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O papel da comunicação digital no desenvolvimento sustentável da moda têxtil

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Abstract(s)

Nowadays, sustainability is a very discussed topic that has become a major concern for the general society. The perception that the planet is reaching very high levels of pollution has contributed to changing consumption habits, with the aim of protecting the environment and slowing down its degradation. Along with other industries, fashion has also contributed to the worrying climate change we are facing. As a result, a more aware consumer as emerged, interested in adopting more sustainable purchasing behaviors. Thus, brands began to adapt their marketing strategies to be able to meet the needs of this new consumer. In order to understand how fashion brands are communicating their sustainability strategies online, a case study was developed with the brands H&M and Levi's, in which the following digital tools were analyzed: website, blog, newsletter and social media. With this investigation, it was possible to see that fashion brands are committed to becoming more sustainable and that they have used digital channels to communicate their environmental concerns, demonstrate the actions they have taken to adapt to the new market and to make consumers aware of this issue.
Nos dias de hoje, a sustentabilidade é um tópico bastante debatido e que se tornou uma grande preocupação para a sociedade em geral. A perceção de que o planeta está a atingir níveis muito elevados de poluição tem contribuído para a alteração de hábitos de consumo, com o intuito de proteger o meio ambiente e desacelerar a sua degradação. A par de outras indústrias, também a da moda tem contribuído para as preocupantes alterações climáticas que defrontamos. Como consequência, deparamo-nos com o surgimento de um consumidor mais consciente e interessado em adotar comportamentos de compra mais sustentáveis. Assim, as marcas começaram a adaptar as suas estratégias de marketing para conseguirem corresponder às necessidades deste novo consumidor. De forma a compreender como é que as marcas de moda estão a comunicar as suas estratégias de sustentabilidade no meio online, desenvolveu-se um estudo de caso com as marcas H&M e Levi’s, no qual se analisou as ferramentas digitais website, blogue, newsletter e redes sociais. Com esta investigação, foi possível constatar que as marcas de moda analisadas se encontram empenhadas em tornarem-se mais sustentáveis e que têm usado o meio online para comunicar a sua preocupação ambiental, demonstrar as ações que têm feito para se adaptarem às novas exigências do mercado e para consciencializar os consumidores para esta temática.

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Sustentabilidade Marcas de moda Marketing verde Comunicação online Ferramentas digitais Sustainability Fashion Brands Green marketing Online communication Digital tools

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