Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_MariaMonteiro_2014.pdf668.96 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio surge no seguimento da prática pedagógica supervisionada desenvolvida, neste 2º ciclo de estudos, tanto em jardim de infância (educação pré-escolar) como em creche, e tem como objetivo destacar a importância deste período na nossa formação profissional, bem como a realização de uma análise reflexiva, acerca dos processos de desenvolvimento na prática, e que se pretendem enquadrados no Perfil específico de desempenho profissional do educador de infância. Considera-se importante mencionar que o estágio foi desenvolvido numa sala de cinco anos e numa sala de dois anos, respetivamente. De forma a desenvolver uma praxis competente, utilizou-se como metodologia a investigação-ação com recurso às “orientações globais para o educador” preconizadas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré- Escolar. Apesar de as “orientações globais para o educador” se encontrarem direcionadas para a educação pré-escolar, entendeu-se, após reflexão, que poderiam, perfeitamente, ser aplicáveis à creche. A utilização de processos como observar, planear, agir e avaliar, articulados com a utilização de referenciais teóricos, são centrais na prática de qualquer educador de infância, de forma a sustentar as suas opções metodológicas. Entendeu-se, ainda, fundamental, acrescentar o processo da reflexão, transversal aos acima referidos, pois é através da reflexão que se avaliam as práticas e dinâmicas desenvolvidas, numa perspetiva de desenvolvimento socioprofissional.
This internship report follows the pedagogical supervised teaching practice, developed in this 2nd cycle of studies, both in kindergarten (pre-school) as in day care, and aims to highlight the importance of this period in our vocational training, and the realization of a reflective analysis about the development process in practice, and which are to be classified in the specific performance profile of professional early childhood educator. It is considered important to mention that the training was developed in a five year old and two year old classroom, respectively. In order to develop a competent praxis, was used the action-research methodology using as resource the “global guidelines for the educator” recommended by the Curriculum Guidelines for Preschool Education. Although the "global guidelines for the educator" where targeted for pre-school education, it was felt, after reflection, that could be perfectly applicable to day care. The use of processes such as observing, planning, acting and evaluating, articulated with the use of theoretical frameworks, are central to the practice of any kindergarten teacher, in order to sustain their methodological choices. It was understood, also fundamental, adding the process of reflection, cross to the above, it is through reflection that evaluate the practices and dynamics developed, in a perspective of occupational development.

Description

Keywords

Educador de infância Desempenho profissional Reflexão Desenvolvimento socioprofissional Kindergarten teacher Professional development Reflection Occupational development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License