ESHT - Dissertações de Mestrado
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- A experiência do cliente e a gestão da reputação online em hotéis de luxoPublication . Moço, Andreia Medeiros; Oliveira, MónicaO presente estudo analisa o impacto da qualidade do serviço e da gestão das avaliações online na reputação do Hotel Pestana Amsterdam Riverside, no contexto da hotelaria de luxo. Através de uma combinação de análise quantitativa (regressão linear e benchmarking competitivo) e qualitativa (análise de sentimentos e conteúdo das reviews) identificam-se os principais fatores que influenciam a avaliação global dos hóspedes. Os resultados revelam que a perceção de custo-benefício, a qualidade do serviço e a consistência da experiência são determinantes para a reputação digital da unidade. Com base nas fragilidades identificadas, são propostas estratégias de melhoria por departamento e um plano de ação orientado para o reforço da experiência do cliente e diferenciação competitiva.
- A implementação de um novo sistema de controlo de gestão no Hotel Infante SagresPublication . Machado, Gabriel Girão; Melo, António; Fernandes, JoelO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular realizado no departamento financeiro do Hotel Infante Sagres, unidade de cinco estrelas localizada na cidade do Porto, no contexto da conclusão do Mestrado em Gestão Hoteleira. O documento reflete não só as atividades desempenhadas ao longo dos seis meses de estágio, como também uma análise crítica das práticas de gestão financeira adotadas pela unidade. São descritas as tarefas desenvolvidas nas áreas de income auditing, reconciliação de cartões, controlo interno e apoio contabilístico, bem como as ferramentas e sistemas informáticos utilizados. Paralelamente,o relatório inclui uma proposta de melhoria centrada na implementação do sistema DocMX, com vista a digitalização documental e otimização de fluxos de trabalho. Como resultado, este percurso de estágio permitiu aprofundar conhecimentos técnicos e operacionais, enquanto potenciou o desenvolvimento de competências transversais, como o pensamento crítico, a capacidade de adaptação, a organização e a comunicação interdepartamental — fundamentais para um desempenho eficaz no setor da hotelaria de excelência.
- A influência do flamenco na oferta turística de Sevilha: estudo etnográfico sobre a satisfação e lealdade turísticaPublication . Donato, Ana Teresa Mendonça Marques; Toro Sánchez, Fernando; Oliveira, MónicaAs diferentes formas de comunicação online oferecem uma janela de oportunidades de investigação para a ciência comportamental que podem ser usadas para a construção ou teste de teorias. Entre essas formas de comunicação, as plataformas digitais assumem, hoje em dia, um papel crucial na tomada de decisão dos consumidores que fazem uso das avaliações, opiniões e classificações para eleger um produto turístico. No sentido de perceber como é que o flamenco é encarado pelos consumidores de espetáculos nos tablaos da cidade de Sevilha foram analisadas 2045 avaliações de 20 tablaos, extraídas da plataforma TripAdvisor. Tendo por base o Modelo de Experiência Memorável de Taheri et al. (2020) e o Modelo de Associação de términos léxicon de Vaipaj et al. (2025), realizou-se uma modelização de minimos quadrados parciais, uma modelação de tópicos e uma análise de associação que serviu como complemento aos restantes instrumentos metodológicos. Os resultados sugerem que a autenticidade e a sinceridade são as variáveis que melhor potenciam o alcance de uma experiência turistica memorável, sendo os conceitos de intimidade e excelência os mais valorizados pelos consumidores. As dimensões comportamental e sensorial são as que mais se destacam numa relação direta com as componentes artísticas. Sendo o flamenco um produto altamente recomendado, as opiniões de quem o consome devem ser consideradas pelas empresas que o comercializam, contribuindo este estudo com possíveis aplicações metodológicas. Perante a crescente disponibilidade de bases de dados, futuras investigações poderão fazer uso da livre expressão dos consumidores para determinar a sua satisfação, qualidade percebida do produto e intenção de recomendação.
- Abertura de unidades hoteleiras em grandes centros urbanos: o caso de Bruxelas a concorrência, a lotaçao e outros elementos essenciaisPublication . Brochado, Diana Maria Moreira; Brandão, Ana FilipaO presente relatório foi realizado no âmbito do respetivo estágio curricular, realizado entre os meses de novembro 2016 e julho 20l7, em Bruxelas, na empresa Everland Management & Co., como Assistente de Direcão, na abertura de dois novos hotéis no centro de Bruxelas. Para conclusão do Mestrado em Direcão Hoteleira, foi proposta a realizacão de um estágio que proporcionasse uma nova experiência e retirasse da zona de conforto. Após uma procura exaustiva em algo desafiante, foi encontrada uma empresa que procurava estagiarios para variados departamentos administrativos que fossem o motor de abertura de dois pequenos hotéis de sucesso na cidade de Bruxelas. Mediante este estágio e o trabalho realizado no mesmo, serão abordadas as estratégias de aberturas de hotéis em grandes centros urbanos, como Bruxelas, e todo o processo operacional que envolve uma abertura de hotel, nomeadamente pequenos hotéis. O foco deste trabalho será, apesar de tudo, na aprendizagem durante o estágio curricular, onde também serão expostas uma crítica e uma proposta de medidas que poderão aumentar a rentabilidade dos hotéis e da empresa para foram exercidas funcões em estágio durante 8 meses.
- Acolhimento digital dos turistas nos destinos turísticosPublication . Martins, Telma Proença; Liberato, Dália; Liberato, PedroA digitalização é considerada um dos fenómenos mais marcantes do século XXI, sendo designada como a terceira revolução industrial, ou ainda Revolução Digital. A popularização da internet e dos aparelhos eletrónicos modificou completamente a sociedade nestas últimas duas décadas. A vertente de turismo derivada desta revolução, denomina-se de turismo digital, e está diretamente associada às ferramentas digitais e à forma como estas apoiam as diversas atividades do setor. A presente dissertação pretende compreender qual tem sido o impacto das diferentes práticas digitais nas empresas de turismo da Região Porto e Norte de Portugal. Para o efeito, foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa, consistindo num estudo exploratório, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a representantes de diferentes empresas do setor do turismo, nomeadamente a agências de turismo e empresas de alojamento local. O objetivo geral da investigação é analisar o acolhimento digital do destino Porto e Norte e propor estratégias de melhoria do destino. Como objetivos específicos, o estudo pretende realizar uma análise de Benchmarking a destinos competidores, identificar as boas práticas no acolhimento dos turistas nos destinos e analisar a importância da digitalização das empresas de turismo como contributo para o acolhimento digital dos destinos. Nas principais conclusões, é possível destacar que os maiores impactos que as empresas no Porto sentiram no decorrer da última década, foi o aumento do fluxo das vendas, isto devido à implementação do comércio eletrónico, bem como devido à adoção de estratégias de e-marketing e inovação do website. De acordo com as estratégias a serem adotadas pelas organizações, destaca-se na maioria das empresas a adesão a diferentes métodos de pagamentos digitais bem como a criação de equipas especializadas para o acolhimento digital, utilizando métodos de atendimento via email, telefone, WhatsApp e Live Chat. No que respeita às estratégias a implementar no futuro para a melhoria das empresas e do serviço dos seus trabalhadores, denotou-se uma grande referência ao fator da menor dependência de recursos humanos e uma maior implementação do teletrabalho, e ainda a aquisição de diversas tecnologias e atividades digitais que convivam lado a lado com o turismo tradicional, como por exemplo as visitas guiadas em realidade virtual. Por fim, foi diagnosticada a ligação entre as práticas digitais e os objetivos de desenvolvimento sustentável, tendo em vista uma evolução das estratégias digitais nas empresas que melhore o seu desempenho, em paralelo com a sustentabilidade ambiental e social dos destinos turísticos.
- As alterações climáticas na Região do Douro: diagnóstico e estratégias de sustentabilidade para o setor do turismoPublication . Braga, Ana Francisca Pinto; Liberato, Dália; Ferreira, Fernanda A.A presente investigação visa identificar as principais consequências das alterações climáticas no Douro e qual o seu possível impacte no turismo da região. A Região Demarcada do Douro é uma das regiões mais quentes e secas do país. Foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 2001, mas tem vindo a perceber o efeito das alterações climáticas. Sendo o Douro uma região de destaque, pelas suas paisagens, mas também pela sua história, acaba por realçar um produto tradicional da região e tão apreciado por todos– o vinho. Neste trabalho pretende-se também reconhecer o turismo de luxo como um segmento de mercado emergente nesta região. Um turista de luxo procura experiências únicas e personalizadas. Contudo, são cada vez mais as pessoas que se interessam e se preocupam com a sustentabilidade da região. Desta forma, percebe-se que o luxo e a sustentabilidade podem complementar-se e as empresas têm tentado apostar cada vez mais na qualidade, mas também na sustentabilidade dos seus produtos, tentando optar ao máximo por fornecedores locais. Infelizmente, a sustentabilidade das vinhas e das paisagens continua a ser uma preocupação, já que as alterações climáticas são uma realidade e podem destruir uma produção de anos. Como ponto de partida, proceder-se-á à apresentação de revisão de literatura e numa segunda fase, realizar-se-á uma entrevista a especialistas da área de enoturismo e de sustentabilidade ambiental. A partir da análise de conteúdo, serão discutidos os possíveis resultados e apresentadas propostas para investigações futuras.
- Análise financeira empresarial no setor hoteleiro português com recurso à representação gráficaPublication . Gomes, Luís Filipe Pinto Candeias Oliveira; Albuquerque, EduardoA representação de dados, e cada vez mais um instrumento de análise, a forma como os apresentamos permite do imediato tirar conclusões num universo cada vez mais sem tempo e variado, em que a tomada de decisões tem de ser rápida por forma a obter o benefício na oportunidade. Tendo em consideração que a representação gráfica de dados multivariados tem a sua aceitação mais elevada na representação das faces do Chernoff, e sendo a Análise Gráfica das Finanças Organizacionais (AGraFO) uma evolução destas faces tentaremos demonstrar a facilidade da sua utilização bem Como a sua eficácia uma vez que a construção deste modelo teve no seu desenvolvimento um equilíbrio gráfico, ate agora inigualável, que permite uma definição mais detalhada e compreensiva das variáveis que o compõe. A representação gráfica de dados multivariados que vamos apresentar permite, independentemente da literacia do analista, a verificação de imediato, se a empresa em estudo reúne condições interessantes ou se aparenta fragilidades. O estudo que vamos adotar mostra uma evolução significativa ao modelo proposto por Herman Chernoff já que as limitações identificadas por aquele autor a nível dos olhos são redesenhadas e tem em consideração mais uma outra limitação no que concerne a limitação da escalabilidade já que aumenta em duas as variáveis analisadas, assim o modelo desenvolvido por Eduardo Albuquerque (2016), Análise Gráfica das Finanças Organizacionais (AGraFO), representa uma evolução muito significativa ao primeiro rosto desenvolvido por Chernoff. Para a sociedade em geral, a utilização deste modelo permite identificar com facilidade o estado económico—financeiro das empresas em análise independentemente do setor de atividade, mesmo para pessoas não familiarizadas com indicadores económicos. O recurso a ilustração de urna face humana apresenta de imediato uma leitura de expressões que exprimem o estado da unidade em análise. No estudo efetuado verificamos uma estrutura do ativo muito elevada bem como inexistência de relação entre e dimensão e a rentabilidade e uma evolução positiva no que concerne ao seu desempenho económico.
- A animação e os eventos como forma de aumento da receita das unidades hoteleiras: criação de um Manual de Acolhimento e GuiaPublication . Fabião, Inês Neves; Oliveira, MónicaCom o principal objetivo de fortificar e aplicar os conhecimentos adquiridos através das unidades curriculares do Mestrado em Direção Hoteleira — Direção Comercial e Marketing, optou—se pela realização de um estágio para concretizar a unidade curricular de Dissertação / Estagio / Projeto. Deste modo, surgiu a oportunidade de estagiar no NH Collection Porto Batalha, no departamento de Grupos e Eventos e, mais tarde, na Receção do mesmo. Assim, o presente relatório pretende, numa fase inicial, uma análise do estado de arte sobre animação turistica e hoteleira, posteriormente a descrição do percurso concretizado no estágio curricular, realizado ao longo de seis meses, compreendidos entre setembro de 2019 e março de 2020, na unidade curricular acima referida. Esta fase inicial culminará e servirá de base a elaboração do Manual de Acolhimento e Guia para as funções no Departamento de Animação e Eventos, que servirá como Manual de Acolhimento a novos colaboradores, bem como Manual—Guia para a realização de futuros eventos. A maior preocupação das empresas hoteleiras é a retenção dos clientes e hóspedes no hotel, de forma a aumentarem a receita e potenciarem todos os departamentos existentes, garantindo a sustentabilidade do negócio e a sua sobrevivência. A animação surge como um departamento loss leader, com custos superiores as receitas, mas que estimula a vendas dos outros serviços da unidade. E, portanto, necessário criar condições internas que permitam ao Hotel que o cliente fique retido mais tempo na unidade. Pretende—se com este trabalho detetar as lacunas existentes e criar um Manual de Acolhimento e Guia em Hotelaria que consiste num exemplar a ser atribuído ao NH Collection Porto Batalha, que se baseara em Eventos como festas temáticas, festas de aniversario, entre outros, e com o principal intuito de orientar o Hotel para um maior desenvolvimento e inovação da area de Eventos originando, assim, um aumento da receita e um aumento da procura da unidade hoteleira. Este documento aspira servir de modelo para que outras unidades, como sendo um instrumento útil, possam desenvolver este departamento na sua atividade diária. O Manual apresenta vários eventos e diversos elementos que permitam a elaboração de um evento tais como: decoração, animação, ideias de tipo de festas, contactos para empresas que possam auxiliar e permitir o sucesso do evento.
- Aplicação das metodologias de engenharia de menus na restauraçãoPublication . Teixeira, Andreia Filipa Camilo; Azevedo, DanielA presente investigação tem como objetivo avaliar o impacto das metodologias de engenharia de menus na rentabilidade das vendas no setor da restauração. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com diretores de Food and Beverage (P&B) de diversos estabelecimentos da cidade do Porto. Os resultados revelaram que adoção das metodologias de engenharia de menus e praticamente universal entre os diretores entrevistados. No entanto, constatou-se que a implementação prática destas metodologias não segue plenamente as diretrizes teóricas. Os participantes relataram dificuldade na aplicação de algumas técnicas, o que sugere a necessidade de adaptar estratégias a realidade de cada restaurante. Esta investigação contribui para uma compreensão mais aprofundada da relação entre a engenharia de menus e a rentabilidade, ao evidenciar tanto as vantagens quanto as dificuldades enfrentadas pelos diretores no seu dia-a-dia.
- A aplicação de estratégias de cross e upselling em contexto Hoteleiro: o estudo de caso do Água Hotels RiversidePublication . Fernandes, Júlio Gomes Salgado; Melo, AntónioA procura hoteleira em Portugal apresenta-se em níveis históricos, o que cria um clima de concorrência no setor, pelo que as unidades hoteleiras devem criar formas de aumentar as suas receitas. Através da aplicação de técnicas de Cross-Selling e Upselling, é possível, através do mesmo número de hóspedes, um Hotel aumentar significativamente o seu nível de faturação, sendo fulcral que sejam desenvolvidas estratégias que fomentem estas técnicas de venda. O presente relatório foi elaborado aquando do estágio no Água Hotels Riverside, pertencente ao Grupo Água Hotels Spa & Resorts, tendo a duração de seis meses, entre setembro de 2021 e março de 2022, sendo realizadas atividades de Front Office, no departamento de Receção. Além do estágio, foi realizada uma investigação acerca da aplicação das estratégias de Cross-Selling e Upselling na unidade hoteleira. Através da aplicação de entrevistas, foram ouvidas as opiniões dos colaboradores da Direção e Operação do Hotel, sendo possível verificar lacunas e oportunidades que permitiram a criação de uma proposta orientadora para uma mais bem-sucedida aplicação destas estratégias no Hotel. A presente investigação apresenta pertinência para a realidade do Água Hotels Riverside, assim como também para outras unidades hoteleiras, pois permite identificar problemas e dificuldades no processo destas técnicas de vendas, bem como apresentar medidas para as solucionar.