Repository logo
 

ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 35
  • O cerco de Malta 1940-1942: imaterialização da memória
    Publication . Costa, Joan Carla Camilleri da; Coelho, Sérgio Alexandre Soldá da Silva Veludo
    Desde tempos antigos que a Humanidade tem uma necessidade e consciência de que o acontecimento tem de ser registado pois, é através desses progressos documentais que vamos tendo conhecimento de como a sociedade se comporta. A História de um arquivo não deixa de ser um tema em desenvolvimento e fundamental para a construção de uma sociedade que se encontra em constante progresso, mas que não pode nem deve descurar as suas memórias materiais e imateriais, sob pena de perder a sua própria identidade. O Arquivo Nacional de Malta teve início na década de 1970, um dos grandes impulsionadores na área arquivística foi Sir Hilary Jenkinson. Este arquivo e tal como referido acima é em boa parte a memória da história destas ilhas durante a Segunda Guerra Mundial naquilo que designam como Segundo Cerco de Malta (1940-1942), em que a resistência dos malteses e dos ingleses que compunham a sua guarnição bloquearam com sucesso, apesar das enormes perdas e danos que sofreram, o esforço de guerra ítalo-germânico no Norte de África (bastará ter em conta que a RAF baseada em Luqa atacou constantemente os comboios navais de abastecimento que saíam da Itália em direção ao Norte de África, comprometendo assim, o abastecimento logístico das tropas italianas e, sobretudo do Áfrika Korps de Rommel a um ponto que este terá afirmado que já não tinha gasolina para os seus carros de combate (vd. Glossário). Os arquivos malteses estão divididos em dois setores em arquivos governamentais, semipúblicos, privados e eclesiásticos, segundo o relatório de Jenkinson, sendo que, o seu principal objetivo era salvaguardar a informação num só local, pois esta encontrava-se dispersa. É importante frisar de que estes arquivos se encontram fragmentados pela ilha, mas os repositórios encontram-se hospedados na Biblioteca Real de Malta ou na Biblioteca da Universidade. Um marco histórico importante foi o Cerco de Malta que ocorreu no século XX (1940-1942) e, que foi um acontecimento importante e revolucionário pois, a luta constante e tentativa de controle sobre este arquipélago era determinante para que as forças dos Aliados vencessem a 2ª Guerra Mundial.
  • A panificação em Valongo: arte e tradição em torno de um saber-fazer
    Publication . Silva, Cláudia Andreia Ferreira da; Ribeiro, Carla Patrícia Silva; Barros, Amândio Jorge Morais
    Ao longo da segunda metade do século XVIII e na primeira metade do século XIX, Valongo foi marcada pela proliferação de padarias, que rapidamente se tornaram as principais abastecedoras da cidade do Porto de pão de trigo. Neste período, e até à primeira metade do século XX, a indústria da panificação tornou-se, desta forma, uma atividade económica importante para o desenvolvimento socioeconómico da região. A modernização trouxe consigo um certo declínio desta atividade, embora a produção e venda de regueifa e biscoitos continuasse a ser feita, essencialmente em contexto local. Desta forma, a presente dissertação procura fazer uma análise geral da indústria da panificação em Valongo, desde finais do século XVI até à atualidade, enquanto atividade económica importante para o desenvolvimento da região, bem como perceber a importância que assume enquanto património cultural, material e imaterial, analisando o modo como é preservada e promovida pela própria autarquia. Além do mais, busca salvaguardar e preservar memórias relacionadas com este ofício, como forte elo entre o passado e o presente, na tentativa de (re)construir uma memória coletiva.
  • O/a Gestor/a do Património: uma profissão em construção?
    Publication . Sousa, Tatiana Cristina Nogueira de; Rocha, Lígia
    Este trabalho de Dissertação tem como objetivo abrir uma discussão sobre a profissão do/a Gestor/a do Património- um profissional que, entre outras competências, radica o seu raio de ação para que a Memória e a Identidade, inerentes ao Património, sejam salvaguardadas, preservadas, divulgadas, inventariadas e registadas, através de ações que promovam a proteção e o respeito. Para tal, delineou-se um caminho que, sob o nosso olhar, trouxesse lógica e sentido para a discussão que procuramos levantar. Nesse sentido, essa discussão tem como base o panorama da classificação do Património Cultural em Portugal; a história da Licenciatura em Gestão do Património, lecionada pela Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto (P. PORTO); o Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural - enquanto veículo de especialização - também pela mesma Instituição; a Associação Portuguesa de Gestores do Património Cultural (APGPC); o Código Deontológico dos Gestores do Património Cultural e as investigações no campo da Sociologia das profissões. Assim, procuramos analisar e compreender a profissão, tentando identificar caminhos para o futuro da mesma, salvaguardando a sua valorização e reconhecimento.
  • Programa Museológico do Mosteiro de Arouca: assessoria e colaboração
    Publication . Gomes, Diogo Daniel da Rocha; Lambert, Maria de Fátima
    Este relatório apresenta uma descrição e análise do estágio realizado no Mosteiro de Arouca, onde foi desenvolvido um trabalho de cooperação com a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN), diretamente ligado ao Programa Museológico em realização para este monumento. Este trabalho focou-se essencialmente na colaboração com o Dr. Agostinho Ribeiro, autor do Programa Museológico, que atribuiu as tarefas necessárias essencialmente ligadas ao inventário, à coleção dos têxteis e numa fase final à encenação de dois espaços expositivos (Aposentos da Abadessa e Cela da Monja). As tarefas realizadas foram distribuídas tendo em conta não só as necessidades do Programa Museológico (cumprindo de certa forma o objeto de estudo acordado no início), mas também as capacidades e conhecimentos do estagiário. Para além da exposição de todas as tarefas realizadas no estágio, este trabalho apresenta também uma componente teórica sobretudo de contextualização do espaço e da sua coleção e também das tarefas executadas. O trabalho resultante desta cooperação com a DRCN, cumpriu não só o seu efeito de auxílio ao Programa Museológico, como também vem esclarecer e expor algumas dúvidas relativamente ao inventário, assim como, traz uma grande colaboração na reorganização da coleção dos têxteis.
  • Turismo Cultural como estratégia de desenvolvimento: a paisagem protegida regional do litoral de Vila do Conde 1 to 6
    Publication . Gavião, Maria Manuela de Machado Carvalho; Ponte, António Manuel Torres da
    Alcançar o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos através do planeamento é um objetivo essencial e que requer pensamento estratégico por parte do programador. Neste sentido, o profissional de planeamento turístico, além de dinamizar o turismo local, pode propor um conjunto de atividades que promovam, também o desenvolvimento de todo uma região, como é o caso deste trabalho em que se pretende perceber até que ponto o Turismo Cultural associado ao Turismo Natureza, através do projeto “Costa de Vila do Conde 1 to 6”, são potenciais fatores de dinamismo e de desenvolvimento socioeconómico para a paisagem protegida do Litoral Sul de Vila do Conde. Esta investigação, de abordagem qualitativa que, por não ser generalizável confere a denominação de “estudo de caso”, apoiou-se em diversificadas fontes e instrumentos de recolha de dados, sendo de destacar a observação direta, as conversas informais e a análise documental, numa compilação em Diário de Bordo. Neste enquadramento, o objetivo geral deste trabalho é promover o Turismo Cultural como estratégia de desenvolvimento da economia local em seis freguesias da costa sul de Vila do Conde, através da implementação do projeto “Costa de Vila do Conde 1 to 6”. Espera-se, com a operacionalização deste projeto, que a paisagem protegida do litoral sul de Vila do Conde fique mais enriquecida com os eventos culturais dinamizados, além de projetar a paisagem protegida de VC e alavancar a cidade como polo de atração turística.
  • Josephina’s: as Alunas do Ensino Industrial no Porto – 2ª metade do séc. XIX
    Publication . Moreira, Alda Maria Alhais; Lambert, Maria de Fátima; Rocha, Lígia Maria Moreira Fernandes
    O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, da Escola Superior de Educação, do Politécnico do Porto. Através deste trabalho de investigação, desenvolvido no Museu do ISEP, pretende-se fazer um levantamento de dados, dos registos de alunas a frequentar o Ensino Industrial, na cidade do Porto, na segunda metade do século XIX. Como metodologia de trabalho foi definido, no início da investigação, que, o período de análise seria de 1852, quando a Escola Industrial do Porto foi inaugurada, precursora do ISEP, até ao ano de 1900. Para este estudo foi feito o levantamento e interpretação rigorosa de toda a documentação no Arquivo Histórico, relativo às Matrículas dos Alunos, abrangendo o Registo dos Exames, das Menções Honoríficas e de Capacidade (fontes primárias). O objetivo principal foi saber da existência de alunas matriculadas, no período definido e, em caso positivo, contabilizá-las. Face aos dados recolhidos seria feito uma análise destas alunas, caso fossem encontradas. Segundo a sua responsável, até à presente data, nunca tinha sido realizado este levantamento no Arquivo Histórico. Após a conclusão desta etapa do Estágio, reuniu-se os registos da presença de 13 mulheres-estudantes, neste tipo de Ensino (Industrial e Comercial), com informações relativas ao aproveitamento e Menções Honoríficas atribuídas a algumas alunas. Destaca-se, como curiosidade, a primeira aluna matriculada no Instituto Industrial do Porto, no ano letivo de 1884/1885, de seu nome Josephina Baptista Azeredo da Cruz, professora da instrução primária. Relativamente, ao Relatório foi estruturado em quatro Capítulos. Sendo que o primeiro, visa fundamentalmente, o levantamento de informação, apresentação da entidade de acolhimento, e plano de atividades realizadas. O segundo incide no sistema de ensino, desde o Primário, Secundário e Artístico, e as respetivas características, mas, dando maior enfoque no Ensino Industrial. Como contextualização histórica, destaca-se ainda a criação da Escola Industrial do Porto e as suas várias Denominações. O terceiro, refere-se à situação da mulher em contexto familiar, social e económico. O último Capítulo é dedicado exclusivamente ao cerne da questão desta investigação, ou seja, saber quem eram estas mulheres-estudantes.
  • Centro interpretativo Casa do Ourives de Gondomar
    Publication . Santos, Catarina da Conceição Fonseca Lourenço dos; Barros, Amândio Jorge Morais; Araújo, Maria José Freitas Borges de
    O projeto de criação de um Centro Interpretativo em Gondomar, que designamos a “Casa do Ourives”, constitui-se como possibilidade de criar um local de exposição de diversos artefactos da cultura material e ainda do património imaterial, através de testemunhos da comunidade. Com este projeto espera-se contribuir para divulgar e disseminar junto da população local, mas também junto de outros visitantes nacionais e internacionais, as memórias e o património cultural da região, como parte da história de Gondomar dando-lhe visibilidade e reconhecendo a sua importância e valor. O objetivo principal foi trabalhar temáticas ligadas ao património deste concelho, para a preservação das memórias ainda existentes, de modo a perpetuar o legado das gerações produtoras mas também consumidoras. Ao mesmo tempo, pretendeu-se desenvolver um espaço cultural que revelasse a historicidade e importância da produção da ourivesaria em Gondomar, realçando peças e artífices. A estratégia de implementação e programação passou pela diversificação das fontes investidoras, fidelização de parcerias, envolvimento da comunidade local, através de um plano de comunicação que chegasse a todo o tipo de públicos.
  • Os 15 Anos do Serralves em Festa e o seu impacto no turismo cultural na cidade do Porto
    Publication . Sousa, Vera Lúcia da Silva; Barros, Amândio Jorge Morais; Lambert, Maria de Fátima
    A dissertação apresentada surge no âmbito do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural. Tem como objetivo principal compreender a evolução do evento Serralves em Festa durante as suas quinze edições e determinar o impacto que este possa ter sobre a instituição responsável, a Fundação de Serralves e na comunidade como sendo uma oferta turística cultural da sua metrópole, o Porto. Considerado como um referencial da Fundação e o maior e mais significativo festival das artes visuais e performativas do país, de forma gratuita, destinado a todas as pessoas, de todas as idades. Para a sua análise foi fundamental, um estudo exaustivo sobre sua calendarização; os eixos da programação; formas de comunicação e divulgação usadas; os seus parceiros e apoios; os responsáveis técnicos e ainda a afluência de públicos nacionais e internacionais durante os seus quinze anos, para assim, comparar como era em 2004 e em 2018. Dos primórdios até à atualidade a cultura continua a ser uma das principais motivações das viagens em todo o mundo. Contudo foram modificando o que influenciou a caracterização do turismo cultural e o perfil do turista cultural, ou seja, a relação do turismo com a cultura. A celebração de eventos culturais pode desempenhar vários papéis que vão desde a atração de turistas, à animação de atrações fixas, à dinamização de outras atividades até de suporte à criação de uma imagem do destino turístico, pois estes podem constituir ferramentas estratégicas na gestão dos patrimónios e territórios ajudando-os a delinear a oferta turística e promovendo o desenvolvimento das economias locais e regionais.
  • Trajetórias de resistência feminina na Empresa Industrial de Chapelaria
    Publication . Reis, Tânia Raquel da Silva Pinto; Sá, Maria de Fátima Lambert Alexandrino Alves de Sá
    Esta dissertação pretende registar e analisar memórias de quatro das muitas mulheres que trabalharam na Empresa Industrial de Chapelaria de S. João da Madeira, no período compreendido entre 1965 e 1996, data em que esta encerrou. Contempla práticas e trajetórias de resistência feminina em determinados contextos familiares, sociais, profissionais e políticos, sem negligenciar o significado que as informantes atribuem às mesmas. Apresentando-se como uma fase de investigação preliminar de um futuro trabalho de doutoramento, no qual se pretende dar voz à mulher operária, tantas vezes esquecida ou silenciada, esta objetiva a constituição de um arquivo oral de testemunhos de vida e trabalho feminino na indústria da chapelaria de S. João da Madeira. Pretende-se, ainda, que os testemunhos organizados neste arquivo sejam alvo de uma análise e estudo de género, de modo a possibilitar a (re)escrita da história desta indústria, contemplando as vivências destas mulheres operárias. Ambiciona-se, pois, expor a invisibilidade destas mulheres numa história que se declina(va) no masculino. Deseja-se, acima de tudo, que as suas vivências não sejam esquecidas e menosprezadas e que fiquem registadas para a posterioridade. As narrativas das vivências destas mulheres constituem fontes principais de pesquisa desta dissertação, pois possibilitam a discussão sobre a representação da identidade cultural por meio da memória. Este estudo trata-se, portanto, de uma homenagem a todas as mulheres operárias da indústria da chapelaria.
  • Projeto "Museum Web Exhibition" - uma proposta de futuro
    Publication . Meireles, Paulo Jorge de Almeida; Sá, Maria de Fátima Lambert Alexandrino Alves de Sá
    Os museus ocupam uma importante posição no seio de uma comunidade prestando um serviço fundamental ao conhecimento, contribuindo como instrumentos essenciais na educação e cultura. Os museus de hoje não são locais perecidos, têm dinâmicas, geradas pelos eventos, exposições e comunicações públicas. O avanço tecnológico e em concreto a democratização do acesso à internet, definiram novas formas de comunicação e interação entre as pessoas e as instituições. A internet potência o acesso aos Museus de forma mais ampla, sendo ela muitas vezes a porta de entrada. O Museu Nacional Soares dos Reis tem cerca de 90 mil visitas por ano (gráfico n.º 4 em apêndice), realçando a internet como o meio de informação mais utilizado em termos de consulta. O Projeto “Museum Web Exhibition” tem como objetivo, dar resposta a uma necessidade do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), transversal a outros Museus e Galerias de Arte, - O que fazer com os registos produzidos numa exposição? - Como perdurar no tempo essa exposição? - De que forma os divulgar? São questões concretas tidas pelo Museu, tornando-se mais relevantes conforme o grau de importância da exposição. O objeto de estudo deste Projeto é a exposição de João Allen – colecionar o mundo, realizada no MNSR em 2018. Através da experiência cultural interativa, o autor pretende, recriar a exposição num micro website, disponibilizando-a ao visitante de uma forma intuitiva e apelativa, com base na recolha de dados e elementos científicos sobre o tema da exposição. Contextualizando os dados recolhidos numa página web estruturada, de livre acesso, proporcionando a continuidade da exposição, dos assuntos e peças expostos, disseminando ativamente o conhecimento cultural de forma globalizada. Em Portugal, pelas pesquisas realizadas a diversos Museus e Galerias de Arte, verifica-se que algumas Instituições tentam reproduzir as exposições através de galerias de fotografias, que não passam disso mesmo. Neste âmbito, este Projeto poderá, assim, ser considerado pioneiro em Portugal, coadjuvando os Museus na necessidade de adaptarem o seu plano comunicacional de exposição a novas realidades.