ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 10 of 90
Results Per Page
Sort Options
- Interação adulto-criança: O respeito pela individualidade da criançaPublication . Monteiro, Ana Rita Cavaco; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri FigueiredoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, e procura descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos de educação em creche e educação pré-escolar, bem como a evolução pessoal, académica e profissional ao longo do processo formativo da mestranda. A fim de alcançar uma prática profissional sustentada e adequada foram utilizados vários referentes teóricos ao longo das mesmas, assim como da realização do presente relatório. Ao longo do processo de pesquisa e análise, a mestranda procurou adotar uma postura crítica e reflexiva sobre, na e para as ações pedagógicas, articulando as mesmas com os quadros teóricos. Ao longo do presente RE, a mestranda refere a importância do respeito pela individualidade de cada criança, nos contextos educativos, por parte dos educadores de infância, a fim de atingir uma prática adequada, intencional e sensível para com as características e necessidades individuais. A abordagem deste tópico teve sempre como sustento diversos referentes teóricos e legais, com o objetivo de demonstrar os benefícios para a promoção do bem-estar das crianças, do desenvolvimento pessoal, da aprendizagem global e do bom funcionamento em ambientes educativos. Será também apresentada uma reflexão final onde a mestranda realiza uma síntese sobre o processo formativo ao longo do mestrado em Educação Pré-escolar.
- O papel das famílias no quotidiano das crianças na Educação de InfânciaPublication . Fontes, Bruna Sofia da Cunha Almeida; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro; Ribeiro, CarlaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, o presente Relatório de Estágio foi elaborado no decorrer das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada em Creche e em Educação Pré-Escolar. Este apresenta como tema transversal o papel das famílias no quotidiano das crianças na Educação de Infância. Como principal objetivo deste trabalho encontra-se a perceção sobre a influência que a participação e o envolvimento dos familiares no contexto educativo possui nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças, trabalhando-se em termos concetuais as noções de família e a sua evolução, bem como o papel do/a educador/a para potenciar a relação escola-família e, por fim, alguns modelos pedagógicos que enfocam mais especificamente nesta temática. Em termos práticos, foram analisados os níveis de participação e envolvimento das famílias. A relação estabelecida com as famílias potenciou um clima de confiança, comunicação e cooperação na tomada de decisões em torno de projetos ou atividades. As estratégias pedagógicas utilizadas em ambos os contextos de estágio privilegiaram o diálogo, a realização de atividades em parceria com as famílias, bem como as propostas que os grupos de crianças iam sugerindo. Neste sentido, no relatório optou-se por descrever e analisar, de forma crítica e reflexiva, uma série de atividades que se centraram na relação escola-família.
- Participação e Envolvimento das famílias em contexto de Creche e Educação Pré-escolarPublication . Gonçalves, Ana Catarina Ferreira; Ribeiro, Carla Patrícia Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar BarbieriO presente relatório de estágio aborda o processo de formação da mestranda durante a Prática Educativa Supervisionada em contexto de Creche e Educação Pré-Escolar. Dividido em três capítulos, este documento tem como objetivo explorar as competências e as aprendizagens desenvolvidas no decorrer dos dois estágios profissionalizantes, tendo como temática principal a participação e o envolvimento das famílias nos contextos educativos. Ao longo do trabalho, apresenta-se a fundamentação das ações pedagógicas através de referentes teórico-legais e mobilizam-se, entre os diferentes capítulos, conhecimentos teóricos, pedagógicos e didáticos, com vista a fortalecer a prática educativa. As ações educativas desenvolvidas seguiram as linhas orientadoras da metodologia investigação-ação, através da qual se percorreu, de uma forma intuitiva, um ciclo de processos composto pelas fases de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, com a intenção de evolução e transformação das mesmas. O desenvolvimento do presente relatório de estágio permitiu concluir que a participação das famílias se traduz num processo gradual e demorado, sendo necessário assumir uma postura de resiliência e perseverança face às realidades mais adversas. Posto isto, este trabalho enfatiza a importância da reflexão crítica e colaborativa na procura das estratégias que melhor se adequam a cada contexto educativo, de modo a maximizar a participação e envolvimento das famílias.
- Relatório de estágioPublication . Rocha, Sara Patrícia Mendes da; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Guimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marquespresente relatório tem como finalidade descrever a prática profissional exercida ao longo do estágio profissionalizante. Para tal foi necessário articular a teoria e a prática para a concretização do relatório bem como a intervenção educativa. Com o presente relatório pretende-se dar a visão de um estágio efetuado em duas valências diferentes, estando presentes conceções diferentes relacionadas com a creche e o pré-escolar. Toda a intervenção educativa, partiu da observação e compreensão da instituição e da sua funcionalidade, na qual o estágio se desenrolou, dos interesses, necessidades, motivações e competências das crianças que se traduziram no ato de planear, de agir, de avaliar e refletir. Este processo foi desenvolvido indo ao encontro às exigências profissionais que cabe a este profissional de habilitação aplicar na sua prática pedagógica. A constante atitude crítica e reflexiva e a ação tendo em vista objetivos/intencionalidades pedagógicas, atividades diversificadas e significativas, procurando desenvolver integralmente os grupos de crianças que constituíram as experiencias pedagógicas. A intervenção educativa, torna-se desta forma, um período fundamental no processo de formação, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, pois é nela que se experienciam, vivenciam, descobrem, desenvolvem e se refletem competências fundamentais, que nos preparam para um profissional de educação competente.
- Relatório de EstágioPublication . Carvalho, Cristiana Manuela Moreira de; Marta, Maria Margarida CamposO presente relatório de estágio consiste na descrição, sustentação e reflexão de todo o processo formativo, com especial enfoque nas experiências em contexto de creche e de educação pré-escolar. Com a intenção de dar a conhecer o plano definido pela mestranda, é de salientar os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que por sua vez permitiram a implementação de uma aproximação à metodologia de investigação-ação. Permeabilizando, através da estreita relação com referentes legais e teóricos e com uma postura crítica, indagadora e reflexiva para com a ação, a possibilidade de aprimorar a prática e as competências profissionais a cada momento. Visando, assim, o(a) educador(a) como um profissional democrático, que vê a criança como um ser com agência e capacidades. Pauta-se pela procura de novos saberes através da reflexão para, sobre e na ação, quer através do trabalho em grupo, das opiniões e conhecimentos de outros(as) educadores(as) e restante equipa educativa, quer com as interações e opiniões das crianças e das famílias.
- Relatório de EstágioPublication . Silva, Ana Sofia Teixeira da; Araújo, Sara de Barros; Esteves, SusanaO presente relatório consiste num documento que relata e analisa todo o percurso da mestranda no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nomeadamente no que diz respeito à Prática Educativa Supervisionada (PES) onde se estagiou nas valências de creche e de pré-escolar. Inicialmente faz-se uma contextualização teórica e legal dos pressupostos pelos quais se rege a educação de infância e com os quais a mestranda se identifica, elencando particularmente modelos curriculares, decretos-lei e circulares. Este enquadramento consiste na base de atuação da estudante e do desenvolvimento de competências profissionais. Seguidamente, no capítulo II caracterizam-se os contextos de estágio, descrevendo a instituição cooperante de acordo com os seus ideais educativos, segundo os quais se rege e atua. Neste capítulo é ainda feita uma análise das características do grupo de crianças, salientando interesses e necessidades evidenciadas, as suas particularidades, sociais e familiares, na medida em que são fatores que influenciam as atividades delineadas. No último capítulo são analisados as atividades e projetos realizados, explicitando a forma como foram escolhidos e organizados temporal e espacialmente. Explicitam-se atividades desenvolvidas no âmbito da Metodologia de Trabalho de Projeto, que se apresenta com grande ênfase neste relatório. Faz-se também a sua avaliação, tendo em conta as aprendizagens observadas nas crianças, o seu bem-estar e envolvimento, assim como as potencialidades ao nível das aprendizagens profissionais da mestranda. Finalmente, é feita uma reflexão final onde se repensa todo o percurso, frisando receios, sentimentos, dificuldades sentidas e limites superados, perspetivando-se ainda o futuro enquanto futura profissional.
- Relatório de estágioPublication . Monteiro, Maria Inês Martins; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá PintoO presente relatório de estágio surge no seguimento da prática pedagógica supervisionada desenvolvida, neste 2º ciclo de estudos, tanto em jardim de infância (educação pré-escolar) como em creche, e tem como objetivo destacar a importância deste período na nossa formação profissional, bem como a realização de uma análise reflexiva, acerca dos processos de desenvolvimento na prática, e que se pretendem enquadrados no Perfil específico de desempenho profissional do educador de infância. Considera-se importante mencionar que o estágio foi desenvolvido numa sala de cinco anos e numa sala de dois anos, respetivamente. De forma a desenvolver uma praxis competente, utilizou-se como metodologia a investigação-ação com recurso às “orientações globais para o educador” preconizadas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré- Escolar. Apesar de as “orientações globais para o educador” se encontrarem direcionadas para a educação pré-escolar, entendeu-se, após reflexão, que poderiam, perfeitamente, ser aplicáveis à creche. A utilização de processos como observar, planear, agir e avaliar, articulados com a utilização de referenciais teóricos, são centrais na prática de qualquer educador de infância, de forma a sustentar as suas opções metodológicas. Entendeu-se, ainda, fundamental, acrescentar o processo da reflexão, transversal aos acima referidos, pois é através da reflexão que se avaliam as práticas e dinâmicas desenvolvidas, numa perspetiva de desenvolvimento socioprofissional.
- Relatório de EstágioPublication . Sousa, Marta João Alves Andrade e; Marta, Maria Margarida CamposO presente relatório de estágio insere-se na unidade curricular da Prática Educativa Supervisionada e, pretende retratar o percurso formativo da estagiária em duas valências onde o estágio decorreu: creche e educação pré-escolar. Neste sentido, o presente documento assenta nos pressupostos teóricos e legais que configuram a prática educativa, orientadores de toda a intervenção que foi preconizada. Ancorados numa metodologia interpretativa de investigação-ação, foi possível implementar o processo cíclico de observação, planificação, ação, avaliação, reflexão e diálogo. Neste processo metodológico a tónica foi colocada na criança, enquanto ser ativo, participativo e co-construtor do seu saber e aprendizagem. As intervenções realizadas em pequenos grupos e em grupos mais amplos promoveram práticas educativas inovadoras, criativas e potenciadoras de aprendizagens transversais a diversas áreas curriculares. Nesse sentido, a participação das crianças, a sua motivação, interesse e envolvimento assumiram-se como peças fundamentais em todo o projeto, que se organizou e estruturou em função das necessidades, vontades, interesses e idiossincrasias que caraterizaram os participantes das duas valências. Por último, este percurso formativo integra igualmente um questionamento autorreflexivo, participativo, sistemático, interpretativo e colaborativo que potenciou saberes, conhecimentos e competências socioprofissionais e pessoais que se inscrevem nos princípios da aprendizagem ao longo da vida.
- Relatório de EstágioPublication . Passos, Taciana; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório estriba-se no percurso de formação inicial realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Pedagógica Supervisionada. Este apresenta não só o culminar das aprendizagens efetuadas e das competências adquiridas pela mestranda ao longo do período de estágio, como também as aprendizagens realizadas pelas crianças, segundo uma visão construtivista e socioconstrutivista. Importa ressalvar que o conhecimento adquirido não é estático, uma vez que a aprendizagem é realizada ao longo da vida. Esta, ao longo da intervenção, desenvolveu-se segundo um processo de investigação-ação, sendo que a transversalidade conferida à reflexão assumiu preponderância no desenvolvimento profissional. A intervenção educativa descrita e refletida perspetivou atender às finalidades e objetivos conferidos à UC, bem como ao desenvolvimento do perfil específico do educador de infância. Assim, além do enquadramento teórico e legal e da caracterização do contexto educativo, apresenta-se a análise reflexiva de ações e intervenções realizadas, à luz de uma mobilização teórico-prática que sustente e fundamente as práticas educativas. Saliente-se que a ação levada a cabo apresentada neste relatório desenvolveu-se na resposta social creche e no contexto de educação pré-escolar, visto que o estágio realizou-se em ambos.
- Relatório de EstágioPublication . Soares, Cristiana Alexandra da Costa; Marta, Maria Margarida CamposO presente relatório de estágio traduz a ação desenvolvida pela mestranda nos contextos de Creche, numa sala de dois anos, e Jardim-de-Infância, numa sala heterogénea com crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Esta ação baseou-se numa aproximação à metodologia de investigação-ação, tendo em conta os seguintes processos: observação, planificação, avaliação e reflexão, no sentido de perspetivar uma melhoria do processo educativo. Os procedimentos anteriormente mencionados, aliados à articulação entre a teoria e a prática, desencadearam aprendizagens que encaminharam a mestranda no sentido da construção da sua própria identidade profissional. Assim, abordando algumas perspetivas de cariz construtivista, o presente relatório evidenciará as suas aprendizagens e dos grupos de crianças, que serão espelhadas através da descrição, análise crítica e reflexão da sua ação em contexto nas duas valências. A ação desenvolvida foi regulada valorizando e procurando dar resposta às necessidades, aos interesses e às aprendizagens das crianças, evidenciando assim um princípio fundamental no processo educativo pelo qual se deve reger qualquer educador de infância, considerando a criança como sujeito ativo da sua própria aprendizagem e desenvolvimento.