ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
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- 1.0Publication . Almeida, Joana Filipa Casimiro; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deO presente texto e projeto artístico foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Artes Cénicas-especialização Interpretação/direção artística e tem como tema a construção de um solo de dança contemporânea, inspirando no poema de Maria Teresa Horta "A pele”. A opção de construir um solo foi motivada pelo desafio de ser coreógrafa e intérprete em simultâneo, visto que até agora só desenvolvi trabalho como intérprete-criadora. O projeto que desenvolvi para este estudo coloca-me numa nova posição. Com efeito, em projetos artísticos anteriores desenvolvi trabalho como intérprete-criadora. Nessa condição tinha de produzir material criativo como é óbvio, mas não era da minha responsabilidade selecioná-lo. Colocando-me, neste projeto, como intérprete e coreógrafa passa a ser minha responsabilidade assumir a seleção do material dramatúrgico produzido, bem como de toda a estrutura da peça.
- 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativaPublication . Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Ramos, PauloO presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, na classe do Professor Cooperante Paulo Ramos e também baseado no projecto de investigação que consistiu na entrevista e análise comparativa dos 14 estudos para guitarra do guitarrista e compositor Máximo Diego Pujol. Ao longo deste relatório serão apresentadas informações relevantes sobre a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, as planificações e observações realizadas no contexto dessa mesma Prática e o Projecto de Investigação que aborda os 14 Estudos para Guitarra do compositor Máximo Diego Pujol. Partindo de uma abordagem metodológica de âmbito qualitativo, foi realizada uma entrevista ao compositor, tendo-se procedido a um estudo comparativo, no âmbito das questões técnico-interpretativas colocadas. A realização deste relatório e as aprendizagens e reflexões decorrentes do mesmo revelam-se fundamentais para o desenvolvimento das competências pedagógicas e aquisição de novos conhecimentos e estratégias de ensino a aplicar num futuro próximo.
- 1º ACTO - Música de Cena de João Loio: Espectáculo apresentado no Teatro Rivoli - FITEI -2005Publication . Beja, FranciscoConhecia há bastante tempo a maior parte do reportório a executar, quer por audição das músicas em CDs e concertos, e quer por ter visto alguns dos espetáculos de que faziam parte. Tratando-se de composições para a Cena, este conhecimento prévio teve alguma importância na busca de ambientes para cada tema. Elaborei este trabalho tendo ainda como referência experiências anteriores com espetáculos do João Loio, nos quais a teatralidade do alinhamento e da apresentação dos diferentes temas era um elemento fundamental. Neste projeto interessou-me explorar duas ideias básicas: a sensação de fecho e abertura do campo visual, provocada pela ocultação do Ciclorama, que cria uma caixa preta adequada a uma certa intimidade, e também a introdução de cor, dominada pela presença do ciclorama, contribuindo para a criação da ambiência de cada tema.
- 35 anos de composição para oboé em Portugal (1980-2014): levantamento e caracterização das obrasPublication . Alves, Nelson Jorge Machado; Moreira, Daniel Filipe PintoA escassez de bibliografia e a dispersão de informação sobre música portuguesa para oboé dificultam o seu conhecimento e a sua divulgação. Neste trabalho, realiza-se um levantamento e uma breve caracterização do repertório contemporâneo português para oboé: mais especificamente, das obras para oboé solo ou com acompanhamento de um outro instrumento, escritas em Portugal, entre 1980 e 2014. Do levantamento inicial foi possível a apresentação de um catálogo com informações básicas sobre um total de 61 obras. De forma a realizar a breve caracterização dessas obras, utilizaram-se dois métodos de investigação distintos: um de natureza quantitativa e outro de tipo qualitativo. No primeiro, foram realizados inquéritos a todos os compositores com obras em catálogo; no segundo, entrevistas a três desses compositores. Para além de se ter conseguido aglomerar num só documento toda a informação dispersa, os dados obtidos revelam que as principais motivações para a composição das obras devem-se sobretudo à iniciativa dos compositores ou solicitações de intérpretes. Um elevado número de estreias, baixas percentagens de colaboração entre compositores e intérpretes e de consulta de bibliografia específica sobre o instrumento foram outros dos resultados obtidos. Verificou-se ainda que as técnicas menos convencionais mais utilizadas são comuns a vários instrumentos de sopro. Mas o mais significativo, foi constatar o aumento do número de obras e um crescente interesse pela música contemporânea portuguesa para oboé.
- 4em1 - Construção do corpo elementoPublication . Alves, Catarina Isabel Oliveira; Azevedo, Eva Leitão4em1- Construção do Corpo Elemento é uma proposta performativa que se baseia na análise, através do movimento, dos quatro elementos da Natureza - Terra, Água, Ar e Fogo. Ao longo desta monografia pretendo expor o processo criativo, incluindo inspirações e referências bibliográficas, bem como os “tormentos” e “deslumbramentos” que originaram a performance final. 4em1- Construção do Corpo Elemento é o culminar de dois anos de pesquisa sobre a interação entre os quatro elementos da Natureza e o corpo em movimento, que se iniciou com o projeto Matéria (In)CORPOrada durante a Pós-Graduação em Dança Contemporânea na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto) e que emerge na presente monografia enquanto reflexão sobre a criação de uma performance artística no âmbito do Mestrado em Artes Cénicas - Interpretação e Direção Artística na mesma instituição de ensino. Mantendo como focos a Terra, a Água, o Ar, o Fogo e o Corpo percebi que esta era uma oportunidade para dançar os elementos da Natureza e para isso tinha que, consequentemente, descobrir como é que o meu corpo dança, a sua história, a sua experiência de sete anos nas danças africanas e de que forma isso me guia na descoberta das qualidades de movimentos de cada um dos elementos. Ao longo da criação é feita uma pesquisa através da observação participante de aulas regulares das danças da costa oeste de África, lecionadas por Eva Azevedo, e do curso profissional Farisogo Sira- O Caminho do Corpo também lecionado pela mesma docente. Desta pesquisa surgem qualidades e padrões de movimento que posteriormente se cruzam com a pesquisa empírica dos quatro elementos da Natureza e que são levados para a prática através da consciência corporal e de técnicas como a improvisação e consciência corporal. 4em1 que é o culminar da vontade de um corpo de ser ele próprio Elemento.
- 5 arrangiamenti di concerti di Vivaldi per quintetto di clarinetti: Concerti n. 1 e 2 Op. 10, n. 7 e 12 Op. 8 e n. 8 Op. 3Publication . Cortini, Silvia; Silva, Pedro Alexandre Sousa eQuesto lavoro analizza la relazione tra il clarinetto e la musica di Antonio Vivaldi attraverso gli arrangiamenti di cinque concerti del compositore. Nel primo capitolo viene fatta una contestualizzazione del ruolo del clarinetto, sia in chiave storica che musicale, e della sua relazione con Vivaldi e il repertorio barocco. Il secondo capitolo ha carattere storico, e descrive la vita e le opere del compositore, ed il periodo barocco in musica. Il terzo capitolo è dedicato all’analisi dei concerti scelti per fare gli arrangiamenti: concerti n. 1 e 2 Op. 10, concerti n. 7 e 12 Op. 8 e concerto n. 8 Op. 3. Il quarto capitolo spiega nel dettaglio il processo di stesura degli arrangiamenti. In allegato si trovano le partire dei concerti arrangiati.
- À flor da pele: interioridades de um monólogoPublication . Fernandes, Sofia Príncipe dos Santos Sá; Durães, António Alberto Calçada Miranda; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deO monólogo constitui um ponto alto no percurso artístico de um actor e, não obstante, nem todos os actores escolhem interpretá-lo e os que o fazem contam, muitas vezes, com uma experiência profissional já consolidada. Recorrendo ao tema das emoções para investigar o fenómeno, identificamos e quantificamos as emoções sugeridas pela ausência de contracena e ainda pela carga emotiva dos assuntos abordados - no caso, o Universo Feminino. Delineada como pesquisa transversal de abordagem qualitativa, a observação directa e participante vale-se então da interpretação de um monólogo e da criação de um texto original para o efeito. No decorrer do estudo, a vivência pessoal e subjectiva do pesquisador não consegue dar origem a um resultado definitivo mas é responsável por acrescentar os conceitos - público e crítica - à discussão. O público enquanto elemento de contracena e enquanto formador de opinião ou crítica. E de facto, já no final do processo, conclui-se que a questão da crítica, seja a do público ou a autocrítica, tem um impacto preponderante no comportamento dos actores e é precisamente na forma como lidam emocionalmente com essa questão que encontramos a resposta ao problema.
- A. Schoenberg e a herança de J. BrahmsPublication . Seabra, Francisco de Oliveira Guedes; Torres, Madalena Abranches de SoveralA presente monografia tem como objetivo analisar a relação entre a música de Arnold Schoenberg e Johannes Brahms, partindo das obras apresentadas no recital final de mestrado em piano. O foco desta análise incide sobre as características composicionais que Schoenberg integra no seu processo criativo e cuja origem esteja intimamente ligada à tradição Germânica e particularmente a Brahms. Paralelamente, procurar atribuir uma perspetiva histórica à sua linguagem idiomática.
- Abandono escolar na transição para o secundário - estudo de caso da classe de guitarra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de BragaPublication . Espírito Santo, André Sales do; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Gandarela, VítorEste Relatório de Estágio Profissional descreve todo o meu percurso no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo de 2018/2019 e apresenta as atividades por mim desenvolvidas no âmbito de Ensino de instrumento – Guitarra. No início farei uma contextualização histórica do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, passando depois a descrever a sua estrutura organizacional, os seus documentos orientadores, e as especificidades da disciplina de guitarra. No segundo capítulo irei caracterizar os alunos a cujas aulas assisti ao longo de todo o ano letivo e aos quais lecionei em aulas assistidas. No terceiro e último capítulo irei apresentar o meu projeto de investigação que, como o título indica, se irá focar no abandono dos alunos de guitarra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga na transição para o secundário. O objetivo deste projeto de investigação foi tentar encontrar as razões para o referido abandono e contribuir para a formulação de possíveis soluções para este problema.
- Uma abordagem na ótica do realizador na curta-metragem ficcional "iMad"Publication . Gomes, Guilherme Boaventura Teixeira; Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Moreira, José Miguel MartinsCom a curta-metragem de ficção iMad, projeto final do Mestrado em Comunicação Audiovisual, nas vertentes de Produção e Realização, quisemos realizar um filme de ficção que abordasse a pertinente e atual relação do homem com o desenvolvimento tecnológico, de resto, uma temática emergente no cinema contemporâneo, inspirada pelo clima de mudança face à crise atual e a uma incerteza quanto às consequências do tremendo desenvolvimento da ciência. Neste ensaio, a partir do estudo da narrativa literária e da sua relação com a linguagem cinematográfica, procurou-se identificar a forma diegética mais adequada às temáticas refletidas no filme, como são a ficção especulativa, a ficção futurista ou as realidades alternativas. Além disso, com iMad, um filme que aglutina uma multiplicidade de géneros, sobretudo o filme noir, o policial e um certo expressionismo kafkiano, a opção por um registo narrativo e visual alegórico, levado quase ao limite da verosimilhança (devido à premissa que explora: a proibição abrupta do uso do papel), em última análise, questiona-se o próprio cinema como uma forma de expressão artística em risco (ou não) devido a este futuro incerto.