Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-24"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Monitorização da reputação gastronómica através das Online Travel Reviews: uma abordagem com LLMs e LDA em restaurantes Michelin do Grande PortoPublication . Rosa, Cláudia Mokdisse; Liberato, Dália; Toro Sánchez, FernandoA presente dissertação analisa as experiências gastronómicas relatadas por utilizadores em Online Travel Reviews (OTRs) de restaurantes com estrela Michelin localizados na região do Grande Porto. O estudo insere-se num contexto de crescente valorização da gastronomia como fator diferenciador de destinos turísticos, sendo as experiências alimentares reconhecidas como um dos principais motores da satisfação, fidelização e recomendação dos visitantes. No caso dos restaurantes de alta gastronomia, o impacto da reputação digital torna-se ainda mais expressivo, influenciando diretamente a perceção de valor e a decisão de consumo. Apesar da crescente centralidade da temática, existe ainda escassa investigação empírica que explore, com base em grandes volumes de dados textuais, a forma como os clientes descrevem essas experiências. As OTRs surgem, assim, como uma fonte rica e espontânea de informação, permitindo aceder à voz dos consumidores em contexto real. Tendo em conta esta pertinência, recorreu-se a uma metodologia inovadora que combina técnicas de análise não supervisionada com modelos de linguagem de grande escala (LLMs), baseada num estudo atual que identifica cinco dimensões-chave de experiências gastronómicas memoráveis: sensorial, afetiva, intelectual, comportamental e social. Os dados da investigação são constituídos por avaliações em inglês, publicadas na plataforma digital TripAdvisor entre janeiro de 2020 e maio de 2025. A análise baseou se em três técnicas principais: modelação de tópicos com Latent Dirichlet Allocation (LDA), análise de clusters com o algoritmo K-means e análise de associações de termos. Os resultados revelam que as dimensões sensorial e afetiva são as mais frequentemente mencionadas, com destaque para expressões como "delicious", "memorable", "fantastic" e "presentation". Através da segmentação, foi possível identificar perfis distintos de utilizadores, evidenciando a diversidade de perspetivas na avaliação da experiência gastronómica. A análise de associações revelou ainda como termos afetivos, sensoriais e comportamentais se interligam, contribuindo para a construção de uma experiência rica e significativa. Este trabalho oferece contributos práticos e teóricos relevantes, ao propor uma metodologia replicável para a monitorização da reputação online e para o desenvolvimento de estratégias de fidelização e diferenciação no setor da restauração de excelência. Sugere-se ainda o alargamento futuro da análise a outras regiões, idiomas e plataformas digitais, bem como a aplicação de modelos supervisionados que permitam prever o impacto de determinadas dimensões na satisfação global dos clientes.
- Do jogo para a liberdade: “Liberdade cravada”, o 25 de Abril através de jogos educativosPublication . Henriques, Viviana da Costa Neto; Oliveira, LinoO projeto Liberdade Cravada consiste no desenvolvimento de um sítio web educativo e interativo dedicado à Revolução do 25 de Abril. Recorrendo a tecnologias web como p5.js e D3.js, o sítio web integra jogos educativos com diferentes mecânicas, jogáveis através do teclado ou por captação de movimentos manuais através da câmara do dispositivo, bem como uma secção de conteúdos visuais e textuais que contextualizam historicamente o Estado Novo, a Revolução e as suas consequências. Os jogos foram desenhados com base em princípios de motivação intrínseca e integração pedagógica, tendo como principal público-alvo os alunos que frequentam o sexto ano de escolaridade, período em que o currículo escolar português introduz os temas da ditadura e da liberdade. Paralelamente, o sítio web inclui também visualizações interativas sobre os resultados eleitorais em Portugal desde 1975, ano das primeiras eleições livres, com o objetivo de estimular nos jovens adultos entre os 18 e os 22 anos o interesse cívico e a compreensão do percurso democrático português ao longo dos últimos cinquenta anos.
- O impacto da conformidade com as WCAG no acesso de indivíduos com deficiência visual a websites: reformulação do website da ASM ClimútuaPublication . Freitas, Ana Sofia Galhardo Morais dos Santos; Oliveira, LinoA Web foi concebida com intenção de ser um espaço acessível a todos, independentemente de eventuais deficiências ou limitações dos utilizadores. Apesar do progresso neste tema e da implementação de diretrizes de acessibilidade web, persistem lacunas que impedem uma navegação equitativa e acessível. Assim, seguindo uma abordagem metodológica de Investigação Aplicada e Investigação-Ação, realizaram-se avaliações automáticas e com o público-alvo, indivíduos com deficiência visual, de modo a compreender como as diretrizes de acessibilidade criadas permitem colmatar as lacunas e impactam o uso de plataformas digitais. O projeto inclui a reformulação de um website existente, de serviço à comunidade, para estudar e concluir os impactos causados. O projeto visa, assim, sensibilizar para a importância de responder às diversas necessidades dos utilizadores, promovendo uma Web verdadeiramente inclusiva, tal como o fundador pretendia.
- A experiência do cliente e a gestão da reputação online em hotéis de luxoPublication . Moço, Andreia Medeiros; Oliveira, MónicaO presente estudo analisa o impacto da qualidade do serviço e da gestão das avaliações online na reputação do Hotel Pestana Amsterdam Riverside, no contexto da hotelaria de luxo. Através de uma combinação de análise quantitativa (regressão linear e benchmarking competitivo) e qualitativa (análise de sentimentos e conteúdo das reviews) identificam-se os principais fatores que influenciam a avaliação global dos hóspedes. Os resultados revelam que a perceção de custo-benefício, a qualidade do serviço e a consistência da experiência são determinantes para a reputação digital da unidade. Com base nas fragilidades identificadas, são propostas estratégias de melhoria por departamento e um plano de ação orientado para o reforço da experiência do cliente e diferenciação competitiva.
- A influência do flamenco na oferta turística de Sevilha: estudo etnográfico sobre a satisfação e lealdade turísticaPublication . Donato, Ana Teresa Mendonça Marques; Toro Sánchez, Fernando; Oliveira, MónicaAs diferentes formas de comunicação online oferecem uma janela de oportunidades de investigação para a ciência comportamental que podem ser usadas para a construção ou teste de teorias. Entre essas formas de comunicação, as plataformas digitais assumem, hoje em dia, um papel crucial na tomada de decisão dos consumidores que fazem uso das avaliações, opiniões e classificações para eleger um produto turístico. No sentido de perceber como é que o flamenco é encarado pelos consumidores de espetáculos nos tablaos da cidade de Sevilha foram analisadas 2045 avaliações de 20 tablaos, extraídas da plataforma TripAdvisor. Tendo por base o Modelo de Experiência Memorável de Taheri et al. (2020) e o Modelo de Associação de términos léxicon de Vaipaj et al. (2025), realizou-se uma modelização de minimos quadrados parciais, uma modelação de tópicos e uma análise de associação que serviu como complemento aos restantes instrumentos metodológicos. Os resultados sugerem que a autenticidade e a sinceridade são as variáveis que melhor potenciam o alcance de uma experiência turistica memorável, sendo os conceitos de intimidade e excelência os mais valorizados pelos consumidores. As dimensões comportamental e sensorial são as que mais se destacam numa relação direta com as componentes artísticas. Sendo o flamenco um produto altamente recomendado, as opiniões de quem o consome devem ser consideradas pelas empresas que o comercializam, contribuindo este estudo com possíveis aplicações metodológicas. Perante a crescente disponibilidade de bases de dados, futuras investigações poderão fazer uso da livre expressão dos consumidores para determinar a sua satisfação, qualidade percebida do produto e intenção de recomendação.
- A materialidade têxtil como manifestação das emoçõesPublication . Campos, Joana Margarida Costa; Rocha, Maria Manuela Bronze da; Sousa, Carolina Oliveira Marques deEste projeto investiga o figurino enquanto meio expressivo e político, capaz de dar corpo a narrativas silenciadas e emoções ocultas. Através da criação de dois projetos distintos, MEDeUSA e A Era da Surdez, explora-se o potencial da materialidade têxtil, da reutilização e da desconstrução como instrumentos de afirmação estética e simbólica. Em MEDeUSA, revisita-se a figura mitológica de Medusa como metáfora de resistência íntima e de transformação, construída a partir de resíduos, camadas e texturas que evocam cicatrizes, libertação e memória. Já em A Era da Surdez, o contexto distópico da proibição da música gera uma resposta coletiva, na qual, o figurino atua como extensão de um grito partilhado, vibrante, cru e urgente. Na partilha de uma linguagem visual marcada pela imperfeição, fragmento e suspensão, a recusa aos padrões normativos propõe outras formas de escuta e presença. Entre o simbólico e o sensível, o figurino revela-se aqui como gesto poético de resistência e reinvenção.
- Elevating customer satisfaction at Rotterdam Marriott Hotel: insights from Marriott Bonvoy elite membersPublication . Abreu, Luis Carlos Catanho de; Mouta, Cristina; Oliveira, MónicaO presente relatório de estágio analisa a perceção de valor e a satisfação dos membros Elite do programa de fidelização Marriott Bonvoy no Rotterdam Marriott Hotel, no contexto da experiência profissional desenvolvida nesta unidade hoteleira. A análise centrou-se especialmente em situações em que não são oferecidos upgrades complementares, procurando compreender de que forma outros elementos do serviço influenciam a satisfação do cliente. A metodologia adotada foi de natureza quantitativa, com a recolha de dados através de um inquérito estruturado aplicado a 62 hóspedes. Os resultados evidenciam que a qualidade dos quartos e a qualidade da prestação do serviço pelo colaborador são fatores determinantes para a satisfação dos clientes, enquanto a ausência de upgrades tem um impacto reduzido. Estes dados reforçam a importância da aposta contínua na melhoria do serviço, na personalização da experiência e na formação da equipa. Para além da vertente analítica, este relatório reflete as aprendizagens adquiridas ao longo do estágio, bem como o contributo prático proporcionado ao hotel.
- A implementação de um novo sistema de controlo de gestão no Hotel Infante SagresPublication . Machado, Gabriel Girão; Melo, António; Fernandes, JoelO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular realizado no departamento financeiro do Hotel Infante Sagres, unidade de cinco estrelas localizada na cidade do Porto, no contexto da conclusão do Mestrado em Gestão Hoteleira. O documento reflete não só as atividades desempenhadas ao longo dos seis meses de estágio, como também uma análise crítica das práticas de gestão financeira adotadas pela unidade. São descritas as tarefas desenvolvidas nas áreas de income auditing, reconciliação de cartões, controlo interno e apoio contabilístico, bem como as ferramentas e sistemas informáticos utilizados. Paralelamente,o relatório inclui uma proposta de melhoria centrada na implementação do sistema DocMX, com vista a digitalização documental e otimização de fluxos de trabalho. Como resultado, este percurso de estágio permitiu aprofundar conhecimentos técnicos e operacionais, enquanto potenciou o desenvolvimento de competências transversais, como o pensamento crítico, a capacidade de adaptação, a organização e a comunicação interdepartamental — fundamentais para um desempenho eficaz no setor da hotelaria de excelência.
- Enhancing supervised learning robustness investigating the impact of label noise on algorithm performancePublication . RUA, ANA CATARINA FARIA; Rodrigues, Maria de Fátima CoutinhoSupervised learning serves as the foundation for many AI systems because it enables models to learn from labelled examples. However, label noise resulting from human annotation errors or systematic biases can diminish model performance and limit generalization capabilities. This challenge is particularly significant in critical domains such as healthcare, finance, and autonomous systems. This thesis focuses on studying the impact of label noise on supervised learning algorithms in order to evaluate its influence across different datasets and to propose robust strategies for mitigation. This project includes methods of loss correction, data augmentation, and advanced noise detection frameworks as examples and demonstrates their prospective advantages through empirical experiments. The provided noise-robust algorithms in the research can be used with any real-world scenarios to improve the resilience of the algorithm. The findings are meant to be a connection between academic research and practical implementation by offering guidelines for handling noisy datasets effectively while ensuring model reliability and fairness. The proposed approach raised the average F1-Score from 0.647 under baseline conditions to 0.757 after full optimization.
- Ambiente IoT híbrido seguroPublication . LEMOS, PEDRO VASSALO; Sampaio, Adelaide Isabel Santos Vieira BragaIn the growing world of Internet of Things (IoT) and factory automation, managing devices in a centralized and efficient manner is crucial since factories have hundreds of thousands of devices per location. Many of these devices are not connected to the internet due to most factory’s restrictions and still need to be managed. As establishing an internet connection from these offline devices is not an option, a secure approach must be designed to manage these devices way. With this objective, this dissertation explores a way to implement this solution dividing it in 2 major components. An edge component that sits in a server inside the factory to manage these devices in a containerized manner, using Azure IoT Edge solution. And a cloud component that has the objective to securely integrate the new edge component into the current solution to ensure a secure hybrid environment that the clients can trust. This work results in a proposition of an edge component, as well as a refined architecture for the cloud resources. Both solutions are highly automated, enabling a reproducible environment on the cloud side and an easy configuration for the client on the edge server.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »