Repository logo
 
Publication

A Investigação em Manuais Escolares e suas dimensões analíticas: exemplo de um estudo comparativo europeu

dc.contributor.authorMaia, Cristina
dc.date.accessioned2019-01-04T12:20:01Z
dc.date.available2019-01-04T12:20:01Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractAs investigações em Manuais Escolares têm-se desenvolvido em Portugal e no Mundo nas últimas décadas com um interesse significativo no contexto da História da Educação e da Educação Histórica, e com importantes repercussões no ensino da História. O nosso artigo tem por finalidade abordar as várias áreas de investigação a que se prestam os Manuais Escolares e, consequentemente, daí emanam um conjunto de categorias de análise que se enquadram em metodologias qualitativas de análise de conteúdo, de análise de discurso, donde destacamos a narrativa histórica, e de métodos mistos. Apontaremos as várias dimensões analíticas desta área de investigação para depois, de seguida, nos centrarmos na aplicação de algumas delas num estudo comparativo europeu de grande abrangência: Manuais Escolares de 17 países de três áreas geográficas europeias bem diferenciadas – Europa Ocidental, Europa de Leste e Europa Nórdica – serviram de mote para compreender o ensino da Guerra Fria entre o período final da Guerra Fria e o pós-Guerra Fria.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8351-56-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12528
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherPorto: CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Portopt_PT
dc.subjectManuais escolarespt_PT
dc.subjectEducação Históricapt_PT
dc.subjectTendências de investigaçãopt_PT
dc.subjectCategorias de análisept_PT
dc.subjectMétodos mistospt_PT
dc.titleA Investigação em Manuais Escolares e suas dimensões analíticas: exemplo de um estudo comparativo europeupt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FCED%2F00194%2F2013/PT
oaire.citation.titleInvestigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileirapt_PT
oaire.fundingStream5876
person.familyNameMaia
person.givenNameCristina
person.identifier.ciencia-idA31B-2518-BFFD
person.identifier.orcid0000-0002-0466-3085
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6804b482-9a4d-42a4-bb2e-e13fdb1fdf94
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6804b482-9a4d-42a4-bb2e-e13fdb1fdf94
relation.isProjectOfPublicationeca9e9d4-dc3f-459e-9628-8f41263bc4a6
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryeca9e9d4-dc3f-459e-9628-8f41263bc4a6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_CristinaMaia_2017_3.pdf
Size:
721.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: