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ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar

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  • Relatório de Estágio de Alexandra Filipa Guedes Pinto
    Publication . Pinto, Alexandra Filipa Guedes; Araújo, Sara de Barros; Esteves, Susana Celeste Seabra Monreiro
    O presente relatório da prática educativa supervisionada para a obtenção do grau de Mestre no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar surge como o culminar de um longo processo de crescimento da mestranda a nível pessoal e profissional, bem como se propõe a abordar, de forma crítica e reflexiva, o processo desenvolvido no decorrer dos estágios profissionalizantes realizados na valência de Creche e de Educação Pré-Escolar. De salientar que esta formação abrangeu a integração da uma articulação entre os referenciais teóricos e legais, numa perspetiva contínua de investigação e reflexão. Todas as experiências decorridas na prática, sustentadas num ciclo dinâmico e em espiral de processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, que constituem a metodologia de investigação-ação, contribuíram para uma ação inovadora, reflexiva e com sentido para todos os intervenientes. A mestranda desenvolveu saberes profissionais que se transformaram numa ação sustentada pelas pedagogias de cariz participativo, envolvendo as crianças como sujeitos ativos na construção das suas aprendizagens, tendo sempre por base os seus interesses e necessidades, de forma a construir um ambiente que promova aprendizagens significativas, numa perspetiva globalizante e integradora. Para além do mencionado, todas as ações desenvolvidas se ancoraram numa postura crítica e reflexiva que permitiu à mestranda compreender problemáticas emergentes da prática educativa, investigando-as e refletindo sobre, na e para ação (Schön, 1987, citado por Alarcão, 1996), desenvolvendo uma transformação de si mesma, enquanto sujeito em formação e proporcionando verdadeiras oportunidades de aprendizagem e crescimento. A partilha de experiências e a colaboração estabelecida entre a díade, as educadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, enquanto futura Educadora de Infância.
  • Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Mafalda Aureliano Marques
    Publication . Marques, Mafalda Aureliano; Gomes, Joana Isabel Querido Rodrigues Santos; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro
    O presente relatório de estágio (RE) reflete o processo de formação realizado pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES), nos contextos de creche e de educação pré-escolar (EPE). Este documento demonstra as competências e aprendizagens construídas durante os dois estágios profissionais, mobilizando os conhecimentos científicos e pedagógicos alcançados durante o percurso de formação da mestranda. Para além do enquadramento legal e das ações educativas realizadas nos dois contextos, neste RE é ainda abordado como tópico de estudo e reflexão a importância das interações adulto-criança no desenvolvimento da linguagem. Deste modo, no capítulo inicial é realizado um enquadramento teórico sobre o desenvolvimento da linguagem e o impacto das interações neste processo, que é complementado com as perspetivas pedagógicas de HighScope, Goldshmied e Pikler. No capítulo II, apresenta-se a caracterização das instituições e dos ambientes educativos de cada contexto de estágio, sendo que a PES em creche foi realizada numa sala de um ano de idade e o estágio de EPE numa sala de quatro anos de idade. Também é mencionada a metodologia de investigação utilizada referindo a importância da observação, da planificação, da ação e da reflexão para uma melhor prática educativa. No capítulo III são evidenciadas as ações educativas que a mestranda desenvolveu durante a PES, articulando os conhecimentos teóricos do capítulo I com exemplos da prática. Por fim, é realizada uma reflexão final que consuma as aprendizagens e conhecimentos adquiridos, as estratégias de formação e os constrangimentos sentidos durante todo o percurso.
  • Relatório de estágio de Joana Maria de Ponte Brazão
    Publication . Brazão, Joana Maria de Ponte; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro
    O presente relatório pretende relatar o processo de formação realizado pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, nas valências de Creche e de Educação Pré- Escolar. Desta forma, este documento visa abordar as competências e aprendizagens adquiridas durante os estágios profissionalizantes em ambos os contextos, em concreto na área da matemática, mobilizando referenciais legais, teóricos e pedagógicos que se revelaram cruciais ao enriquecimento da sua prática educativa, proporcionando uma postura autocrítica face ao seu desempenho. Além disso, todas as propostas desenvolvidas com as crianças de creche e educação pré-escolar, foram antecedidas pelos processos de observação, planificação e avaliação/reflexão, de forma a respeitar os seus interesses e necessidades e a dar resposta a todos os elementos do grupo, independentemente das suas particularidades. Assim, as experiências educativas desenvolvidas sustentaram-se nos princípios e caraterísticas da metodologia de investigação-ação que favoreceram uma atitude crítica e reflexiva por parte da formanda, que através da reflexão sobre, na e para a ação (Alarcão, 1996; Amaral et al., 1996) permitiu a transformação das suas práticas e o desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e sociais. É, também, evidenciada a perspetiva da criança como sujeito e agente do seu processo educativo, no qual o papel do adulto e o meio envolvente assumem um grande destaque na promoção de atividades significativas para as crianças, visando o seu desenvolvimento holístico.
  • O papel das famílias no quotidiano das crianças na Educação de Infância
    Publication . Fontes, Bruna Sofia da Cunha Almeida; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro; Ribeiro, Carla
    No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, o presente Relatório de Estágio foi elaborado no decorrer das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada em Creche e em Educação Pré-Escolar. Este apresenta como tema transversal o papel das famílias no quotidiano das crianças na Educação de Infância. Como principal objetivo deste trabalho encontra-se a perceção sobre a influência que a participação e o envolvimento dos familiares no contexto educativo possui nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças, trabalhando-se em termos concetuais as noções de família e a sua evolução, bem como o papel do/a educador/a para potenciar a relação escola-família e, por fim, alguns modelos pedagógicos que enfocam mais especificamente nesta temática. Em termos práticos, foram analisados os níveis de participação e envolvimento das famílias. A relação estabelecida com as famílias potenciou um clima de confiança, comunicação e cooperação na tomada de decisões em torno de projetos ou atividades. As estratégias pedagógicas utilizadas em ambos os contextos de estágio privilegiaram o diálogo, a realização de atividades em parceria com as famílias, bem como as propostas que os grupos de crianças iam sugerindo. Neste sentido, no relatório optou-se por descrever e analisar, de forma crítica e reflexiva, uma série de atividades que se centraram na relação escola-família.
  • Relatório de Estágio de Ana Catarina dos Santos Bastos
    Publication . Bastos, Ana Catarina dos Santos; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro
    O presente relatório de estágio visa salientar de modo reflexivo as aprendizagens e o percurso de formação da mestranda ao longo da prática educativa supervisionada (PES) em creche e na educação pré-escolar. Teve-se um maior enfoque na importância dos espaços e dos materiais na educação de infância por serem determinantes no desenvolvimento integral das crianças e por suscitar o interesse da mestranda. Inicialmente reflete-se sobre as particularidades e características dos espaços e dos materiais que devem ser tidas em consideração de forma que estes sejam desafiadores, estimulantes e promotores de aprendizagens e de autonomia. Assim, durante a prática educativa foram mobilizados os princípios orientadores da metodologia de investigação-ação (IA), incluindo: processos de observação direta e participante; reflexões individuais e em conjunto com as educadoras cooperantes, com o par pedagógico e com as supervisoras institucionais; planificação e avaliação. Foram também utilizados procedimentos de recolha de informação como diários de bordo com registos fotográficos, vídeos e notas de campo, conseguindo-se práticas educativas contextualizadas e intencionais. Posteriormente, são analisadas e descritas as ações pedagógicas focadas na temática do relatório e que foram desenvolvidas pela mestranda nos dois contextos educativos nos quais se desenvolveram os estágios. A PES e o relatório possibilitaram à mestranda desenvolver diversas capacidades e competências profissionais cruciais para o desempenho docente. Foi ainda capaz de refletir e observar como os espaços e os materiais devem ser pensados de forma pormenorizada, pois possibilitam às crianças experiências ricas e estimulantes, devendo ser tidos em consideração como dimensões da prática pedagógica.
  • Interação adulto-criança: O respeito pela individualidade da criança
    Publication . Monteiro, Ana Rita Cavaco; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri Figueiredo
    O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, e procura descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos de educação em creche e educação pré-escolar, bem como a evolução pessoal, académica e profissional ao longo do processo formativo da mestranda. A fim de alcançar uma prática profissional sustentada e adequada foram utilizados vários referentes teóricos ao longo das mesmas, assim como da realização do presente relatório. Ao longo do processo de pesquisa e análise, a mestranda procurou adotar uma postura crítica e reflexiva sobre, na e para as ações pedagógicas, articulando as mesmas com os quadros teóricos. Ao longo do presente RE, a mestranda refere a importância do respeito pela individualidade de cada criança, nos contextos educativos, por parte dos educadores de infância, a fim de atingir uma prática adequada, intencional e sensível para com as características e necessidades individuais. A abordagem deste tópico teve sempre como sustento diversos referentes teóricos e legais, com o objetivo de demonstrar os benefícios para a promoção do bem-estar das crianças, do desenvolvimento pessoal, da aprendizagem global e do bom funcionamento em ambientes educativos. Será também apresentada uma reflexão final onde a mestranda realiza uma síntese sobre o processo formativo ao longo do mestrado em Educação Pré-escolar.
  • Relatório de Estágio de Maria João Moura Relvas Vila Pouca
    Publication . Pouca, Maria João Moura Relvas Vila; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro
    O presente Relatório de Estágio (RE) tem como finalidade refletir sobre o percurso de formação da mestranda no decorrer da Prática Educativa Supervisionada (PES) em Creche e em Educação Pré-Escolar (EPE). Este processo reflexivo tem em consideração as aprendizagens adquiridas pela formanda durante a realização das PES e do mestrado, articulando pressupostos teóricos e legais que sustentaram as práticas educativas realizadas. Este RE pretende ainda chamar a atenção para a urgência de se refletir e de se valorizar o tempo pedagógico dedicado ao espaço exterior na educação de infância. Este documento conta com um enquadramento teórico em que se abordam pontos relevantes para a temática analisada. De forma a caracterizar os contextos em que foram realizadas as PES, existe uma descrição dos mesmos e da metodologia que influenciou a prática da mestranda, que se designa de Metodologia de Investigação-Ação (IA). Posto isto, são descritas e analisadas ações educativas selecionadas pela formanda, as quais marcaram o seu percurso, e que espelham a potencialidade do espaço exterior como um espaço educativo. A análise das ações visa dar a conhecer os benefícios, aprendizagens e níveis de bem-estar e envolvimento que as crianças apresentaram nas mesmas, bem como as aprendizagens e competências desenvolvidas pela mestranda que contribuíram para a melhoria e transformação da sua prática pedagógica. Por fim, através das PES e deste RE foi possível observar e compreender a potencialidade que tem para o processo educativo das crianças, o tempo pedagógico dedicado ao espaço exterior, através do reconhecimento deste como um espaço educativo.
  • Participação e Envolvimento das famílias em contexto de Creche e Educação Pré-escolar
    Publication . Gonçalves, Ana Catarina Ferreira; Ribeiro, Carla Patrícia Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri
    O presente relatório de estágio aborda o processo de formação da mestranda durante a Prática Educativa Supervisionada em contexto de Creche e Educação Pré-Escolar. Dividido em três capítulos, este documento tem como objetivo explorar as competências e as aprendizagens desenvolvidas no decorrer dos dois estágios profissionalizantes, tendo como temática principal a participação e o envolvimento das famílias nos contextos educativos. Ao longo do trabalho, apresenta-se a fundamentação das ações pedagógicas através de referentes teórico-legais e mobilizam-se, entre os diferentes capítulos, conhecimentos teóricos, pedagógicos e didáticos, com vista a fortalecer a prática educativa. As ações educativas desenvolvidas seguiram as linhas orientadoras da metodologia investigação-ação, através da qual se percorreu, de uma forma intuitiva, um ciclo de processos composto pelas fases de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, com a intenção de evolução e transformação das mesmas. O desenvolvimento do presente relatório de estágio permitiu concluir que a participação das famílias se traduz num processo gradual e demorado, sendo necessário assumir uma postura de resiliência e perseverança face às realidades mais adversas. Posto isto, este trabalho enfatiza a importância da reflexão crítica e colaborativa na procura das estratégias que melhor se adequam a cada contexto educativo, de modo a maximizar a participação e envolvimento das famílias.
  • Relatório de Estágio de Luísa Mesquita Guimarães Tato Diogo
    Publication . Diogo, Luísa Mesquita Guimarães Tato; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro
    No presente relatório, a mestranda descreve o seu processo de formação no que concerne à Prática Educativa Supervisionada nos contextos de Educação em Creche e de Educação Pré-Escolar. A Educação de Infância é crucial no desenvolvimento humano e, consequentemente, no processo de aprendizagem das crianças, sendo imprescindível a mobilização dos diversos pressupostos teóricos que realçam a importância das interações de qualidade no ambiente educativo. Com o intuito de realizar uma prática pedagógica adequada, a mestranda desenvolveu competências referentes ao domínio da observação, da planificação, da ação e da reflexão. A intencionalidade educativa das suas ações, permitiu que a educadora estagiária reconhecesse a flexibilidade como uma mais-valia no percurso de aprendizagem profissional. A Metodologia da Investigação contribui para a capacidade de autoavaliação da formada, transformando-se numa aprendizagem profissional e pessoal. A Metodologia de Trabalho de Projeto refletiu a importância de uma educação holística, na qual, o adulto de referência se torna um elemento mediador do processo de descoberta das crianças. As aprendizagens profissionalizantes adquiridas ao longo da Prática Educativa Supervisionada tornaram-se também competências pessoais. Uma postura ética e assertiva, cuidadosa e empática são atitudes fundamentais nas interações que desenvolvemos ao longo da vida.
  • Relatório de Estágio de Elsa Maria Teixeira da Costa
    Publication . Costa, Elsa Maria Teixeira da; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
    O presente relatório de estágio integra-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este descreve e reflete a ação desenvolvida pela mestranda nos contextos de creche e de educação pré-escolar, nomeadamente numa sala com crianças de um ano e numa sala com crianças de quatro anos. Este documento analisa tanto aspetos legais que sustentam a prática, como referentes teóricos presentes ao longo da ação pedagógica. Dada a importância do meio envolvente como parte da aprendizagem da criança, serão caraterizados aspetos como a instituição de estágio, a sala de atividades e o grupo de crianças. Para além disto, será caraterizado a metodologia adotada, sendo esta uma aproximação à metodologia de investigação-ação, considerando processos de observação, planificação, avaliação e reflexão, de modo a perspetivar a melhoria do processo educativo. O documento inclui, ainda, a descrição e reflexão sobre as ações desenvolvidas nos contextos, abordando a interação adulto-criança e articulando aspetos teóricos com as práticas. Assim, o relatório tenciona mostrar aprendizagens realizadas pelas crianças e, também, aspetos relevantes que colaboraram para o desenvolvimento das competências profissionais da mestranda.