Browsing by Issue Date, starting with "2016-06"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Impacto do estilo de liderança no nível de stress dos profissionais do serviço de radioterapia do Instituto Português de Oncologia do PortoPublication . Guedes, Júlia Maria Ferreira da Silva; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daUm novo olhar sobre as organizações hospitalares e sobre a relação entre equipas de liderança e seus colaboradores pode, em última análise, contribuir para um melhor funcionamento de toda a equipa o que, certamente se traduzirá, em benefício para a organização e para os doentes que a ela têm de recorrer. Particularmente na área da saúde, os estudos, ainda escassos, sobre a temática do Stress ocupacional, procuram compreender o impacto do stress ocupacional ao nível do desempenho dos profissionais de saúde, investigando as suas causas. O objetivo principal deste trabalho foi determinar se existe impacto do líder no nível de stress ocupacional dos profissionais do Serviço de Radioterapia do IPO do Porto. Na fundamentação teórica desta pesquisa abordaram-se as principais teorias sobre liderança e não se pretendendo uma apresentação exaustiva de todos os modelos explicativos do Stress ocupacional, procurou-se sistematizar de forma breve os modelos teóricos tradicionais e os mais contemporâneos. Nesta investigação foram utilizados dois instrumentos: o Questionário de Stress nos Profissionais de Saúde (QSPS) instrumento desenvolvido a partir dos trabalhos originais de Gomes (1998) e Gomes, Cruz & Cabanelas (2009) realizados com profissionais diferentes domínios, este instrumento avalia as potenciais fontes de stress no exercício da atividade dos profissionais da saúde; e a Escala Multidimensional de Liderança nas Organizações (EMLO) este instrumento teve a sua origem na Escala Multidimensional de Liderança no Desporto (EMLD) (Gomes & Resende, 2014) desenvolvida por Gomes (2006) mantendo a sua estrutura original, esta versão final encontra-se adaptada a contextos organizacionais. Os participantes consistiram em 89 trabalhadores do Serviço de Radioterapia e Física Médica do IPO do Porto, aos quais foram aplicados os questionários. Os resultados permitem concluir que 51% dos profissionais apresentam stress moderado e 40% consideram que a sua atividade profissional lhes causa bastante stress.
- Padrão de Recrutamento dos Músculos Abdominais Durante os Movimentos Rápidos do Braço em Indivíduos Com e Sem Dor LombopélvicaPublication . Coelho, Vânia Patrícia Almeida; Carvalho, Paulo; Montes, António; Castro, CarlosIntrodução: A estabilidade pode ser alterada devido a um atraso no início da ativação em eletromiografia e/ou na sequência da ativação muscular e/ou na intensidade da ativação, predispondo o indivíduo a distúrbios de controlo motor, incluindo dor lombopélvica (DLP). A eletromiografia de superfície (EMGs) é uma forma de avaliar estes parâmetros. Objetivo: Verificar diferenças do início da ativação na eletromiografia (EMG) e sequência da ativação muscular do transverso abdominal/oblíquo interno (TrA/OI), reto abdominal (RA) e oblíquo externo (OE), usando a EMGs, durante rápidos movimentos de flexão, abdução e extensão do braço, em indivíduos com e sem dor lombopélvica. Métodos: Estudo transversal cuja amostra foi constituída por um grupo de 56 indivíduos que nunca sentiram dor lombopélvica (grupo de Não Dor Lombopélvica – GNDLP) e por outro grupo de 59 indivíduos que tiveram pelo menos um episódio de dor lombopélvica (GDLP), nos últimos 6 meses. Através da EMGs foi captado o sinal eletromiográfico dos músculos deltoide (fibras anteriores, médias e posteriores), TrA/OI, OE e RA. Analisou-se o início da ativação e respetiva sequência de ativação. Os dados estatísticos foram processados no programa SPSS, versão 20.0 para MAC OS, com um nível de significância de 0.05. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos no início da ativação na EMG do TrA/OI (t=-15.842; p<0.001), OE (t=-3.080; p=0.008) e RA (t=-3.646; p=0.001) durante a rápida flexão do braço; TrA/OI (t=-12.073; p<0.001), OE (t=-3.238; p=0.005) durante a rápida abdução do braço; TrA/OI (t= 29.757; p<0.001), OE (t=-12.308; p<0.001) e RA (t=-4.180; p<0.001) durante a rápida extensão do braço. Em ambos os grupos, houve diferenças significativas na análise entre todos os pares de músculos (p<0.001). Conclusão: Observou-se que o GDLP mostrou um atraso significativo no início da ativação EMG do TRA/OI, OE e RA, durante todos os movimentos, e houve uma sequência na ativação muscular consistente entre os dois grupos, exceto no movimento de extensão do braço. Também se verificou, no GDLP, um padrão de ativação muscular similar entre os músculos superficiais/globais e profundos/locais da região lombopélvica em todas as direções de movimento realizadas.
- A Investigação em Manuais Escolares e suas dimensões analíticas: exemplo de um estudo comparativo europeuPublication . Maia, CristinaAs investigações em Manuais Escolares têm-se desenvolvido em Portugal e no Mundo nas últimas décadas com um interesse significativo no contexto da História da Educação e da Educação Histórica, e com importantes repercussões no ensino da História. O nosso artigo tem por finalidade abordar as várias áreas de investigação a que se prestam os Manuais Escolares e, consequentemente, daí emanam um conjunto de categorias de análise que se enquadram em metodologias qualitativas de análise de conteúdo, de análise de discurso, donde destacamos a narrativa histórica, e de métodos mistos. Apontaremos as várias dimensões analíticas desta área de investigação para depois, de seguida, nos centrarmos na aplicação de algumas delas num estudo comparativo europeu de grande abrangência: Manuais Escolares de 17 países de três áreas geográficas europeias bem diferenciadas – Europa Ocidental, Europa de Leste e Europa Nórdica – serviram de mote para compreender o ensino da Guerra Fria entre o período final da Guerra Fria e o pós-Guerra Fria.
- Influência da condição de saúde e física no desempenho do TGlittre em indivíduos com DPOCPublication . Robalinho, Lisa Maria da Silva; Melo, CristinaIntrodução: A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é uma doença multissistémica com repercussões no estado funcional do indivíduo com DPOC. Para avaliar o estado funcional, baseando-se nas atividades da vida diária dos indivíduos com DPOC, foi desenvolvido o teste AVD Glittre (TGlittre). Objetivo(s): Analisar a relação entre o desempenho no TGlittre e a condição de saúde (idade, índice de massa corporal (IMC), volume expiratório máximo no 1º segundo (FEV1) e classificação da Global Initiative For Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD)) e a condição física (força muscular dos membros superiores e inferiores, equilíbrio dinâmico e endurance cardiorrespiratória) em indivíduos com DPOC. Métodos: Estudo analítico transversal constituído por 12 indivíduos (mediana de 69,50 anos) com DPOC. Os participantes foram classificados pela GOLD. Foi avaliado o tempo despendido no TGlittre, a distância na prova de marcha dos 6 minutos (PM6M), o tempo no 8-Foot up-and-go, a resistência máxima dos membros inferiores (leg extension) e a força isométrica dos membros superiores (hand grip). Resultados: Não se verificou diferença no desempenho no TGlittre entre os sexos. O desempenho no TGlittre apresentou uma correlação significativa, forte e positiva com a idade (rs=0,64; p=0,026) e moderada e negativa com o IMC (rs=-0,59; p=0,046). No entanto, o TGlittre não apresentou correlação com o FEV1, a classificação da GOLD, a 1RM do quadricípite, a Hand Grip e o 8-Foot up-and-go. Verificou-se uma correlação significativa, forte e negativa entre TGlittre e a PM6M (rs=-0,602; p=0,038). Os indivíduos com maior tempo no TGlittre, apresentam uma menor percentagem de distância, na PM6M, face ao previsto (U=4,00; p=0,030). Conclusão: Nesta amostra o TGlittre é influenciado pela idade e o IMC pertencentes à condição de saúde e não é influenciado pela força muscular e equilíbrio dinâmico, componentes da condição física. O TGlittre apresenta uma relação com a PM6M na amostra em estudo.
- Auditar a norma ISO 9001:2015- Uma perspectiva global dos auditoresPublication . Fonseca, Luís Miguel; Domingues, José PedroEsta investigação teve como objectivo recolher as opiniões e percepções de auditores, sobre a clareza, auditabilidade e valor da ISO 9001:2015. Através de um survey a nível mundial a auditores certificados IRCA e da posterior análise estatística dos resultados, foi possível concluir que os auditores acreditam que esta nova revisão será uma mais-valia para as organizações que por ela se certifiquem e que os requisitos da norma são claros quer para auditores, quer para auditados. No entanto, os auditores consideram a edição de 2015 da norma ISO 9001 como mais difícil de auditar do que as versões anteriores, provavelmente devido aos novos conceitos introduzidos (pensamento baseado no risco, necessidade de contextualizar a actividade desenvolvida, identificar oportunidades e ameaças, etc.). É de destacar também que as percepções dos auditores parecem ser influenciadas por diversos factores, tais como, a experiência, número de anos e grau de certificação IRCA (International Register of Certified Auditors) e área geográfica onde exercem a actividade.
- Innovation from below: dynamic capabilities of the territory as a source for new social venturesPublication . Freitas Santos, José; Bernardino, SusanaSocial innovation is a critical factor for the conception of new strategies to deal with increasingly complex social problems. Many of these initiatives are pursued at the local level and are based on the dynamic capabilities of a given territory. Through the analysis of the Cooperative Terra Chã, we assess whether dynamic capabilities of a territory can generate opportunities for social innovation and how they can be exploited by local communities. We observe that by using a integrated strategy for the management of the capabilities of a territory, new social ventures are able to cope with severe social issues that are not being adequately addressed by other stakeholders.
- Interoperability between Information Systems of Portuguese Higher Education InstitutionsPublication . Ribeiro, Lígia M; Pereira, Rui Humberto; Pacheco, Osvaldo; Bernardes, Mário; Martins, Ricardo TThe main thrust of this work is to present an interoperability platform between information systems of higher education institutions in Portugal and the main advantages and benefits its use has already allowed within an academic community of about 100,000 users. This interoperability platform, running on a cloud computing environment, was a major result of a project called" IES+ Perto", meaning" Higher Education Institutions Closer", involving some of the most prestigious Portuguese universities and the largest polytechnic in the country. It was developed with a unifying but not intrusive perspective, so that each institution would continue to be solely responsible for the organization and delivery of its information. A common mobility strategy for digital content supported by an application for mobile devices, and a set of services for electronic data transfer between institutions for the academic processes of student national mobility and joint courses of study, have been developed using the interoperability platform.
- Context acquisition in auditory emotional recognition studiesPublication . Carneiro, Davide; Pinheiro, Ana P.; Novais, PauloThis paper describes an environment to assess auditory emotional recognition based on a mobile application. The primary aim of this work is to provide a valuable instrument that can be used both in research and clinical settings, responding to the strong need of validated measures of emotional processing, especially in Portugal. The secondary aim is to acquire and study the participants' interaction behavior with the technological device (e.g. touch patterns, touch intensity), in search for a relationship with medical conditions, cognitive impairments, auditory emotional recognition capacities or socio-demographic indicators. This will establish the basis for the prediction of such aspects as a function of an individual's interaction with technological devices, potentially providing new diagnostic tools.
- O ensino da História da Educação na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (1985-2007)Publication . Maia, CristinaO presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da importância da disciplina História da Educação na formação de professores e de outros profissionais de educação na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, entre a data da sua fundação (1985) e a implementação do Processo de Bolonha (2007). Iremos compreender a sua natureza dentro do quadro curricular dos vários cursos de formação de professores da ESEPP, bem como de técnicos de educação. Para tal, ocupamo-nos dos vários planos de estudos: conteúdos programáticos, orientações metodológicas, avaliação e bibliografia. Também nos interessa a análise da sua carga horária letiva, número médio de alunos por turma bem como o quadro de docentes que lecionaram a disciplina ao longo dos vários anos letivos.
- Impacto de estratégias propriocetivas e/ou vestibulares em sala de aula na melhoria do desempenho escolar de crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem: Revisão Sistemática e Meta-análisePublication . Silva, Sara Manuela Neto da; Trigueiro, Maria João; Rodrigues, Pedro PereiraObjetivo: O objetivo deste estudo é sistematizar a evidência disponível para determinar se as estratégias propriocetivas e/ou vestibulares em sala de aula melhoram o desempenho escolar de crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem. Métodos: Conduziu-se a revisão sistemática com dezasseis artigos entre 2001 e 2015, após pesquisa na Pubmed, b-on, ISI WoK e Scopus. Avaliou-se a qualidade metodológica através da Quality Assessment Tool and Scoring Guidance Notes (QATSDD). Onze estudos foram submetidos a meta-análise por apresentarem dados comparativos para a permanência na posição de sentado, a permanência na tarefa e os comportamentos estereotipados; através do modelo de efeitos aleatórios. Resultados: Foram incluídos estudos de caso e estudos experimentais, em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), atraso de desenvolvimento, dificuldades de atenção e sem patologia, entre o pré-escolar e o 5º ano de escolaridade. As estratégias usadas foram o colete pesado e compressivo, a bola e a almofada, tendo como resultados as aquisições académicas, a produção de letras legíveis, a velocidade de finalização das tarefas, o número de distrações, os problemas de comportamento, os comportamentos estereotipados e a permanência na tarefa e na posição de sentado. A avaliação da qualidade pela QATSDD obteve scores entre 15 e 31. As estratégias propriocetivas e/ou vestibulares tiveram efeito positivo na permanência na posição de sentado e efeito muito próximo do positivo na permanência na tarefa. Já para os comportamentos estereotipados não foi verificado efeito. Para os restantes comportamentos, as estratégias parecem melhorar a produção de letras legíveis, a velocidade de finalização das tarefas e o número de distrações (um estudo). Quanto aos problemas de comportamento, a intervenção pareceu não ter efeito (três estudos). Conclusão: A intervenção parece melhorar a permanência na posição de sentado e, possivelmente a permanência na tarefa. Não podem ser retiradas conclusões para os outros resultados. Dada a heterogeneidade dos estudos, a qualidade metodológica e a ausência de grupo de controlo, sugere-se a realização de estudos com maior nível de evidência.