Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Interação adulto-criança: O respeito pela individualidade da criança

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_ Ana Monteiro_2024.pdf898.96 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, e procura descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos de educação em creche e educação pré-escolar, bem como a evolução pessoal, académica e profissional ao longo do processo formativo da mestranda. A fim de alcançar uma prática profissional sustentada e adequada foram utilizados vários referentes teóricos ao longo das mesmas, assim como da realização do presente relatório. Ao longo do processo de pesquisa e análise, a mestranda procurou adotar uma postura crítica e reflexiva sobre, na e para as ações pedagógicas, articulando as mesmas com os quadros teóricos. Ao longo do presente RE, a mestranda refere a importância do respeito pela individualidade de cada criança, nos contextos educativos, por parte dos educadores de infância, a fim de atingir uma prática adequada, intencional e sensível para com as características e necessidades individuais. A abordagem deste tópico teve sempre como sustento diversos referentes teóricos e legais, com o objetivo de demonstrar os benefícios para a promoção do bem-estar das crianças, do desenvolvimento pessoal, da aprendizagem global e do bom funcionamento em ambientes educativos. Será também apresentada uma reflexão final onde a mestranda realiza uma síntese sobre o processo formativo ao longo do mestrado em Educação Pré-escolar.
The present Internship Report arises within the scope of the Supervised Educational Practice Curricular Unit, integrated into the Master's Degree in Preschool Education, and seeks to describe the pedagogical practices developed in nursery and preschool education contexts, as well as the personal, academic, and professional evolution throughout the student's training process. To achieve sustained and appropriate professional practice, several theoretical references were used throughout, as well as in the preparation of this report. Throughout the research and analysis process, the student sought to adopt a critical and reflective stance on, in, and for pedagogical actions, articulating them with theoretical frameworks. Throughout this report, the student emphasizes the importance of respecting the individuality of each child in educational contexts by early childhood educators, to achieve appropriate, intentional, and sensitive practice toward individual characteristics and needs. The approach to this topic has always been supported by various theoretical and legal references, to demonstrate the benefits for promoting children's well-being, personal development, overall learning, and smooth functioning in educational environments. A final reflection will also be presented where the student synthesizes the training process throughout the Master's Degree in Pre-School Education.

Description

Keywords

Educação em creche Educação pré-escolar Individualidade Childcare education Preschool education Individuality

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License