ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Um projeto de educação e intervenção social num centro de diaPublication . Silva, Maria Margarida Pereira da; Antunes, Maria joão; Martins, TeresaO presente relatório descreve o projeto de Educação e Intervenção Social realizado numa Associação de Solidariedade Social, mais concretamente na resposta social centro de dia, entre novembro de 2024 a junho de 2025, no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social. Procurou-se envolver todos os atores sociais na construção e desenvolvimento deste projeto, de forma a fomentar a participação ativa, o sentimento de pertença e um trabalho co construído, baseado nos princípios da metodologia de investigação-ação participativa. Esta abordagem permitiu compreender de forma mais aprofundada a realidade social das pessoas, possibilitando a construção de um projeto centrado nas suas necessidades e expectativas. Procurando que as pessoas que frequentam o centro de dia fossem as protagonistas da ação, desenhou-se como finalidade do projeto a promoção da valorização pessoal e social dos participantes, reconhecendo as suas histórias, saberes e experiências. As ações desenvolvidas promoveram o reforço da identidade, inclusão social, autonomia e bem-estar emocional, através da partilha de memórias, saberes e experiências. Ao longo do processo, foi possível observar uma evolução positiva na participação e envolvimento dos participantes, maior confiança e a criação de um ambiente de escuta e respeito mútuo, potenciando relações sociais significativas e momentos de reflexão partilhada. Por tudo isto, considera-se que os resultados descritos e propostos no âmbito deste projeto foram alcançados.
- "Ser tempo": Um projeto de intervenção psicossocial com mulheres vítimas (sobreviventes) de violência domésticaPublication . Maia, Andreia Filipa Bandeira; Carvalho, HelenaA violência doméstica é um dos temas mais urgentes e com visibilidade crescente na sociedade atual. O projeto "Ser tempo" foi desenvolvido numa resposta social direcionada para esta problemática, mais concretamente, numa Casa de Abrigo para Vítimas de Violência Doméstica do sexo feminino, acompanhadas ou não dos seus filhos menores de idade (ou maiores em caso de dependência). Este projeto foi o resultado de uma caminhada conjunta com duração de sete meses e tem subjacente dois eixos de intervenção psicossocial, em grupo e individualizada. O projeto tem como finalidade potenciar a vivência do acolhimento numa casa de abrigo enquanto experiência segura e empoderadora. Esta finalidade surge do conhecimento e problematização da realidade, tendo sido criados objetivos gerais e específicos com vista a responder às necessidades e problemas identificados. A metodologia para o desenvolvimento do projeto foi a Investigação Ação-Participativa. Através das estratégias utilizadas foi possível criar um espaço seguro para a partilha e apelar à participação individual e coletiva enquanto mecanismo de mudança. Importa realçar que a principal estratégia foi o tempo dedicado a cada uma destas pessoas e ao grupo, através de um processo assente na escuta, valorização e compreensão das trajetórias individuais. No que diz respeito à avaliação do projeto é possível afirmar que através das narrativas individuais e grupais, o projeto "Ser tempo" pareceu contribuir para uma maior agência pessoal e grupal e para um aumento do sentido de empoderamento, elemento crítico na projeção do futuro.
- “Entre Nós”: projeto de intervenção psicossocial com uma família em contexto de CAFAPPublication . Ferreira, Daniela Sofia de Jesus; Carvalho, HelenaO presente relatório, denominado “Entre Nós” retrata o desenvolvimento de um projeto de intervenção psicossocial desenvolvido com uma família, segundo a metodologia de Investigação-Ação Participativa. Esta metodologia é particularmente relevante quando se pretende resgatar com as pessoas espaços-tempo de transformação e contribuir para uma mudança efetiva nas suas vidas. A finalidade do presente projeto foi contribuir para a quebra de ciclos de exclusão social de uma família multidesafiada com particular enfoque no empoderamento da Avó Estrela e da proteção e promoção do desenvolvimento da Flor. Para alcançar esta finalidade delinearam-se duas ações: a primeira, centrada na Família Vilar e no processo de promoção e proteção da Flor e a segunda ação focada na Avó Estrela e no seu desenvolvimento pessoal. Este foi um projeto desenvolvido com a família e contou também com o contributo da equipa técnica de um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental apresenta-se como sendo uma resposta social que intervém com famílias, estabelecendo uma relação privilegiada de proximidade sempre que existem crianças ou jovens em situação de vulnerabilidade. Assim, o projeto desenvolveu-se nesta lógica de intervenção, promovendo a proximidade à família e estimulando a mudança a partir das potencialidades do sistema familiar, bem como das competências individuais. Os momentos de reflexão conjunta foram sempre privilegiados como método para uma intervenção consciente e respeitadora. Embora não se tenha conseguido alcançar todos os objetivos definidos, o projeto contribuiu para uma mudança efetiva nas vidas das pessoas.
- “Envelhecer no lugar: Vozes que constroem novos caminhos”: Projeto de Educação e Intervenção Social numa ERPIPublication . Guimarães, Isabel Maria Teixeira; Serrão, CarlaO projeto “Envelhecer no lugar: Vozes que constroem novos caminhos” foi desenvolvido numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, contando com a participação ativa de diversos atores institucionais. Ao longo de todo o processo, privilegiou-se uma abordagem de Investigação-Ação Participativa, de natureza colaborativa e implicativa, na qual a escuta, o diálogo e a partilha, constituíram pilares da coconstrução. Alicerçado no conceito de «ageing in place», compreendido como o “desejo de envelhecer num ambiente familiar e adaptável que se adapte às modificações que o processo de envelhecimento traz consigo” (Fonseca, 2020, p. 26), este projeto teve como finalidade a promoção de práticas institucionais alinhadas com o paradigma do «ageing in place», potenciando a autonomia, o sentimento de pertença e o empoderamento dos residentes na construção de uma vivência significativa. Neste sentido, foram definidos dois objetivos gerais: 1) Combater atitudes e práticas de idadismo; 2) Promover a valorização identitária. Para a concretização destes objetivos, foram desenvolvidas duas ações: “Partilhar para Transformar”; e “Da Memória ao (Re)encontro”. Com o desenvolvimento destas ações tornou-se evidente que a instituição começou a trilhar um caminho pautado pela participação e valorização individual dos residentes, demonstrando que é possível “envelhecer no lugar”, mesmo em contexto institucional.
- “Tempo de bem-estar”: Projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencialPublication . Pereira, Rita Angélica Silva; Serrão, CarlaEste relatório surge no contexto de um projeto de educação e intervenção social, realizado numa Casa de acolhimento residencial, assumindo-se como enquadramento metodológico a Investigação-Ação Participativa. O projeto surgiu do reconhecimento de fragilidades sentidas no seio da equipa ao nível da comunicação, da coesão e da valorização mútua, aspetos que condicionavam o bem-estar global da instituição. Neste enquadramento, a finalidade do projeto consistiu na construção de uma comunidade promotora do florescimento integral de todos e capaz de garantir o seu equilíbrio biopsicossocial. Assim, através de um processo de análise partilhada da realidade e da valorização da voz de cada pessoa, desenvolveram-se três ações: “Tempo de Pausa, Tempo de Equipa”, com o objetivo de fomentar a coesão e a identidade coletiva; “Oficina da Alegria”, com o objetivo de diminuir o stress, aumentar a capacidade de regulação emocional na equipa; e “Conversas de Motivação”, com o intuito de criar espaços seguros de escuta, reflexão e apoio emocional, através da Relação de Ajuda. Com o decorrer das ações, observaram-se melhorias na comunicação, maior reconhecimento, envolvimento nas reuniões e abertura ao diálogo. Estas mudanças, embora subtis, revelaram-se significativas no contexto. O projeto mostrou, assim, como práticas consistentes de valorização, escuta e apoio emocional podem criar ambientes mais saudáveis. Mais do que uma metodologia, a Investigação-Ação Participativa foi uma forma de estar e de construir em conjunto, onde cada pessoa pôde sentir-se parte da mudança.
- "(Re)significar" um projeto de intervenção social em contexto de acolhimento residencial de jovensPublication . Silva, Renato Manuel Neves; Bertão, AnaO acolhimento residencial é uma resposta de colocação extrafamiliar que visa assegurar a proteção das crianças e jovens, promovendo o seu bem-estar e desenvolvimento integral. Assim, esta medida deverá oferecer à criança ou jovem um ambiente protegido onde a mesma possa adquirir e/ ou desenvolver competências de forma a lidarem com os vários desafios desenvolvimentais. Este percurso é feito junto de adultos que se assumem como figuras significativas na vida destes jovens, que, muitas vezes, colmatam uma grande carência emocional e afetiva sentida pelos mesmos. O acolhimento residencial é, pois, um espaço de aprendizagem, responsabilização, identificação e de afirmação pessoal. Não obstante, o acolhimento residencial poderá acarretar vários desafios, existindo sempre espaço para a reflexão e para o avanço. Este relatório constitui-se como um olhar reflexivo sobre o projeto de investigação-ação participativa "(Re)significar", que procurou alterar as práticas institucionais por forma a investir em ações que valorizem as jovens em acolhimento, de modo a promover a sua participação e empoderamento. Para tal, foram desenvolvidas duas ações: "(Re)pensar" e "(Re)descobrir". Uma primeira ação teve como objetivo criar espaço para que os profissionais pudessem refletir sobre si próprios e o trabalho que se encontram a desenvolver, bem como, repensar algumas das práticas da instituição. Já a segunda ação, dirigida especificamente a uma das jovens da casa de acolhimento, visou envolvê-la numa relação que se pretendeu transformadora e transformativa, acompanhando-a e partilhando com ela todos os seus medos, receios, desejos e sonhos. Deste projeto resultaram algumas mudanças, principalmente na vida da jovem.
- Luz, cor, amor, ação: navegando pelos tesouros das vozes do bairro. Um projeto de Educação e Intervenção Social com crianças moradoras de bairros de habitação socialPublication . Carvalho, Catarina Quintas de; Bertão, AnaO Projeto "Luz, cor, amor, ação: navegando pelos tesouros das vozes do bairro" foi desenvolvido em bairros de habitação social de uma União de Freguesias do Porto e contou com a participação das crianças moradoras e da comunidade educativa das escolas destes bairros. Este projeto teve como finalidade: alterar as representações que existem sobre moradores/as de bairros de habitação social, dando espaço à participação das crianças neste processo. Para que tal fosse possível, foram desenhados dois objetivos gerais: 1) estimular a participação ativa das crianças, enquanto agentes de mudança das suas realidades; 2) promover espaços dialógicos positivos entre as crianças, a escola e a comunidade, com vista à diminuição da exclusão social. Para alcançar estes objetivos, foram desenvolvidas duas ações: "As vozes do bairro", que visou trabalhar dinâmicas de participação das crianças no que concerne à desconstrução do estigma que incide sobre elas; e "A conversar é que se aprende", com o intuito de potenciar o diálogo como ferramenta de intervenção social refletindo juntos dos/as docentes dos JI/EB1. Com o desenvolvimento destas ações foi possível notar alguns avanços significativos na desconstrução de estereótipos, na criação de laços afetivos entre a escola e a comunidade e na valorização das experiências de cada criança. Importa salientar que o projeto se alicerçou na metodologia de Investigação-Ação Participativa, numa perspetiva colaborativa e participativa, que teve por base os diálogos, as relações, os saberes, os sonhos, as reflexões e os talentos das pessoas para o centro da co construção do projeto.
- Existir sem ser vistoPublication . Castro, Ana Catarina Oliveira; Carvalho, HelenaNo presente relatório intitulado "Existir sem ser visto" será apresentado um projeto de intervenção social, desenvolvido num Centro de Dia, cuja finalidade visa contrariar processos de isolamento e desempoderamento, promovendo o fortalecimento de interações sociais, a participação e a valorização pessoal. Neste projeto identificaram-se os seguintes problemas: sentimento de solidão; baixa autoestima e pouca valorização pessoal; práticas profissionais desajustadas e condições de vida inadequadas e não dignificantes. Com base nestes problemas, definiram-se quatro objetivos gerais: minimizar o sentimento de solidão através do fortalecimento das relações sociais; promover sentimentos de autoconfiança e de valorização pessoal; promover uma prática reflexiva dos profissionais da instituição; e promover o bem-estar do Sr. Manuel através de um acompanhamento psicossocial individualizado. Para alcançar os objetivos definidos, foram desenvolvidas duas ações distintas: "(Re)Pensar, (Re)Criar e Evocar" (Ação 1) e "Ao Encontro do Outro" (Ação 2). A Ação 1 "(Re)Pensar, (Re)Criar e Evocar" focou-se no grupo de pessoas idosas e na equipa técnica, visando repensar as práticas institucionais e desenvolver novas abordagens de intervenção, evocando memórias valorizando vivências e o conhecimento dos participantes. Já a Ação 2 "Ao Encontro o Outro", resultou do desenvolvimento de uma intervenção psicossocial desenvolvida com uma pessoa do Centro de Dia, o Sr. Manuel e visou contraria o processo de exclusão e de isolamento em que se encontrava. Este projeto seguiu a metodologia de investigação-ação participativa, envolvendo ativamente os participantes no seu desenvolvimento, tornando-os protagonistas da sua própria transformação social e pessoal.
- A importância de um cuidado humanizado: um projeto de intervenção psicossocial com pessoas idosasPublication . Serrano, Ana Luísa Rocha; Carvalho, HelenaAtualmente, a longevidade representa uma das maiores conquistas da Humanidade, sendo, por isso, urgente contribuir para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável, através da criação de espaços seguros que potenciem a participação ativa e o bem-estar psicossocial das pessoas idosas. O presente relatório “A importância de um cuidado humanizado” contempla o desenvolvimento de um projeto de intervenção psicossocial realizado com pessoas idosas, integradas num Centro de Dia. À luz da metodologia Investigação-Ação Participativa, este projeto tem como finalidade resgatar espaços de participação e de agência pessoal e reverter o desempoderamento inerente a processos de envelhecimento e à institucionalização. O projeto partiu dos problemas e das necessidades das pessoas idosas, através de processos de relação de ajuda, no âmbito de uma intervenção psicossocial grupal. Este projeto permitiu, assim, potenciar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, o fortalecimento dos vínculos interpessoais e a promoção do sentimento de pertença, essenciais para a melhoria da qualidade de vida de todos/as os/as participantes. Além disso, ao partir de uma intervenção refletida e centrada na pessoa, o projeto promoveu uma mudança significativa no modo de olhar e intervir no que respeita as práticas institucionais, encorajando uma abordagem mais humanizada em prol de uma maior valorização da autonomia e singularidade das pessoas idosas. Em suma, o presente projeto procurou, assim, uma maior participação e valorização das pessoas idosas, como também uma maior sensibilização das profissionais para a importância de um cuidado humanizado, através da criação de espaços seguros que potenciem a mudança.
- Construindo Pontes - um projeto em Educação e Intervenção Social com jovens refugiadosPublication . Rodrigues, Jéssica Adriana Marques; Serrão, Carla Sónia Lopes da SilvaEste relatório surge no contexto de um projeto interventivo centrado na facilitação da integração de um grupo de jovens refugiados, provenientes do Afeganistão, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, acolhidos numa instituição no norte de Portugal, num apartamento de autonomização. O projeto, conduzido sob a égide da metodologia de Investigação-Ação Participativa, visou responder às necessidades específicas destes jovens, mediante o desenvolvimento de estratégias e ações que promovessem não só a sua inserção no mercado de trabalho e no sistema educativo, mas também a promoção do seu bem-estar. O processo de acolhimento e integração de pessoas refugiadas, requer abordagens multifacetadas e sensíveis às suas experiências individuais, com vista a promover um ambiente integrativo e inclusivo, essencial para construir mudanças. Deste modo, este projeto foi desenvolvido a partir de uma análise minuciosa das condições de vida e das experiências destes jovens. Enfatiza a importância de criar relações, construir confiança, adaptar-se a uma nova cultura, destacando a importância de práticas que respeitem e valorizem as suas identidades, proporcionando um ambiente acolhedor e de compreensão. Cada ação foi moldada pelas necessidades e problemas identificados pelos intervenientes, valorizando os seus percursos individuais. Desta forma, foram desenvolvidas três ações: "Momento a momento: Desenvolvimento de competências linguísticas e escolares"; "Rumo ao futuro: Horizontes de projetos de vida" e "Caminhadas de saúde", que visaram promover a integração e adaptação dos jovens à nova realidade, ajudando-os a superar barreiras linguísticas, culturais e emocionais, enquanto se construíam caminhos de crescimento pessoal.
