e o inquérito por questionário. Uma vez que se trata de identificar as práticas de gestão do conhecimento na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a investigação descritiva poderá fornecer os dados necessários através da ferramenta de inquérito por questionário aos colaboradores da instituição. Como resultado da aplicação da metodologia é possível verificar que existem algumas práticas de gestão do conhecimento diretamente relacionadas com as rotinas diárias e com a cultura organizacional, mas que as mesmas são aplicadas de uma forma informal, e que a organização tem um índice positivo de práticas, mas que podem melhorar com a implementação de um sistema de gestão de conhecimento. Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que as práticas levadas a cabo na organização influenciam o planeamento organizacional e partilha de conhecimento tanto no seu ambiente interno como externo, mas que existem algumas fragilidades ao nível das práticas de gestão do conhecimento na BMVC. Assim sendo, foi possível compilar algumas propostas de melhoria que se baseiam essencialmente em documentar todas as atividades e partilhar essa documentação com os devidos destinatários; verificar a disponibilidade do conhecimento existente na organização; realizar um relatório no final de cada atividade; adotar medidas que permitam suprimir as falhas que ocorrem na organização, e partilhar com todos os colaboradores as formas de atuação em situações semelhantes; realizar reuniões com maior frequência; mas essencialmente assumir a gestão do conhecimento como uma ferramenta na organização e sensibilizar os colaboradores para a sua importância.
- Sustentabilidade no retalho alimentar: o papel da gestão do conhecimento - estudo de casos múltiplosPublication . Roque, Melanie Fangueiro São; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraO tema da dissertação enquadrada no mestrado de informação empresarial foca-se na gestão do conhecimento na visão da sustentabilidade, nomeadamente no retalho alimentar. No contexto atual, a sustentabilidade no retalho alimentar é uma preocupação crescente, nesta dissertação investiga-se como as organizações abordam questões ambientais, sociais e éticas. O principal objetivo desta investigação consiste em analisar as práticas de gestão do conhecimento adotadas por organizações do setor de retalho alimentar, com especial atenção para a sustentabilidade e responsabilidade social. A metodologia utilizada foi estudos de caso, foram selecionadas organizações de destaque no setor, como Lidl, Mercadona e Morrisons, reconhecidas pelas suas práticas de responsabilidade social e ambiental e pela disponibilização de relatórios anuais detalhados. Dada a relevância crescente das questões ambientais nesse contexto quotidiano, a investigação visa compreender como as organizações abordam essas temáticas e de que forma isso influência as suas estratégias de gestão do conhecimento. Por fim, por meio de um questionário direcionado aos consumidores, pretende-se analisar de que forma a gestão do conhecimento é utilizada nas iniciativas destas organizações, em termos de sustentabilidade e responsabilidade social e de que forma afetam os consumidores. Com base nos resultados dos questionários, foi possível definir um conjunto de recomendações e destacar como a gestão do conhecimento pode potencializar o impacto das campanhas sustentáveis no consumidor final. Para isso, analisar o papel da informação na implementação e comunicação de práticas sustentáveis no retalho alimentar, analisar como as estratégias de gestão da informação e comunicação organizacional são implementadas. Com um público-alvo diversificado, desde gestores que podem otimizar as estratégias da gestão do conhecimento até consumidores finais, a investigação pretende ser valiosa para investigadores, gestores de informação e profissionais na área do retalho alimentar.