Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
10.78 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação intitulada “A voz dos alunos do Ensino Básico: representações sobre a
história de Portugal” pretende apresentar alguns dados já recolhidos no âmbito de um trabalho de investigação mais amplo e que tem como objetivo principal identificar, analisar e interpretar as representações de professores e alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre História de Portugal. Deste mais abrangente estudo interpretativo, apresentamos uma parte particular, neste caso, a análise dos dados coligidos através de uma técnica de recolha de dados qualitativa, a entrevista, junto de alunos que no anterior ano letivo de 2014/15 frequentaram o 6.º ano de escolaridade em seis instituições públicas ou privadas do distrito do Porto, em Portugal. As respostas dos alunos traduziram-se em conceções por si construídas, muitas vezes influenciadas pelos discursos sociais, pelas tradições escolares ou pelas políticas educativas adotadas, sobre a história como saber com
especificidades próprias de área científica, como área disciplinar estudada na sala de aula e presente no quotidiano dos sujeitos e sobre acontecimentos e personalidades que compõem a História de Portugal.
Description
Keywords
Ensino Básico Educação histórica Representações dos alunos História de Portugal
Citation
Publisher
Red 14 - Universidade de Santiago de Compostela