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- A importância do employer branding na atração e retenção de colaboradores no setor hoteleiroPublication . Pires, Cláudia Sofia Lopes; Silva, SusanaO Employer Branding (EB) é uma ferramenta recente, considerada uma estratégia e uma vantagem acentuada para atrair e reter colaboradores nas organizações. Por isso, procuramos perceber como as unidades hoteleiras utilizam no seu estilo laboral algumas práticas de EB, de modo a proporcionar uma maior atração e retenção dos colaboradores. Com o despoletar de uma pandemia, associada ao novo coronavírus (COVID- 19), o setor da hotelaria enfrenta obstáculos sem precedentes. Inseridas num dos setores mais afetados pela crise pandémica, a sobrevivência das unidades hoteleiras depende da sua capacidade de adaptação aos novos desafios que se avizinham. Para a realização do presente estudo, foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativo, em que se realizaram entrevistas semiestruturadas a onze responsáveis de RH, dois indivíduos do sexo masculino e nove do sexo feminino, com idade média de trinta e oito anos, de onze unidades hoteleiras ou grupos hoteleiros. Os dados foram analisados de acordo com os procedimentos da análise temática. Os principais resultados sugerem que as organizações começam a dar cada vez mais importância aos colaboradores e a Gestão de Recursos Humanos (GRH) tem vindo a fazer progressos no que diz respeito à preocupação existente para com os colaboradores. Além disso, foi possível concluir que nos hotéis em estudo, e, para fazer face aos problemas e desafios com que se deparam na gestão quotidiana, cada vez mais estas organizações apostam em práticas de atração e retenção. Finalmente, também foi possível perceber as mudanças ocorridas nos hotéis em estudo quer decorrentes da gestão do quotidiano quer as que se relacionam com as alterações exigidas pela pandemia. Desta forma, podemos concluir a necessidade de os hotéis se reposicionarem no sentido de redefinirem estratégias/práticas de apoio aos seus colaboradores.
- Diagnosis and monitoring of Candida albicans urinary tract infections by eletronic nose analysisPublication . Afonso, Helga Alexandra de Sousa; Rufo, João Cavaleiro; Vieira, MónicaeNose is rapidly gaining prominence as a diagnostic tool for several pathologies. This thesis focuses on the detection of candiduria by monitoring the volatile organic compounds released by the metabolic activity of fungi in urine. Candida spp. is the most common fungus contributing to urinary tract infections. The urinalysys, most used for diagnosis, can sometimes contribute to erroneous conclusions, and urine culture is time-consuming, so it is crucial to develop new detection methods eNose allows the identification of the volatile profile of Candida albicans and is possibly a more effective means of diagnosis and treatment. Initially, to obtain all the information regarding the analysis of urine samples by eNose, a systematic review was written. This included original articles that met pre-determined inclusion factos. All are based on human studies for the detection of pathologies through urine; the results demonstrated the potential of eNose for diagnosis, showing high sensitivity and specificity. In a second phase of the work, a meta-analysis was written. The practical componente of this work involved analyzing diferente urine samples usisng eNose and the comparion of the results obtained to identify candiduria.
- Projeto de empreendimento próprio - Bubble Blossom Glamping & AromaticsPublication . Silva, Hugo José Vale da; Fernandes, Joel; Carvalho, SusanaO objetivo principal deste projeto é verificar a viabilidade da criação de um empreendimento hoteleiro, com a tipologia de glamping, conjuntamente com uma atividade secundária relativa ao cultivo de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM), no concelho de Monção. Deste espaço farão parte produtos e serviços de luxo nas áreas do alojamento, restauração, relaxamento e lazer afetos ao setor hoteleiro, enquanto que para o setor de PAM serão exploradas as vertentes de transformação de produtos de higiene, infusões e exportação de matérias-primas vegetais. Estão ainda englobadas no projeto atividades radicais inseridas no local do empreendimento e outras relacionadas com a fusão de conceitos. A ideia que originou a exploração desta temática foi poder associar duas áreas distintas que se complementam entre si e que ao mesmo tempo possam ser trabalhadas de forma autónoma, combatendo a sazonalidade e garantindo solidez económica. O projeto insere-se nas vertentes de Turismo de Natureza e Paisagístico e Turismo de Saúde e Bem-estar. Tem como público-alvo amantes da natureza, residentes ou não em Portugal, pertencentes à classe média/alta que viajam em busca de experiências diferenciadoras, que primem pelo luxo, privacidade e conforto, num local exclusivo desprovido de contaminação urbana. Este projeto surge como um desdobramento inovador do que tem vindo a ser implementado no âmbito do Agroturismo e, por esse motivo, é considerado pioneiro em Portugal, por não existir nenhum outro empreendimento que explore estas duas vertentes de mercado de forma conjunta. Tem como principal missão e valores dinamizar a região ao nível turístico, social e económico, através da exploração dos seus recursos naturais e paisagísticos, garantindo a fixação de profissionais, promovendo pequenos produtores emergentes e divulgando os melhores produtos que Monção tem para oferecer. Na análise de viabilidade com valor residual para o projeto hoteleiro, na perspetiva do investidor, o VAL (descontado a uma taxa de risco associada de 10%) é de 1.176.911€, com uma TIR de 37,36% e um Payback Period de 4,79 anos. Na mesma ótica para o projeto de cultivo de PAM, o VAL (descontado a uma taxa de risco associada de 10%) é de 208.836€, com uma TIR de 29,59% e um Payback Period de 5,87 anos. Considerados estes valores, conclui-se que o investimento para ambos os projetos é viável, dado que apresentam um VAL positivo, uma TIR acima dos valores exigidos pelo investidor e um Payback Period reduzido.