Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O papel das famílias no quotidiano das crianças na Educação de Infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Bruna Fontes_2024.pdf759.5 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, o presente Relatório de Estágio foi elaborado no decorrer das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada em Creche e em Educação Pré-Escolar. Este apresenta como tema transversal o papel das famílias no quotidiano das crianças na Educação de Infância. Como principal objetivo deste trabalho encontra-se a perceção sobre a influência que a participação e o envolvimento dos familiares no contexto educativo possui nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças, trabalhando-se em termos concetuais as noções de família e a sua evolução, bem como o papel do/a educador/a para potenciar a relação escola-família e, por fim, alguns modelos pedagógicos que enfocam mais especificamente nesta temática. Em termos práticos, foram analisados os níveis de participação e envolvimento das famílias. A relação estabelecida com as famílias potenciou um clima de confiança, comunicação e cooperação na tomada de decisões em torno de projetos ou atividades. As estratégias pedagógicas utilizadas em ambos os contextos de estágio privilegiaram o diálogo, a realização de atividades em parceria com as famílias, bem como as propostas que os grupos de crianças iam sugerindo. Neste sentido, no relatório optou-se por descrever e analisar, de forma crítica e reflexiva, uma série de atividades que se centraram na relação escola-família.
In the context of the Master´s Degree in Pre-School Education, this report was prepared during the Supervised Education Practice in Day Care and Pre-School Education. This presents as a transversal theme the role of families in the daily lives of children in Early Childhood Education. The main objective of this work is the perception of the influence that the participation and involvement of family members in the educational context has on children's learning and development, working in conceptual terms the notions of family and its evolution, as well as such as the role of the educator to enhance the school-family relationship and, finally, some pedagogical models that focus more specifically on this topic. In addition, the levels of participation and involvement of the families were analysed. The relationship established with families fostered a climate of trust, communication and cooperation in decision-making around projects or activities. The pedagogical strategies used in both internship contexts, prioritized the dialogue, carrying out activities in partnership with families, as well as the proposals that the groups of children suggested. In this sense, the report chose to describe and analysed, in a critical and reflective way, a series of activities that focused on the school-family relationship.

Description

Keywords

Crianças Famílias Educação de Infância Participação Envolvimento Children Families Childhood Education Participation Involvement

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License