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- A improvisação em prol da autonomia na interpretação e expressão musicalPublication . Lopes, Hugo José Nunes; Almeida, Gilberto Bernardes de; Oliveira, RosaEste relatório documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) e da Escola Superior de Educação do Porto (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Neste trabalho aprofundo uma reflexão de toda a prática educativa ao longo de três grandes domínios documentados em partes distintas. A primeira parte contextualiza, de um ponto de vista histórico, o ensino da música em Portugal. Em maior detalhe, é estabelecida uma caracterização das metas e atividades desenvolvidas pelo Conservatório de Música do Porto ao longo da sua existência. Atendendo ao seu recente centenário, especial referência é prestada ao testemunho desta instituição para a comunidade musical Portuguesa. A segunda parte aborda a prática educativa supervisionada, decorrente da componente prática e reflexiva do estágio realizado no Conservatório de Música do Porto. Um particular destaque é dado à descrição de estratégias de codocência aplicadas em contexto de sala de aula e seguidas no âmbito do estágio. A terceira parte, descreve o projeto de intervenção realizado a alunos de saxofone, no qual se propõe estratégias com base na improvisação como ferramenta motivadora para o desenvolvimento da autonomia do aluno na interpretação e expressão musical.
- Customer Relationship Management (CRM): a segmentação e a otimização das tarifas na cadeia Thon HotelsPublication . Lopes, Tiago Miguel Alves Fragata; Oliveira, MónicaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Dissertação/Projeto/Estágio do 2º ano do Mestrado em Direção Hoteleira – Direção Comercial e Marketing e serve para a aprovação final de grau de Mestre. O tema escolhido foi “Customer Relationship Management (CRM) – segmentação e a otimização de tarifas na cadeia Thon Hotels”. O estágio que serviu de base para o relatório foi realizado como Cluster Revenue Management Trainee na sede Benelux da cadeia hoteleira Thon Hotels. Através de todos os conhecimentos e competências adquiridas ao longo do estágio e também através da realização de investigação, será então abordada a gestão da receita tendo como principais focos o cliente, o CRM, a segmentação do mercado e a definição e estabelecimento das tarifas. Aspira-se estudar a segmentação como um dos processos fundamentais no Revenue Management e investigar o seu impacto na tomada de decisão e na implementação de estratégias que levam à consequente maximização das receitas. É muito importante ressalvar que neste relatório será efetuada uma análise desta temática aplicada à realidade da cadeia hoteleira Thon Hotels, no âmbito da área económica de Benelux.
- Dívida subordinada e disciplina de mercado no setor bancário portuguêsPublication . Silva, Ana Cristina Pereira; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daO objetivo desta dissertação é analisar a disciplina de mercado dos detentores de dívida subordinada (DS) dos bancos que operam em Portugal. O tema é atual e relevante porque na sequência da crise financeira internacional questionou-se a eficácia da supervisão bancária institucional e favoreceu-se o modelo regulatório compatível com a disciplina de mercado. Centra-se na seguinte questão de investigação: “São os spreads da DS sensíveis ao nível de risco das instituições bancárias?”. A resposta a esta questão é dada através duma análise empírica da relação entre um conjunto de variáveis de risco bancário (ratings e indicadores contabilísticos) e os spreads implícitos nas taxas de juro da DS emitida pelos bancos. As variáveis explicativas, selecionadas a partir da revisão de literatura, foram divididas em variáveis do risco bancário e de controlo. A metodologia utilizada consiste na estimação de um modelo de regressão linear múltipla com recurso ao método dos momentos generalizados (GMM) para o período compreendido entre o primeiro semestre de 2004 e o segundo semestre de 2016, utilizando-se dados semestrais de dois painéis, por forma a analisar os efeitos manifestados e o seu valor explicativo. Conclui-se que os spreads da DS contêm informações úteis sobre a assunção de riscos dos bancos emitentes, sendo especialmente relevantes as avaliações das agências de rating que se evidenciam como indicador com maior poder explicativo. Além disso, algumas medidas contabilísticas de risco bancário também são sinalizadas através dos spreads. No entanto a sua força explicativa no modelo não deve ser ampliada. A evidência mostra que os sinais que emanam dessas variáveis, deduzida a capacidade explicativa do spread do período anterior, são limitados. Estas conclusões dão um contributo para a compreensão do spread da DS como instrumento de acompanhamento e controlo dos riscos bancários no mercado português e da sua utilização no contexto mais amplo da disciplina de mercado.
- Auditoria Interna ao processo de compras numa empresa de engenharia industrial - o caso RobotSolPublication . Ferreira, Susana Maria Sampaio; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeA Auditoria Interna (AI) surge como um instrumento essencial de apoio à gestão e como tal é fulcral para o processo de compras. Nos dias que correm, a área das compras é, sem dúvida, uma das mais utilizadas e crítica das entidades. Um bom processo de compras é extremamente importante e imprescindível para que haja um bom funcionamento no dia a dia das entidades. É necessário que a par disto exista um forte Controlo Interno (CI) adequado às necessidades da organização, bem como, implementação de mecanismos que possam assegurar todo o processo de compras, pois este apresenta vários riscos, entre os quais constam os relacionados com o preço, a qualidade, satisfação, prazos de entrega, entre outros. Com a exigência da sociedade e com estruturas cada vez mais competitivas, as entidades vêm-se obrigadas a reajustarem os seus sistemas de controlo, por forma a darem resposta aos objetivos delineados. As empresas cada vez mais necessitam de um eficaz e eficiente CI, que permita conjugar a estratégia da entidade com os riscos a que esta se expõem diáriamente. Neste trabalho de projeto, apresenta-se um estudo de caso sobre o processo de compras numa empresa do ramo de engenharia industrial - RobotSol, onde são identificadas possíveis falhas e objetivos de melhoria, pretende-se demonstrar o quanto é importante que a AI esteja presente no processo de compras da entidade e como a mesma poderá contribuir para colmatar possíveis falhas/riscos, através da implementação de métodos, procedimentos e processos, pois estes são cruciais para manter o bom funcionamento/desempenho da entidade no seu dia a dia.
- Capital de risco, assimetrias de informação e acompanhamento pós-investimento: evidências para PortugalPublication . Joana Filipa Alves da Silva; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daEste estudo, centrado no investimento de capital de risco em Portugal, pretendeu evidenciar a importância do acompanhamento e monitorização dos projetos na fase pós-investimento. Centrou-se na seguinte questão de investigação: “Como se processa o acompanhamento das empresas participadas pelas entidades de capital de risco no período pós-investimento e como as controlam?” A teoria argumenta que para mitigar o risco de agência na fase pós-investimento é necessário efetuar um acompanhamento eficaz, desenvolvendo relacionamentos adequados com as participadas através de uma comunicação frequente, detalhada e atempada durante a evolução do projeto. Para o objetivo central do estudo – avaliar o processo de acompanhamento e monitorização realizado pelos investidores de capital de risco em Portugal - foi realizado um estudo empírico, consubstanciado num questionário promovido junto das entidades participadas pelos investidores de risco, que recolheu dados sobre as práticas de monitorização observadas. Os resultados do questionário realizado no âmbito do presente trabalho fornecem evidências que apontam para um acompanhamento relativamente intenso das empresas participadas. Os investidores adotam práticas ativas de acompanhamento das suas participadas, principalmente em áreas relacionadas com a gestão ou em áreas mais sensíveis. Para minimizar a assimetria de informação e o problema do agente-principal, os investidores de risco optam por solicitar um grande número de relatórios e informações financeiras sobre o desempenho das participadas e com periodicidade elevada. Além disso, acompanham as empresas participadas através de visitas e reuniões frequentes para discussão dos assuntos mais importantes. Finalmente, o estudo fornece suporte à perspetiva de que as restrições incluídas nos contratos de investimento por si só não poderiam reduzir significativamente a assimetria da informação, sendo necessário o recurso a um conjunto mais alargado de instrumentos de monitorização.
- Abertura de unidades hoteleiras em grandes centros urbanos: o caso de Bruxelas a concorrência, a lotaçao e outros elementos essenciaisPublication . Brochado, Diana Maria Moreira; Brandão, Ana FilipaO presente relatório foi realizado no âmbito do respetivo estágio curricular, realizado entre os meses de novembro 2016 e julho 20l7, em Bruxelas, na empresa Everland Management & Co., como Assistente de Direcão, na abertura de dois novos hotéis no centro de Bruxelas. Para conclusão do Mestrado em Direcão Hoteleira, foi proposta a realizacão de um estágio que proporcionasse uma nova experiência e retirasse da zona de conforto. Após uma procura exaustiva em algo desafiante, foi encontrada uma empresa que procurava estagiarios para variados departamentos administrativos que fossem o motor de abertura de dois pequenos hotéis de sucesso na cidade de Bruxelas. Mediante este estágio e o trabalho realizado no mesmo, serão abordadas as estratégias de aberturas de hotéis em grandes centros urbanos, como Bruxelas, e todo o processo operacional que envolve uma abertura de hotel, nomeadamente pequenos hotéis. O foco deste trabalho será, apesar de tudo, na aprendizagem durante o estágio curricular, onde também serão expostas uma crítica e uma proposta de medidas que poderão aumentar a rentabilidade dos hotéis e da empresa para foram exercidas funcões em estágio durante 8 meses.