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- Relatório de estágio na empresa Sigma 3: criação e gestão de conteúdos e redes sociais no programa CC All StarsPublication . Pascoal, Cláudia Rafaela Teixeira; Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Belo, MadalenaO presente relatório descreve a minha experiência enquanto estagiária na empresa Sigma 3 no programa CC ALL Stars – Curto Circuito, na Sic Radical nos estúdios da SIC no Parque Holanda em Carnaxide. Realizado no âmbito do Mestrado em Comunicação Audiovisual, especialização em Produção e Realização Audiovisual, ministrado pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, o estágio durou quatro meses e esteve dividido em duas fases. Numa primeira fase desenvolvi trabalho na parte de produção do programa e numa segunda fase integrei um papel criativo na geração de novos conteúdos audiovisuais, não só no programa em direto mas também na gestão das redes sociais do programa. Durante o estágio tive a oportunidade de trabalhar com diversos profissionais de diferentes áreas, tendo a oportunidade de adquirir variados conhecimentos não só em produção, mas igualmente em realização, edição e criação de conteúdos, desenvolvendo um trabalho variado e criativo com todos eles.
- O Monomito na curta-metragem RafeiroPublication . Lopes, Pedro Moreira; Moreira, José Miguel Martins; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoO presente ensaio tem como propósito fundamentar a eficácia da utilização do Monomito, um conceito desenvolvido por Joseph Campbell, na curta-metragem Rafeiro (2016), um filme realizado no âmbito do Mestrado em Comunicação Audiovisual, especialização em Produção e Realização Audiovisual e, ao mesmo tempo, sendo o protagonista do Rafeiro um anti-herói, ao contrário do habitual na Jornada do Herói, iremos procurar compreender as consequências desta variação da composição da personagem, no Monomito em geral e no Rafeiro (2016) em particular.
- Perspetivas sobre a representação fotográfica da arquitetura e dos lugaresPublication . Augusto, Sofia Alexandra Ferreira; Silva, Olívia Maria Marques daO ensaio que se apresenta consiste num relatório de estágio efetuado na Scopio Editions, sob orientação do Prof. Doutor Pedro Leão Neto, durante o período de dezembro de 2015 a março de 2016, cumprindo 300 horas de trabalho previamente estabelecidas. A Scopio Editions trata-se de uma editora independente que está inserida no grupo de investigação CCRE (Centro de Comunicação e Representação Espacial) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (CCRE-CEAU/FAUP), e que funciona também em parceria com a Cityscopio – Associação Cultural. O trabalho desenvolvido durante este estágio pode dividir-se em dois tipos: um, relacionado com atividades de teor editorial (levantamento fotográfico de publicações, paginação de publicações, cobertura fotográfica de eventos do CCRE, gestão de conteúdos da plataforma on-line da Scopio Network) e outro, relacionado com investigação (neste caso, visual e teórica) à volta do universo e tema de estudo da própria Scopio, isto é, da Arquitetura, Cidade e Território a partir da Fotografia Documental enquanto instrumento (artístico). Este trabalho de investigação é na verdade o trabalho central e principal deste estágio, tendo sido necessário para isso um prévio trabalho de pesquisa acerca de autores e publicações (da própria Scopio Editions e outros) que fossem de encontro aos interesses artísticos e estratégicos deste projeto. Este trabalho teórico-prático, que fora proposto pelo tutor de estágio, teve como objetivo retratar o edifício da FAUP na sua rotina diária registando diversos momentos de apropriação (alguns através de uma estratégia que explorasse diferentes pontos de vista de um mesmo momento), sendo que a problemática estaria em contornar o típico formalismo da “fotografia de arquitetura”, normalmente acrítico e de compromisso comercial, criando uma narrativa visual. Este caso de estudo intitula-se de Arquitetura e Fotografia - Mapeamento Fotográfico: apropriação, perceção, momento (AF-MF), e faz parte de um projeto mais vasto que irá incluir no futuro outros casos de estudo de outros autores. A par desta investigação (que se regia por determinadas premissas estabelecidas pelo tutor, pelo que respondia a um desafio proposto), surgiu uma necessidade pessoal de criar um segundo projeto acerca dos espaços da FAUP, de um teor mais experimental, explorando não só a linguagem visual como também a sonora, numa visão bastante particular, fruto da vivência diária neste espaço. Trata-se do projeto Perceptório, onde se explora a ideia de fronteira entre o lugar e o não-lugar, a partir do jardim (onde se encontra o Centro I&D da FAUP e o Pavilhão Carlos Ramos) que está cercado por um muro, separando-o das estradas que por ali passam, e que constituem as pré-existências e o ponto de origem do desenho de todo o conjunto edificado. Desta forma foi possível explorar outro tema a partir do mesmo local, possibilitando ainda a exploração conceptual do mesmo através da criação de um livro de artista, de uma instalação de som e imagem e ainda na criação de um website pessoal com uma galeria de imagens. Concluindo, este relatório descreve detalhadamente a minha colaboração nas atividades editoriais da Scopio Editions, assim como explora teórica e visualmente o tema da Paisagem, Cidade e Arquitetura, através de dois projetos fotográficos distintos, que buscam diferentes formas de pensar a fotografia de arquitetura e dos lugares.
- À flor da pele: interioridades de um monólogoPublication . Fernandes, Sofia Príncipe dos Santos Sá; Durães, António Alberto Calçada Miranda; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deO monólogo constitui um ponto alto no percurso artístico de um actor e, não obstante, nem todos os actores escolhem interpretá-lo e os que o fazem contam, muitas vezes, com uma experiência profissional já consolidada. Recorrendo ao tema das emoções para investigar o fenómeno, identificamos e quantificamos as emoções sugeridas pela ausência de contracena e ainda pela carga emotiva dos assuntos abordados - no caso, o Universo Feminino. Delineada como pesquisa transversal de abordagem qualitativa, a observação directa e participante vale-se então da interpretação de um monólogo e da criação de um texto original para o efeito. No decorrer do estudo, a vivência pessoal e subjectiva do pesquisador não consegue dar origem a um resultado definitivo mas é responsável por acrescentar os conceitos - público e crítica - à discussão. O público enquanto elemento de contracena e enquanto formador de opinião ou crítica. E de facto, já no final do processo, conclui-se que a questão da crítica, seja a do público ou a autocrítica, tem um impacto preponderante no comportamento dos actores e é precisamente na forma como lidam emocionalmente com essa questão que encontramos a resposta ao problema.
- Salto: da memória ao territórioPublication . Gigante, João Manuel Matos; Carvalho, José Maçãs de; Conceição, Marco Paulo BarbosaA proposta a apresentar assenta num conjunto de conceitos que abordam uma relação entre a revisitação a um passado familiar, através das fotografias de família, e a construção documental fotográfica e sonora tendo o território e a fronteira como resposta. As fotografias de família são a alavanca e é nestas que encontro o ponto de partida. Numa leitura exaustiva sobre as mesmas, entendo que existe uma relação importante com aquilo que foi a viagem clandestina do meu pai em 1971 para França. Nestas mesmas fotografias existe uma falha: não existem fotografias que documentem a viagem que realizou. É a partir destes conceitos, entre o que é um memento e a ausência de parte desta memória, que pretendo metaforizar a sua viagem “a salto”. A partir das fotografias de família (e depois de encontrar o ponto de partida) é criada uma relação com o conceito de território e fronteira. A utilização destes conceitos sustenta a construção de uma viagem, realizada, no presente, por mim enquanto autor. Utilizo o território e aquilo que o identifica visualmente (estradas, trilhos, sinalética, etc…) como proposta de reconstrução do percurso até à fronteira. As imagens e sons realizados descrevem uma possível viagem na atualidade sobre um território que teria sido o que o meu pai atravessou. O facto de o meu pai apenas se lembrar que teria sido em Melgaço o lugar de passagem, ajudou a que a minha construção pudesse ser ampla e plasticamente polissémica. Assim, através de uma exposição e livro de autor, bem como da teorização a partir deste ensaio, existe a revisitação a um passado familiar, inscrevendo um assunto global (a emigração clandestina em Portugal) criando uma resposta à problemática. Realizo aquilo que poderia ter sido a sua viagem, mas que, pela construção e abordagem, pretende ser mais. Ou seja, este trabalho formaliza conceptualmente a construção de uma viagem visual pelo território sustentada naquilo que é a história pessoal do meu pai.