Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-12-10"
A mostrar 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de ordenação
- Sustentabilidade no setor hoteleiro – a perceção dos colaboradores sobre as práticas sustentáveis no Neya Porto HotelPublication . Baptista, Ana Celeste Santos; Silva, Susana; Oliveira, MónicaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado no NEYA Porto Hotel, inserido no Mestrado em Direção Hoteleira. A investigação inerente a este relatório teve como principal objetivo analisar a perceção dos colaboradores relativamente às práticas sustentáveis adotadas pela unidade hoteleira, considerando os três pilares da sustentabilidade: ambiental, económica e social. Para tal, recorreu-se a um questionário anónimo, aplicado entre maio e agosto de 2025, ao qual responderam 60 colaboradores. Os resultados revelam uma perceção globalmente positiva quanto à existência e visibilidade das práticas sustentáveis implementadas no hotel em estudo, tanto a nível organizacional como departamental. Verificou-se também que as práticas de sustentabilidade ambiental e económica são as mais consolidadas, tendo tendência a serem transversais entre diferentes grupos de colaboradores, evidenciando assim uma cultura organizacional focada na responsabilidade ambiental e social. Os resultados permitem concluir que a integração de políticas sustentáveis no contexto hoteleiro contribui de certa forma para fortalecer a identidade institucional e alinhar as práticas internas com as tendências atuais de gestão responsável no setor.
- As mulheres na liderança hoteleira: desafios e perspetivas da liderança no femininoPublication . Ribeiro, Liliana Marta Ligeiro; Silva, SusanaEsta dissertação teve a intenção de analisar os desafios enfrentadas pelas mulheres em cargos de liderança no setor da hotelaria, com especial enfoque no seu percurso profissional, na conciliação com a esfera pessoal e nos fatores determinantes para uma liderança eficaz. O objetivo foi conhecer os desafios a Liderança feminina no setor da Hotelaria e para esse propósito foi aplicada uma metodologia qualitativa, baseada num questionário sociodemografico e na realização de entrevistas semiestruturadas a 15 diretoras hoteleiras, de modo a obter múltiplas perspetivas sobre a problemática em estudo. Os resultados indicam que, apesar da persistência de preconceitos de género, observa-se uma crescente aceitação das mulheres em funções de liderança. Contudo, a conciliação entre a Vida pessoal e profissional continua a ser um obstáculo predominante para alcançar cargos de liderança. Verificou-se ainda uma tendência para dissociar a liderança por gênero, valorizando características pessoais e competências individuais.
- Corpos de Botto, corpos de hojePublication . Raínho, Henrique da Fonseca; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de; Cerdeira, Júlio Adrião Fernandes FranjaCorpos de Botto, Corpos de Hoje nasce da necessidade de rememorar António Botto, cuja obra mais emblemática, Canções (1921), consiste numa longa linha de poemas que cantam, inequivocamente, o amor, a beleza e a sexualidade entre dois homens. No decorrer da pesquisa e na necessidade da tradução desta vontade num objeto artístico através do corpo, a pesquisa centrou-se na análise dos corpos cantados na poesia de Botto, na ideia de beleza que o autor expressa através desses poemas e na relação dialógica entre a ideia de corpo belo presente em Botto e o corpo do intérprete-investigador que, à partida, não corresponde a essas definições. Para isto, realizaram-se seis laboratórios de exploração dramatúrgica e de cena a partir do corpo para gerar material a ser trabalhado no período de ensaios subsequente, resultando na apresentação do objeto artístico “Corpos de Botto, Corpos de Hoje".
- A gestão da diversidade e as práticas de inclusão no Pestana Chelsea BridgePublication . Pinto, Margarida Gomes; Silva, SusanaA presente dissertação teve como objetivo examinar a gestão da diversidade e as práticas de inclusão no Pestana Chelsea Bridge Hotel & Spa, que faz parte do grupo Pestana situado em Londres. A pesquisa teve como finalidade compreender como estas práticas são executadas e percebidas pelos colaboradores, além de reconhecer o efeito que estas exercem na coesão, motivação e desempenho no local de trabalho. Para alcançar este objetivo, foi implementada uma abordagem qualitativa, baseada na condução de entrevistas semiestruturadas a doze colaboradores de variadas nacionalidades, cargos e hierarquias. Através da análise temática das respostas, foi possível entender os entendimentos pessoais sobre a representatividade, a equidade e do respeito no ambiente da empresa, ligando-as às estratégias de gestão de pessoas no hotel. Os resultados revelaram que os colaboradores identificação a diversidade como uma característica distintiva e enriquecedora do Pestana Chelsea Bridge, contribuindo para um clima de trabalho mais dinâmico e colaborativo. No entanto, observou-se que as práticas inclusivas ainda dependem fortemente da iniciativa individual das chefias e da comunicação interna, carecendo de uma estratégia institucional mais estruturada e consistente. Este estudo pretende constituir um contributo prático para o setor hoteleiro, salientando a importância de políticas organizacionais claras e sustentáveis no domínio da diversidade e inclusão. Através da análise do caso do Pestana Chelsea Bridge, reforçase a necessidade de transformar a diversidade num elemento estratégico de gestão, capaz de gerar valor humano, social e competitivo para as organizações.
- Ferramenta de apoio à decisão clínica dentáriaPublication . LOPES, ÉRICA FILIPA MIRANDA SOARES MORAIS; Martins, António Constantino LopesAs interações medicamentosas representam um risco relevante na prática da medicina dentária, agravada pela polimedicação de pacientes e pela necessidade de decisões em tempo útil. Perante a escassez de ferramentas especificamente orientadas para a medicina dentária, a avaliação de interações realizada através de consultas manuais, para além de morosa é propensa a erro. Este trabalho tem como objetivo melhorar a segurança e a qualidade da prescrição em medicina dentária através da implementação e avaliação de uma ferramenta de apoio à decisão baseada em inteligência artificial para detetar interações existentes e recomendar alternativas seguras. A metodologia segue os princípios do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) para revisão sistemática da literatura e o desenho e implementação de um protótipo guiado pelo Cross-Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM), culminando numa validação funcional em casos simulados e recolha de feedback de um perito, no caso, um médico dentista. A solução destacou-se pela sua capacidade de avaliar interações clinicamente relevantes e gerar recomendações em tempo inferior a 2 segundos por consulta, disponibilizando explicações transparentes em testes com casos representativos em contexto dentário. Obtendo um bom desempenho para o modo de recomendações “similar” e exclusão de interações graves no modo de recomendações “seguro”. Os principais contributos são uma ferramenta focalizada no contexto dentário, uma arquitetura modular e explicável e um protocolo de avaliação avaliado em contexto clínico.
- O impacto do Work Life Balance na intenção de Turnover em diferentes geraçõesPublication . Santos, Maria Francisca Ferreira dos; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Araújo, Manuel Salvador GomesAs transformações sociais e organizacionais das últimas décadas têm vindo a alterar a forma como o trabalho se articula com as restantes dimensões da vida, tornando o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (Work Life Balance) um desafio crescente para indivíduos e organizações. A pressão para conciliar diferentes papéis e a coexistência de múltiplas gerações no mercado de trabalho têm suscitado novas reflexões sobre o Work Life Balance (WLB) e sobre a forma como este se relaciona com a Intenção de Turnover (IT). O presente estudo procurou compreender de que modo o WLB influencia a IT, analisando ainda as diferenças geracionais e o impacto de variáveis sociodemográficas e contextuais. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo quantitativo, envolvendo 205 participantes pertencentes às gerações X, Y e Z. Os instrumentos de recolha de dados basearam-se em escalas validadas na literatura, devidamente adaptadas ao contexto português. Os resultados demonstraram uma relação negativa e estatisticamente significativa entre o WLB e a IT, sugerindo que níveis mais elevados de equilíbrio se associam a uma menor IT. Verificou-se ainda que o WLB exerce um impacto preditor na IT, confirmando a sua relevância na compreensão dos comportamentos de permanência nas organizações. Foram igualmente observadas diferenças significativas nas perceções de WLB e IT em função do género, das habilitações literárias e do regime de trabalho, bem como diferenças relevantes entre gerações, com a Geração Z a evidenciar níveis mais elevados de intenção de turnover em comparação com as gerações X e Y. Para além do contributo teórico, que passa pelo aprofundamento do conhecimento sobre a relação entre WLB e a IT num enquadramento geracional, tema ainda pouco explorado no contexto português, estudo apresenta implicações práticas para a gestão de recursos humanos, reforçando a importância de políticas organizacionais que promovam o WLB e que respondam às especificidades e expectativas de cada geração. São ainda sugeridas futuras linhas de investigação que permitam alargar o estudo a diferentes contextos organizacionais e aprofundem estas relações em diferentes contextos organizacionais e em Portugal.
- Prestígio e atratividade das ocupações digitais: um estudo sobre a perceção do ensino superiorPublication . Ribeiro, Matilde Barbosa; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraNum contexto global marcado pela transformação digital e pela crescente procura de profissionais qualificados em áreas tecnológicas, torna-se fundamental compreender as motivações, barreiras e perceções dos estudantes que se encontram em transição para o mercado de trabalho. O presente estudo tem como objetivo explorar as perceções dos estudantes do ensino superior sobre as ocupações digitais, com especial enfoque no interesse em seguir carreiras nesta área, na perceção do prestígio associado e na avaliação dos principais desafios inerentes ao trabalho digital. Esta investigação tem natureza exploratória, centra-se especificamente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) como unidade de análise, adotando uma abordagem quantitativa através da aplicação de questionários a 214 estudantes e a 8 Diretores de Curso da instituição. Os resultados revelam que os estudantes das áreas das ciências empresariais reconhecem amplamente ocupações digitais associadas ao marketing digital, comunicação e gestão de pessoas, contrastando com o desconhecimento de funções mais tecnológicas, como as relacionadas com machine learning, mesmo dentro das suas áreas de estudo. Verifica-se uma tendência a atribuir maior prestígio a ocupações digitais de natureza analítica e estratégica, em detrimento de funções operacionais e repetitivas. As principais barreiras identificadas são a insuficiência de competências digitais e a insegurança quanto à proteção de dados e à privacidade. Os estudantes valorizam particularmente as ocupações digitais que oferecem perspetivas de crescimento e geram valor acrescentado à sociedade, alinhando-se com as exigências do mercado atual. Este estudo contribui para o aprofundamento do conhecimento sobre as ocupações digitais entre estudantes finalistas do ensino superior, uma abordagem inédita, tanto quanto é do nosso conhecimento, e para o debate sobre a valorização destas profissões junto da população qualificada. Oferece ainda contributos relevantes para instituições de ensino e para a formulação de políticas públicas, no sentido de promover a empregabilidade e a utilidade social das formações que veiculam, através da promoção junto dos seus estudantes de competências digitais e de maior conhecimento do mercado de trabalho digital.
