ESMAD - DM - Design
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Browsing ESMAD - DM - Design by advisor "Serapicos, Pedro"
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- O Canal 180: contributos do Motion Graphics para a identidade visualPublication . Rodrigues, Ana Sofia Ribeiro; Quelhas, Vítor; Serapicos, PedroO Motion Graphics é aplicado na televisão desde os anos 60, altura em que os canais televisivos começaram a denotar uma preocupação diferente com a comunicação da identidade visual junto dos espetadores. Na origem desta preocupação, encontramos a necessidade de gestão da marca e de diferenciaçao da concorrência. As aplicações de Motion Graphics a televisão manifestam-se nas vinhetas televisivas, títulos de abertura, intermédios e de encerramento de programas, oráculos e outros elementos, através dos quais os canais manifestam a sua identidade. A presente investigação tem como objetivo estudar o contributo do Motion Graphics para a consolidação da identidade de um canal de televisão. Desenvolveu-se em três fases, adotando uma metodologia de caráter qualitativo e não intervencionista. Na primeira fase, procede-se à revisao da literatura e consequente análise documental crítica, por forma a compreender e consolidar o universo e objeto de estudo. Assim, define-se o conceito de Motion Graphics, caracterizando a sua evolução histórica e identificando os seus contextos de aplicação, processo de concetualização e produção, assim como as técnicas aplicadas e elementos constituintes. Na segunda fase, contextualiza-se o estado da arte no âmbito do conceito de marca, percebendo de que forma se materializa, sobretudo no que diz respeito à identidade televisiva. A terceira fase, traduzida na confrontação da teoria com um estudo de caso, materializado no Canal 180, corresponde a análise dos dados e discussão dos resultados, de forma a responder a problemática abordada. Os resultados indicam que a aplicação do Motion Graphics na identidade televisiva, como forma de comunicação da marca, revela um contributo direto ao reforço da mesma e traduz se na construção de uma identidade visual coerente e com sentido de unidade, que comunica a identidade corporativa da marca.
- Contributo da ilustração na promoção do turismo em Portugal, o caso da Costa VerdePublication . Melo, Diogo Gomes; Serapicos, PedroO turismo em Portugal tornou-se num sector de grande importância na economia portuguesa. Ao mesmo tempo, olhando para o universo dos produtos turísticos portugueses, observamos que o seu valor provém da tradição cultural nacional. Com esta realidade, podemos traçar a importância do design, na promoção turística em Portugal, ao início da década de 1930. Foi nesse contexto que se iniciou a promoção da cultura nacional através do design gráfico. Tendo isto em conta, cruzamos estas duas realidades de modo a entender como a ilustração se deixa contaminar pela cultura popular de um povo e, para além disso, como a ilustração se pode tornar num “embaixador” de um País. Com estas preocupações, decidimos procurar entender a estética que está na origem da publicidade turística portuguesa, tendo como foco a ilustração entre as décadas de 1930 e 1950, e revitalizá-la para este projeto. Pretendemos, assim, criar um conjunto de suportes que pudessem ser encontrados na época em estudo, trazendo-o para os nossos dias, com novas abordagens que se enquadram com a realidade do século XXI.
- O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos SonorosPublication . Silva, José Miguel dos Santos; Serapicos, PedroA comunicação visual é um aspeto crucial para o ser humano e para o seu desenvolvimento, facilitando as relações interpessoais, impulsionando a tecnologia e revolucionando o quotidiano. Neste sentido, o design gráfico funciona como interface entre a instituição e o que esta pretende transmitir, pelo que a comunicação é a base comum de todas as suas vertentes. Este é assim um agente agregador que, numa perspetiva holística, mantém a coerência visual na difusão de mensagens com o consumidor. Contudo, o objeto de design almeja unir a estética à funcionalidade de modo a resolver problemas de comunicação. Com o desenvolvimento de novas ferramentas multimédia, a mensagem adapta-se no sentido de potenciar ainda mais a eficácia através de novas mediações. A experiência de utilização gera emoções criando uma relação de proximidade entre o artefacto de comunicação e o público-alvo. Associando este conceito à identidade visual institucional, questiona-se a eficácia dos artefactos digitais neste contexto. Desta forma, o projeto propõe apresentar a realidade aumentada como meio impulsionador na eficácia da comunicação visual, pelo método de adição de informação digital dinâmica sobre a comunicação visual impressa.
- Cunho autoral na Studio DobraPublication . Rodrigues, Miguel Ferreira Inácio Pinto; Serapicos, PedroO presente relatório realizado no contexto do plano de estudos do Mestrado em Design na Escola Superior de Media Artes e Design pretende acompanhar a prática projetual no âmbito do estágio num estúdio de design gráfico. 0 Studio Dobra acolheu-me durante 3 meses, onde orientado por André Cruz (Studio Dobra) e Pedro Serapicos (Escola Superior de Media Artes e Design) realizei vários projetos num contexto real. Do briefing a conceção da ideia, este documento apresenta-se como uma memória descritiva da vivência como estagiário na Studio Dobra onde se descreve o desenvolvimento projetual e se reflete sobre questões autorais.
- Estágio no estúdio R2 Design prática e método no processo autoral em designPublication . Viana, João Pedro Barbosa; Serapicos, PedroO presente relatório marca o término da formação de mestrado na área de Design Gráfico pela Escola Superior de Media Artes e Design. A proposta de estágio foi realizada no estúdio R2 Design, conhecido pela sua obra relevante em design gráfico, tanto a nível nacional como internacional. Primeiramente, estão mencionados os objetivos e motivações relativos ao que se pretendia da obtenção do estágio. Segue-se a descrição do percurso do estúdio, abordando também o espaço e metodologias de trabalho. Relativamente ao enquadramento teórico, está descrito o estado de arte acerca de autoria no design. A par do mencionado, os projetos trabalhados no decorrer do estágio serão posteriormente revelados e descritos desde o seu briefing, conceção de ideias até a produção. Por fim, a conclusão propõe um conjunto de reflexões sobre o trabalho realizado ao longo do estágio, assim como a convivência com o processo de design partilhado com os designers Artur Rebelo e Liza Défossez Ramalho.
- A instituição como projeto gráfico: o caso da Casa da ArquitecturaPublication . Pereira, José Filipe de Oliveira; Serapicos, Pedro; Coelho, RitaO presente documento compreende a contextualização teórica, o registo de projeto e a apresentação de solução de uma nova identidade visual para a Casa da Arquitectura. Fundada em 2007, em Matosinhos, a instituição cultural é uma iniciativa com uma crescente afirmação, no panorama local, nacional e internacional, como Centro Português de Arquitectura. A operar, desde 2017 no complexo Real Vinícola, alberga espaços expositivos, arquivo, e áreas de produção e realização de eventos relacionados com a arquitetura e disciplinas satélite, paralelas e concorrentes. A colmatar e complementar instituições congéneres, as suas funções passam pelo acolhimento, tratamento, arquivo e disponibilização pública de vários tipos de acervos de arquitetos. Promove, ao mesmo tempo, a reflexão e produção de conteúdos relacionados com a disciplina, com a missão de estreitar a sua ligação com a sociedade através de um entendimento mais abrangente e participativo. A par do seu crescimento, as necessidades de comunicação da imagem e da atividade da Casa da Arquitectura, atingiram uma complexidade imposta, paralelamente, pela diversidade e multidisciplinaridade das suas atividades, pela estrutura orgânica e multifuncional que a orienta, e pelos diferentes formatos e meios, impressos e digitais, em que comunica. Em contato com a instituição, e identificadas fragilidades na identidade visual vigente, este projeto prático propõe uma nova, completa, transversal e fundamentada estruturação da forma de comunicar e da imagem gráfica criada para o fazer. A tarefa foi apoiada numa extensa bibliografia, de enquadramento e clarificação de terminologias relacionadas com a especificidade da identidade visual, aproximando-se posteriormente da disciplina da arquitetura e das suas relações com o design gráfico.
- Livro infantil: um projeto de ilustração voltado para crianças daltónicasPublication . Coelho, Nísia Sofia Borges; Serapicos, PedroA vida de uma criança portadora de deficiência visual é, naturalmente, diferente da de uma pessoa sem qualquer tipo de deficiência. Estas crianças têm de ultrapassar dificuldades ao longo da vida, principalmente quando existem estigmas que ainda não foram quebrados. A forma e os materiais educacionais são decisivos no processo de ensino-aprendizagem das crianças, sendo de extrema importância que todos se sintam incluídos nesta fase tão determinante das suas vidas. Deste modo, esta investigação advém da iniciativa e diligência em investigar e responder a algumas questões que surgem quando pensamos em aprendizagem e, consequentemente, na inclusão da cor no que toca a crianças com daltonismo. No seguimento, surge a direção deste projeto que visa objetivar o estudo da ilustração infantojuvenil enquanto impulsionador da inclusão voltado para as crianças daltónicas dos três aos seis anos. É necessário refletir sobre as “barreiras” por onde passam as pessoas com algum tipo de deficiência e procurar um caminho para as minimizar. Assim, nasceu este projeto: um livro infantil direcionado para todas as crianças e não só para aquelas que dispõem de algum tipo de deficiência visual. As ilustrações desenvolvidas para este projeto, que acompanham o texto “Um farol só meu”, da autoria de Francisco Cunha, foram pensadas e desenvolvidas através da escolha de uma paleta de cores que fosse percetível por crianças diagnosticadas com daltonismo e sem margem para haver confusão cromática na perceção das formas. Este projeto foi construído considerando as particularidades e as necessidades das crianças no processo de participação ativa na leitura e na aprendizagem, alinhadas à tipografia, ao design e à ilustração, tendo como objetivo fazer com que a hora do conto seja cada vez mais inclusiva, independentemente das características de cada criança. Assim sendo, a presente investigação é composta por uma componente de fundamentação teórica e de prática experimental durante todo o processo.
- Póvoa Arena: proposta de identidade visualPublication . Dias, Hélder Pinheiro; Serapicos, PedroA identidade visual constitui um elemento essencial para a comunicação de uma instituição, neste contexto o exercício do design gráfico surge como mediador entre uma instituição e as suas intenções de comunicação. Enquadrada no plano estratégico da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, para criar um novo equipamento multiusos no local da Praça de Touros da Póvoa de Varzim, surge a Póvoa Arena, um equipamento com a intenção de ser um polo dinamizador e de afirmação da cidade. Neste contexto, o projeto visa elaborar uma proposta de identidade visual para a Póvoa Arena. Tendo como ponto de partida um estudo prévio sobre a história, desenvolvimento e sobre as temáticas que envolvem a disciplina da identidade visual, apresenta-se, também, uma observação ao passado, herança cultural e ao presente da Póvoa de Varzim. A conjugação estes conceitos pretende-se criar um elo de ligação entre o passado e o presente de forma a permitir uma ligação histórica à cidade. Os resultados obtidos traduzem-se no desenvolvimento da proposta para uma solução gráfica com o intuito de capacitar a Póvoa Arena de ir encontro da intenção de futuro da cidade.
- Relatório de estágio na Nor267Publication . Silva, Mariana Ramos e; Serapicos, PedroO mundo da comunicação encontra-se em constante mudança, e cabe-nos a nós, designers, acompanhar o ritmo. Partindo deste pressuposto de constante evolução surge a vontade de aumentar o conhecimento na área do design gráfico, num contexto de proximidade com o mundo do trabalho. De modo a tentar entender quais as metodologias utilizadas pelos profissionais no dia a dia, e de que forma se responde ao gosto e desejos de cada cliente. Perante esta realidade, surge a possibilidade de estagiar na Nor267, o que permitiria alargar o conhecimento teórico e prático em volta do design de comunicação e publicidade nas redes sociais, e ainda o design de capas de livros em contexto real de trabalho. Para além da vertente prática intrinsecamente ligada ao estágio curricular, e necessário sustentá-la com todo um trabalho de pesquisa, mais concretamente no papel que um designer tem enquanto agente de continuidade de identidades pré- estabelecidas. De forma a culminar todo este ciclo de aprendizagem, realiza-se uma análise refletiva e crítica a cada projeto elaborado, de acordo com os objetivos estipulados inicialmente.
- A relevância do wayfinding no espaço escola: o caso do estudo da Escola Secundária Augusto GomesPublication . Silva, Jorge Miguel Pontes; Serapicos, Pedro; Quelhas, VítorEntusiasmados com a compreensão da relevância do design na orientação espacial e com o desenho de um programa de comunicação pictográfico no contexto escolar, adotamos a Escola Secundária Augusto Gomes como caso de estudo para a realização desta investigação. Deste modo, propomos refletir sobre a forma como os sistemas Wayfinding podem contribuir para uma melhoria da experiência de orientação em edificios públicos. Focados na comunicação visual, tivemos a intenção de aprofundar conhecimentos em torno do desenho de pictogramas, metodologias projetuais e características específicas desta tipologia de objeto gráfico. Neste contexto, sentimos a necessidade de compreender o estado da arte e as aplicaçoes decorrentes dos vários suportes disponiveis na atualidade. No final, resulta deste processo um exercicio que procura dar respostas a estas problemáticas, assim como a valorização do espaço, a relação com a comunidade escolar e o dominar, confiadamente, esta disciplina do design de comunicaçao.