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ESHT - DM - Direção Hoteleira

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  • Projeto de Investimento num Alojamento Local (PIAL) em Sardoura, Castelo de Paiva
    Publication . Andrade, José Golegã Figueira e Sousa; Fernandes, Joel; Ribeiro, Joaquim
    O objetivo principal deste Projeto de Investimento num Alojamento Local (PIAL) é verificar a viabilidade económico-financeira da sua criação, juntamente com uma atividade secundária de Turismo Náutico, no concelho de Castelo de Paiva. Deste espaço farão parte produtos e serviços de luxo nas áreas do alojamento, relaxamento e lazer afetos ao setor hoteleiro, enquanto o setor da Náutica será o complemento natural pela sua localização junto ao Rio Douro, com uma frente de 350 metros. Como metodologia elaboramos um plano de negócios que incluiu uma revisão da literatura adequada e a descrição dos contactos com os stakeholders deste segmento, e não só nas unidades que se posicionam no seu Competitive Set, que foram consolidadas com estudos de mercado e de consultoras internacionais relacionadas neste segmento de nicho e que deram origem às projeções económico-financeiras baseadas na ferramenta de avaliação de projetos, disponível no site da IAPMEI — Agência para a Competitividade e Inovação, I. P. . Como principais resultados verificamos a adequação do posicionamento no segmento do luxo proposto para este PIAL e um recurso a estratégias que envolvem os recursos humanos, as tecnologias, as instalações, a inovação e a diferenciação nos serviços, qualidade e sustentabilidade, cumprindo o seu objetivo ratificado pelos seguintes números: na perspetiva do pós-financiamento o VAL = 8.062.998€ (atualização à taxa anual de 3,57%); na perspetiva do pré-financiamento, o VAL = 5.595.084€ (atualizado à taxa anual de 9%); na perspetiva do investidor o VAL = 1.548.826€ (atualizado à taxa de 9%). Concluímos que este PIAL se encontra corretamente posicionado para o segmento de mercado desejado, confirmando a sua viabilidade económico-financeira através das três perspetivas de análise, onde encontramos um VAL positivo, uma TIR acima dos valores exigidos pelo investidor e um Payback Period reduzido.
  • A perceção do bem-estar no trabalho em hotelaria: o caso do hotel Intercontinental Cascais-Estoril
    Publication . Soares, Beatriz Pires Teixeira; Melo, António; Silva, Susana
    O presente relatório foi realizado no âmbito de um Estágio Curricular no Hotel InterContinental Cascais-Estoril, que iniciou em setembro de 2023 e terminou em abril de 2024. Apresenta o percurso realizado durante o Estágio Curricular e um Estudo Empírico que visa conhecer os fatores que condicionam o bem-estar no local de trabalho, dos trabalhadores do setor hoteleiro. A partir do referencial teórico sobre os modelos de bem-estar no trabalho, o Estudo Empírico recorre a um explicativo, denominado BPSO, que abrange não só as condições organizacionais, mas também as sociais, biológicas e psicológicas dos trabalhadores. Depois de o adequar ao setor hoteleiro, são estudadas as estratégias desenvolvidas pela entidade de acolhimento orientadas para o bem-estar dos seus trabalhadores. O método utilizado foi a realização de entrevistas, nomeadamente a Diretora geral e as Gestoras dos Recursos Humanos e ainda o inquérito por questionário, do qual se obteve respostas de 34 trabalhadores de vários departamentos do hotel. As entrevistas e o inquérito foram realizados por forma a conhecer os fatores específicos do hotel que condicionam, de forma positiva e negativa, os níveis de bem-estar no local de trabalho e os processos que utilizam para a garantia e/ou a promoção do bem-estar dos seus trabalhadores. O tratamento dos dados foi efetuado através da análise do conteúdo e do estabelecimento da relação e associação entre variáveis com recurso a estatística descritiva. Os principais resultados revelam que a grande maioria dos inquiridos têm uma perspetiva muito positiva em relação ao ambiente de trabalho e que existe uma grande aposta por parte do hotel na promoção da convivência saudável dos seus trabalhadores e no desenvolvimento das suas competências profissionais. Este trabalho demonstra que as estratégias de suporte e motivacionais dos trabalhadores focadas nas suas necessidades e potencialidades biológicas, psicológicas e sociais contribuem para o seu bem-estar, e que a Comunicação e a Liderança são fatores essenciais que beneficiam o hotel e os seus trabalhadores, proporcionando informação, para que, possam realizar o seu trabalho e se sintam motivados e ouvidos.
  • Plano de negócios para a criação de um empreendimento turístico: “A Guitarra” - um hotel temático sobre o fado na cidade do Porto
    Publication . Almeida, Inês Filipa Alves; Fernandes, Joel
    Ao longo dos anos, o setor do turismo tem crescido gradualmente. Por isso, o conceito inicial, por si só, já não é atrativo o suficiente para cativar diferentes públicos-alvo. O objetivo deste projeto de conclusão de mestrado em Direção Hoteleira é a criação de um empreendimento turístico de carácter diferenciador e inovador. Assim, surge “A Guitarra”, um boutique hotel que procura enaltecer a nossa cultura, dando destaque a música, utilizando o fado como ideia central. Localizado no coração da Cidade do Porto, mais concretamente na freguesia de Campanhã, o hotel tem como finalidade proporcionar aos hóspedes um serviço de qualidade e excelência, enquanto desfrutam de um espaço totalmente pensado para promover o contacto com a cultura, priorizando o conhecimento das tradições portuenses. Relativamente a metodologia utilizada, foi realizado um estudo de mercado, com a coleta de dados primários através da elaboração de um inquérito por questionário, que foi tratado estatisticamente, enquadrando-se na metodologia quantitativa. Por fim, elaborou-se um plano de negócios, onde destacamos as principais componentes estratégicas e realizamos uma avaliação económico- financeira utilizando modelo disponibilizado pelo IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação IP., com o objetivo de verificar a viabilidade do mencionado projeto. Como resultados, obtivemos um VAL (Valor Atual Liquido) de 3 772 525€ na perspetiva do pós-financiamento; de 1368 122€ na perspetiva do pré-financiamento e de 2 915 076€ na perspetiva do investidor. Concluímos então que o projeto é viável, uma vez que, o VAL é positivo nas três perspetivas analisadas.
  • O marketing interno como ferramenta estratégica para a gestão de recursos humanos na hotelaria – estudo de caso: Maison Albar - Le Monumental Palace
    Publication . Cardoso, Larissa Cristina de Lima Nunes; Mouta, Cristina
    No mercado competitivo atual, investir nos recursos humanos é um elemento que promove a diferenciação. Na indústria hoteleira, que pertence ao setor dos serviços intangíveis e abstratos, frequentemente a forma como o serviço é fornecido possui maior relevância do que simplesmente o ambiente físico proporcionado pelo hotel. Por essa razão, o capital humano é extremamente importante para a atividade hoteleira, exigindoue as organizações desenvolvam estratégias eficazes para atrair, reter e motivar seus colaboradores. O marketing interno, pode ser definido como um conjunto de ações de marketing institucional realizadas pela empresa e direcionadas aos seus colaboradores. Essas ações têm como objetivo atrair, atribuir responsabilidades, desenvolver, recompensar, fidelizar e monitorar os colaboradores, considerando-os como seus clientes internos. O objetivo é criar uma boa imagem entre os mesmos, buscando satisfazer as suas necessidades, alinhadas com os objetivos da empresa. Quando a empresa reconhece o valor dos recursos humanos, percebe que somente através das pessoas é possível alcançar resultados satisfatórios, com qualidade e eficiência, proporcionando uma vantagem competitiva. A gestão estratégica dos recursos humanos desempenha um papel crucial nesse processo, e o marketing interno pode ser uma ferramenta eficaz para fortalecer a perceção dos colaboradores sobre a organização. O estágio curricular tem como objetivo investigar como o Marketing Interno pode ser utilizado na gestão estratégica dos recursos humanos na indústria hoteleira. A metodologia escolhida é um estudo de caso num hotel de cinco estrelas na cidade do Porto, com o objetivo de identificar quais as ferramentas de Marketing Interno que são utilizadas pelo hotel, compreender de que forma o Marketing Interno pode ser utilizado como ferramenta para a Gestão de Recursos Humanos e analisar se essas práticas contribuem para o comprometimento e a satisfação e dos colaboradores. Espera-se que este estudo forneça uma compreensão sobre como o Marketing Interno pode ser usado como uma ferramenta eficaz para fortalecer a gestão estratégica dos recursos humanos no setor hoteleiro.
  • Aplicação das metodologias de engenharia de menus na restauração
    Publication . Teixeira, Andreia Filipa Camilo; Azevedo, Daniel
    A presente investigação tem como objetivo avaliar o impacto das metodologias de engenharia de menus na rentabilidade das vendas no setor da restauração. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com diretores de Food and Beverage (P&B) de diversos estabelecimentos da cidade do Porto. Os resultados revelaram que adoção das metodologias de engenharia de menus e praticamente universal entre os diretores entrevistados. No entanto, constatou-se que a implementação prática destas metodologias não segue plenamente as diretrizes teóricas. Os participantes relataram dificuldade na aplicação de algumas técnicas, o que sugere a necessidade de adaptar estratégias a realidade de cada restaurante. Esta investigação contribui para uma compreensão mais aprofundada da relação entre a engenharia de menus e a rentabilidade, ao evidenciar tanto as vantagens quanto as dificuldades enfrentadas pelos diretores no seu dia-a-dia.
  • Plano de negócio para um empreendimento de turismo em espaço rural de saúde e bem-estar – A Quinta da Ruína
    Publication . Bessa, Rosália Maria Barbosa de; Fernandes, Joel; Correia, Luís
    Este trabalho apresenta o plano de negócios para a criação de um projeto de turismo em espaço rural focado na saúde e bem-estar, chamado Quinta da Ruína. Situado em Penafiel, Eja este projeto procura aproveitar as tendências em crescimento do Glamping de luxo, que dão destaque ao wellness, indo ao encontro da procura crescente por experiências turísticas que oferecem conforto, exclusividade e bem-estar. A Quinta da Ruína tem como objetivo proporcionar uma experiência diferente, combinando contacto direto com a natureza, valorização do património local e promoção de práticas de saúde holísticas. Além disso, o projeto pretende ir além do simples alojamento turístico, incorporando atividades e práticas que respondem às necessidades dos visitantes que procuram um equilíbrio entre mente, corpo e ambiente. O desenvolvimento deste projeto é baseado numa análise de mercado e na aplicação de metodologias de planeamento estratégico, como a Análise SWOT e a Análise PESTEL, para garantir a viabilidade económica e a sustentabilidade do negócio. A proposta diferencia-se pelo uso de práticas sustentáveis, como a gestão responsável dos recursos naturais e parcerias com produtores locais. Assim, pretende alinhar-se com as tendências contemporâneas de turismo responsável e ecológico, cada vez mais valorizadas pelos turistas. A Quinta da Ruína terá nove unidades de Glamping, todas desenhadas para proporcionar conforto e sofisticação, sem deixar de respeitar o ambiente envolvente. A ideia é criar um equilíbrio entre luxo e simplicidade, oferecendo um espaço que se integra na natureza e que proporciona experiências únicas aos visitantes. Para além do alojamento, o projeto vai contar com um centro de Wellness que oferecerá serviços diversificados. Estes incluem avaliações clínicas, programas nutricionais e atividades de relaxamento, como Reiki, Yoga e Pilates. Esta diversidade de serviços coloca a Quinta como um possível destino de referência no turismo de saúde e bem-estar. Os objetivos específicos do projeto incluem analisar a viabilidade económico-financeira, avaliar a aceitação do conceito pelo público-alvo de maior poder de compra e medir o impacto no desenvolvimento económico local, sobretudo através da criação de emprego e do aumento do fluxo de turistas na região. Optou-se pela análise documental como principal ferramenta de recolha de dados, para compreender as melhores práticas e os desafios enfrentados por projetos semelhantes. Conclui-se que a combinação de Glamping de luxo com foco no Wellness é uma proposta inovadora que pode preencher uma lacuna no mercado turístico, enquanto contribui para o desenvolvimento sustentável da região de Penafiel. Desta forma, a Quinta da Ruína posiciona-se como um exemplo de turismo rural que valoriza o contacto com a natureza e o bem-estar dos visitantes. Isto pode ser um passo importante para fortalecer o turismo de saúde e bem-estar em Portugal.
  • A relevância do wellness na hotelaria - estudo de caso do Sheraton Porto Hotel & Spa
    Publication . Fangueiro, Ana Raquel Azevedo; Correia, Luís
    A hotelaria e um serviço de pessoas para pessoas, que pretende a satisfação das necessidades, bem como, proporcionar experiências memoráveis aos seus hóspedes. Dos vários serviços prestados num estabelecimento hoteleiro, destacam-se os de alojamento e de alimentação e bebidas, para além de outros que procuram a diferenciação, como é o caso dos centros de wellness e spas, que proporcionam a prática de tratamentos e outros serviços, pensados no bem-estar físico e psíquico dos clientes. A realização de um estágio longo num hotel de cinco estrelas permite a aquisição de novos conhecimentos, experiências e o desenvolvimento de competências, num contexto real de trabalho, fundamentais para um estudante que pretende integrar no mundo de trabalho da hotelaria. Durante a realização do estágio, desenvolveu-se um estudo de caso sobre a relevância do wellness para a hotelaria, cujo objetivo principal foi analisar o wellness e o spa, com o intuito de compreender a sua importância para a hotelaria, num contexto de oferta de produtos e serviços. Desenvolveu-se o estudo de caso sobre o vvellness no Sheraton Porto Hotel & Spa, onde se analisou um conjunto de fatores, como a oferta de serviços do hotel e de wellness, a evolução da receita e do número de clientes dos serviços de wellness, identificou o perfil dos clientes que procuram os serviços de wellness, averiguou o posicionamento do wellness no contexto de oferta de serviços, identificou o perfil de competências do spa manager, e por último, identificou o nível de sazonalidade dos serviços de wellness. Este estudo assentou numa metodologia qualitativa, através do método de estudo de caso, permitiu a recolha de dados e informação essenciais, tratados através de análise de conteúdo, para responder aos objetivos da investigação. Os resultados foram analisados e apresentados de acordo com os objetivos da investigação. Constatou-se a relevância do wellness e do spa, em contexto hoteleiro, num hotel de cinco estrelas direcionado para o segmento corporativo, com uma grande aposta, em termos de serviços e instalações no wellness e spa.
  • Retenção da geração Z na hotelaria
    Publication . Pedro, Ana Isabel Matias; Melo, António; Silva, Susana
    A crescente rotatividade de colaboradores no setor da hotelaria e a dificuldade em reter pessoas, especialmente com a chegada de novas gerações ao mercado de trabalho, como a geração Z é uma preocupação cada vez mais presente. O estudo reconhece as particularidades desta geração e as mudanças que precisam de ser implementadas para responder às expetativas da geração e garantir a satisfação e o sucesso organizacional. Esta dissertação aborda a temática da gestão da diversidade geracional na hotelaria, com foco particular na geração Z, e a importância de adotar estratégias eficazes para a retenção dos colaboradores deste grupo etário. A investigação, realizada no setor da hotelaria da área metropolitana do Porto, baseou-se numa metodologia qualitativa, concretamente em entrevistas com diretores e responsáveis de recursos humanos de hotéis, com o objetivo de perceber as práticas adotadas para manter os colaboradores da geração Z. Os resultados demonstram que, apesar da expectativa da elevada rotatividade associada à geração Z, há uma tendência para a permanência na empresa superior a um ano, o que sugere que os colaboradores dessa geração estão dispostos a permanecer e evoluir profissionalmente, se forem valorizados num ambiente de trabalho que promova a integração, a socialização e o reconhecimento. Este estudo revela que, apesar de alguns desafios associados à geração Z, há potencial para que esta seja uma força valiosa no setor da hotelaria, desde que as organizações adotem estratégias mais flexíveis, adaptadas às suas necessidades, e que promovam um ambiente de trabalho positivo e dinâmico. A compreensão profunda das gerações será crucial para o sucesso da gestão de recursos humanos no futuro.
  • Quais as vantagens competitivas do Mercure Porto Centro Aliados?
    Publication . Pereira, Ana Catarina Ribeiro; Mouta, Cristina
    O principal foco de toda e qualquer empresa é o sucesso e, sem sombra de dúvida, o mesmo se enquadra no setor hoteleiro. No entanto, só é possível atingir o sucesso se este estiver apoiado por uma gestão estratégica. Trata-se de um processo dinâmico e sistemático que permite acompanhar os objetivos, inicialmente propostos, com o propósito de adaptar as empresas as mudanças do ambiente envolvente, sem nunca descurar as necessidades dos clientes e procurando sempre alcançar a vantagem competitiva. Assim sendo, e dado que este é um mercado competitivo, é imprescindível que os hotéis planeiem, estrategicamente, a sua performance e atuação no mercado. Simultaneamente, é necessário identificar os pontos fracos, pontos fortes, as ameaças e as oportunidades. Deste modo, o valor da empresa, do ponto de vista do cliente, é valorizado e, consequentemente, aumentado, tendo a empresa mais probabilidade de, assim, ser líder de mercado. Partindo deste princípio, conclui-se que, inevitavelmente, existe uma dependência entre o alcance de uma vantagem competitiva sustentável e o plano estratégico delineado para o sucesso e implementado pela empresa. O presente trabalho de investigação tem como foco a identificação e análise das vantagens competitivas do hotel Mercure Porto Centro Aliados. Em adição, pretende-se identificar quais os principais concorrentes e as linhas seguidas pelos mesmos, proceder a análise das vantagens competitivas do hotel e, posteriormente, apresentar estratégias que visem o reforço da vantagem competitiva. Para que este propósito seja exequível, a metodologia qualitativa foi a escolhida, tendo sido usada a técnica de análise de conteúdo aos comentários efetuados pelos clientes, nas plataformas digitais.
  • Hóspedes com surdez profunda ou total: barreiras e desafios nos estabelecimentos hoteleiros
    Publication . Guerreiro, Rúben Henrique Pinto; Melo, Carla; Devile, Eugénia
    A presente dissertação investiga as barreiras e desafios enfrentados por hóspedes com surdez profunda ou total em estabelecimentos hoteleiros, visando identificar dificuldades de acessibilidade e propor soluções inclusivas. O estudo destaca a crescente importância da inclusão de pessoas com deficiência auditiva no setor da hospitalidade, evidenciando ainda lacunas consideráveis em termos de acessibilidade nos estabelecimentos hoteleiros. Inicialmente, a pesquisa contextualiza a surdez profunda como uma condição que afeta a comunicação e interação dos hóspedes e enfatiza a necessidade de adaptações físicas e comunicacionais nos hotéis. A literatura aponta medidas como sistemas de alerta visual, legendas em videos, informações em Língua Gestual Portuguesa e formação para funcionários que lidam diretamente com pessoas surdas. Este estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, recolheu dados por meio de entrevistas com 14 pessoas, incluindo especialistas da comunidade surda, hóspedes com surdez profunda ou total e profissionais do setor hoteleiro. Os resultados revelam que a maioria dos hotéis não está completamente preparada para atender adequadamente hóspedes com surdez profunda ou total. Os principais desafios mencionados incluem barreiras de comunicação, de segurança, privacidade e falta de conhecimento das necessidades dessa população. Quanto as sugestões de melhoria, destacam—se questões de comunicação, de segurança, de formação dos colaboradores, de procedimentos e organização dos estabelecimentos hoteleiros e de postura e comportamento dos funcionários. Os resultados sublinham a necessidade urgente de intervenções específicas para melhorar a experiência de hóspedes com surdez profunda ou total em hotéis.