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Authors
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Abstract(s)
O nosso artigo aborda as várias áreas de investigação a que se prestam os manuais escolares e,
consequentemente, daí emanam um conjunto de categorias de análise que se enquadram em metodologias
qualitativas de análise de conteúdo, de análise de discurso, donde destacamos a narrativa histórica, e de
métodos mistos. Esta abordagem parte de um estudo comparativo europeu de grande abrangência: manuais
escolares de 17 países de três áreas geográficas europeias bem diferenciadas – Europa Ocidental, Europa de
Leste e Europa Nórdica – serviram de mote para compreender o ensino da Guerra Fria entre o período final
da Guerra Fria e o pós-Guerra Fria. O objetivo deste trabalho é o de apresentar o desenho de uma investigação
com um processo inovador de análise qualitativa e quantitativa de dados, um método misto, embora com
prioridade à abordagem qualitativa, e que beneficiou da aplicação de software específico. O estudo revelou
que este tipo de investigação pode tirar grandes vantagens da combinação destas duas perspetivas
metodológicas, evidenciando o interesse em desenvolver métodos mistos em investigação com manuais
escolares.