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Abstract(s)
As investigações em Manuais Escolares têm-se desenvolvido em Portugal e no Mundo nas
últimas décadas com um interesse significativo no contexto da História da Educação e da
Educação Histórica, e com importantes repercussões no ensino da História. O nosso artigo tem
por finalidade abordar as várias áreas de investigação a que se prestam os Manuais Escolares e,
consequentemente, daí emanam um conjunto de categorias de análise que se enquadram em
metodologias qualitativas de análise de conteúdo, de análise de discurso, donde destacamos a
narrativa histórica, e de métodos mistos. Apontaremos as várias dimensões analíticas desta área
de investigação para depois, de seguida, nos centrarmos na aplicação de algumas delas num
estudo comparativo europeu de grande abrangência: Manuais Escolares de 17 países de três
áreas geográficas europeias bem diferenciadas – Europa Ocidental, Europa de Leste e Europa
Nórdica – serviram de mote para compreender o ensino da Guerra Fria entre o período final
da Guerra Fria e o pós-Guerra Fria.
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Keywords
Manuais escolares Educação Histórica Tendências de investigação Categorias de análise Métodos mistos
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Publisher
Porto: CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto