ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural
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- Os 15 Anos do Serralves em Festa e o seu impacto no turismo cultural na cidade do PortoPublication . Sousa, Vera Lúcia da Silva; Barros, Amândio Jorge Morais; Lambert, Maria de FátimaA dissertação apresentada surge no âmbito do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural. Tem como objetivo principal compreender a evolução do evento Serralves em Festa durante as suas quinze edições e determinar o impacto que este possa ter sobre a instituição responsável, a Fundação de Serralves e na comunidade como sendo uma oferta turística cultural da sua metrópole, o Porto. Considerado como um referencial da Fundação e o maior e mais significativo festival das artes visuais e performativas do país, de forma gratuita, destinado a todas as pessoas, de todas as idades. Para a sua análise foi fundamental, um estudo exaustivo sobre sua calendarização; os eixos da programação; formas de comunicação e divulgação usadas; os seus parceiros e apoios; os responsáveis técnicos e ainda a afluência de públicos nacionais e internacionais durante os seus quinze anos, para assim, comparar como era em 2004 e em 2018. Dos primórdios até à atualidade a cultura continua a ser uma das principais motivações das viagens em todo o mundo. Contudo foram modificando o que influenciou a caracterização do turismo cultural e o perfil do turista cultural, ou seja, a relação do turismo com a cultura. A celebração de eventos culturais pode desempenhar vários papéis que vão desde a atração de turistas, à animação de atrações fixas, à dinamização de outras atividades até de suporte à criação de uma imagem do destino turístico, pois estes podem constituir ferramentas estratégicas na gestão dos patrimónios e territórios ajudando-os a delinear a oferta turística e promovendo o desenvolvimento das economias locais e regionais.
- Os Ateliers Marques Abreu & Cª no Centro Português de Fotografia: À descoberta de um acervoPublication . Neto, Marta Sofia Esteves; Lambert, Maria de Fátima; Lemos, AugustoEste relatório, apresenta o processo de estudo do acervo Ateliers Marques Abreu & Cª de José Antunes Marques Abreu (1879-1958) e filho José Marques Abreu Júnior (1909-1969). O trabalho por eles desenvolvido insere-se no contexto História da Fotografia na Cidade do Porto, sendo ambos percursores de um relato documental através da fotografia e fotogravura de monumentos históricos nacionais. O estudo deste acervo baseia-se nos princípios, normas e técnicas da arquivística, que são aplicados no sentido da recolha, análise, identificação, organização, descrição, armazenamento e divulgação. A arquivística permite a elaboração de vários instrumentos de pesquisa que têm como objetivo identificar, localizar e resumir, em diferentes graus, os acervos, as secções, as séries e as unidades documentais existentes num arquivo, estes consistem numa forma de descrição, sendo o único caminho viável para alcançar os utilizadores. O CPF intervém na preservação do património fotográfico, tendo como missão salvaguardar, valorizar e promover o mesmo. Marques Abreu é parte integrante deste património, identificando-se a necessidade da sua conservação, análise e divulgação. Com base num estudo sobre os autores e as normas internacionais do Conselho Internacional de Arquivos, ISAD(G) e SEPIADES, foi efetuado o recenseamento de documentação numa Folha de Recenseamento de Dados, que auxilia a análise física e o estudo dos elementos constituintes. O recenseamento obtido servirá de base para uma posterior inventariação que irá ser classificada, descrita e disponibilizada na plataforma DigitArq, de modo a tornar-se acessível aos utilizadores dando a conhecer as obras e o percurso dos fotógrafos.
- Casa-Museu de Vilar - A imagem em movimento: inventário da coleção pré-cinemaPublication . Sousa, Andreia Patrícia Teixeira de; Lambert, Maria de FátimaO projeto de estágio consiste na inventariação da sala do Pré-Cinema (período cinematográfico considerado até 1895) da “Casa-Museu de Vilar – A Imagem em Movimento”. Esta situa-se em Vilar do Torno e Alentém (concelho de Lousada) e é dirigida pelo realizador Abi Feijó (Dr. Álvaro Feijó). A estada ocorre na casa-museu, entre os meses de outubro de 2018 a junho de 2019, sob orientação do próprio Abi Feijó, no sentido de viabilizar ao público-alvo da instituição, conhecimento específico sobre as peças da sala mencionada. O objetivo principal é a criação de fichas de inventário, com a finalidade dos utilizadores terem acesso às mesmas, tendo estas dados representativos da evolução/origem do Cinema. Estes dados só eram possíveis de obter, até à data, subentendidos nas visitas-guiadas levadas a cabo pelo realizador ou após a leitura de vários livros da biblioteca da casa-museu, não tendo a bibliografia documentação singular sobre as peças museológicas. Além do processo de desenvolvimento do estágio, o presente documento contextualiza a Casa-Museu de Vilar, sintetiza o que é o Cinema de Animação – estudando o caso-prático de Abi Feijó e Regina Pessoa – e enquadra a História do Pré-Cinema na coleção existente na casa-museu.
- Centro interpretativo Casa do Ourives de GondomarPublication . Santos, Catarina da Conceição Fonseca Lourenço dos; Barros, Amândio Jorge Morais; Araújo, Maria José Freitas Borges deO projeto de criação de um Centro Interpretativo em Gondomar, que designamos a “Casa do Ourives”, constitui-se como possibilidade de criar um local de exposição de diversos artefactos da cultura material e ainda do património imaterial, através de testemunhos da comunidade. Com este projeto espera-se contribuir para divulgar e disseminar junto da população local, mas também junto de outros visitantes nacionais e internacionais, as memórias e o património cultural da região, como parte da história de Gondomar dando-lhe visibilidade e reconhecendo a sua importância e valor. O objetivo principal foi trabalhar temáticas ligadas ao património deste concelho, para a preservação das memórias ainda existentes, de modo a perpetuar o legado das gerações produtoras mas também consumidoras. Ao mesmo tempo, pretendeu-se desenvolver um espaço cultural que revelasse a historicidade e importância da produção da ourivesaria em Gondomar, realçando peças e artífices. A estratégia de implementação e programação passou pela diversificação das fontes investidoras, fidelização de parcerias, envolvimento da comunidade local, através de um plano de comunicação que chegasse a todo o tipo de públicos.
- O cerco de Malta 1940-1942: imaterialização da memóriaPublication . Costa, Joan Carla Camilleri da; Coelho, Sérgio Alexandre Soldá da Silva VeludoDesde tempos antigos que a Humanidade tem uma necessidade e consciência de que o acontecimento tem de ser registado pois, é através desses progressos documentais que vamos tendo conhecimento de como a sociedade se comporta. A História de um arquivo não deixa de ser um tema em desenvolvimento e fundamental para a construção de uma sociedade que se encontra em constante progresso, mas que não pode nem deve descurar as suas memórias materiais e imateriais, sob pena de perder a sua própria identidade. O Arquivo Nacional de Malta teve início na década de 1970, um dos grandes impulsionadores na área arquivística foi Sir Hilary Jenkinson. Este arquivo e tal como referido acima é em boa parte a memória da história destas ilhas durante a Segunda Guerra Mundial naquilo que designam como Segundo Cerco de Malta (1940-1942), em que a resistência dos malteses e dos ingleses que compunham a sua guarnição bloquearam com sucesso, apesar das enormes perdas e danos que sofreram, o esforço de guerra ítalo-germânico no Norte de África (bastará ter em conta que a RAF baseada em Luqa atacou constantemente os comboios navais de abastecimento que saíam da Itália em direção ao Norte de África, comprometendo assim, o abastecimento logístico das tropas italianas e, sobretudo do Áfrika Korps de Rommel a um ponto que este terá afirmado que já não tinha gasolina para os seus carros de combate (vd. Glossário). Os arquivos malteses estão divididos em dois setores em arquivos governamentais, semipúblicos, privados e eclesiásticos, segundo o relatório de Jenkinson, sendo que, o seu principal objetivo era salvaguardar a informação num só local, pois esta encontrava-se dispersa. É importante frisar de que estes arquivos se encontram fragmentados pela ilha, mas os repositórios encontram-se hospedados na Biblioteca Real de Malta ou na Biblioteca da Universidade. Um marco histórico importante foi o Cerco de Malta que ocorreu no século XX (1940-1942) e, que foi um acontecimento importante e revolucionário pois, a luta constante e tentativa de controle sobre este arquipélago era determinante para que as forças dos Aliados vencessem a 2ª Guerra Mundial.
- A cortiça na oferta turística de Santa Maria da Feira: uma proposta para a sustentabilidadePublication . Pereira, Sara Fernandes; Ponte, António daO projeto apresentado surge no âmbito do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, e é de caráter prático. É idealizado para o desenvolvimento Cultural da Cidade de Santa Maria da Feira, através da criação de três programas que se desenvolverão em vários locais do Município ao longo de um ano. Estes integrarão ainda várias atividades planeadas para quatro grupos: a Comunidade; as Crianças, os Séniores e os Turistas. Para isso o projeto baseia-se inicialmente, na passagem de um objeto industrial para um produto cultural e característico da região – a cortiça. Nesse sentido este projeto propõe-se a revitalizar a agenda cultural da Cidade, através das programações ligadas à cortiça, capazes de dinamizar os tempos menos ativos de Santa Maria da Feira.
- Duas coleções de armas - proximidade e distânciaPublication . Ferreira, Rui Pedro da Rocha; Coelho, Sérgio Alexandre Soldá da Silva VeludoEsta Dissertação de Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, debruça-se sobre o estudo comparativo das coleções de armas de fogo Marciano Azuaga e da Casa Museu Marta Ortigão Sampaio. Ao longo do trabalho fazemos uma abordagem histórica e técnica de Portugal e das suas armas de fogo, para demonstrar a influência que teve sobre as coleções. Também fazemos uma abordagem ao colecionismo e à história da legislação de armas de fogo em Portugal. Aproveitando dois trabalhos realizados sobre as coleções, fazemos uma apresentação das coleções e fazemos uma comparação de ambas e dos respetivos colecionadores.
- O espólio cerâmico do convento da Madre de Deus de MonchiquePublication . Rocha, Patrícia Filipa da Silva; Barros, Amândio Jorge MoraisEste relatório constitui o catálogo do espólio de cerâmica do Convento da Madre de Deus de Monchique no Porto. É através das peças encontradas no Convento de Monchique que se consegue consolidar o conhecimento histórico, traçando uma linha evolutiva sobre as cerâmicas, faianças, porcelanas e azulejos encontrados no mesmo. Este estudo serviu para conhecer com mais profundidade aquele local. A análise deste espólio passa por várias fases e técnicas de investigação. Inicialmente, procura-se fazer um estudo do tipo de material, da decoração usada, das marcas do oleiro e do fabrico. Este trabalho é sempre complementado por uma pesquisa bibliográfica. Arqueologia & Património foi a grande protagonista deste projeto, sendo a responsável pela escavação e o posterior estudo aos materiais encontrados. Esta Empresa presta inúmeros serviços, desenvolvendo um processo constante de aperfeiçoamento das metodologias e procedimentos a aplicar. Aqui desenvolve-se uma intervenção multidisciplinar entre o papel do património histórico-arqueológico e o desenvolvimento cultural, económico e social, apostando no rigor científico e na conservação e divulgação do património. O fundo faz parte de um dos projetos aceite pela Empresa e que ainda hoje é estudado, devido à sua diversidade e abundância de peças. Irá ser feito um estudo aprofundado sobre o espólio arqueológico para ser feita a catalogação das peças encontradas na cozinha do Convento da Madre de Deus de Monchique.
- Estudo do ofício do ferreiro em Terras de Santa Maria - Museu Convento dos Lóios em Santa Maria da FeiraPublication . Gomes, Marlene Isabelle; Ribeiro, CarlaO presente relatório apresenta uma descrição e análise do estágio realizado no Museu Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira, integrado no 3º semestre do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural da Escola de Educação do Politécnico do Porto. Este trabalho centrou-se em recolhas de informação sobre o ofício do ferreiro deste concelho, no âmbito do Património Cultural Imaterial, que se propõem complementar a coleção etnográfica do ofício do ferreiro que se encontra no Museu. O Património Cultural Imaterial tem de ser conhecido para ser salvaguardado. O seu estudo, conhecimento e a sua divulgação, são formas viáveis de o conservar, possibilitando, assim, a sua promoção para que se salvaguardem costumes, tradições, saberes e expressões. Apresenta-se normalmente com um passado bem longo, mas, por vezes, tem um futuro comprometido devido a um presente de fraca valorização. Neste sentido destaca-se a importância dos museus na preservação dessa identidade ligada à memória, no estabelecimento do vínculo com as gerações passadas, com a identidade local, nacional, ajudando a compreender a história, as comunidades e as suas especificidades culturais.
- Incomming - Visão Holística para o Turismo de LousadaPublication . Gaspar, John Alves; Lambert, Maria de FátimaO início da elaboração deste projeto deve-se à necessidade da Câmara Municipal de Lousada incutir no seu meio o incoming de Turismo, de forma a mostrar e potenciar o bom que há na região. Dado à sobrecarga de turistas no Porto, seria primordial fazer o incoming a partir daí. Para este ser possível, foi necessário o estudo de terreno dos promotores sediados no Porto para a venda dos designados pacotes turísticos. Graças ao estágio, foi possível fazer um estudo territorial do potencial atrativo turístico assim como o levantamento do património já inserido no concelho de Lousada. A compreensão deste, através de reuniões camarárias, à abertura do Centro de Interpretação do Românico, estimularam-me uma capacidade enriquecedora de absorção de matéria, obtendo uma visão holística para dinamizar a Vila de Lousada no setor do Turismo. Sem criar concorrência, apenas focando-me nos pontos fortes dinamizando-os e construindo um roteiro apenas em Lousada.