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ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural

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  • Ilha Terceira: vivências e testemunhos. O carnaval como exemplo do viver terceirense
    Publication . Rocha, Angélica Cristina Sequeira da; Lambert, Fátima
    Ao longo dos anos que vivi na cidade do Porto, apercebi-me da existência de uma visão irrealista sobre o que é viver numa ilha. Este trabalho de investigação assenta em duas principais temáticas. Primeiramente, terá como principal objetivo a análise da perceção/visão do que é viver numa ilha, colocando ênfase principalmente na Ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, utilizando as entrevistas como metodologia. Segue- se a abordagem de uma das tradições mais importantes do povo Terceirense, que se tornou ao longo dos anos imagem de marca desta ilha, um património riquíssimo que deve ser divulgado, através dos testemunhos de pessoas ligadas a esta tradição do Carnaval, intendendo dá-la a conhecer como um património riquíssimo e único no mundo, e que representa muito bem as vivências deste povo caraterizado pelos seus visitantes como alegre, hospitaleiro e festivo.
  • A tecelagem em Santa Maria da Feira. história(s) e património(s) de um ofício que se fez no feminino
    Publication . Almeida, Tiago Serralva; Coelho, Carina Luisa Moreira; Barros, Amândio Jorge Morais
    A presente dissertação visa contribuir para a preservação e valorização do ofício da tecelagem como património cultural material e imaterial do concelho de Santa Maria da Feira, um território muito rico em manifestações histórico-culturais dos ofícios tradicionais. Para tal, procedeu-se a um levantamento e análise documental de História local em relação aos ofícios em extinção nas Terras de Santa Maria e ao linho e às suas tradições, bem como à realização de entrevistas semiestruturadas com antigas tecedeiras. Atendendo à feminização do trabalho do linho, esta dissertação pretende compreender o papel das mulheres na indústria têxtil portuguesa e dar visibilidade ao trabalho produtivo das mulheres portuguesas num período marcado por um regime ditatorial e patriarcal, perspetivando-o como meio de emancipação. Por outro lado, pretende-se que os resultados desta pesquisa possam vir a sustentar e a abrir caminhos para potenciais projetos e ações culturais de promoção do património associado aos ofícios tradicionais no território feirense, sobretudo nas suas zonas mais rurais e isoladas.
  • O papel das mulheres na defesa, conservação e valorização do Património Cultural Imaterial de Idanha-a-Nova
    Publication . Lourenço, Tânia Isabel Coelho; Ribeiro, Carla Patrícia da Silva
    Esta dissertação tem como objetivo investigar a influência das mulheres no Património Cultural Imaterial do concelho de Idanha-a-Nova, uma região do interior de Portugal que enfrenta desafios relacionados à perda populacional, envelhecimento demográfico e uma economia fragilizada, onde as tradições culturais são fundamentais para a preservação da identidade local. Nesse sentido, procura-se evidenciar a relevância do papel das mulheres na defesa, conservação/salvaguarda, transmissão intergeracional e divulgação do PCI, em seis freguesias do concelho. Assim, a par da análise documental, optou-se, no que diz respeito a técnicas de recolha de dados, pela entrevista e a observação-participante em eventos locais. Os objetivos principais são aprofundar o conhecimento sobre o Património Imaterial da região e a influência do género feminino; salvaguardar testemunhos e memórias a ele associadas, promovendo a visibilidade e o reconhecimento público deste património, entendido como fator de identidade local/regional; compreender que iniciativas e apoios tem desenvolvido o município no âmbito da salvaguarda do seu património cultural imaterial.
  • Arte e cultura como elementos de valorização do Bairro do Lagarteiro
    Publication . Magalhães, Andreia Filipa da Silva; Veludo, Sérgio; Lambert, Fátima
    Esta dissertação parte de uma reflexão sobre o potencial da cultura e da arte como instrumentos para impulsionar e valorizar a comunidade do Bairro do Lagarteiro, focando-se no impacto das atividades culturais na transformação social e comunitária. Face à necessidade de uma abordagem mais agregadora, optou-se por analisar o quadro das políticas culturais em Portugal e os seus programas, nomeadamente aqueles que, através da arte e da cultura, trabalham para a inclusão das comunidades. Por outro lado, sustentámos a hipótese de que a concretização de um projeto inclusivo de arte urbana poderia constituir um caminho para desconstruir estereótipos e promover um sentimento de pertença e valorização da comunidade do Bairro do Lagarteiro. Propõe-se, na etapa final desta investigação, o projeto Iniciativa Bairro Criativo, no âmbito do Cercar-te no Lagarteiro – E9G. Esta proposta surge na sequência de uma pesquisa inicial sobre os projetos atualmente em curso no bairro, tendo identificado o Cercar-te no Lagarteiro – E9G, como um projeto significativo, implementado pelo Espaço T. Foi possível acompanhar o projeto desde novembro de 2024 até ao presente momento, o que nos permitiu obter um conhecimento mais empírico das suas dinâmicas. A partir desse acompanhamento, surgiu a ideia de apresentar uma proposta a enquadrar no Cercar-te, tendo por principal objetivo a valorização do Bairro do Lagarteiro através da arte urbana. Ao encorajar a participação ativa da comunidade, pretendemos valorizar a comunidade local, assim construindo uma narrativa mais positiva e inclusiva do bairro. Com esta proposta espera-se transformar o espaço urbano num ambiente de convivência e expressão cultural e artística, estimulando o orgulho e o sentimento de pertença e identidade entre os moradores.
  • Sentimento da Monumentalidade
    Publication . Machado, Ana Clotilde Aguiar; Lambert, Maria de Fátima; Ponte, António da
    Implementado num lugar estratégico e marcado pela forte presença do Rio Leça, o Mosteiro de Leça do Balio, baluarte da arquitetura religiosa e militar, marca a transição do românico para o gótico em Portugal. É classificado como Monumento Nacional em 1910 e a sua construção, datada do século XIV, impulsionada pelo Frei D. Estevão Vasques Pimentel. Inicialmente foi sede dos Religiosos Cavaleiros de São João de Jerusalém, ligada aos conventos. É hoje, propriedade do Estado servindo igualmente de igreja paroquial. Partindo da crença de que o património só é realmente protegido quando as pessoas compreendem a sua importância e pugnam pela sua perenidade, a criação de um Centro Interpretativo que perpetue a memória, é o objetivo deste projeto para o Mosteiro de Leça do Balio. Um núcleo devidamente valorizado a nível científico e curatorial, a ser implementado na torre do mosteiro, deve sustentar uma leitura integral de todo o espaço, permitindo complementar a experiência cultural e espiritual do visitante desta igreja. A relevância da investigação histórica e descritiva deverá ser suplementada com a recolha de diferentes fontes de informação, mormente utilizando o storytelling com cariz de ligação emocional, recorrendo a uma identificação e seleção de pessoas locais de diferentes idades e com várias relações ao monumento. O coração deste projeto passa pela fuga das representações excessivamente historicistas de outros, através de uma abordagem apoiada na sociologia e antropologia, utilizando a educação social e a intervenção comunitária para a importância da preservação e dinamização patrimonial. O cumprimento deste desiderato também será ditado pelo envolvimento do coletivo no presente, resultando numa narração que faça jus ao passado, mas aliado à perspetiva de futuro, sendo os recetores intervenientes e meio de evolução do local.
  • Barão do Seixo: uma memória a resgatar
    Publication . Mello, Benedita de São Payo Sottomayor e; Queirós, Carla Sofia Ferreira
    Este trabalho tem como finalidade trazer à memória a vida esquecida de António d' Almeida Coutinho e Lemos, Barão do Seixo, tendo como foco o seu património imobiliário. Esta personalidade da época Romântica, nasceu em Portugal numa altura de instabilidade política, fruto dos ideais iluministas que, oriundos de França, rapidamente se espalharam pela Europa, não sendo Portugal exceção. Em primeiro lugar, faremos um levantamento dos principais acontecimentos ocorridos antes e durante a sua juventude que se crê terem influenciado a sua simpatia pelo liberalismo, e também uma abordagem da vida económica e da sociedade de então. Em segundo lugar, realizaremos um levantamento das suas origens durienses, abordaremos o seu casamento, não esquecendo a sua atividade profissional, como grande proprietário na Região do Douro. Em terceiro lugar, apresentaremos um rol dos seus bens imobiliários na Região do Douro, com o intuito de perceber como lhe chegaram às mãos e que razões contribuíram para a sua alienação. Por último, procuraremos perceber como passou os seus últimos tempos de vida e o que sucedeu após o seu falecimento.
  • A imaginação de uma visita? Estudo de caso comparativo sobre as condições de acessibilidade em museus da cidade do Porto
    Publication . Sousa, Cláudia Sofia da Silva; Teles, Rui Fernando da Maia Oliva; Araújo, Maria José Freitas Borges de
    A cultura e o acesso à cultura têm de ter condições de democraticidade, de acessibilidade. Definida como o conjunto de todas as manifestações humanas – tudo o que tem a intervenção do ser humano – representa os conhecimentos de um determinado grupo social, os seus costumes, razão pela qual os eventos, programas e trocas culturais devem ser acessíveis a todos, independentemente das possibilidades e necessidades de cada um/uma. A acessibilidade aos bens culturais é a base para a igualdade de oportunidades, para o acesso a esses bens. Para além de facultar a afluência o acesso a um determinado destino ou o usufruto de um produto, de um espetáculo, etc., é a garantia de que todos os cidadãos, sem exceção, podem participar e aceder aos conteúdos culturais nos diferentes espaços. E, é ainda a possibilidade de respeitar os direitos de acesso que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, sobretudo, aquelas que tem necessidades adicionais de suporte. Atualmente, em Portugal, existem diversos espaços museológicos que, apesar de demonstrarem uma certa preocupação com o acesso e fruição dos diferentes produtos culturais, em igualdade de circunstâncias, não se encontram totalmente adaptados para acolher todos os tipos de público. Deste modo, no presente estudo refletimos sobre as acessibilidades aos museus da cidade do Porto, salientando a sua importância e o papel da educação. Inicialmente, apresenta-se a problemática, os objetivos e a metodologia utilizada no decorrer da investigação. Trata-se de um estudo de caso comparativo realizado em quatro museus da cidade do Porto, que facilitou a compreensão da organização dos espaços, a partir da investigação empírica e dos referenciais teóricos identificados na bibliografia.
  • Casa São Roque – Centro de Arte: Trajeto artístico e cultural no espaço e no tempo
    Publication . Nunes, Pedro Miguel Magalhães; Lambert, Fátima
    O presente documento representa o trabalho realizado no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, que teve lugar no novo polo de arte contemporânea, localizado na zona oriental da cidade do Porto, hoje conhecido como Casa São Roque – Centro de Arte. O trabalho prático incidiu sobre assistir a equipa de trabalho durante o funcionamento do espaço, quando aberto ao público. Para além disso, foi desenvolvido um estudo sobre os diferentes métodos de marketing e publicidade geralmente utilizados por outras instituições similares e, posteriormente, procedeu-se a um levantamento de informação acerca do plano de comunicação, os métodos de divulgação e as estratégias publicitárias utilizadas pela equipa da CSR. No que ao relatório de estágio diz respeito, é feita uma descrição pormenorizada de todas as atividades desempenhadas, após isso, é analisada a história da CSR, conhecida no passado como Palacete Ramos Pinto, assumindo no presente o papel de centro de arte contemporânea. No último capítulo é sintetizada toda a informação acerca de métodos de publicidade e divulgação no geral em centros de arte e em especifico na CSR.
  • Produção de eventos online: Contributos para um guião de procedimentos
    Publication . Silva, Ana Cristina Alameida da; Lambert, Fátima
    Tendo em conta a situação pandémica que se instalou em 2020, o setor cultural foi obrigado a interromper a sua atividade por um longo período, até que a DGS (Direção Geral da Saúde) estipulou algumas medidas preventivas de forma a permitir o regresso do público às instituições culturais. Perante este panorama, as instituições e profissionais da área cultural tiveram de se reinventar de forma a continuarem a sua atividade, apesar dos consecutivos e longos confinamentos a que estivemos sujeitos. Surgiram então diversos concertos, espetáculos de dança, peças de teatro, conferências, seminários e outros tipos de eventos disponibilizados e transmitidos online. Também o INED - centro de investigação da ESE, se adaptou à situação, continuando a produzir os seus eventos científicos, de forma online. Sendo este um método de produção uma novidade para a instituição, houve um período de adaptação e de descoberta sobre como realizar e potencializar a produção de um evento online. É neste sentido que surge este projeto de Mestrado, com o objetivo de contribuir para a elaboração de um guião de produção de eventos online, que reúna a informação necessária e os procedimentos que devem ser adotados tendo em conta as diferenças na produção de um evento presencial. O guião surge sob a forma de e-book, que permite condensar e reunir a informação de forma simples e que possibilita um acesso fácil aos interessados. Para a realização deste e-book, a informação foi recolhida não só através de pesquisa sobre a realização de eventos online, como também pela experiência obtida enquanto aluna colaboradora do INED que integrou as equipas de assessoria e comissão técnica dos eventos realizados entre 2021 e 2022.
  • O cerco de Malta 1940-1942: imaterialização da memória
    Publication . Camilleri, Joan ; Coelho, Sérgio Alexandre Soldá da Silva Veludo
    Desde tempos antigos que a Humanidade tem uma necessidade e consciência de que o acontecimento tem de ser registado pois, é através desses progressos documentais que vamos tendo conhecimento de como a sociedade se comporta. A História de um arquivo não deixa de ser um tema em desenvolvimento e fundamental para a construção de uma sociedade que se encontra em constante progresso, mas que não pode nem deve descurar as suas memórias materiais e imateriais, sob pena de perder a sua própria identidade. O Arquivo Nacional de Malta teve início na década de 1970, um dos grandes impulsionadores na área arquivística foi Sir Hilary Jenkinson. Este arquivo e tal como referido acima é em boa parte a memória da história destas ilhas durante a Segunda Guerra Mundial naquilo que designam como Segundo Cerco de Malta (1940-1942), em que a resistência dos malteses e dos ingleses que compunham a sua guarnição bloquearam com sucesso, apesar das enormes perdas e danos que sofreram, o esforço de guerra ítalo-germânico no Norte de África (bastará ter em conta que a RAF baseada em Luqa atacou constantemente os comboios navais de abastecimento que saíam da Itália em direção ao Norte de África, comprometendo assim, o abastecimento logístico das tropas italianas e, sobretudo do Áfrika Korps de Rommel a um ponto que este terá afirmado que já não tinha gasolina para os seus carros de combate (vd. Glossário). Os arquivos malteses estão divididos em dois setores em arquivos governamentais, semipúblicos, privados e eclesiásticos, segundo o relatório de Jenkinson, sendo que, o seu principal objetivo era salvaguardar a informação num só local, pois esta encontrava-se dispersa. É importante frisar de que estes arquivos se encontram fragmentados pela ilha, mas os repositórios encontram-se hospedados na Biblioteca Real de Malta ou na Biblioteca da Universidade. Um marco histórico importante foi o Cerco de Malta que ocorreu no século XX (1940-1942) e, que foi um acontecimento importante e revolucionário pois, a luta constante e tentativa de controle sobre este arquipélago era determinante para que as forças dos Aliados vencessem a 2ª Guerra Mundial.