ESE - ECS - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - ECS - Comunicações em eventos científicos by Title
Now showing 1 - 10 of 31
Results Per Page
Sort Options
- O "alquimista de sínteses": António Ferro, a cultura e a propaganda em/de PortugalPublication . Ribeiro, CarlaDesde cedo, na sua vida pública e política, que António Ferro se atribuiu a missão de recuperar a reputação da Nação. Para tal, a propaganda e a cultura constituíram-se, na sua óptica, como armas legítimas e imprescindíveis para a criação de uma certa imagem de Portugal. Como princípios ideológico-políticos, modernidade e tradição, vanguardismo estético e conservadorismo ideológico, numa verdadeira alquimia de sínteses
- An industrial heritage Site – S. Pedro da Cova mining complex 1795-1973Publication . Veludo, SérgioAs Joel Cleto and Suzana Faro (2000) states, the mines of S. Pedro da Cova had its origin with the discovery of the anthracite coal diggings in 1795, changing this place habits until 1970. These mines don’t produce over forty years, but the memories of the working time are still present in that village of the city of Gondomar. In this context, and according to the same authors, two privileged places appeared on the defence of the industrial and mining memories of this global heritage: “Cavalete” and “Casa da Malta” (nowadays transformed into “Museu Mineiro”) (Cleto and Faro, 2000: 20). Due to the rapid degradation of this mining complex and the lack of political and sustainable solutions, which could start by an understanding between institutions, this paper intends to promote an international discussion, in order to find paths to restore and value such important Industrial Heritage Place and considering the case study from the mining complexes of Lumere, Asturias, Spain.
- Os animais: um percurso de exploração em contexto de crechePublication . Maia, Cristina; Ribeiro, Carla; Barbot, António; Pinto, Alexandre; Vale, Ana Lídia; Marçal, Ana; Pedrosa, Ana Sofia; Fonseca, MargaridaNo presente artigo apresenta-se e discute-se uma proposta didática que dá relevância à importância das Ciências (Naturais e Humanas e Sociais) enquanto suporte às atividades das crianças de exploração do mundo que as rodeia.
- António Ferro e a propaganda de um certo Portugal: Berna e Roma, 1950-1956Publication . Ribeiro, CarlaFinais de 1949. António Ferro, diretor do Secretariado Nacional de Informação (SNI) desde 1933, abandona o cargo, sendo nomeado ministro de Portugal em Berna, cargo que ocupa até 1954, mudando-se depois para Roma, onde permaneceu até 1956, data da sua morte. O abandono do cargo de diretor do SNI não significou, contudo, uma interrupção da sua atividade como intérprete e divulgador da “personalidade portuguesa”, descortinando-se na sua ação enquanto ministro de Portugal, em Berna e em Roma, uma continuidade no modelo identitário que tinha implementado no SNI, centrado no demótico como emblema da portugalidade. Homem de ação por natureza, o trabalho diplomático-propagandístico desenvolvido nas respetivas legações, em Berna e Roma, não parecia chegar para o antigo diretor do Secretariado, que criou de raiz um Centro Português de Informações (CPI), primeiro em Genebra e depois em Roma. Esta comunicação procurará, portanto, esclarecer a ação de Ferro neste período, tentando dar resposta a uma série de questões de investigação, que se passam a enumerar: - que ideia de nação portuguesa foi a transmitida por Ferro enquanto ministro de Portugal em Berna e Roma? - que instrumentos foram mobilizados por Ferro nestas funções? - que relação se estabeleceu entre esta ação diplomática de Ferro, de divulgação da nação, e o Secretariado, órgão por excelência da propaganda nacional, neste período dirigido por José Manuel da Costa e depois por Eduardo Brazão? - como funcionavam os Centros Portugueses de Informação? - que consequências resultaram desta ação de divulgação de Portugal no estrangeiro liderada por Ferro? - que correspondência existiu entre os objetivos traçados e as realizações efetivas?
- Aprender História com PowerPoint Didático. Uma perspetiva construtivistaPublication . Maia, Cristina
- O Arsenal Real do Exército do Porto 1802/1812Publication . Veludo, SérgioA Carta Régia de 12 de Julho de 1802, que estabelecia a formação de um designado Arsenal de Artilharia e Depósito de Armas e Munições de Guerra na cidade do Porto, tinha como principal objectivo facilitar o apoio logístico às Praças de guerra das Províncias do Norte: Trás-os-Montes, Minho e Beira. Nesse contexto foram dadas instruções à Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra para proceder a uma inspecção ao Trem já existente no Porto, que pela sua localização e pela natureza do edifício, teria capacidade para lá se concentrarem artilharia, armas e munições para abastecimento das Praças de guerra das Províncias do Norte e das unidades presentes nas províncias militares do Norte de Portugal. Assim, foi ordenado que se concentrassem nas instalações do Arsenal os materiais de outros depósitos e que se adoptasse uma estrutura semelhante ao Real Arsenal do Exército em Lisboa. Neste processo dever-se-ia proceder a um inventário rigoroso dos materiais existentes nas instalações do Porto e nos depósitos dependentes
- O cinema do SPN/SNI – o ideal de Ferro, a realidade de chumboPublication . Ribeiro, CarlaFramework aims: To analyze Ferro’s political and aesthetic actions towards the portuguese cinematography. • To grasp the contours that its “Política do Espírito”(“Policy of the Spirit") has taken in the cinematographic field. • To understand what were the outcomes attained - the reception and the resistances to his purposes
- CLIOESE: um projeto de prestabilidade à comunidade docente na área das Ciências HumanasPublication . Maia, CristinaEste trabalho descreve o projeto Oficina Didática de Ciências Humanas, o qual criou uma plataforma colaborativa – ClioESE – que se assumiu como um instrumento destinado à criação de redes de interação entre profissionais da Educação Básica, que permitisse a partilha de experiências e a promoção de uma praxis socio-construtivista no domínio das Ciências Humanas.
- CLIOESE: uma comunidade virtual de (boas) práticasPublication . Maia, Cristina; Barros, Amândio; Moreira, Ana; Ribeiro, CarlaPretende dar-se a conhecer, partilhando reflexões com a comunidade educativa, o projeto de investigação Oficina Didática de Ciências Humanas. Esta Oficina constitui-se como um projeto de investigação-ação, dirigido a todo o universo da Educação Básica. A equipa de investigadores apropriou-se do conceito de Comunidade Virtual de Prática como estratégia, de forma a conseguir a partilha de experiências, um diálogo aprofundado e a promoção de uma praxis socio-construtivista. A questão central de investigação que se coloca é a de saber se uma plataforma colaborativa deste tipo pode criar redes de interação, contribuindo para melhorar as práticas do ensino-aprendizagem das Ciências Humanas.
- Cultura Popular em Portugal: de Almeida Garrett a António FerroPublication . Ribeiro, CarlaA Nação, fenómeno da modernidade, impôs a identidade nacional como uma forma de identidade colectiva que apela a um discurso assente na unidade, originalidade e diferença. Para os movimentos nacionalistas que nascem fruto da ideologia liberal do século XIX, ideologia esta que deixou de fornecer os vínculos sociais e hierárquicos aceites pelas sociedades precedentes, os vácuos gerados foram preenchidos com novas tradições, novas formas de identificação colectiva, “exercícios de engenharia social muitas vezes deliberados e sempre inovadores” (1997: 22), nas palavras de Hobsbawm e Terence Ranger.