ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco
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Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- O 7º faz a diferença. Um projeto de intervenção psicossocial em contexto escolarPublication . Monteiro, Vanessa Raquel Pinto; Barros, Sílvia Araújo deO presente relatório explana o desenvolvimento de um Projeto de Educação e Intervenção Social, com a metodologia de lnvestigação-Ação Participativa (IAP), intitulado "O 7.º Faz a Diferença". Este projeto teve como finalidade promover um clima relacional, emocional e motivacional mais positivo com os/as alunos/as da turma do 7º ano e professores/as do Conselho de Turma. Sendo um projeto orientado pela metodologia de IAP, a mestranda foi desenvolvendo uma relação de proximidade com os/as alunos/as da turma do 7º ano e com alguns/umas professores/as do Conselho de Turma, de forma a promover a sua participação durante todo o processo, tentando que o Projeto fosse coerente com a sua identidade e a do seu contexto social. Após a análise da realidade, identificaram-se e priorizaram-se as necessidades e os problemas, dando origem à definição dos objetivos gerais: conscientizar para uma melhor articulação entre as experiências educativas dos/as alunos/as, na escola, e os seus interesses e experiências pessoais; promover a melhoria das competências sociais e das interações sociais dos/as alunos/as. De forma a responder aos mesmos, foram desenhadas três ações: uma foi desenvolvida com os/as professores/as e duas com os/as alunos/as da turma. Desenvolveu se ainda um subprojeto com um dos alunos da turma,com base na Relação de Ajuda, para apoiar a definição de um percurso educativo mais adequado aos seus interesses. O projeto "O 7.º Faz a Diferença" foi uma experiência positiva, pautada por várias mudanças para, principalmente, os/as alunos/as participantes.
- A construção de um caminho plural para a mudança inclusiva. Um projeto intervenção de educação e social numa cantina socialPublication . Nunes, Diogo Oliveira; Carvalho, Maria JoãoO projeto "A Construção de um Caminho Plural para a Mudança Inclusiva" ilustra a experiência de desenho e desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social numa Cantina Social, localizada na cidade do Porto. O desenvolvimento do presente projeto privilegiou a metodologia de lnvestigação-Ação Participativa, partindo de um processo de observação e auscultação dos discursos, perceções e vivências dos atores sociais que integram esta realidade com vista à identificação de problemas e necessidades. Este projeto teve como finalidade- contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cívico dos frequentadores da Cantina Social, tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida. Para tal, foram definidos três objetivos gerais: promover uma visão menos assistencialista na Cantina Social; potenciar a participação comunitária dos frequentadores na Cantina Social; e, conscientizar a rede de apoio do senhor F dos seus reais problemas. Para atingir estes objetivos foram desenvolvidas três ações: "Espaço Tasse Bem"; "Hoje Escolho Eu"; e, "É Preciso Ver o Ambiente". As principais transformações alcançadas permitiram o aumento do envolvimento e da participação dos frequentadores no cotidiano da Cantina Social, a inclusão de práticas mais orientadas para a educação e intervenção social da Assistente Social e o conhecimento mais aprofundado e articulado da rede de apoio sobre a realidade de extrema vulnerabilidade do senhor F, o que possibilitou dar os primeiros passos para a construção de uma mudança inclusiva.
- Construindo Pontes - um projeto em Educação e Intervenção Social com jovens refugiadosPublication . Rodrigues, Jéssica Adriana Marques; Serrão, Carla Sónia Lopes da SilvaEste relatório surge no contexto de um projeto interventivo centrado na facilitação da integração de um grupo de jovens refugiados, provenientes do Afeganistão, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, acolhidos numa instituição no norte de Portugal, num apartamento de autonomização. O projeto, conduzido sob a égide da metodologia de Investigação-Ação Participativa, visou responder às necessidades específicas destes jovens, mediante o desenvolvimento de estratégias e ações que promovessem não só a sua inserção no mercado de trabalho e no sistema educativo, mas também a promoção do seu bem-estar. O processo de acolhimento e integração de pessoas refugiadas, requer abordagens multifacetadas e sensíveis às suas experiências individuais, com vista a promover um ambiente integrativo e inclusivo, essencial para construir mudanças. Deste modo, este projeto foi desenvolvido a partir de uma análise minuciosa das condições de vida e das experiências destes jovens. Enfatiza a importância de criar relações, construir confiança, adaptar-se a uma nova cultura, destacando a importância de práticas que respeitem e valorizem as suas identidades, proporcionando um ambiente acolhedor e de compreensão. Cada ação foi moldada pelas necessidades e problemas identificados pelos intervenientes, valorizando os seus percursos individuais. Desta forma, foram desenvolvidas três ações: "Momento a momento: Desenvolvimento de competências linguísticas e escolares"; "Rumo ao futuro: Horizontes de projetos de vida" e "Caminhadas de saúde", que visaram promover a integração e adaptação dos jovens à nova realidade, ajudando-os a superar barreiras linguísticas, culturais e emocionais, enquanto se construíam caminhos de crescimento pessoal.
- + CrescerPublication . Alves, Ana Catarina Pereira; Pessanha, ManuelaNeste Relatório, apresenta-se o Projeto “+ Crescer”, um Projeto em Educação e Intervenção Social, orientado pela Metodologia de Investigação Ação Participativa, cuja finalidade consistiu no desenvolvimento pleno e saudável dos jovens, através da promoção de interações positivas entre os jovens e entre os jovens e os professores. O Projeto “+ Crescer” foi desenvolvido na Escola Básica de 2º e 3º Ciclos de um Agrupamento de Escolas da Região Norte, mais concretamente com os alunos e três professoras de uma turma do 6º ano. Este Projeto surge na sequência de um conhecimento aprofundado deste contexto escolar que permitiu identificar com os participantes, quais as necessidades que estes gostariam de ver respondidas. Neste sentido, o Projeto “+ Crescer” consistiu no acompanhamento desta turma, através da realização de atividades em sala de aula, contando ainda com a participação de três professoras. O Projeto “+ Crescer” revelou-se uma fonte rica de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento dos jovens, nomeadamente através da aquisição de competências pessoais e sociais.
- "Crescer com as Emoções" Um projeto de Educação e Intervenção Social em acolhimento institucionalPublication . Fernandes, Eduarda Filipa Carvalho; Lopes, Helena; Monteiro, HugoO presente relatório representa a concretização de um Projeto de Educação e Intervenção Social, denominado de "Crescer com as Emoções", orientado pela metodologia de investigação-ação participativa (IAP). Foi desenvolvido numa instituição que tem como objetivo o acolhimento temporário de crianças em situação de risco ou perigo, nomeadamente: vítimas de maus tratos, negligência ou abandono. Com a finalidade de assegurar um projeto de vida que lhes garanta as competências necessárias para a vida adulta, torna-se fundamental proporcionar-lhes um ambiente saudável e favorável para o seu desenvolvimento pessoal, social e emocional. Posteriormente à realização da análise da realidade, e elencados os problemas e identificadas as necessidades, foi delineada a finalidade do Projeto: "Promover uma atmosfera socioemocional mais harmoniosa e democrática, de forma a propiciar uma relação interpessoal mais positiva e saudável entre as crianças". Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos gerais: promover o estabelecimento de relações interpessoais mais saudáveis entre as crianças e promover as competências emocionais das crianças. Deste modo, desenvolveram-se duas ações: "Construindo relações" e "À descoberta das emoções". Para tal, construiu-se uma intervenção que lhes fomentasse a oportunidade de um espaço livre de atividades lúdicopedagógicas e de partilha, promovendo o fortalecimento de relações no grupo, aprendizagem de interações mais adequadas e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais. Os resultados do Projeto foram considerados como significativos, tendo sido atingidos os objetivos traçados, que contribuíram para o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças.
- Crescer com os desafios. Uma intervenção psicossocial em acolhimento institucionalPublication . Duarte, Tânia Alexandra; Pessanha, ManuelaO acolhimento institucional é concebido como uma medida com vista à promoção e proteção de crianças e jovens em risco. Esta resposta concretiza-se na capacidade de resposta dos Lares de Infância e Juventude e da especialização dos profissionais, tendo em conta as diferentes necessidades e caraterísticas dos educandos. A necessidade de compreender os jovens institucionalizados, como sujeitos participativos e com voz nas decisões que afectam as suas vidas, assume um especial significado para estes sujeitos se considerarmos que o impacte da institucionalização nas suas vidas influencia o seu desenvolvimento e a relação com os diferentes contextos nos quais se inserem. O presente Relatório reflete o desenvolvimento de um Projeto de investigação posicionado metodologicamente na Investigação-Acção Participativa, intitulado “Crescer com os desafios”, desenvolvido com jovens e educadores do LIJ. Este projeto teve como grande finalidade “Potenciar o “empowerment” dos jovens do LIJ no contexto institucional e escolar, favorecendo uma aprendizagem centrada nas suas necessidades e valorização do seu próprio processo educativo, através de uma intervenção psicossocial”. A finalidade deste Projeto e todos os objetivos propostos foram ao encontro dos problemas e necessidades priorizados pelos participantes, propondo-se, a partir de um conjunto de ações e atividades, alcançar a mudança. Os resultados deste Projeto revelam-se significativos, uma vez que promoveram um processo de reflexão e de partilha acerca dos desafios do acolhimento institucional, apontando para a necessidade de traçar linhas de intervenção adequadas às necessidades e ao percurso escolar de cada jovem.
- “Cuidar voluntário: Um outro olhar”. Um projeto de educação e intervenção social com pessoas idosasPublication . Soares, Bruna Rafaela Santos; Lopes, Helena; Serrão, CarlaO “Cuidar Voluntário” é um projeto da Câmara Municipal de Santo Tirso que impulsiona a prática de voluntariado, com vista ao apoio à pessoa idosa em situação de isolamento/dependência, melhorando a sua qualidade de vida e o seu bem-estar. O presente relatório espelha o desenvolvimento do projeto “Cuidar Voluntário: Um outro olhar”, assente na metodologia de Investigação-Ação Participativa e que teve como finalidade a promoção de um envelhecimento saudável em casa e na comunidade [Ageing in Place], com segurança e independência, num ambiente que a pessoa reconheça como seu. Para alcançar esta finalidade foram desenvolvidas visitas domiciliárias e um encontro grupal. Pretendeu-se diminuir ou modificar os discursos depreciativos relativamente ao envelhecimento, através de reflexões constantes. O projeto “Cuidar Voluntário: Um outro olhar” permitiu que as pessoas começassem a tomar consciência dos seus discursos e das suas ações, adotando perspetivas mais positivas sobre o envelhecimento e a velhice, bem como sobre si, contribuindo para o seu envelhecimento saudável, em casa e na comunidade.
- (Des)Entendimentos do 9.ºEPublication . Lobão, Daniela Catarina Bessa; Barros, Sílvia Araújo deO presente relatório é o resultado do desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social, com a metodologia de investigação-ação participativa e que teve como objetivo melhorar o relacionamento e as competências sociais dos alunos de uma turma com Percurso Curricular Alternativo. Este projeto em educação e intervenção social foi intitulado DesEtedietos do 9.ºE. Tratando-se de um projeto que tem por base a metodologia de investigação acima referida, o investigador e os participantes criaram uma relação necessária, para que mediante as necessidades encontradas, se tentasse proporcionar aos participantes desta investigação ferramentas que permitissem promover a melhoria dos relacionamentos interpessoais, bem como adquirir formas para ultrapassarem os seus problemas. Após uma cuidada análise do contexto, foram priorizados os problemas e necessidades e desenhadas três ações, duas com os alunos e uma com os pais. Este projeto teve como finalidade Desenvolver competências pessoais e sociais nos alunos da turma com Percurso Curricular Alternativo, com vista a uma integração positiva no seu trajeto académico e na sociedade. O projeto (DesEtedietos do 9.ºE revelou-se como positivo e significativo para os alunos e para os pais que nele participaram, permitindo uma constante reflexão e causando uma mudança nas suas atitudes e comportamentos
- Eu, o bairro, nós e vozPublication . Ferreira, João Pedro de Pinho; Bertão, AnaO projeto “Eu, o Bairro, Nós e Voz” foi desenvolvido em cinco bairros de habitação social de uma União de Freguesias da cidade do Porto e contou com a participação dos/as moradores/as e das respetivas Associações de Moradores. Este projeto teve como finalidade: melhorar a participação de todos/as os/as atores/atrizes locais para a resolução colaborativa das necessidades da comunidade, aumentando a qualidade de vida dos/as moradores/as. Para que tal fosse possível, foram definidos dois objetivos gerais: 1) possibilitar a cooperação entre todos/as os/as atores/atrizes locais de forma a melhorar a qualidade de vida da comunidade; e 2) promover o interconhecimento entre os/as moradores/as do bairro. Para alcançar os referidos objetivos foram desenvolvidas duas ações: “A comunicar é que a gente se conhece”, que procurava diversificar as estratégias de comunicação entre todos/as os/as atores/atrizes locais; e “Eu e o meu bairro, qual o nosso futuro?”, que teve o intuito de trabalhar as representações dos/as jovens moradores/as do bairro para que fosse possível valorizar-se a vida no bairro e os/as seus/suas residentes. Com o desenvolvimento destas ações é notório que a comunidade começou a dar os primeiros passos na procura por soluções coletivas, acreditando nas potencialidades do local onde residem e olhando para os/as seus/suas vizinhos/as do bloco ao lado ou do bairro ao lado como fundamentais para a construção de resoluções coletivas. De salientar que ao longo do projeto privilegiou-se a Investigação-Ação Participativa, numa perspetiva colaborativa e participativa, destacando-se o diálogo, partilha e a escuta para a coconstrução do projeto.
- Explorar Novos Trilhos. Um Projeto de Educação e Intervenção Social em Contexto de Acolhimento InstitucionalPublication . Martins, Joana Catarina Nunes; Pessanha, ManuelaO Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco visa, através do acolhimento institucional em Lar de Infância e Juventude ou em Centro de Acolhimento Temporário, proporcionar aos menores um ambiente securizante que permita e acompanhe o seu desenvolvimento e a integração positiva na sociedade. Nesta linha de pensamento, é essencial, e deverá existir, a especialização dos profissionais que permita linhas de intervenção adequadas, tendo em conta as necessidades e as características individuais de cada criança e jovem, defendendo os seus interesses. O presente Relatório é resultado do desenho e desenvolvimento do Projeto “Explorar Novos Trilhos”, um Projeto em Educação e Intervenção Social, com a finalidade de promover o bem-estar biopsicossocial dos jovens do Centro Juvenil e que foi orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa. Este Projeto foi desenvolvido com a participação ativa dos intervenientes da realidade social e, tendo em conta os problemas e as necessidades sentidas, resultou na definição de objetivos, de estratégias e de ações, de forma a alcançar a mudança. O Projeto revelou-se positivo e significativo, contribuindo para a mudança de atitudes e, consequentemente, para a melhoria das relações interpessoais entre os jovens, entre os profissionais e entre os jovens e os profissionais, através de processos de reflexão e de consciencialização acerca dos comportamentos adotados pelos jovens e das práticas educativas dos profissionais, nomeadamente dos auxiliares de ação educativa