ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
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- Artes plásticas como meio de expressão e autonomia: o papel da pintura no desenvolvimento infantilPublication . Oliveira, Sara Raquel Cruz; Esteves, Susana; Silva, SusanaO presente relatório de estágio (RE) insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar (EPE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Este apresenta e analisa a intervenção da mestranda nos contextos de educação em creche e educação pré-escolar, especificamente numa sala com crianças de dois anos e numa sala com crianças de quatro anos. Analisar-se-á tanto os fundamentos legais que sustentam a prática educativa como os referenciais teóricos que orientaram a ação pedagógica. Reconhecendo a relevância do meio envolvente no processo de aprendizagem da criança, serão caracterizados elementos como as instituições de estágio, a organização do ambiente educativo das salas de atividades e os grupos de crianças. Além disso, será apresentada a metodologia adotada, nomeadamente a metodologia de investigação-ação, que integra processos de observação, planificação, avaliação e reflexão, com o objetivo de aperfeiçoar o processo educativo. Este documento inclui, ainda, a descrição e reflexão das ações desenvolvidas nos diferentes contextos, destacando a importância da pintura como instrumento para o desenvolvimento integral das crianças e articulando conhecimentos teóricos com experiências práticas. Assim, este relatório pretende evidenciar as aprendizagens adquiridas pelas crianças, bem como os aspetos que contribuíram para o crescimento profissional da mestranda.
- Interação adulto-criança: O respeito pela individualidade da criançaPublication . Monteiro, Ana Rita Cavaco; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri FigueiredoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, e procura descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos de educação em creche e educação pré-escolar, bem como a evolução pessoal, académica e profissional ao longo do processo formativo da mestranda. A fim de alcançar uma prática profissional sustentada e adequada foram utilizados vários referentes teóricos ao longo das mesmas, assim como da realização do presente relatório. Ao longo do processo de pesquisa e análise, a mestranda procurou adotar uma postura crítica e reflexiva sobre, na e para as ações pedagógicas, articulando as mesmas com os quadros teóricos. Ao longo do presente RE, a mestranda refere a importância do respeito pela individualidade de cada criança, nos contextos educativos, por parte dos educadores de infância, a fim de atingir uma prática adequada, intencional e sensível para com as características e necessidades individuais. A abordagem deste tópico teve sempre como sustento diversos referentes teóricos e legais, com o objetivo de demonstrar os benefícios para a promoção do bem-estar das crianças, do desenvolvimento pessoal, da aprendizagem global e do bom funcionamento em ambientes educativos. Será também apresentada uma reflexão final onde a mestranda realiza uma síntese sobre o processo formativo ao longo do mestrado em Educação Pré-escolar.
- Interações entre pares na Educação de InfânciaPublication . Magalhães, Maria Inês Ramos de; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, pretende analisar as interações entre pares em contexto de Educação em Creche e Educação Pré-Escolar, refletindo sobre a sua importância no desenvolvimento social e emocional das crianças. A metodologia adotada baseia-se na investigação-ação, recorrendo à observação participante e à recolha de registos descritivos e fotográficos das interações entre crianças. No contexto de Educação em Creche, a análise centrou-se na exploração livre de materiais, enquanto no contexto de Educação Pré-Escolar são descritas e analisadas três atividades desenvolvidas no âmbito da Metodologia do Trabalho de Projeto. A reflexão fundamenta-se em referenciais teóricos como a Ecologia do Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner, 1979) e a Sociologia da Infância (Corsaro, 2018), bem como em orientações pedagógicas, nomeadamente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Silva et al., 2016) e Orientações Pedagógicas para a Creche (Marques et al., 2024) e normativas, nomeadamente, no Decreto-Lei n.º 240/2001 e Decreto-Lei n.º 241/2001. O relatório contempla ainda uma reflexão sobre as aprendizagens profissionais da mestranda, nomeadamente a evolução do seu olhar pedagógico, a consolidação de práticas educativas fundamentadas e o desenvolvimento de uma postura mais intencional e reflexiva na mediação das relações entre crianças.
- O papel das famílias no quotidiano das crianças na Educação de InfânciaPublication . Fontes, Bruna Sofia da Cunha Almeida; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro; Ribeiro, CarlaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, o presente Relatório de Estágio foi elaborado no decorrer das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada em Creche e em Educação Pré-Escolar. Este apresenta como tema transversal o papel das famílias no quotidiano das crianças na Educação de Infância. Como principal objetivo deste trabalho encontra-se a perceção sobre a influência que a participação e o envolvimento dos familiares no contexto educativo possui nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças, trabalhando-se em termos concetuais as noções de família e a sua evolução, bem como o papel do/a educador/a para potenciar a relação escola-família e, por fim, alguns modelos pedagógicos que enfocam mais especificamente nesta temática. Em termos práticos, foram analisados os níveis de participação e envolvimento das famílias. A relação estabelecida com as famílias potenciou um clima de confiança, comunicação e cooperação na tomada de decisões em torno de projetos ou atividades. As estratégias pedagógicas utilizadas em ambos os contextos de estágio privilegiaram o diálogo, a realização de atividades em parceria com as famílias, bem como as propostas que os grupos de crianças iam sugerindo. Neste sentido, no relatório optou-se por descrever e analisar, de forma crítica e reflexiva, uma série de atividades que se centraram na relação escola-família.
- O papel do adulto como facilitador e interlocutor nas interaçõesPublication . Carvalho, Inês Lima de; Gomes, Joana Querido; Esteves, SusanaO presente relatório de estágio descreve o percurso formativo desenvolvido pela mestranda no âmbito da Práticas Educativas Supervisionadas, nas valências de Educação em Creche e Educação Pré-Escolar, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto. Este documento centra-se nas aprendizagens profissionais construídas ao longo do estágio, articulando os fundamentos teóricos, pedagógicos e legais adquiridos neste percurso. Para tal, o mesmo está estruturado em três grandes capítulos, sendo que o primeiro capítulo apresenta o enquadramento teórico-legal, o segundo capítulo caracteriza os contextos da PES e detalha a metodologia de investigação adotada e o terceiro capítulo reflete sobre as ações desenvolvidas no âmbito da prática. Merece destaque o caráter reflexivo do relatório de estágio, firmado pela metodologia de Investigação-Ação, através da qual a mestranda analisou criticamente as problemáticas emergentes da prática educativa, focando-se no tópico do papel do adulto enquanto facilitador e interlocutor nas interações. Neste sentido, todas as ações educativas desenvolvidas foram sustentadas por um processo interativo de observação, planificação, ação e reflexão, estabelecendo a intencionalidade pedagógica centrada nos interesses e necessidades de aprendizagem das crianças. A investigação baseou-se em referenciais teóricos de orientação socioconstrutivista e em pedagogias participativas, que fundamentaram uma práxis pedagógica centrada na criança, valorizando a escuta ativa e a construção partilhada do conhecimento. Assim, o processo vivido permitiu à mestranda transformar práticas, consolidar competências pessoais e profissionais, bem como desenvolver uma intervenção educativa intencional, sensível e ética, reconhecendo a criança como agente ativo do seu próprio desenvolvimento e aprendizagens.
- Participação e Envolvimento das famílias em contexto de Creche e Educação Pré-escolarPublication . Gonçalves, Ana Catarina Ferreira; Ribeiro, Carla Patrícia Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar BarbieriO presente relatório de estágio aborda o processo de formação da mestranda durante a Prática Educativa Supervisionada em contexto de Creche e Educação Pré-Escolar. Dividido em três capítulos, este documento tem como objetivo explorar as competências e as aprendizagens desenvolvidas no decorrer dos dois estágios profissionalizantes, tendo como temática principal a participação e o envolvimento das famílias nos contextos educativos. Ao longo do trabalho, apresenta-se a fundamentação das ações pedagógicas através de referentes teórico-legais e mobilizam-se, entre os diferentes capítulos, conhecimentos teóricos, pedagógicos e didáticos, com vista a fortalecer a prática educativa. As ações educativas desenvolvidas seguiram as linhas orientadoras da metodologia investigação-ação, através da qual se percorreu, de uma forma intuitiva, um ciclo de processos composto pelas fases de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, com a intenção de evolução e transformação das mesmas. O desenvolvimento do presente relatório de estágio permitiu concluir que a participação das famílias se traduz num processo gradual e demorado, sendo necessário assumir uma postura de resiliência e perseverança face às realidades mais adversas. Posto isto, este trabalho enfatiza a importância da reflexão crítica e colaborativa na procura das estratégias que melhor se adequam a cada contexto educativo, de modo a maximizar a participação e envolvimento das famílias.
- A prática das Artes Visuais e a natureza: interações promotoras de desenvolvimento e bem-estarPublication . Lopes, Rita Alexandra Almeida; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro; Silva, Susana Maria Sousa Lopes daO presente relatório explora o processo de formação da mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada em Creche e Educação Pré-Escolar. Assim, este documento tem como objetivo apresentar as competências e aprendizagens desenvolvidas ao longo dos estágios, mobilizando referências teóricas, legais e pedagógicas que sustentaram as práticas realizadas e a temática em estudo: compreender de que forma a envolvência da Natureza em práticas de Artes Visuais, pode promover o desenvolvimento holístico e o bem-estar das crianças. Para tal, a estagiária apoiou-se em diversas referências teóricas que analisam a relação entre a Natureza e as Artes Visuais, numa perspetiva de promoção do bem-estar e do desenvolvimento da criança. Todas as propostas desenvolvidas tiveram origem na observação das crianças, dos seus interesses e necessidades, orientando a planificação das atividades e a posterior reflexão, de modo a garantir a sua adequação ao grupo e a promoção de aprendizagens significativas. Neste sentido, e com o intuito de enriquecer a sua prática educativa, a formanda descreve, analisa e reflete sobre as experiências educativas implementadas ao longo do estágio. As atividades desenvolvidas permitiram-lhe evoluir e aprofundar a reflexão sobre o seu papel enquanto educadora, reforçando a importância do papel do educador e evidenciando a perspetiva da criança como ser ativo e agente do seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, destaca-se a relevância do meio envolvente e da diversificação de experiências educativas na promoção do desenvolvimento holístico da criança.
- Relatório de estágioPublication . Rocha, Sara Patrícia Mendes da; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Guimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marquespresente relatório tem como finalidade descrever a prática profissional exercida ao longo do estágio profissionalizante. Para tal foi necessário articular a teoria e a prática para a concretização do relatório bem como a intervenção educativa. Com o presente relatório pretende-se dar a visão de um estágio efetuado em duas valências diferentes, estando presentes conceções diferentes relacionadas com a creche e o pré-escolar. Toda a intervenção educativa, partiu da observação e compreensão da instituição e da sua funcionalidade, na qual o estágio se desenrolou, dos interesses, necessidades, motivações e competências das crianças que se traduziram no ato de planear, de agir, de avaliar e refletir. Este processo foi desenvolvido indo ao encontro às exigências profissionais que cabe a este profissional de habilitação aplicar na sua prática pedagógica. A constante atitude crítica e reflexiva e a ação tendo em vista objetivos/intencionalidades pedagógicas, atividades diversificadas e significativas, procurando desenvolver integralmente os grupos de crianças que constituíram as experiencias pedagógicas. A intervenção educativa, torna-se desta forma, um período fundamental no processo de formação, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, pois é nela que se experienciam, vivenciam, descobrem, desenvolvem e se refletem competências fundamentais, que nos preparam para um profissional de educação competente.
- Relatório de EstágioPublication . Carvalho, Cristiana Manuela Moreira de; Marta, Maria Margarida CamposO presente relatório de estágio consiste na descrição, sustentação e reflexão de todo o processo formativo, com especial enfoque nas experiências em contexto de creche e de educação pré-escolar. Com a intenção de dar a conhecer o plano definido pela mestranda, é de salientar os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que por sua vez permitiram a implementação de uma aproximação à metodologia de investigação-ação. Permeabilizando, através da estreita relação com referentes legais e teóricos e com uma postura crítica, indagadora e reflexiva para com a ação, a possibilidade de aprimorar a prática e as competências profissionais a cada momento. Visando, assim, o(a) educador(a) como um profissional democrático, que vê a criança como um ser com agência e capacidades. Pauta-se pela procura de novos saberes através da reflexão para, sobre e na ação, quer através do trabalho em grupo, das opiniões e conhecimentos de outros(as) educadores(as) e restante equipa educativa, quer com as interações e opiniões das crianças e das famílias.
- Relatório de EstágioPublication . Silva, Ana Sofia Teixeira da; Araújo, Sara de Barros; Esteves, SusanaO presente relatório consiste num documento que relata e analisa todo o percurso da mestranda no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nomeadamente no que diz respeito à Prática Educativa Supervisionada (PES) onde se estagiou nas valências de creche e de pré-escolar. Inicialmente faz-se uma contextualização teórica e legal dos pressupostos pelos quais se rege a educação de infância e com os quais a mestranda se identifica, elencando particularmente modelos curriculares, decretos-lei e circulares. Este enquadramento consiste na base de atuação da estudante e do desenvolvimento de competências profissionais. Seguidamente, no capítulo II caracterizam-se os contextos de estágio, descrevendo a instituição cooperante de acordo com os seus ideais educativos, segundo os quais se rege e atua. Neste capítulo é ainda feita uma análise das características do grupo de crianças, salientando interesses e necessidades evidenciadas, as suas particularidades, sociais e familiares, na medida em que são fatores que influenciam as atividades delineadas. No último capítulo são analisados as atividades e projetos realizados, explicitando a forma como foram escolhidos e organizados temporal e espacialmente. Explicitam-se atividades desenvolvidas no âmbito da Metodologia de Trabalho de Projeto, que se apresenta com grande ênfase neste relatório. Faz-se também a sua avaliação, tendo em conta as aprendizagens observadas nas crianças, o seu bem-estar e envolvimento, assim como as potencialidades ao nível das aprendizagens profissionais da mestranda. Finalmente, é feita uma reflexão final onde se repensa todo o percurso, frisando receios, sentimentos, dificuldades sentidas e limites superados, perspetivando-se ainda o futuro enquanto futura profissional.