Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_CristianaCarvalho_2018.pdf2.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio consiste na descrição, sustentação e reflexão de todo o processo formativo, com especial enfoque nas experiências em contexto de creche e de educação pré-escolar. Com a intenção de dar a conhecer o plano definido pela mestranda, é de salientar os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que por sua vez permitiram a implementação de uma aproximação à metodologia de investigação-ação. Permeabilizando, através da estreita relação com referentes legais e teóricos e com uma postura crítica, indagadora e reflexiva para com a ação, a possibilidade de aprimorar a prática e as competências profissionais a cada momento. Visando, assim, o(a) educador(a) como um profissional democrático, que vê a criança como um ser com agência e capacidades. Pauta-se pela procura de novos saberes através da reflexão para, sobre e na ação, quer através do trabalho em grupo, das opiniões e conhecimentos de outros(as) educadores(as) e restante equipa educativa, quer com as interações e opiniões das crianças e das famílias.
The present internship report consists of the description, support and reflection of the entire training process, with special focus on experiences in the context of day care and pre-school education. With the intention of making known the plan defined by the master student, it is important to point out the processes of observation, planning, action, reflection and evaluation, which in turn allowed the implementation of an approach to the research-action methodology. Permeating, through the close relationship with legal and theoretical referents and with a critical, inquiring and reflexive attitude toward action, the possibility of improving professional practice and skills at each moment. Thus aiming the educator as a democratic professional, who sees the child as a being with agency and abilities. Is guided by the search for new knowledge through reflection on, about and in action, whether through group work, opinions and knowledge of other educators and other educational team, or with the interactions and opinion of children and families.

Description

Keywords

Educação Criança Investigação-ação Competências pessoais e profissionais Education Child Action research Personal and professional skills

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License