ESE - ECS - Comunicações em eventos científicos
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Recent Submissions
- Os professores nas aulas de história de Portugal (ou tentativa desta interpretação a partir de uma entrevista)Publication . Maia, Cristina; Moreira, Ana Isabel; Castro, José ArmasEsta comunicação pretende dar a conhecer alguns dados já recolhidos no âmbito de um trabalho de investigação mais amplo e que tem como objetivo principal identificar, analisar e interpretar as representações de professores e alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre história de Portugal e o seu ensino.
- CLIOESE: um projeto de prestabilidade à comunidade docente na área das Ciências HumanasPublication . Maia, CristinaEste trabalho descreve o projeto Oficina Didática de Ciências Humanas, o qual criou uma plataforma colaborativa – ClioESE – que se assumiu como um instrumento destinado à criação de redes de interação entre profissionais da Educação Básica, que permitisse a partilha de experiências e a promoção de uma praxis socio-construtivista no domínio das Ciências Humanas.
- Investigação qualitativa e métodos mistos em Manuais Escolares: um estudo comparativo europeuPublication . Maia, CristinaO nosso artigo aborda as várias áreas de investigação a que se prestam os manuais escolares e, consequentemente, daí emanam um conjunto de categorias de análise que se enquadram em metodologias qualitativas de análise de conteúdo, de análise de discurso, donde destacamos a narrativa histórica, e de métodos mistos. Esta abordagem parte de um estudo comparativo europeu de grande abrangência: manuais escolares de 17 países de três áreas geográficas europeias bem diferenciadas – Europa Ocidental, Europa de Leste e Europa Nórdica – serviram de mote para compreender o ensino da Guerra Fria entre o período final da Guerra Fria e o pós-Guerra Fria. O objetivo deste trabalho é o de apresentar o desenho de uma investigação com um processo inovador de análise qualitativa e quantitativa de dados, um método misto, embora com prioridade à abordagem qualitativa, e que beneficiou da aplicação de software específico. O estudo revelou que este tipo de investigação pode tirar grandes vantagens da combinação destas duas perspetivas metodológicas, evidenciando o interesse em desenvolver métodos mistos em investigação com manuais escolares.
- O Ensino da Guerra Fria nos Manuais Escolares Europeus (1980-2000)Publication . Maia, Cristina
- A Investigação em Manuais Escolares e suas dimensões analíticas: exemplo de um estudo comparativo europeuPublication . Maia, CristinaAs investigações em Manuais Escolares têm-se desenvolvido em Portugal e no Mundo nas últimas décadas com um interesse significativo no contexto da História da Educação e da Educação Histórica, e com importantes repercussões no ensino da História. O nosso artigo tem por finalidade abordar as várias áreas de investigação a que se prestam os Manuais Escolares e, consequentemente, daí emanam um conjunto de categorias de análise que se enquadram em metodologias qualitativas de análise de conteúdo, de análise de discurso, donde destacamos a narrativa histórica, e de métodos mistos. Apontaremos as várias dimensões analíticas desta área de investigação para depois, de seguida, nos centrarmos na aplicação de algumas delas num estudo comparativo europeu de grande abrangência: Manuais Escolares de 17 países de três áreas geográficas europeias bem diferenciadas – Europa Ocidental, Europa de Leste e Europa Nórdica – serviram de mote para compreender o ensino da Guerra Fria entre o período final da Guerra Fria e o pós-Guerra Fria.
- CLIOESE: uma comunidade virtual de (boas) práticasPublication . Maia, Cristina; Barros, Amândio; Moreira, Ana; Ribeiro, CarlaPretende dar-se a conhecer, partilhando reflexões com a comunidade educativa, o projeto de investigação Oficina Didática de Ciências Humanas. Esta Oficina constitui-se como um projeto de investigação-ação, dirigido a todo o universo da Educação Básica. A equipa de investigadores apropriou-se do conceito de Comunidade Virtual de Prática como estratégia, de forma a conseguir a partilha de experiências, um diálogo aprofundado e a promoção de uma praxis socio-construtivista. A questão central de investigação que se coloca é a de saber se uma plataforma colaborativa deste tipo pode criar redes de interação, contribuindo para melhorar as práticas do ensino-aprendizagem das Ciências Humanas.
- O ensino da História da Educação na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (1985-2007)Publication . Maia, CristinaO presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da importância da disciplina História da Educação na formação de professores e de outros profissionais de educação na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, entre a data da sua fundação (1985) e a implementação do Processo de Bolonha (2007). Iremos compreender a sua natureza dentro do quadro curricular dos vários cursos de formação de professores da ESEPP, bem como de técnicos de educação. Para tal, ocupamo-nos dos vários planos de estudos: conteúdos programáticos, orientações metodológicas, avaliação e bibliografia. Também nos interessa a análise da sua carga horária letiva, número médio de alunos por turma bem como o quadro de docentes que lecionaram a disciplina ao longo dos vários anos letivos.
- Aprender História com PowerPoint Didático. Uma perspetiva construtivistaPublication . Maia, Cristina
- A importância do meio local para o 1.º CEB: uma proposta criativaPublication . Maia, Cristina; Inácio, Ana Catarina; Férias, Ana RitaO objetivo desta comunicação prende-se com a importância do meio local na construção de aprendizagens significativas no âmbito das Ciências Humanas, procurando estruturar atividades que promovam o raciocínio e a criatividade dos alunos. Assim, será apresentada uma proposta de tarefas que abrange a temática das Profissões Tradicionais da cidade do Porto, tema possível de ser abordado no Bloco 2 – À Descoberta dos Outros e das Instituições–do Programa de Estudo do Meio para o 3.º ano de escolaridade de uma turma dessa mesma cidade.
- A voz dos estudantes do Ensino Básico: representações sobre a História de PortugalPublication . Maia, Cristina; Moreira, Ana Isabel; Xosé, Armas CastroA comunicação intitulada “A voz dos alunos do Ensino Básico: representações sobre a história de Portugal” pretende apresentar alguns dados já recolhidos no âmbito de um trabalho de investigação mais amplo e que tem como objetivo principal identificar, analisar e interpretar as representações de professores e alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre História de Portugal. Deste mais abrangente estudo interpretativo, apresentamos uma parte particular, neste caso, a análise dos dados coligidos através de uma técnica de recolha de dados qualitativa, a entrevista, junto de alunos que no anterior ano letivo de 2014/15 frequentaram o 6.º ano de escolaridade em seis instituições públicas ou privadas do distrito do Porto, em Portugal. As respostas dos alunos traduziram-se em conceções por si construídas, muitas vezes influenciadas pelos discursos sociais, pelas tradições escolares ou pelas políticas educativas adotadas, sobre a história como saber com especificidades próprias de área científica, como área disciplinar estudada na sala de aula e presente no quotidiano dos sujeitos e sobre acontecimentos e personalidades que compõem a História de Portugal.