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Sustentabilidade no retalho alimentar: o papel da gestão do conhecimento - estudo de casos múltiplos

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Abstract(s)

O tema da dissertação enquadrada no mestrado de informação empresarial foca-se na gestão do conhecimento na visão da sustentabilidade, nomeadamente no retalho alimentar. No contexto atual, a sustentabilidade no retalho alimentar é uma preocupação crescente, nesta dissertação investiga-se como as organizações abordam questões ambientais, sociais e éticas. O principal objetivo desta investigação consiste em analisar as práticas de gestão do conhecimento adotadas por organizações do setor de retalho alimentar, com especial atenção para a sustentabilidade e responsabilidade social. A metodologia utilizada foi estudos de caso, foram selecionadas organizações de destaque no setor, como Lidl, Mercadona e Morrisons, reconhecidas pelas suas práticas de responsabilidade social e ambiental e pela disponibilização de relatórios anuais detalhados. Dada a relevância crescente das questões ambientais nesse contexto quotidiano, a investigação visa compreender como as organizações abordam essas temáticas e de que forma isso influência as suas estratégias de gestão do conhecimento. Por fim, por meio de um questionário direcionado aos consumidores, pretende-se analisar de que forma a gestão do conhecimento é utilizada nas iniciativas destas organizações, em termos de sustentabilidade e responsabilidade social e de que forma afetam os consumidores. Com base nos resultados dos questionários, foi possível definir um conjunto de recomendações e destacar como a gestão do conhecimento pode potencializar o impacto das campanhas sustentáveis no consumidor final. Para isso, analisar o papel da informação na implementação e comunicação de práticas sustentáveis no retalho alimentar, analisar como as estratégias de gestão da informação e comunicação organizacional são implementadas. Com um público-alvo diversificado, desde gestores que podem otimizar as estratégias da gestão do conhecimento até consumidores finais, a investigação pretende ser valiosa para investigadores, gestores de informação e profissionais na área do retalho alimentar.
The main objective of this research is to analyze the knowledge management practices adopted by organizations in the food retail sector, with particular focus on sustainability and social responsibility. Given the growing relevance of environmental issues in everyday life, the research aims to understand how organizations address these topics and how this influences their knowledge management strategies. Additionally, it seeks to assess the impact of these practices on the perceptions and behaviors of end consumers. Knowledge management is fundamental to organizational efficiency and competitiveness. It involves the collection, sharing, and intelligent use of organizational knowledge, essential for strategic decision-making, innovation, problem-solving, process improvement, and the development of sustainable competitive advantages. In recent years, knowledge management has evolved from an operational concern to a strategic necessity, encompassing not only information technology but also cultural, social, and behavioral aspects. Today, companies recognize the importance of fostering a culture that promotes collaboration, continuous learning, and innovation. In the context of social and ethical sustainability within organizations, knowledge management plays a central role in the adoption of sustainable practices and social responsibility in the food retail sector. As society becomes more aware of the environmental, social, and ethical impacts of organizations, the food retail sector faces an increasing demand for transparency and accountability. It is crucial for organizations to effectively apply the available knowledge to achieve their goals and address emerging challenges. Food retail companies need to stay constantly updated on market trends and preferences, acquiring, sharing, and applying relevant knowledge on environmental, social, and ethical issues that affect the supply chain and operations. Through a consumer-targeted questionnaire, this study analyzed how knowledge management is utilized in the initiatives of these organizations concerning sustainability and social responsibility, and how it affects consumers. Based on the questionnaire results, recommendations were defined, highlighting how knowledge management can enhance the impact of sustainable campaigns on the end consumer.

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Retalho alimentar Responsabilidade social Informação empresarial Gestão da informação Transformação digital Indústria 4.0. Food retail Social responsibility Business information Digital transformation Information management Industry 4.0

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