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- Estratégia de comunicação digital para a DivercolPublication . Ribeiro, Rui Pedro Coelho; Gonçalves, Maria José Angélico; Teixeira, Sandrina FranciscaO fenómeno Internet tem sido amplamente utilizado como meio de comunicação para fins pessoais e profissionais. Através do seu fácil acesso, pequenas e grandes empresas podem usufruir da rede no sentido da realizaçãode vendas, possibilitando o alcance de um mercado global. Mais se acrescenta que o e-commerce exibe um potencial de crescimento constante, pelo fato de a inclusão digital atingir de forma crescente a população consumidora. São amplas as vantagens competitivas proporcionadas pelas ferramentas digitais, como sendo a divulgaçãodo seu nome e produtos, bem como a criação de posicionamento no mercado. Assim, as empresas devem esforçar-se por adoptar as melhores estratégias de marketing digital, utilizando esta ferramenta, notável pela agilidade e rapidez de criação e circulação de conteúdo, desenvolvendo, simultaneamente, a sua estratégia de marketing. Existe uma perspectiva crescente de tratamento personalizado, onde a comunicação one-to-one é personalizada de acordo com os desejos dos consumidores, que recorrem ao universo online como auxiliar na tomada de decisão, procurando mais informações sobre o produto ou a empresa, comparando preços, consultando opiniões de outros utilizadores e aceitando recomendações de amigos nas redes sociais. Neste sentido, foi reconhecida a necessidade, por parte da Divercol, de acompanhar a tendência crescente por parte das empresas em integrarem as suas estratégias de comunicação com o meio digital, dando respostas rápidas e claras ao público que, conforme o supracitado, recorre cada vez mais ao universo online, no sentido da procura de informação, que é disseminada a uma velocidade cada vez maior. Este projeto visa, portanto, estabelecer essa integração, através da construção de interfaces comunicativas entre empresa e público. Estas plataformas de comunicação irão materializar-se através, por um lado, de um website institucional reformulado, dinâmico, atualizado e adaptado para informar os clientes, divulgar o seu nome, a sua identidade e os seus produtos e acompanhar as tendências, bem como questões e dúvidas que o público possa apresentar e, por outro, através do enriquecimento da página de Facebook da empresa com conteúdo atualizado, pertinente e atual, de forma continuada e frequente, de forma a criar envolvimento e confiança entre empresa e público. De forma a atingir o objetivo suprarreferido, elabora-se um plano de comunicação digital para a Divercol, sustentado pelo modelo SOSTAC, que visará, em primeiro vi lugar, analisar a situação atual da empresa e, em função dessa componente, definir os objetivos a alcançar com o plano, que devem ser SMART, delinear a estratégia a utilizar para os cumprir, o plano tático que materializará a estratégia definida, as ações a efetuar e as métricas de controlo a utilizar, de forma a tirar conclusões acerca do desempenho do plano. Findo este projeto, espera-se que a empresa reforce a sua presença digital, através do incremento no alcance das suas publicações, do volume de tráfego redireccionado para o seu novo website, através de SEO e da integração estabelecida entre este último e a rede social, mantendo-se uma empresa moderna, a par das tendências, dinâmica, próxima do seu público e aumentando a competitividade no seu mercado.
- Relação entre a internacionalização e a estrutura de capital das empresas portuguesasPublication . Martins, Joanna Vanessa Luz; Machado, Celsa Maria de Carvalho; Vieira, Paulo Daniel DuarteThere is an extensive literature on the relationship between internationalization and the capital structure of companies, particularly when it comes to the mode of financing and the weight of debt. The various theories point to several arguments, some arguing that the presence in foreign markets accentuates the need for companies to resort to debt, others pointing in the opposite direction. Added to this is the importance that debt maturity has on the impact that internationalization may have on the capital structure. More recently, the empirical literature has argued that the relationship between internationalization and capital structure may be non-linear. This study aims to contribute to the literature by empirically analyzing the relationship between export activity and the capital structure of Portuguese firms. In this sense, a panel data model was estimated, based on an unbalanced sample of 6022 firms belonging to the manufacturing industry sector, which includes SMEs and large firms, in the period of 2011-2019. The hypotheses that the relationship between export intensity and capital structure is linear or non-linear and that the nature of the relationship is different when the destination of export activity is a higher or lower risk country were tested. The results of the estimations suggest that firms with higher export intensity resort more to short-term debt, with this relationship being statistically significant only for SMEs (the vast majority in the sample). The hypothesis of the existence of a non-linear relationship between internationalization and indebtedness was not validated for any of the debt maturities. Firms that export to destinations with lower risk than the domestic market tend to borrow more (confirming the upstream hypothesis), but only in what concerns total indebtedness. The downstream hypothesis, which predicts lower debt for firms exporting to riskier destinations, is validated only for long-term debt, and is not statistically significant for large firms.
- The sarabande in Leo Brouwer’s work for the classical guitarPublication . Fülöp, Kornél; Moreira, Daniel Filipe Pinto; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de SaraivaThis study aims to discuss the work of Leo Brouwer for the classical guitar, focusing more specifically on his sarabande compositions. In order to provide a broad historical and theoretical context for the sarabande genre, I start by introducing ideas and concepts drawn from “topic theory”. I then discuss the different traditions of the sarabande genre, not only the European ones - French and Spanish – but also its Latin-American background (which is particularly relevant to address Leo Brouwer’s compositions). According to the state of art, Leo Brouwer has three chronologically successive compositional phases that reveal biographical data as well. The three phases are: the Pre-revolutionary years (Nationalistic phase), the Avant-garde and the “New Simplicity”. The main characteristics of each phase are being identified through sarabande examples, such as: Suite no.1. from 1955, Tarantos, Variations on the theme of Django Reinhardt and Sonata no.1. from 1990. The last chapter focuses entirely on one single piece: La Gran Sarabanda. I present a moredetailed case study of this piece, which is a more complicated sarabande written in the form of a set of variations. To conclude, Leo Brouwer’s musical style reveals its eclecticism through the use of different sarabandes, consequently his knowledge about each sarabande tradition is noticeable. As it turned out from the analysis of La Gran Sarabanda he uses the tradition to express contrast, thereby revealing an interesting stylistic spectrum. Moreover, the importance of social context in music gains underpinning in each reference.
- Nonverbal communication in intercultural companies in MacaoPublication . Dias, Mafalda Chaves; Santos, Clara Maria Laranjeira Sarmento e; Yong, YuNo mundo globalizado em que vivemos, tudo está a apenas a um clique de distância, mesmo a tarefa de compreender uma língua estrangeira é simplificada, e ferramentas online como o Google tradutor, foram desenvolvidas para colmatar esta lacuna. Não obstante, nem toda a comunicação é verbal. Existem certas mensagens que só podem ser descodificadas através da comunicação não verbal, tais como expressões faciais. Quando a comunicação é entre indivíduos da mesma cultura, os códigos verbais utilizados são idênticos. No entanto, quando se comunica dentro de culturas diferentes, existe todo um contexto que deve ser interpretado de modo que a comunicação seja eficaz. Em ambiente de trabalho, há uma maior necessidade de comunicar eficazmente entre todos os membros da empresa. Se não for possível comunicar eficazmente devido à barreira linguística, esta necessidade pode ser satisfeita com a ajuda da perceção da comunicação não-verbal. Macau foi escolhida para realizar este estudo devido à sua história e à grande confluência de várias culturas. Além disso, tem a particularidade de a sua identidade ligar a historicidade a uma Macau recém-construída, com uma comunidade única, diversificada e calorosa.
- Commerce fairs and portuguese-italian relations: internship in Camera di Commercio Italiana per il PortogalloPublication . Castro, Márcio Filipe Cavadas; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraEste relatório insere-se no âmbito do estágio curricular do mestrado de Estudos Interculturais para Negócios, do Instituto Superior de Contabilidade e Adminstração do Porto. O estágio foi realizado na delegação norte da “Camera di Commercio Italiana per il Portogallo”. As feiras de comércio internacionais, frequentemente organizadas com o apoio de Câmaras de Comércio, representam uma estratégia preponderante no que toca à internacionalização das empresas e da interação intercultural entre trabalhadores da mesma indústria e setores. A simbiose socio-cultural entre Portugal e Itália fomenta a cooperação comercial entre os dois países em várias indústrias, nomeadamente a têxtil, e que se reflete nas feiras de comércio realizadas em Itália. O foco deste relatório será retratar as minhas funções durante o estágio, assim como analisar o impacto que as feiras de comércio, globalmente e especificamente no caso italiano e português.
- Turismo de eventos: festivais temáticos Viking Euro-região da Galiza e Norte de PortugalPublication . Silva, André Filipe Coelho Ferreira da; Liberato, PedroOs guerreiros nórdicos denominados de “Vikings” deixaram marca na Europa e até aos nossos dias seguiram-se testemunhos da sua expressão literária, influenciados pela sua característica misteriosa e incerta. A comunidade científica tem desconstruído ideias construídas sobre o imaginário popular. Atrações turísticas podem ser vistas como uma ferramenta lúdica, mas também pedagógica, através das atividades que protagonizam. Nessa perspetiva, serão os festivais temáticos Viking culturalmente sustentáveis? Objetivo - O objetivo principal deste estudo consiste em examinar a sustentabilidade na oferta de festivais temáticos viking na Euro-região da Galiza e Norte de Portugal. A investigação vigente pretende identificar as práticas sustentáveis recomendadas e praticadas na produção de Festivais Temáticos Viking e consequentemente avaliar a performance dos Festivais através dos indicadores de sustentabilidade cultural no contexto conservador. Metodologia - Na presente investigação, o método qualitativo foi a metodologia adotada para este estudo. Foi utilizado como instrumento de estudo entrevistas semiestruturadas. Deste modo foram realizadas nove entrevistas, a 3 animadores socioculturais, 3 organizadores de eventos/representantes do festival, 2 especialistas em estudos nórdicos e 1 em estudos de festivais vikings na euro-região da Galiza e Norte de Portugal. Limitações e investigações futuras – Desde o início compreendeu-se que pelo facto de esta investigação ser pioneira no estudo de Festivais Temáticos Viking no território explorado iria debater-se com a inexistência de recursos específicos relativos ao objeto de estudo, como literatura e estudos empíricos. Contrapondo por exemplo com a densa narrativa e documentos bibliográficos sobre a cultura nórdica (viking). Consequentemente a condução da investigação foi direcionada de forma mais ampla e subjetiva no sentido de compreender a lógica e performance dos festivais. O contacto mais próximo com um maior número de participantes neste estudo foi outro entrave registado. As entrevistas foram realizadas por videoconferência o que minimizou a informação pretendida. Foram igualmente registados cortes de conexão durante as entrevistas. A pandemia também resultou na dificuldade em contactar com entidades de cariz internacional como projetos de voluntariado nas atrações turísticas de memória Viking. Como oportunidades de estudos futuros o autor denotou a necessidade do estudo específico de outros stakeholders, sobretudo na sua atitude e participação nos festivais assim como relativamente ao estudo das motivações intrínsecas dos turistas na procura deste tipo de turismo.
- Relatório de estágio: design de interiores e espaçosPublication . Júnior, Ary Vidal; Tavares, AbelO presente Relatório de Estágio do Mestrado em Design da Escola Superior de Media Artes e Design é o registo e a reflexão crítica da minha experiência nos diferentes estágios curriculares que fiz no último ano nomeadamente: no Atelier Victor Bertier, sediado na Figueira da Foz, de 20 de novembro de 2020 a 22 de janeiro de 2021, e Uniíssima Home Couture/Comopi Kitchen Design, sediada em Soure, de 17 de fevereiro a 31 de maio de 2021. O Atelier Victor Bertier é uma empresa de pequena dimensão, com projetos de interiores em diferentes setores. A Uníssima Home Couture/Comopi Kitchen Design é uma empresa dedicada à produção de mobiliário de interiores e cozinhas. Os dois estágios foram experiências ímpares, por quanto possibilitaram a prática profissional em projeto e produção industrial, em diferentes sectores do design, desde o design industrial, passando pelo design de mobiliário, até ao design de interiores. Estes estágios constituíram uma experiência enriquecedora como profissional, nas quais tive a oportunidade de, dentro da área do design de interiores e espaços, experimentar vertentes completamente diferente, fazendo projetos de interiores, e também pensar com processos industriais, para produção em série de alguns produtos das da marcas de ambas as empresas, a Atelier Victor Bertier e a Uníssima Home. Sem deixar de lado a vertente, quem sabe mais conhecida do design de interiores e espaços, que está popularmente vinculada à decoração, seleção e compra de materiais, texturas, entre outros. Também executei tarefas mais administrativas, como compras e encomendas de produtos, fazer orçamentos, levantamentos, além de gestão da equipa de trabalho. O presente relatório é o registo sequencial dos trabalhos desenvolvidos, ao longo de seis meses, nos estágios, evidenciando sempre a linha tênue que há entre essas três ramas do design, mas que sempre estão a complementar-se e interatuando de forma quase que impercetível, entre o design de interiores e espaços, a decoração e o design industrial.
- Eu sou artivista: the impact of digital art in the awareness of Portuguese young adultsPublication . Correia, Cátia Inês Batista; Tallone, LauraThe development of new technologies and the creation of the internet have changed the way humanity behaves and lives everyday life. Social networks, made popular in the recent past, are nowadays part of the routine of a high percentage of the world population, mainly in developed countries. They have therefore become one of the main means of communication, not only between humans at a distance, but also in the dissemination of information to the masses, in some cases replacing television, magazines and newspapers, which have also transitioned to digital form throughout the years. The digital world thus allows for a transformation in the way citizens practice activism and how they organize to protest. This report intends to assess the situation allowed by the development of social networks as a space of freedom to express opinions. The Eu Sou Artivist project aims to assess how this range of possibilities on social networks impacts (positively or negatively) the practices of social intervention and what is the role of digital art in an attempt to spread awareness and information, encouraging more active Portuguese youth in society and in Portuguese political life.
- Independência do auditor e emissão do parecerPublication . Silva, Flávia Daniela Carvalho da; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalFaced with constant changes in today's world markets at various levels, it is clear that consequently the most credible information possible is increasingly appreciated and demanded by society. Thus, this new reality and demand tends to be more accentuated when the subject is financial information. Regarding the above, it is understood that more and more information is required that is easy to understand and trustworthy in relation to the audit market, thus making the existence of an outstanding and independent behavior on the part of the auditor of utmost importance. The study that follows aims to address the issue of auditor independence as well as the factors that may lead to their loss and what are the consequences of that loss. In order to be able to assess what we previously proposed, a very understandable and quick questionnaire was developed, which was later sent to professionals in the auditing area, in order to obtain opinions from those who deal with these changes on a daily basis and their requirements. After all subsequent analysis, it was concluded that the factor of high fees paid to audit professionals is the one that can most influence the independence of professionals.
- Marânus Glamping: planeamento e implementação de uma unidade de glamping na Serra do MarãoPublication . Teixeira, António João Fonseca Carvalho; Fernandes, JoelEste projeto tem como objetivo a implementação de um empreendimento de glamping na Serra do Marão aplicando os conceitos de Turismo de Natureza na região de Amarante. Para desenvolver o projeto em apreço utilizámos a ferramenta do plano de negócios disponibilizada pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. O referido plano de negócios obrigou à realização de um estudo de mercado. No mencionado estudo utilizámos a metodologia quantitativa num inquérito por questionário, cujo os dados foram tratados através de estatística descritiva, com vista a conhecer o perfil e as preferências dos nossos futuros hóspedes. No mencionado plano de negócios encontrámos como principais resultados um VAL de 145.156€, uma TIR de 11,80% e um Pay Back Period de 6 anos, na perspetiva do projeto. Na perspetiva do investidor encontramos um VAL de 943.499€, uma TIR de 20,53% e um Pay Back Period de 6 anos. Com os resultado obtidos concluímos que o investimento no Marânus Glamping é viável e como tal, em conjunto com o investidor principal, de imediato daremos início ao projeto.
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