ESHT - DM - Direção Hoteleira
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESHT - DM - Direção Hoteleira by advisor "Fernandes, Joel"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- A implementação de um novo sistema de controlo de gestão no Hotel Infante SagresPublication . Machado, Gabriel Girão; Melo, António; Fernandes, JoelO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular realizado no departamento financeiro do Hotel Infante Sagres, unidade de cinco estrelas localizada na cidade do Porto, no contexto da conclusão do Mestrado em Gestão Hoteleira. O documento reflete não só as atividades desempenhadas ao longo dos seis meses de estágio, como também uma análise crítica das práticas de gestão financeira adotadas pela unidade. São descritas as tarefas desenvolvidas nas áreas de income auditing, reconciliação de cartões, controlo interno e apoio contabilístico, bem como as ferramentas e sistemas informáticos utilizados. Paralelamente,o relatório inclui uma proposta de melhoria centrada na implementação do sistema DocMX, com vista a digitalização documental e otimização de fluxos de trabalho. Como resultado, este percurso de estágio permitiu aprofundar conhecimentos técnicos e operacionais, enquanto potenciou o desenvolvimento de competências transversais, como o pensamento crítico, a capacidade de adaptação, a organização e a comunicação interdepartamental — fundamentais para um desempenho eficaz no setor da hotelaria de excelência.
- Business ambassadors: orientar concretizações de negócio através da hospitalidadePublication . Ferreira, Lia da Rocha; Fernandes, JoelVê-se no turismo de negócios um setor com potencial para ser explorado, dado que os negócios são inerentes a qualquer empresa, independentemente da área e da altura do ano. Assim, pretende-se aliar a hospitalidade ao turismo de negócios, de forma a potenciar as concretizações de negócios. O principal objetivo deste projeto é verificar a viabilidade de criar uma empresa especialista em concretizações de negócios através da hospitalidade. Para isso, elaborou—se uma revisão da literatura para compreender as seguintes temáticas: turismo de negócios; prestação de serviços e satisfação do cliente; negociação; plano de negócios. Depois, foi feito um estudo de mercado através de aplicação de um questionário a comunidade e de entrevistas a um painel de especialistas. Nesse estudo pretendeu-se perceber a importância da criação de memórias e boas experiências nas Viagens, assim como se era importante as empresas investirem em receber os seus potenciais clientes de forma hospitaleira. Por fim, desenvolveu-se um Plano de Negócios para entender qual o impacto da entrada da referida potencial empresa no mercado e a sua viabilidade em termos económico-financeiros. Com o desenvolvimento deste projeto conclui-se que as empresas devem investir na hospitalidade, recebendo bem os seus potenciais clientes, de forma a concretizar negócios. Conclui-se também, através das projeções financeiras do Plano de Negócios, que a futura empresa será viável.
- Criação de um estabelecimento de restauração de serviço rápido e drive-thru focado na oferta não convencional de produtos saudáveis e ecologicamente sustentáveisPublication . Silva, Ana Maria Faria da; Fernandes, Joel; Azevedo, DanielNos dias de hoje, o setor da restauração vive num ambiente extremamente exigente a nível inovador e dinâmico, uma vez que os consumidores procuram cada vez mais ofertas variadas e distintas, que se adequem ao seu estilo de vida. Neste sentido, o projeto apresentado foca o seu objetivo na criação e implementação de um estabelecimento de restauração de serviço rápido e Drive-Thru, que apresenta uma oferta não convencional de produtos saudáveis e ecologicamente sustentáveis, atendendo assim às necessidades dos consumidores na vertente prática e rápida, bem como nas vertentes económicas e saudáveis. De forma a alcançar este objetivo, foi elaborado um plano de negócios, onde no estudo do mercado foi utilizada a metodologia quantitativa, aplicada na realização de um inquérito de forma a recolher dados sobre o potencial cliente-alvo do estabelecimento; uma análise estratégica e competitiva de forma a definir o posicionamento da empresa no mercado, e por último, uma análise financeira com o objetivo de compreender a viabilidade da implementação do negócio. Como principais resultados, obteve-se um VAL de 548.074€, uma TIR de 36,06% e um Payback Period de 4 anos na perspetiva do projeto. Na perspetiva do investidor, obteve-se um VAL de 979,204€, uma TIR de 43,41% e um Payback Period de 4 anos. Conclui-se então, face aos resultados obtidos, com o VAL positiva nas duas perspetivas, que o projeto é viável e irá avançar para a ronda de investidores.
- O impacto da implementação de um novo sistema de gestão de compras no Hotel Intercontinental Porto-Palácio das CardosasPublication . Fontes, Mariana Diogo; Melo, António; Fernandes, JoelEste trabalho tem como tema a “O impacto da implementação do novo sistema de Gestão de Compras no Hotel Intercontinental Porto- Palácio das Cardosas” que surge com a necessidade do hotel de modificar o sistema antigo para um que seja mais prático, rápido e operacional, através de um sistema onde é possível gerir as compras, o inventário e realizar encomendas de todo o hotel, diminuindo a taxa de erro. O sistema de Compras, apesar de fazer parte do departamento financeiro do Hotel, é um serviço de enorme importância para todos as áreas do hotel e fulcral para o seu bom funcionamento. Objetivos: O tema da proposta de estágio tem como objetivo, em primeiro lugar, conhecer o departamento financeiro, em particular a articulação com o sistema de compras, e a sua ligação com as outras áreas do hotel. Em segundo lugar, conhecer como funciona o processo de compras nos diferentes departamentos, percebendo assim como se articula o processo interno da gestão de stock, desde o processo da encomenda, da receção das mercadorias, da conferência das faturas e do pagamento das mesmas. Em terceiro lugar, conhecer o novo sistema de compras a implementar e as principais mudanças significativas deste novo sistema. O último objetivo, é analisar o sistema de controlo que um novo sistema de gestão de compras implica. Metodologia: Durante o período de estágio a nossa investigação será conduzida através de uma abordagem qualitativa, uma vez que faremos entrevistas aos principais responsáveis pela implementação do novo sistema de Gestão de Compras, bem como utilizaremos a metodologia observação-participação na referida implementação, de forma que o nosso trabalho diário possa ajudar a cumprir os objetivos enumerados. Logo, teremos uma componente associativa entre todo o conhecimento teórico na área financeira e hoteleira lecionada e desenvolvida ao longo da formação académica com a componente prática a desenvolver no estágio. Assim, aplicaremos a metodologia observação-participação que constitui a abordagem principal de adaptação, integração e desenvolvimento pessoal. A implementação de um novo sistema de compras será uma boa oportunidade de aprimorar processos, aumentar a eficiência e fortalecer a colaboração entre diferentes áreas do hotel.
- Um olhar a curto prazo sob o departamento financeiro no The Patio Suite Hotel e Eden ResortPublication . Silva, Pedro José Ferreira Teixeira da; Fernandes, JoelO presente relatório de estágio surge como o último requisito de satisfação do grau de Mestre de Direção Hoteleira – Direção Comercial e Marketing. O estágio encontra-se programado e definido no departamento Financeiro do The Patio Suite Hotel e Eden Resort, entre novembro de 2022 e abril de 2023. O departamento financeiro compreende um conjunto de características e peculiaridades cruciais para satisfazer carências de primeira necessidade de uma unidade hoteleira. A previsão, controlo, análise e decisões estratégicas são metaforicamente caracterizadas como sinónimos do departamento, sendo um alicerce fundamental para o bom desempenho operacional de qualquer organização. O principal objetivo do documento incide sob a comparação de literatura lecionada e absorvida ao longo de um percurso académico, desta forma, o autor procurar associar respetivas matérias com as tarefas e funções desempenhadas ao longo do período de estadia. Ao terminar o presente desafio, retrata-se efetivamente uma associação entre a prática e a teoria, sendo aliada à contribuição clara de conhecimentos profissionais essenciais para o desenvolvimento pessoal do estudante no âmbito e campo financeiro.
- Plano de negócio para um empreendimento de turismo em espaço rural de saúde e bem-estar – A Quinta da RuínaPublication . Bessa, Rosália Maria Barbosa de; Fernandes, Joel; Correia, LuísEste trabalho apresenta o plano de negócios para a criação de um projeto de turismo em espaço rural focado na saúde e bem-estar, chamado Quinta da Ruína. Situado em Penafiel, Eja este projeto procura aproveitar as tendências em crescimento do Glamping de luxo, que dão destaque ao wellness, indo ao encontro da procura crescente por experiências turísticas que oferecem conforto, exclusividade e bem-estar. A Quinta da Ruína tem como objetivo proporcionar uma experiência diferente, combinando contacto direto com a natureza, valorização do património local e promoção de práticas de saúde holísticas. Além disso, o projeto pretende ir além do simples alojamento turístico, incorporando atividades e práticas que respondem às necessidades dos visitantes que procuram um equilíbrio entre mente, corpo e ambiente. O desenvolvimento deste projeto é baseado numa análise de mercado e na aplicação de metodologias de planeamento estratégico, como a Análise SWOT e a Análise PESTEL, para garantir a viabilidade económica e a sustentabilidade do negócio. A proposta diferencia-se pelo uso de práticas sustentáveis, como a gestão responsável dos recursos naturais e parcerias com produtores locais. Assim, pretende alinhar-se com as tendências contemporâneas de turismo responsável e ecológico, cada vez mais valorizadas pelos turistas. A Quinta da Ruína terá nove unidades de Glamping, todas desenhadas para proporcionar conforto e sofisticação, sem deixar de respeitar o ambiente envolvente. A ideia é criar um equilíbrio entre luxo e simplicidade, oferecendo um espaço que se integra na natureza e que proporciona experiências únicas aos visitantes. Para além do alojamento, o projeto vai contar com um centro de Wellness que oferecerá serviços diversificados. Estes incluem avaliações clínicas, programas nutricionais e atividades de relaxamento, como Reiki, Yoga e Pilates. Esta diversidade de serviços coloca a Quinta como um possível destino de referência no turismo de saúde e bem-estar. Os objetivos específicos do projeto incluem analisar a viabilidade económico-financeira, avaliar a aceitação do conceito pelo público-alvo de maior poder de compra e medir o impacto no desenvolvimento económico local, sobretudo através da criação de emprego e do aumento do fluxo de turistas na região. Optou-se pela análise documental como principal ferramenta de recolha de dados, para compreender as melhores práticas e os desafios enfrentados por projetos semelhantes. Conclui-se que a combinação de Glamping de luxo com foco no Wellness é uma proposta inovadora que pode preencher uma lacuna no mercado turístico, enquanto contribui para o desenvolvimento sustentável da região de Penafiel. Desta forma, a Quinta da Ruína posiciona-se como um exemplo de turismo rural que valoriza o contacto com a natureza e o bem-estar dos visitantes. Isto pode ser um passo importante para fortalecer o turismo de saúde e bem-estar em Portugal.
- Plano de negócios para a Bairrada Bed & Wine House: empreendedorismo e casa de campo para enoturismoPublication . Silva, Miguel Marques Tavares; Melo, António; Fernandes, JoelDevido ao forte crescimento e impacto que o turismo tem tido em Portugal, os empresários sentem cada vez mais a necessidade de investir e criar espaços que possam promover as localidades e ter a oportunidade de apresentar um produto ou serviço diferenciador, conseguindo assim captar a atenção dos turistas. Neste âmbito, o presente projeto tem como objetivo principal a implementação de uma Casa de Campo no concelho de Anadia, com foco especial no enoturismo, de forma a promover a interação dos turistas com o concelho e com a Região da Bairrada. Para alcançar este objetivo, foi utilizada uma metodologia quantitativa através da elaboração das projeções financeiras do plano de negócios e uma metodologia qualitativa através das quatro entrevistas semiestruturadas, que permitiu pela análise de conteúdo perceber como funciona e como são promovidos o turismo e o enoturismo no concelho de Anadia e na Região da Bairrada, bem como identificar os principais “players”e entidades responsáveis por este funcionamento e promoção. Foi também percetível através das entrevistas realizadas o potencial que este projeto terá aquando da sua implementação. Foram utilizados três indicadores operacionais para o estudo e delineação da estratégia de operação, sendo estes: nível da procura; tipologia de cliente; tarifas médias. O nível de procura do concelho de Anadia e da Região da Bairrada, é elevado maioritariamente no verão, verificando uma grande procura entre junho e setembro, o que faz também que se caracterize como um destino sazonal, uma vez que nos meses de inverno a procura é mais baixa. 0 tipo de cliente que se verifica na Região, e um cliente que pretende fugir do stress e ritmo dos centros de cidade, que procura o turismo em espaço rural, que pretende vivenciar novas experiências, nomeadamente a interação com a população e agentes locais, de forma a conhecer os seus costumes e tradições. As tarifas médias definidas tiveram como base aquilo que é praticado pelo mercado, pretendendo-se estar na mesma linha de tarifa praticadas pela concorrência. O referido plano de negócios apresenta comos principais resultados um VAL - Valor Atualizado Líquido positivo nas três perspetivas analisadas: Na Perspetiva Pós-Financiamento foi obtido um VAL de 21395€ (valor residual) e de 123 066€ (perpetuidade); Na Perspetiva Pré-Financiamento foi obtido um VAL de 997€ (valor residual) e de 19 124€ (perpetuidade); Na Perspetiva do Investidor foi obtido um VAL de 12 382€ (valor residual) e de 2 536€ (perpetuidade). Uma vez que o VAL é positivo nas três perspetivas, o projeto apresenta uma Viabilidade económico-financeira permitindo a sua implementação de uma forma imediata.
- Plano de negócios para a criação de um empreendimento turístico na cidade do PortoPublication . Silva, Sónia Marina Barros Macedo da; Fernandes, JoelA cidade do Porto, desde há 10 anos, tem registado altas taxas de ocupação nos empreendimentos turísticos. Neste sentido continua a ser necessário a abertura de novos alojamentos capazes de satisfazer um turista cada vez mais exigente. O sector do turismo é bastante dinâmico e está sempre em constante transformação obrigando os destinos a se reinventarem. O objetivo deste projeto é a elaboração de um plano de negócios que prevê a criação de um hotel 4 estrelas na cidade do Porto que preste um serviço inovador/diferenciador aliado à sustentabilidade e a uma ligação próxima com o cliente. O hotel para além do serviço de alojamento contará com um serviço diferenciador que é o pequeno almoço all-day. Com este serviço pretende-se captar a atenção do mercado de modo a distinguir este alojamento da concorrência. Neste projeto utilizamos os vários elementos recolhidos na revisão da literatura para encontrar o estado da arte relativamente ao turismo e turista gastronómico, empreendimentos turísticos e plano de negócios. Para a elaboração das projeções económico-financeiras do plano de negócios utilizamos uma ferramenta disponibilizada pelo IAPMEI – agência para a competitividade e inovação que permite avaliar a viabilidade de um negócio e perceber se podemos ou não avançar com o investimento. Como principais resultados obteve-se um VAL (Valor Atual Líquido) de € 1.165.613 na perspetiva do pós-financiamento, de € 130.949 na perspetiva do pré- financiamento e de € 1.147.706 na perspetiva do investidor o que torna o projeto viável. Concluímos que o projeto é viável económico-financeiramente uma vez que o VAL encontrado nas três perspetivas é positivo, pelo que as promotoras do investimento avançarão com o mesmo através da aquisição dos imóveis a transformar e respetivos projetos de arquitetura e especialidades do novo empreendimento.
- Plano de negócios para a criação de um empreendimento turístico: “A Guitarra” - um hotel temático sobre o fado na cidade do PortoPublication . Almeida, Inês Filipa Alves; Fernandes, JoelAo longo dos anos, o setor do turismo tem crescido gradualmente. Por isso, o conceito inicial, por si só, já não é atrativo o suficiente para cativar diferentes públicos-alvo. O objetivo deste projeto de conclusão de mestrado em Direção Hoteleira é a criação de um empreendimento turístico de carácter diferenciador e inovador. Assim, surge “A Guitarra”, um boutique hotel que procura enaltecer a nossa cultura, dando destaque a música, utilizando o fado como ideia central. Localizado no coração da Cidade do Porto, mais concretamente na freguesia de Campanhã, o hotel tem como finalidade proporcionar aos hóspedes um serviço de qualidade e excelência, enquanto desfrutam de um espaço totalmente pensado para promover o contacto com a cultura, priorizando o conhecimento das tradições portuenses. Relativamente a metodologia utilizada, foi realizado um estudo de mercado, com a coleta de dados primários através da elaboração de um inquérito por questionário, que foi tratado estatisticamente, enquadrando-se na metodologia quantitativa. Por fim, elaborou-se um plano de negócios, onde destacamos as principais componentes estratégicas e realizamos uma avaliação económico- financeira utilizando modelo disponibilizado pelo IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação IP., com o objetivo de verificar a viabilidade do mencionado projeto. Como resultados, obtivemos um VAL (Valor Atual Liquido) de 3 772 525€ na perspetiva do pós-financiamento; de 1368 122€ na perspetiva do pré-financiamento e de 2 915 076€ na perspetiva do investidor. Concluímos então que o projeto é viável, uma vez que, o VAL é positivo nas três perspetivas analisadas.
- Projeto de empreendimento próprio - Bubble Blossom Glamping & AromaticsPublication . Silva, Hugo José Vale da; Fernandes, Joel; Carvalho, SusanaO objetivo principal deste projeto é verificar a viabilidade da criação de um empreendimento hoteleiro, com a tipologia de glamping, conjuntamente com uma atividade secundária relativa ao cultivo de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM), no concelho de Monção. Deste espaço farão parte produtos e serviços de luxo nas áreas do alojamento, restauração, relaxamento e lazer afetos ao setor hoteleiro, enquanto que para o setor de PAM serão exploradas as vertentes de transformação de produtos de higiene, infusões e exportação de matérias-primas vegetais. Estão ainda englobadas no projeto atividades radicais inseridas no local do empreendimento e outras relacionadas com a fusão de conceitos. A ideia que originou a exploração desta temática foi poder associar duas áreas distintas que se complementam entre si e que ao mesmo tempo possam ser trabalhadas de forma autónoma, combatendo a sazonalidade e garantindo solidez económica. O projeto insere-se nas vertentes de Turismo de Natureza e Paisagístico e Turismo de Saúde e Bem-estar. Tem como público-alvo amantes da natureza, residentes ou não em Portugal, pertencentes à classe média/alta que viajam em busca de experiências diferenciadoras, que primem pelo luxo, privacidade e conforto, num local exclusivo desprovido de contaminação urbana. Este projeto surge como um desdobramento inovador do que tem vindo a ser implementado no âmbito do Agroturismo e, por esse motivo, é considerado pioneiro em Portugal, por não existir nenhum outro empreendimento que explore estas duas vertentes de mercado de forma conjunta. Tem como principal missão e valores dinamizar a região ao nível turístico, social e económico, através da exploração dos seus recursos naturais e paisagísticos, garantindo a fixação de profissionais, promovendo pequenos produtores emergentes e divulgando os melhores produtos que Monção tem para oferecer. Na análise de viabilidade com valor residual para o projeto hoteleiro, na perspetiva do investidor, o VAL (descontado a uma taxa de risco associada de 10%) é de 1.176.911€, com uma TIR de 37,36% e um Payback Period de 4,79 anos. Na mesma ótica para o projeto de cultivo de PAM, o VAL (descontado a uma taxa de risco associada de 10%) é de 208.836€, com uma TIR de 29,59% e um Payback Period de 5,87 anos. Considerados estes valores, conclui-se que o investimento para ambos os projetos é viável, dado que apresentam um VAL positivo, uma TIR acima dos valores exigidos pelo investidor e um Payback Period reduzido.
