ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- A abordagem de conteúdos culturais na aprendizagem do léxico em língua estrangeiraPublication . Rocha, Joaquina Maria de Sousa; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente Relatório Final de Estágio resulta de uma reflexão realizada no âmbito da Prática Educativa, inserida no Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico. A temática centra-se nas potencialidades da abordagem de conteúdos culturais na aprendizagem de léxico em Língua Estrangeira (LE). Enquanto docente de LE considero que os conteúdos culturais podem ser aliados extraordinariamente profícuos na sala de aula. O objetivo deste Relatório Final é demonstrar essa potencialidade, especificamente no que se refere à aquisição do léxico, particularmente da língua espanhola. Na aprendizagem de uma língua, o contexto no qual a palavra é utilizada pode constituir toda a diferença na compreensão e assimilação da mensagem. Pretende-se então, associar o léxico aos aspetos culturais da língua-alvo, fomentando a motivação, a curiosidade e o interesse que podem conduzir a uma aprendizagem efetiva de conteúdos. Fazendo uso de uma abordagem cultural como um meio para chegar à aprendizagem foram, pois, implementadas nas aulas de Espanhol atividades destinadas a descodificar alguns padrões sociais que podem ser observados em Espanha. Estes padrões refletem comportamentos da comunidade e são o resultado da transmissão de conteúdos e tradição cultural. As atividades foram delineadas no sentido de promover e enriquecer a competência comunicativa. Pretende-se demonstrar que o estudo e aprendizagem de conteúdos culturais podem promover nos alunos um domínio mais abrangente do léxico conduzindo-os a um maior domínio linguístico e simultaneamente à capacidade de ler nas entrelinhas das referências culturais frequentemente existentes no léxico e nas trocas comunicativas mais amplas.
- A cultura e o estereótipo na aula de Língua EstrangeiraPublication . Gonçalves, António Jorge Silvestre; Canha, Manuel Bernardo QueirozO mundo, tal como o percecionamos, está construído sobre ideias preconcebidas fundamentadas em experiências, opiniões e visões de factos, situações e acontecimentos. Este imaginário social, coletivo ou individual, direciona o nosso pensamento para a conotação ou denotação de culturas e/ou hábitos culturais. Em culturas tão próximas como as latinas, o imaginário social até pode ser bastante similar principalmente nas zonas raianas. Muitos dos estereótipos são inspirados em histórias tradicionais orais ou escritas e, apesar de permanecerem de forma oculta podem, de uma forma ou outra, manifestar-se hoje em dia. Desta forma, decidiu-se validar a preponderância do estereótipo oculto no texto na sua repercussão no aluno, com um grupo de vinte e seis alunos do sétimo ano de uma escola privada do concelho da Maia. Este desafio de trabalhar o estereótipo cultural na aula de língua estrangeira implica um papel ativo do professor no desenvolvimento da competência sociocultural e na desconstrução de ideias enraizadas pelos vários agentes da sociedade. Neste sentido, o presente relatório coordena os princípios da profissionalidade docente com a Educação em línguas e a Prática Educativa.
- Estratégias dedutivas e indutivas para o ensino da gramática nas Línguas EstrangeirasPublication . Moura, Fernanda Maria dos Santos; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente Relatório de Estágio é o resultado da Prática Educativa realizada durante o Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico. O objetivo do mesmo é fazer uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido durante o estágio, no sentido de desenvolver nos alunos a sua competência gramatical. O estudo da gramática sempre desempenhou um papel importante no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e apesar de, ao longo dos anos, com o surgimento de novas teorias da didática, a gramática ter deixado de ser o foco do ensino de línguas, esta nunca deixou de estar na base das práticas dos professores. Mesmo com o enfase dado à competência comunicativa, a gramática continua a ter um grande peso no ensino de línguas estrangeiras. Deste modo, irei refletir sobre o ensino da gramática na aula de Língua Estrangeira e tentar perceber de que forma esta pode ser trabalhada, bem como perceber de que forma eu me posiciono, enquanto professora de línguas estrangeiras. Por outras palavras, farei uma análise da minha prática educativa para perceber quais as teorias que orientaram o meu pensamento e a que abordagens recorri com mais frequência, quando trabalhei questões gramaticais, e ao mesmo tempo, perceber qual o peso da gramática nas minhas opções pedagógicas. Por fim, este relatório pretende ainda dar a conhecer estratégias indutivas e dedutivas utilizadas no meu estágio que poderão ser utilizadas para promover e potenciar o ensino da gramática numa aula de língua estrangeira.
- A exploração didática da canção na aula de língua estrangeiraPublication . Cunha, Marina Alexandra Moreira da; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente relatório assente na prática de ensino supervisionada levada a cabo no âmbito da realização do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês/Espanhol no Ensino Básico pretende reconhecer em que medida “A Exploração didática da Canção na aula de Língua Estrangeira”, pode contribuir para a aprendizagem da língua e da cultura na aula de Língua Estrangeira (LE), prática essa assente no desenvolvimento de um ensino motivador, na fundamentação teórica que realizei e na análise dos Programas e Orientações Curriculares de Inglês e Espanhol para o Ensino Básico emanados pelo Ministério da Educação e da Ciência e do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QECR). Deste modo, os objetivos deste relatório são analisar a pertinência da exploração didática da canção subordinada e adaptada aos mais variados temas na aula de LE, promovendo o desenvolvimento dos domínios de referência estabelecidos nas metas curriculares (Compreensão Oral, Leitura, Interação Oral, Produção Oral, Escrita, Domínio Sociocultural e Gramática) simultaneamente. Sendo as canções um material autêntico e flexível, onde se trabalham exemplos reais da língua, ainda mais, se partirmos de uma perspetiva que tende a reforçar o vínculo entre língua e cultura, pode ser um enorme potencial didático. Assim, aprender uma língua recorrendo à canção como ferramenta didática no processo de ensino/aprendizagem de uma LE, quer seja para comunicar, quer seja para expressar emoções ou sentimentos ou mesmo para atuar em diferentes contextos socioculturais, promove aprendizagens motivadoras e enriquecedoras.
- As expressões idiomáticas e o seu contributo motivacional no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeiraPublication . Rocha, Tânia Isabel Amorim; Canha, Manuel Bernardo QueirozO processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira engloba uma panóplia de competências diversificadas que exigem predisposição dos alunos para as desenvolver. Para o êxito deste percurso, importa não privar os alunos de uma das competências, quiçá, mais importantes relacionadas com a aprendizagem de uma língua estrangeira. Refiro-me concretamente à competência idiomática. Assim, torna-se percetível a necessidade de inserir atividades em contexto de sala de aula que sensibilizem os alunos em relação ao enorme valor cultural que está inerente à aprendizagem de expressões idiomáticas. Logo, o professor desempenha um papel significativo, já que contribui para a construção de conhecimento e detém a liberdade de introduzir nas suas aulas as estratégias adequadas para que o ensino de idiomatismos da língua seja motivante. O objetivo em foco é que os aprendentes se envolvam neste processo, se motivem e insiram os novos conhecimentos de modo voluntário e espontâneo aquando da elaboração de trabalhos orais ou escritos. Contudo, tal só será possível se o próprio docente estiver consciente da carga enriquecedora das expressões idiomáticas, quer a nível lexical como cultural. Cabe neste relatório final de estágio a descrição de determinadas práticas e estratégias pedagógicas experimentadas em contexto de sala de aula com o intuito de perceber se as expressões idiomáticas correspondem ou não a um elemento motivador na aprendizagem de línguas estrangeiras. Por fim, serão apresentadas considerações finais relativamente ao meu percurso enquanto mestranda, referindo aspetos significativos desta experiência, bem como as perspetivas pessoais enquanto futura docente.
- “Happy Birthday Party!” – A Metodologia de Projeto aplicada ao Ensino do Inglês na Educação Pré-escolarPublication . Moreira, Marta Daniel Andrade; Orange, EditeO presente trabalho de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino Precoce de Inglês, no intuito de refletir e chegar a conclusões acerca das potencialidades da implementação da Metodologia de Projeto no Ensino de Inglês na Educação Pré-escolar, estabelecendo a comparação com metodologias de ensino tradicionais. Este projeto foi implementado em duas Instituições de Ensino do Préescolar do Concelho de Vila do Conde, dando particular enfoque ao caráter inovador e transformativo da Metodologia de Projeto, à luz das diretrizes da Educação para o século XXI e da Educação Intercultural. Durante a realização deste trabalho, foi fundamental refletir sobre o papel do professor enquanto sujeito interventivo e gerador de mudança bem como do aluno, centro de todo o processo, o qual é norteado por contextos reais de aprendizagem, vivências e pela participação de toda a comunidade escolar.
- Jogo: condições facilitadoras para o desenvolvimento da oralidadePublication . Vale, Daniela Maria Viana do; Canha, Manuel Bernardo QueirozA escola, no decorrer dos últimos anos, tem sofrido muitas alterações. Como tal, hoje, os professores não devem aceitar ser meros transmissores do saber, antes pelo contrário, devem ser facilitadores da aprendizagem, num ambiente onde todos os envolvidos trabalham no mesmo sentido, com o intuito de criar condições para que os alunos estejam motivados para a aprendizagem e queiram atingir um certo grau de autonomia ao longo deste processo. Apesar deste pressuposto se verificar em todas as áreas disciplinares, focar-me-ei, ao longo do presente trabalho, no ensino de línguas estrangeiras, sendo fundamental que os alunos de línguas sejam capazes de, ao longo de uma conversa, compreender e serem compreendidos, contribuindo para o desenvolvimento da sua autonomia. Considerei pertinente tentar perceber de que forma é que a interação oral é desenvolvida em contexto de sala de aula e como é que o jogo poderá contribuir para o desenvolvimento da mesma. A escolha desta temática surgiu a partir da reflexão sobre a minha prática educativa realizada no 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico. Para a realização deste trabalho baseei-me na análise de algumas planificações dinamizadas no estágio e na implementação de questionários a professores e alunos de línguas estrangeiras. Concluí-o tecendo as minhas considerações finais, onde fiz um balanço sobre o meu percurso e o seu contributo para a minha formação profissional e pessoal, refletindo sobre as questões centrais deste trabalho.
- Metodologia do trabalho de projeto num contexto de avaliaçãoPublication . Ferreira, Isabel Maria Pinho; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente relatório surge como a súmula do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado de Ensino de Inglês e Espanhol no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto, mais precisamente da Prática Educativa I (pré-escolar e 1º Ciclo) bem como Prática Educativa II (3º Ciclo). Com o presente documento pretender-se-á proceder a uma reflexão sobre o caminho percorrido, apresentando-se pressupostos que o fundamentaram e as considerações a que foi possível chegar. Como tema, o relatório pretende explorar, à luz de um olhar mais atento, as potencialidades da Metodologia do Trabalho de Projeto relativamente à avaliação dos alunos. Com o estudo do trabalho dos alunos, pretende-se entender se a metodologia mencionada acima permite a superação de dificuldades e se garante o sucesso. Desta forma, ambiciona-se compreender a importância de uma temática que poderá ser uma boa alternativa a modelos de avaliação mais convencionais. Por último, este relatório pretende, ainda, desvendar se este tipo de abordagem, que se começou por experimentar, motiva maior colaboração de vários intervenientes da comunidade educativa.
- O pensamento crítico enquanto abordagem educativa no contexto de ensino e aprendizagem da língua estrangeiraPublication . Vieira, Eugénia de Melo; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente Relatório Final de Estágio surge em consequência do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico, particularmente da minha experiência como docente de língua estrangeira no contexto de Práticas Educativas Supervisionadas I, II e III realizadas nos anos letivos 2012-14. Com este trabalho pretendo expor uma reflexão sobre o trajeto que percorri enquanto aluna e professora, compreendendo os propósitos que me motivaram ao longo deste percurso e as considerações finais que este processo me permitiu alcançar. O tema objeto de estudo ambiciona expressar a indispensabilidade de práticas pedagógicas que promovam oportunidades de desenvolvimento de competências de pensamento crítico com os alunos na sala de aula, tendo como objetivos principais o desenvolvimento integral do aluno e a promoção de um processo de ensino e aprendizagem significativo. O processo de investigação focou-se na análise documental que envolve todo o procedimento de reflexão sobre o tema, análise das planificações das aulas e relatórios de estágio desenvolvidos durante este percurso. Por isso, a análise reflexiva encontra-se representada ao longo deste documento, desde a análise teórica sobre o conceito, à análise da minha prática pedagógica enquanto docente. No epílogo deste trabalho, encontra-se uma reflexão final sobre o processo investigativo e de prática educativa deste percurso enquanto aluna de mestrado, onde saliento os aspetos mais importantes desta experiência académica e do que espero alcançar no meu futuro profissional na área da Educação.
- Perspetivas interdisciplinares na planificação didática de Línguas e Culturas EstrangeirasPublication . Paralta, Samanta Botelho; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente Relatório Final de Estágio concretiza-se num trabalho de reflexão crítica sobre as práticas realizadas como professora estagiária de Inglês e de Espanhol no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I, II e III, do Curso de Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto. A problemática que se apresenta decorre da perspetiva de que o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira baseados na articulação entre disciplinas do currículo contribui para uma aprendizagem holística, desenvolvendo competências que permitem um entendimento geral e global dos fenómenos humanos proporcionando aos alunos a compreensão do saber escolar como um todo articulável, contribuindo para uma leitura lógica e completa da realidade. A sua concretização na sala de aula impõe que o professor planifique atividades e opte por estratégias de ensino e de aprendizagem diversificadas, onde convergem finalidades, conceitos e metodologias de diversas disciplinas do currículo. Assim, este trabalho descreve a planificação de práticas de ensino e aprendizagem de Inglês e Espanhol em articulação com os conteúdos e os objetivos da disciplina de Estudo do Meio no Primeiro Ciclo. A planificação de práticas de Inglês no Segundo Ciclo foi realizada em articulação com a disciplina de História e Geografia de Portugal, com base na metodologia de projeto. As opções adotadas na planificação didática são consideradas estratégicas para uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: perspetiva interdisciplinar do ensino; planificação didática de línguas estrangeiras; compreensão integrada do saber escolar; aprendizagem por projeto