ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 45
Results Per Page
Sort Options
- Duas coleções de armas - proximidade e distânciaPublication . Ferreira, Rui Pedro da Rocha; Coelho, Sérgio Alexandre Soldá da Silva VeludoEsta Dissertação de Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, debruça-se sobre o estudo comparativo das coleções de armas de fogo Marciano Azuaga e da Casa Museu Marta Ortigão Sampaio. Ao longo do trabalho fazemos uma abordagem histórica e técnica de Portugal e das suas armas de fogo, para demonstrar a influência que teve sobre as coleções. Também fazemos uma abordagem ao colecionismo e à história da legislação de armas de fogo em Portugal. Aproveitando dois trabalhos realizados sobre as coleções, fazemos uma apresentação das coleções e fazemos uma comparação de ambas e dos respetivos colecionadores.
- A cortiça na oferta turística de Santa Maria da Feira: uma proposta para a sustentabilidadePublication . Pereira, Sara Fernandes; Ponte, António daO projeto apresentado surge no âmbito do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, e é de caráter prático. É idealizado para o desenvolvimento Cultural da Cidade de Santa Maria da Feira, através da criação de três programas que se desenvolverão em vários locais do Município ao longo de um ano. Estes integrarão ainda várias atividades planeadas para quatro grupos: a Comunidade; as Crianças, os Séniores e os Turistas. Para isso o projeto baseia-se inicialmente, na passagem de um objeto industrial para um produto cultural e característico da região – a cortiça. Nesse sentido este projeto propõe-se a revitalizar a agenda cultural da Cidade, através das programações ligadas à cortiça, capazes de dinamizar os tempos menos ativos de Santa Maria da Feira.
- Memória Histórica da Cerâmica Portuense - Contributos para a sua valorizaçãoPublication . Pinho, Marta Maria Pereira dos Santos; Coimbra, Prudência Maria Fernandes AntãoDurante a segunda metade do século XVIII até aos primórdios do século XX, a Cerâmica produzida pelas fábricas do Porto e de Vila Nova de Gaia, enquanto actividade artística e industrial, destacou-se no âmbito do Património Industrial, tendo contribuído para o desenvolvimento económico e social. Os artefactos de cerâmica utilitária e decorativa, as antigas fábricas e seus vestígios constituem o seu legado, na actualidade, evidenciando-se, no panorama industrial do século XIX, o complexo da Fábrica das Devesas. O estudo particular desta fábrica despertou questões relacionadas com a definição de estratégias de salvaguarda e requalificação do património industrial, tentando demonstrar que o turismo cultural pode contribuir como factor de dinamização sócio-cultural. Atendendo que o Património Industrial se assume como nova vertente no contexto do Património Cultural, o Turismo Industrial emerge como paradigma do século XXI. A reflexão sobre as potencialidades e desafios que lhe são intrínsecos conduziu à defesa da necessidade da preservação e transmissão dos valores patrimoniais associados à Cerâmica mediante diferentes estratégias, entre as quais a possibilidade da criação de uma rota. Com esta Rota pretende-se a implementação de estratégias de dinamização turística e cultural do património artístico e arquitectónico industrial associados à Cerâmica executada na região do Porto e de Vila Nova de Gaia, com especial incidência na que foi produzida no século XIX, período áureo desta actividade.
- S. Martinho do Campo: a Mina e a Banda. Notas sobre um percurso identitárioPublication . Rocha, Pedro Miguel de Sousa; Barros, Amândio Jorge MoraisA presente dissertação desenvolve um trabalho de investigação relativo à Banda Filarmónica de S. Martinho do Campo sobre o seu percurso histórico e os dados mais relevantes da sua existência. A tese que se defende neste estudo é de que a Banda de S. Martinho do Campo teve um papel relevante na construção do percurso social e cultural da freguesia de Campo, concelho de Valongo, e na formação da sua identidade. O trabalho foi desenvolvido seguindo uma linha cronológica dos diferentes contextos históricos dos finais do século XIX, do século XX e até à atualidade que, de uma forma direta ou indireta, condicionaram e influenciaram a evolução da Banda de Campo. Apesar de a dissertação ter como objeto de estudo uma banda filarmónica, seria expectável que a música tivesse um papel relevante no trabalho. No entanto o estudo não tem como objetivo desenvolver de forma exaustiva aspetos relacionados com o formalismo da música e a sua importância no contexto histórico, mas sim os fatores políticos, culturais e sociais que determinaram a organização social da banda de Campo desde a sua fundação até à atualidade. No decorrer da pesquisa procurou-se fazer um trabalho apoiado em documentos, imagens e entrevistas realizadas a membros da banda como a elementos da comunidade local, nomeadamente o pároco da freguesia, o presidente da Junta de Freguesia de Campo e o administrador da Companhia das Lousas de Valongo, de modo a recolher memórias e apresentar factos e histórias narradas cujo objetivo será o obter elementos que possibilitem dar uma base mais sustentada e credível ao estudo sobre a coletividade. Por último, não se pretende de nenhuma forma criar juízos de valor ou lançar opiniões que deturpem os objetivos que esta dissertação se compromete a seguir: investigação, estudo, reflexão crítica e discussão dos temas abordados, como a história da banda de Campo, fatores demográficos, o trabalho como fator de organização social, contextos sociais e políticos e de que forma eles exerceram influências cruzadas, na banda e na comunidade.
- Indústrias Criativas – O pensamento curatorial na idealização de um evento - “The Fashion Festival”Publication . Sampaio, Catarina Maria Castelo Branco de Bastos e; Lambert, Maria de FátimaO Projeto de Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, resulta no trabalho de pesquisa para a idealização e conceptualização de um evento de moda. A Moda como Indústria Criativa, e os Eventos no contexto turístico, têm vindo a aumentar o seu impacto e abordagem em Portugal, apresentando um crescimento económico significativo. Este impacto proporciona repercussões no meio social, cultural e académico, potenciando a vontade de produção de estudos direcionados a estas temáticas. Para a elaboração do estudo, relacionou-se a Moda e os Eventos ao turismo especializado, o Shopping Tourism e o Turismo de Negócios e Eventos, no contexto da Cidade do Porto. No projeto pretende-se demonstrar a crescente importância para uma democratização da moda e promover a moda nacional em diferentes parâmetros. Estes objetivos traduzem-se na idealização de um Special Event, especificamente um festival, a que chamamos de “Fashion Festival”, recorrendo às novas abordagens da curadoria como ferramenta essencial à conceção das ideias.
- Estudo do ofício do ferreiro em Terras de Santa Maria - Museu Convento dos Lóios em Santa Maria da FeiraPublication . Gomes, Marlene Isabelle; Ribeiro, CarlaO presente relatório apresenta uma descrição e análise do estágio realizado no Museu Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira, integrado no 3º semestre do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural da Escola de Educação do Politécnico do Porto. Este trabalho centrou-se em recolhas de informação sobre o ofício do ferreiro deste concelho, no âmbito do Património Cultural Imaterial, que se propõem complementar a coleção etnográfica do ofício do ferreiro que se encontra no Museu. O Património Cultural Imaterial tem de ser conhecido para ser salvaguardado. O seu estudo, conhecimento e a sua divulgação, são formas viáveis de o conservar, possibilitando, assim, a sua promoção para que se salvaguardem costumes, tradições, saberes e expressões. Apresenta-se normalmente com um passado bem longo, mas, por vezes, tem um futuro comprometido devido a um presente de fraca valorização. Neste sentido destaca-se a importância dos museus na preservação dessa identidade ligada à memória, no estabelecimento do vínculo com as gerações passadas, com a identidade local, nacional, ajudando a compreender a história, as comunidades e as suas especificidades culturais.
- Turismo de Diálogo Intercultural - O caso da simbologia e tipologia cemiterialPublication . Marques, Inês Cardoso; Barros, Amândio Jorge MoraisO Diálogo Intercultural é transversal a todos os grupos humanos, culturas e religiões, promovendo a coesão social e a paz mundial, cada vez mais importante no mundo de hoje e necessário no discurso e acções de todos os seres humanos. Inserido na vertente do Turismo Cultural, que tem vindo a crescer e a diversificar as suas formas de acção, vamos efectuar uma análise que nos vai permitir uma reflexão sobre a potencialidade de um novo conceito de Turismo, cujo ponto primordial é o Diálogo Intercultural, matéria que já é de estudo desde 2008, dando como exemplo o caso da simbologia e tipologia de cemitérios. Mediante as leituras e pesquisas efectuadas, vamos poder traçar mapas que promovem o Turismo de Diálogo Intercultural com incidência nos cemitérios, quer na sua simbologia quer na sua tipologia. Esta pesquisa científica é concretizada usando o método científico de pesquisa explicativa, no qual se registam factos e se analisam, visando deste modo a estruturação e definição de outras possibilidades de visionamento do Diálogo Intercultural que possam ser relacionados e consequentemente aprofundados de modo a que haja futuramente uma visão sobre o tema bem mais alargada e coesa, fomentando a união dos povos através dos intercâmbios culturais e seu reconhecimento, bem como uma acérrima política de coesão de paz e que venham a ter alguma visibilidade e implementação ou criando outras ideias dentro da mesma base.
- Percurso da obra pública de Júlio Resende. Área Metropolitana do PortoPublication . Rocha, Daniela Catarina Armada; Lambert, Maria de FátimaO Projeto de Estágio pretende a criação de um Percurso da Obra Pública de Júlio Resende na Área Metropolitana do Porto. A permanência decorre no Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende entre fevereiro e abril, sob a orientação do Prof. Eugénio Pinto Barbosa. Parte-se de uma abordagem relativa à vida de Júlio Resende: o seu percurso como aluno, professor, pintor e muralista. Desde muito jovem que procurou conhecer a produção artística de diferentes pintores e percorreu vários locais em busca da arte. Através dos conhecimentos obtidos exerceu influências sobre gerações que se lhe seguiram. Ao longo da realização do estudo biográfico do artista desenvolve-se uma investigação in loco sobre a sua obra pública. Aborda-se o Desenho e a Arte Pública numa perspetiva histórica e são expostas as suas visões pessoais relativas aos temas. Um dos objetivos é o cruzamento de listas das obras públicas do pintor, com a finalidade de criar uma lista única, articulando o processo com um estudo que incide em pormenorizar cada obra – o seu título, local, data de criação e data de exposição, que entidade a requisitou e iconografia da mesma. Fundamentalmente estuda-se a Obra Pública de Resende no Porto, tentando documentar ao máximo cada uma. Esta análise inclui visitas in loco aos locais onde estão expostas para um contacto direto com a pintura, registo fotográfico e confronto com os dados já obtidos. Após a esta inventariação e sendo estudadas essas obras cria-se um percurso baseado no levantamento. Este é o reflexo da indagação realizada onde constam as informações necessárias para que se conheça cada obra a visitar. Uma das principais finalidades é dar a conhecer e dinamizar a obra pública de Júlio Resende, mostrando-o através do que expôs pela Área Metropolitana do Porto de modo fixo.
- O Quartel de Santo ÓvidioPublication . Antunes, Maria Antónia Pereira Bacelar; Coelho, Sérgio Alexandre Soldá da Silva VeludoEsta Dissertação em Património, Artes e Turismo Cultural, visa analisar o Quartel de Santo Ovídio no século XIX, inserido num conjunto de edifícios de defesa militar da cidade do Porto. Aborda as diferentes dimensões do Tempo, do Espaço e do Uso, relacionando as questões temporais de cronologia, desde as razões para a sua construção em 1790, até à Implantação da República Portuguesa em 1910. Aporta as questões relacionadas com a conceção do Espaço, seu dimensionamento, articulação e ocupação, com as questões de Uso e funcionalidade, interior e exterior, relacionando-o com as Unidades Militares aquarteladas e suas movimentações. Por último, refere-se à Imagem com que o Quartel de Santo Ovídio é visto pela cidade e a Imagem com que a população nele se projeta, numa continuada troca e partilha de Uso no Tempo e no Espaço. É, por isso, um edifício militar vivo em constante mutação e articulação com a cidade do Porto e a sua população. Constrói também hoje Memória e Cultura
- Casa-Museu de Vilar - A imagem em movimento: inventário da coleção pré-cinemaPublication . Sousa, Andreia Patrícia Teixeira de; Lambert, Maria de FátimaO projeto de estágio consiste na inventariação da sala do Pré-Cinema (período cinematográfico considerado até 1895) da “Casa-Museu de Vilar – A Imagem em Movimento”. Esta situa-se em Vilar do Torno e Alentém (concelho de Lousada) e é dirigida pelo realizador Abi Feijó (Dr. Álvaro Feijó). A estada ocorre na casa-museu, entre os meses de outubro de 2018 a junho de 2019, sob orientação do próprio Abi Feijó, no sentido de viabilizar ao público-alvo da instituição, conhecimento específico sobre as peças da sala mencionada. O objetivo principal é a criação de fichas de inventário, com a finalidade dos utilizadores terem acesso às mesmas, tendo estas dados representativos da evolução/origem do Cinema. Estes dados só eram possíveis de obter, até à data, subentendidos nas visitas-guiadas levadas a cabo pelo realizador ou após a leitura de vários livros da biblioteca da casa-museu, não tendo a bibliografia documentação singular sobre as peças museológicas. Além do processo de desenvolvimento do estágio, o presente documento contextualiza a Casa-Museu de Vilar, sintetiza o que é o Cinema de Animação – estudando o caso-prático de Abi Feijó e Regina Pessoa – e enquadra a História do Pré-Cinema na coleção existente na casa-museu.
