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ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco

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  • Luz, cor, amor, ação: navegando pelos tesouros das vozes do bairro. Um projeto de Educação e Intervenção Social com crianças moradoras de bairros de habitação social
    Publication . Carvalho, Catarina Quintas de; Bertão, Ana
    O Projeto "Luz, cor, amor, ação: navegando pelos tesouros das vozes do bairro" foi desenvolvido em bairros de habitação social de uma União de Freguesias do Porto e contou com a participação das crianças moradoras e da comunidade educativa das escolas destes bairros. Este projeto teve como finalidade: alterar as representações que existem sobre moradores/as de bairros de habitação social, dando espaço à participação das crianças neste processo. Para que tal fosse possível, foram desenhados dois objetivos gerais: 1) estimular a participação ativa das crianças, enquanto agentes de mudança das suas realidades; 2) promover espaços dialógicos positivos entre as crianças, a escola e a comunidade, com vista à diminuição da exclusão social. Para alcançar estes objetivos, foram desenvolvidas duas ações: "As vozes do bairro", que visou trabalhar dinâmicas de participação das crianças no que concerne à desconstrução do estigma que incide sobre elas; e "A conversar é que se aprende", com o intuito de potenciar o diálogo como ferramenta de intervenção social refletindo juntos dos/as docentes dos JI/EB1. Com o desenvolvimento destas ações foi possível notar alguns avanços significativos na desconstrução de estereótipos, na criação de laços afetivos entre a escola e a comunidade e na valorização das experiências de cada criança. Importa salientar que o projeto se alicerçou na metodologia de Investigação-Ação Participativa, numa perspetiva colaborativa e participativa, que teve por base os diálogos, as relações, os saberes, os sonhos, as reflexões e os talentos das pessoas para o centro da co construção do projeto.
  • Existir sem ser visto
    Publication . Castro, Ana Catarina Oliveira; Carvalho, Helena
    No presente relatório intitulado "Existir sem ser visto" será apresentado um projeto de intervenção social, desenvolvido num Centro de Dia, cuja finalidade visa contrariar processos de isolamento e desempoderamento, promovendo o fortalecimento de interações sociais, a participação e a valorização pessoal. Neste projeto identificaram-se os seguintes problemas: sentimento de solidão; baixa autoestima e pouca valorização pessoal; práticas profissionais desajustadas e condições de vida inadequadas e não dignificantes. Com base nestes problemas, definiram-se quatro objetivos gerais: minimizar o sentimento de solidão através do fortalecimento das relações sociais; promover sentimentos de autoconfiança e de valorização pessoal; promover uma prática reflexiva dos profissionais da instituição; e promover o bem-estar do Sr. Manuel através de um acompanhamento psicossocial individualizado. Para alcançar os objetivos definidos, foram desenvolvidas duas ações distintas: "(Re)Pensar, (Re)Criar e Evocar" (Ação 1) e "Ao Encontro do Outro" (Ação 2). A Ação 1 "(Re)Pensar, (Re)Criar e Evocar" focou-se no grupo de pessoas idosas e na equipa técnica, visando repensar as práticas institucionais e desenvolver novas abordagens de intervenção, evocando memórias valorizando vivências e o conhecimento dos participantes. Já a Ação 2 "Ao Encontro o Outro", resultou do desenvolvimento de uma intervenção psicossocial desenvolvida com uma pessoa do Centro de Dia, o Sr. Manuel e visou contraria o processo de exclusão e de isolamento em que se encontrava. Este projeto seguiu a metodologia de investigação-ação participativa, envolvendo ativamente os participantes no seu desenvolvimento, tornando-os protagonistas da sua própria transformação social e pessoal.
  • A importância de um cuidado humanizado: um projeto de intervenção psicossocial com pessoas idosas
    Publication . Serrano, Ana Luísa Rocha; Carvalho, Helena
    Atualmente, a longevidade representa uma das maiores conquistas da Humanidade, sendo, por isso, urgente contribuir para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável, através da criação de espaços seguros que potenciem a participação ativa e o bem-estar psicossocial das pessoas idosas. O presente relatório “A importância de um cuidado humanizado” contempla o desenvolvimento de um projeto de intervenção psicossocial realizado com pessoas idosas, integradas num Centro de Dia. À luz da metodologia Investigação-Ação Participativa, este projeto tem como finalidade resgatar espaços de participação e de agência pessoal e reverter o desempoderamento inerente a processos de envelhecimento e à institucionalização. O projeto partiu dos problemas e das necessidades das pessoas idosas, através de processos de relação de ajuda, no âmbito de uma intervenção psicossocial grupal. Este projeto permitiu, assim, potenciar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, o fortalecimento dos vínculos interpessoais e a promoção do sentimento de pertença, essenciais para a melhoria da qualidade de vida de todos/as os/as participantes. Além disso, ao partir de uma intervenção refletida e centrada na pessoa, o projeto promoveu uma mudança significativa no modo de olhar e intervir no que respeita as práticas institucionais, encorajando uma abordagem mais humanizada em prol de uma maior valorização da autonomia e singularidade das pessoas idosas. Em suma, o presente projeto procurou, assim, uma maior participação e valorização das pessoas idosas, como também uma maior sensibilização das profissionais para a importância de um cuidado humanizado, através da criação de espaços seguros que potenciem a mudança.
  • Construindo Pontes - um projeto em Educação e Intervenção Social com jovens refugiados
    Publication . Rodrigues, Jéssica Adriana Marques; Serrão, Carla Sónia Lopes da Silva
    Este relatório surge no contexto de um projeto interventivo centrado na facilitação da integração de um grupo de jovens refugiados, provenientes do Afeganistão, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, acolhidos numa instituição no norte de Portugal, num apartamento de autonomização. O projeto, conduzido sob a égide da metodologia de Investigação-Ação Participativa, visou responder às necessidades específicas destes jovens, mediante o desenvolvimento de estratégias e ações que promovessem não só a sua inserção no mercado de trabalho e no sistema educativo, mas também a promoção do seu bem-estar. O processo de acolhimento e integração de pessoas refugiadas, requer abordagens multifacetadas e sensíveis às suas experiências individuais, com vista a promover um ambiente integrativo e inclusivo, essencial para construir mudanças. Deste modo, este projeto foi desenvolvido a partir de uma análise minuciosa das condições de vida e das experiências destes jovens. Enfatiza a importância de criar relações, construir confiança, adaptar-se a uma nova cultura, destacando a importância de práticas que respeitem e valorizem as suas identidades, proporcionando um ambiente acolhedor e de compreensão. Cada ação foi moldada pelas necessidades e problemas identificados pelos intervenientes, valorizando os seus percursos individuais. Desta forma, foram desenvolvidas três ações: "Momento a momento: Desenvolvimento de competências linguísticas e escolares"; "Rumo ao futuro: Horizontes de projetos de vida" e "Caminhadas de saúde", que visaram promover a integração e adaptação dos jovens à nova realidade, ajudando-os a superar barreiras linguísticas, culturais e emocionais, enquanto se construíam caminhos de crescimento pessoal.
  • NOVAS AVENTURAS... Um Projeto de Intervenção Psicossocial num Centro Comunitário com mulheres em situação de reforma
    Publication . Pinheiro, Alda Maria da Costa; Carvalho, Helena Maria Ribeiro Moura de
    O processo de envelhecimento acarreta diferentes desafios, não só no domínio físico, como também psicológico e social. Trata-se de uma etapa do ciclo vital particularmente vulnerável à perda e ao risco, nomeadamente em pessoas em situação de vulnerabilidade social e eco nó mica. Neste sentido, estruturas de base comunitária poderão revelar-se particularmente importantes na prevenção da exclusão e isolamento. O presente relatório procura espelhar o desenvolvimento do projeto "Novas Aventuras ... " realizado com um grupo de mulheres num centro comunitário situado numa zona urbana no Norte do País. Trata-se de um projeto que, suportado numa metodologia de investigação-ação participativa, permitiu a identificação conjunta de três problemas fundamentais: o isolamento social, o sedentarismo e a infoexclusão. Esta metodologia revelou-se particularmente útil, não só para o desenvolvimento de um projeto próximo das pessoas e das suas vidas, como também como instrumento de empoderamento. A finalidade do projeto foi contrariar o sentimento de isolamento social e contribuir para um bemestar social, afetivo e emocional das pessoas. Nesse sentido foram desenvolvidas três ações: "Cruzamento de ldeias"; "Do conhecimento se faz sabedoria"; e "Do longe se faz perto". As ações resultaram de uma co-construção processual possibilitada pela existência de um espaço seguro, relações de empatia e de profundo respeito pelas pessoas e pelas suas escolhas.
  • Quando é que 25 é igual a 1? - Projeto de intervenção psicossocial em contexto escolar
    Publication . Gonçalves, Nuno André Ribeiro; Bertão, Ana
    O presente relatório resultou do projeto de Educação e Intervenção Social “Quando é que 25 é igual a 1?”, que teve como finalidade desenvolver relações saudáveis em contexto escolar, entre os participantes do projeto, alunos de uma turma do segundo ano de escolaridade de uma escola básica cabo-verdiana, na ilha de Santiago, em período de pandemia. Este projeto teve por base a metodologia de investigação-ação participativa, tendo sido indispensável construir uma relação entre o professor-investigador e os participantes desenvolvida através do diálogo, da interação, para criar momentos de confiança, empatia, reflexão e partilha. Para a resolução dos problemas identificados de forma participada (limitação nas interações e diminuição de contactos entre os alunos, dificuldades ao nível da comunicação na sala de aula e dificuldade de aceitação das diferenças individuais, lixo acumulado nas ruas e falta de consciencialização da comunidade educativa e da turma para os problemas ambientais e de saúde associados à acumulação de lixo e utilização de plásticos) foram planeadas duas ações: “Momentos de partilha” e “Vamos sensibilizar/alertar para a situação do lixo”, que proporcionaram condições para ultrapassar os problemas identificados e, assim, promoveram uma mudança efetiva no quotidiano dos participantes. Este projeto revelou-se como positivo e importante para os participantes, uma vez que permitiu crescimento e transformação, enquanto alunos integrados num grupo-turma na escola e numa comunidade, no que concerne a questões ligadas às relações interpessoais e ambientais.
  • Mulheres e mães de coragem - Um projeto de intervenção social com mulheres vítimas de violência doméstica
    Publication . Monteiro, Mariana de Sousa; Bertão, Ana
    O presente relatório apresenta o projeto de Investigação-Ação Participativa “Mulheres e mães de coragem” que se desenvolveu num Serviço de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, numa autarquia da região norte do país. O projeto foi co contruído com cinco mulheres, vítimas de violência doméstica (VD), acompanhadas no serviço e que aceitaram, de livre vontade, participar e desenvolver o projeto. Como finalidade, este projeto pretendia reconstruir os projetos de vida destas mulheres, potenciando o seu empoderamento, a autonomização e o desenvolvimento de relações positivas. Para a aproximação dessa finalidade foram desenvolvidas duas ações: “As Guerreiras Sonhadoras”, ação que se traduziu numa intervenção psicossocial em grupo, com a qual se pretendeu que as mulheres conhecessem outras mulheres que tinham passado por situações semelhantes e pudessem sentir-se escutadas e compreendidas, conversando livremente sobre as suas vidas; e “Passo a passo pela independência”, uma ação psicossocial desenvolvida individualmente com duas mulheres em específico e que pretendeu ajudá-las no encontro de estratégias e recursos que pudessem colmatar as suas necessidades específicas. Todo o percurso desenvolvido e co construído, assente na partilha, na escuta ativa e no diálogo de todas e entre todas, permitiu acreditar nas potencialidades e competências intrínsecas de cada uma das participantes e o estabelecimento de relações positivas entre todas num espaço relacional de compreensão, valorização e de segurança. O poder da relação permitiu que cada uma fosse caminhando, passo a passo, e ao seu ritmo, por uma realidade diferente, mais independente e libertadora, contrariando os ciclos de violência tantas vezes repetidos.
  • (Re)Construção do olhar sobre o mesmo lugar. Uma intervenção num Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
    Publication . Parente, Verónica Raquel Guimarães; Barros, Sílvia; Tinoco, Rui
    Este relatório apresenta o Projeto (Re)Construção do olhar sobre o mesmo lugar, realizado no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) do Gabinete Social de Atendimento à Família (GAF), de Viana do Castelo, e nascido no contexto de Mestrado em Educação e Intervenção Social: Especialização em Ação Psicossocial em Contextos de Risco, da Escola Superior de Educação do Porto. O Projeto abarcou a fase em que a equipa multidisciplinar do CAFAP e os profissionais sociais das Entidades Encaminhadoras (EE) refletiram e se ocuparam em avaliar e reestruturar os instrumentos em uso e os procedimentos de articulação entre o CAFAP e as EE. O desenvolvimento do Projeto assenta no paradigma emergente através da Investigação Ação Participativa (IAP). O objetivo principal consistia em melhorar a articulação com as EE quer através do envolvimento ativo dos profissionais quer do estudo de caso da família Ferreira sobre a intervenção familiar integrada realizada pelo CAFAP. Estas opções metodológicas permitiram o desenvolvimento de um trabalho cooperativo, que partiu dos seus participantes, das circunstâncias reais vivenciadas, dos problemas concretos, das profissionais do CAFAP, EE e famílias. O Projeto foi desenvolvido procurando a melhor articulação e aproximação com as EE, em benefício do trabalho realizado com as famílias que são encaminhadas para o CAFAP, visando assegurar o seu empoderamento através da relação de ajuda. O Projeto gerou um acréscimo de responsabilidade acerca do exercício da profissão; uma das suas conclusões aponta para a necessidade das EE e do CAFAP de Viana do Castelo se reunirem periodicamente como forma de avaliar para andar, visto que as soluções que serviram no passado, ou as que nos servem a nós, não são eternas nem imutáveis.
  • (Re)Encontros - uma intervenção psicossocial com um grupo de mulheres
    Publication . Ferreira, Catarina de Oliveira; Carvalho, Helena
    O projeto (Re)Encontros foi desenvolvido no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de um Centro Comunitário da região centro do país. O desenvolvimento do projeto partiu do amor de um grupo de mulheres pelas artes manuais no sentido da resolução coparticipada de problemas que foram identificados ao longo do percurso. Os objetivos gerais do projeto visavam potenciar competências e interesses pessoais, ampliar a rede de relações e potenciar a autoestima das pessoas. Para responder aos objetivos elencados, foi desenvolvida uma intervenção psicossocial em grupo. A metodologia que orientou o projeto foi a lnvestigação-Ação Participativa. Esta metodologia privilegia a participação de todos/as os/as intervenientes do projeto, sendo a partilha e o diálogo, ferramentas cruciais para o seu desenvolvimento. A finalidade do projeto visou promover o bem-estar, a autonomização e a socialização de mulheres de famnias em risco de isolamento social. Incidindo sobre os problemas identificados pelas participantes e através de uma intervenção centrada na pessoa e na escuta ativa, foi criado um espaço seguro, de socialização e de c o construção. Espaço este que permitiu a reinvenção das pessoas envolvidas como sendo capazes de se experimentarem em novas relações e redes de suporte. Este projeto foi uma caminhada intencionalizada mas progressivamente menos planeada e mais informada pelas pessoas, pelas suas escolhas e opções e pelas suas vontades.
  • “Cuidar voluntário: Um outro olhar”. Um projeto de educação e intervenção social com pessoas idosas
    Publication . Soares, Bruna Rafaela Santos; Lopes, Helena; Serrão, Carla
    O “Cuidar Voluntário” é um projeto da Câmara Municipal de Santo Tirso que impulsiona a prática de voluntariado, com vista ao apoio à pessoa idosa em situação de isolamento/dependência, melhorando a sua qualidade de vida e o seu bem-estar. O presente relatório espelha o desenvolvimento do projeto “Cuidar Voluntário: Um outro olhar”, assente na metodologia de Investigação-Ação Participativa e que teve como finalidade a promoção de um envelhecimento saudável em casa e na comunidade [Ageing in Place], com segurança e independência, num ambiente que a pessoa reconheça como seu. Para alcançar esta finalidade foram desenvolvidas visitas domiciliárias e um encontro grupal. Pretendeu-se diminuir ou modificar os discursos depreciativos relativamente ao envelhecimento, através de reflexões constantes. O projeto “Cuidar Voluntário: Um outro olhar” permitiu que as pessoas começassem a tomar consciência dos seus discursos e das suas ações, adotando perspetivas mais positivas sobre o envelhecimento e a velhice, bem como sobre si, contribuindo para o seu envelhecimento saudável, em casa e na comunidade.