Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-24"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- A influência da indústria 4.0 no processo de internacionalização de PME em PortugalPublication . Cardoso, Ana Rita Moreira; Pereira, Raquel Susana da CostaDigitization of business is an imperative path for companies in today's context and reality. The integration of digital processes in production, industry and services has seen exponential growth, especially in recent decades, with the development of digital systems and technologies that have resulted in the concept of industry 4.0, also called the fourth industrial revolution. The business fabric, both European and Portuguese, consists mainly of Small and Medium Enterprises (SMEs). However, they face major barriers that hinder their international expansion, despite being inserted in the economy of mainly developed countries. Technology, in addition to spreading globalization, also increases competition between companies, which makes it the propellant component for the expansion of these same companies. The internationalization process is completely interfered with by technology, especially information, allowing improvements in productivity, efficiency and management and also because it connects the world making it a "market without borders". For that reason, one question that arises and for which an answer is sought is: "What is the influence of Industry 4.0 on the process of Internationalization of SMEs in Portugal?". Following a qualitative methodology, through a case study with an interview in two companies, this work aims to explain the evolution from Industry 1.0 to Industry 4.0, to define and explain what Industry 4.0 consists of, how it is implemented and what implications it will have in SMEs in Portugal. In particular, we will try to understand how Industry 4.0, the digital systems and technologies can influence the internationalisation process of these SMEs. The fundamental conclusions that have been possible to draw from this work is that industry 4.0 is essential for the survival of SMEs, especially for those who want to resist, grow and be competitive in the international market.
- A animação e os eventos como forma de aumento da receita das unidades hoteleiras: criação de um Manual de Acolhimento e GuiaPublication . Fabião, Inês Neves; Oliveira, MónicaCom o principal objetivo de fortificar e aplicar os conhecimentos adquiridos através das unidades curriculares do Mestrado em Direção Hoteleira — Direção Comercial e Marketing, optou—se pela realização de um estágio para concretizar a unidade curricular de Dissertação / Estagio / Projeto. Deste modo, surgiu a oportunidade de estagiar no NH Collection Porto Batalha, no departamento de Grupos e Eventos e, mais tarde, na Receção do mesmo. Assim, o presente relatório pretende, numa fase inicial, uma análise do estado de arte sobre animação turistica e hoteleira, posteriormente a descrição do percurso concretizado no estágio curricular, realizado ao longo de seis meses, compreendidos entre setembro de 2019 e março de 2020, na unidade curricular acima referida. Esta fase inicial culminará e servirá de base a elaboração do Manual de Acolhimento e Guia para as funções no Departamento de Animação e Eventos, que servirá como Manual de Acolhimento a novos colaboradores, bem como Manual—Guia para a realização de futuros eventos. A maior preocupação das empresas hoteleiras é a retenção dos clientes e hóspedes no hotel, de forma a aumentarem a receita e potenciarem todos os departamentos existentes, garantindo a sustentabilidade do negócio e a sua sobrevivência. A animação surge como um departamento loss leader, com custos superiores as receitas, mas que estimula a vendas dos outros serviços da unidade. E, portanto, necessário criar condições internas que permitam ao Hotel que o cliente fique retido mais tempo na unidade. Pretende—se com este trabalho detetar as lacunas existentes e criar um Manual de Acolhimento e Guia em Hotelaria que consiste num exemplar a ser atribuído ao NH Collection Porto Batalha, que se baseara em Eventos como festas temáticas, festas de aniversario, entre outros, e com o principal intuito de orientar o Hotel para um maior desenvolvimento e inovação da area de Eventos originando, assim, um aumento da receita e um aumento da procura da unidade hoteleira. Este documento aspira servir de modelo para que outras unidades, como sendo um instrumento útil, possam desenvolver este departamento na sua atividade diária. O Manual apresenta vários eventos e diversos elementos que permitam a elaboração de um evento tais como: decoração, animação, ideias de tipo de festas, contactos para empresas que possam auxiliar e permitir o sucesso do evento.
- Gaming influencers: estudo preliminar em PortugalPublication . Lemos, Diogo Magalhães; Santos, José Duarte da RochaNo mundo digital em que vivemos atualmente, os influencers desempenham um papel cada vez mais importante na forma como as marcas comunicam e se relacionam com o seu público. Um dos mercados em que os influencers têm uma forte presença, é o mercado do gaming, e neste estudo pretende-se fazer uma abordagem inicial no contexto do mercado português, de modo a perceber quais são algumas das tendências comportamentais dos consumidores relativamente aos gaming influencers, e de que forma é que estes fatores podem impactar a intenção de compra. Para esse efeito, é realizado um estudo empírico quantitativo, com recurso a um questionário online como forma de recolha de dados, através do qual se conseguiu verificar que o tipo de conteúdos produzidos pelos gaming influencers, a homofilia de atitudes, e a dimensão dos desenvolvedores/jogos, são fatores que aparentam ter uma relação positiva com a intenção de compra, ou impacto na sua incidência. Este estudo proporciona, também, um ponto de partida para investigar de forma mais exaustiva os temas abordados e os resultados obtidos, expandindo a literatura acerca do mercado do gaming, que atualmente se encontra relativamente escassa.
- O efeito do storytelling associado à comunicação da Covid-19 no engagementPublication . Lemos, Patrícia Vieira; Rodrigues, Maria Antónia GonçalvesThe Covid-19 disease came to shake the world, enclosed people at home, ended associations, changed habits and behaviour. However, it has become an opportunity for brands to communicate with their customers and other audiences. Several associations took Covid-19 as a cause and sought to involve their consumers in changing attitudes, behavior and sharing information. The main objective of this investigation was to understand how brands told Covid-19 associated stories in their communication influenced their engagement with their consumers. Regarding the stories, it became relevant to evaluate the plot, characters and verisimilitude. With regard to consumer engagement, in its mutidimensional nature, affective engagement, emotional engagement and cognitive engagement. This study has, essentially, an netnographic approach that took into account the comments and the announcements, published on two social networks, Facebook and Instagram, by nine portuguese brands- Continente, Super Bock, Vodafone Portugal, Sistema Nacional de Saúde português, Infraestruturas de Portugal, Bertrand Livreiros, Coca-Cola, Nívea Portugal e Universidade do Porto. The results of this research reveal that for stories associated with Covid-19, to have a greater level of influence on the consumer, they must use the elements as a whole, since each one of them is essential to generate a positive engagement with the consumer. However, it also reveals that although the elements work better together, the characters play a prominent role in consumer engagement, for their ability to make the consumer identify with the story and become empathetic. Furthermore, the results also show that the individual interpretation of the story varies the level of consumer involvement. Finally, this research proves to be useful for management, namely organizations that communicate causes, as it proposes a framework that links the elements of the stories to the dimensions of consumer engagement. And because it is a recent topic, Covid-19, it is a good starting point for future investigations as it allows us to understand which type of story has the greatest impact.
- Exercício nórdico na prevenção de lesões nos isquiotibiais uma revisão sistemática da sua eficácia em jogadores de futebolPublication . Lopes, Paula Isabel Cardoso; Lumini, José António; Rodrigues, ElisaO exercício nórdico (NHE) tem sido muito utilizado na prática clínica no tratamento das lesões dos isquiotibiais. Apesar de frequente a sua utilização no meio desportivo, a evidência do seu efeito na prevenção de lesões nos isquiotibiais é limitada. Verificar a eficácia do NHE na prevenção de lesões nos isquiotibiais em jogadores de futebol. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com os termos de pesquisa “hamstring”, “nordic exercise”, e “football” ou “soccer” de 2011 até 2021 nas bases de dados Pubmed, Cochrane e PEDro. Foram incluídos apenas estudos randomizados controlados em inglês. A valiação metodológica dos artigos foi feita por três revisores independentes utilizando a Cochrane Risk of Bias Tool. De 14136 artigos, 10 foram incluídos para análise qualitativa. Estes estudos evidenciam que o NHE parece contribuir na prevenção de lesões em comparação com outros grupos experimentais e de controlo. Os estudos analisados sugerem efeitos preventivos de lesões nos musculos isquiotibiais do NHE em jogadores de futebol.
- Corpo líquido e plástico 1.0: a-con-tecer com/em/como ambiente [em contexto de crise climática]Publication . Araújo, Ana Isa Albano; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deCorpo é ambiente, é natureza. Todas as matérias do ambiente passam pelo corpo, são fluidas, atravessam-no enquanto atravessa o mundo, sendo mundo, juntando-se às linhas que o tecem e misturando-se nelas. Tecido nesta interdependência, o que acontece ao corpo em tempos de crise climática que tantos fins, urgências e determinismos arrasta consigo? Que narrativas e imaginários possibilitam movimento ou o tolhem? Que (re)construções é possível pensar em momentos de desconstruções? Numa abordagem performativa guiada pela prática, esta dissertação tece-se com uma investigação-criação de continuidade na qual é desenvolvida uma metodologia de repetição, revisitação e reciclagem onde se procura interpelar binarismos natureza/cultura, mente/corpo, ser-humano/outro-não-humano. Apoiado nas propostas de malha de Tim Ingold, visão simpoiética de Donna J. Haraway e comum hídrico de Astrida Niemanis o processo entrelaça-se em variados delineamentos teórico-metodológicos e práticas, em pós-humanismo, ecofeminismo, fenomenologia, estudos de performance ou movimento ecossomático, observando-se o que acontece neste corpo poroso, líquido e plástico, mais-que-humano, constantemente implicado e em co-relação, em fluxo constante de processos e (de)composições.
- Relatório de estágio: a tradução técnica na Word-way: o caso da indústria mecânicaPublication . Antunes, Maria Alexandra Barros; Tavares, Célia Verónica MartinsNowadays, it is possible to understand the importance attributed to the availability of technical information in several languages, mainly by multinational companies, due to the increasing globalization and internationalization. Hence, the technical area ends up being one of the areas that produces most job offers in the translation sector. Technical translation is an area of translation with the purpose to communicate and inform its target audience about technical information and procedures. Therefore, the technical translator must seek to convey the information contained in the original texts clearly and appropriately, in order to achieve effective communication with the target audience. As such, the technical translator cannot only be a translator in the classical sense of the word, as the translator must master other spheres of expertise and be skilled in the use of computer-aided translation tools. Consequently, the competencies of a technical translator do not only focus on the proficiency in a foreign language, but must also fulfil several other requirements and be equipped with different skills. Therefore, firstly, this internship report presents a theoretical context that explores the role and applicability of technical translation in the translation process, giving more relevance to the mechanical industry area. It also discusses the role of computer-aided tools in technical translation. In a second stage, an overview of the whole internship is made, not only of the host company, but also of the tasks performed and the difficulties encountered. In the end, the conclusions about the internship and the work done are pointed out.
- O papel da comunicação digital no desenvolvimento sustentável da moda têxtilPublication . Passos, Mariana Cardoso; Santos, José Duarte da RochaNowadays, sustainability is a very discussed topic that has become a major concern for the general society. The perception that the planet is reaching very high levels of pollution has contributed to changing consumption habits, with the aim of protecting the environment and slowing down its degradation. Along with other industries, fashion has also contributed to the worrying climate change we are facing. As a result, a more aware consumer as emerged, interested in adopting more sustainable purchasing behaviors. Thus, brands began to adapt their marketing strategies to be able to meet the needs of this new consumer. In order to understand how fashion brands are communicating their sustainability strategies online, a case study was developed with the brands H&M and Levi's, in which the following digital tools were analyzed: website, blog, newsletter and social media. With this investigation, it was possible to see that fashion brands are committed to becoming more sustainable and that they have used digital channels to communicate their environmental concerns, demonstrate the actions they have taken to adapt to the new market and to make consumers aware of this issue.
- Mapeamento e avaliação de processos numa empresa da indústria alimentarPublication . Ribeiro, Alexandra Filipa Magalhães Teixeira; Oliveira, Lia Coelho deAtualmente conseguimos observar que os mercados se encontram cada vez mais competitivos, surgindo assim a necessidade diária da diferenciação das empresas em relação aos seus concorrentes. Esta procura pela diferenciação torna inevitável a análise dos processos e procedimentos internos utilizados pelas empresas, sendo que a elaboração deste relatório tem como objetivo a análise detalhada dos processos inerentes ao departamento logístico de uma empresa inserida no ramo alimentar dos congelados. A necessidade, por parte das empresas, da execução de um mapeamento de processos é cada vez maior, uma vez que através dele estas conseguem adquirir uma maior consciencialização relativamente ao impacto que cada processo e ação tem, de forma generalizada, não só no departamento como também na empresa. A recolha dos dados fornecidos, através do mapeamento de processos executado, possibilitou a elaboração de uma série de fluxogramas e textos de apoio que permitiram, aos intervenientes deste departamento, a conceção de uma imagem visual mais completa de todos os procedimentos realizados, desde a receção de matéria-prima, até à expedição do produto final para os clientes. Este relatório expõe o trabalho desenvolvido que permitiu ainda à empresa a criação de um suporte documental onde estão compilados todos os procedimentos respeitantes ao departamento, bem como a especificação das funções dos seus colaboradores. Para além do mapeamento de processos, foi também executada uma Análise SWOT. Nesta etapa foram analisados os fatores internos e externos causadores de um impacto direto no negócio da empresa, que por vezes pode não ser positivo. Também foi possível ilustrar e dar a conhecer o posicionamento da empresa no mercado em que está inserida e que estratégias deve adotar para impulsionar o crescimento e desenvolvimento do seu negócio.
- Quem sou eu? Em dia de festa: um trabalho dramatúrgico a partir de um projeto em comunidadePublication . Moura, Micaela Cristina Soares de; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deA necessidade de explorar o conceito de festa, especialmente num período de “não contacto” motivou a que esta pesquisa fosse feita em proximidade e com uma comunidade sénior. Ainda que antagónico, a urgência de contacto de cariz social e intelectual levou-me a desenvolver um projeto com aqueles que, neste período, estavam mais isolados. Quem sou eu? É um projeto de criação artística com a comunidade, do Teatro de Marionetas do Porto. Um projeto que visa perpetuar a sensibilização artística e a inclusão social. Enquanto atriz residente do Teatro de Marionetas do Porto, participei no processo de criação das edições anteriores. Nesta 3ª edição surgiu a possibilidade de criar o texto para o espetáculo. O meu tema de pesquisa é “Festa/celebração enquanto potencialidade cénica e dramatúrgica”, e como o conceito do projeto é o autorretrato, fez-me sentido explorar este tema com uma geração mais velha e de não atores. O motor da pesquisa foi criar laços com os participantes, conhecê-los e ouvi-los: através de longas conversas, entrevistas e jogos teatrais. Realizei vários registos: fotográficos, vídeo, áudio e escritos (no meu caderno de anotações).