Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um projeto de educação e intervenção social num centro de dia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Maria Margarida Silva_2025.pdf714.62 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório descreve o projeto de Educação e Intervenção Social realizado numa Associação de Solidariedade Social, mais concretamente na resposta social centro de dia, entre novembro de 2024 a junho de 2025, no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social. Procurou-se envolver todos os atores sociais na construção e desenvolvimento deste projeto, de forma a fomentar a participação ativa, o sentimento de pertença e um trabalho co construído, baseado nos princípios da metodologia de investigação-ação participativa. Esta abordagem permitiu compreender de forma mais aprofundada a realidade social das pessoas, possibilitando a construção de um projeto centrado nas suas necessidades e expectativas. Procurando que as pessoas que frequentam o centro de dia fossem as protagonistas da ação, desenhou-se como finalidade do projeto a promoção da valorização pessoal e social dos participantes, reconhecendo as suas histórias, saberes e experiências. As ações desenvolvidas promoveram o reforço da identidade, inclusão social, autonomia e bem-estar emocional, através da partilha de memórias, saberes e experiências. Ao longo do processo, foi possível observar uma evolução positiva na participação e envolvimento dos participantes, maior confiança e a criação de um ambiente de escuta e respeito mútuo, potenciando relações sociais significativas e momentos de reflexão partilhada. Por tudo isto, considera-se que os resultados descritos e propostos no âmbito deste projeto foram alcançados.
This report describes the Education and Social Intervention project carried out at a Social Solidarity Association, specifically at the social response day center, between November 2024 and June 2025, as part of the Master's Degree in Education and Social Intervention. The aim was to involve all social actors in the construction and development of this project, in order to foster active participation, a sense of belonging, and co-constructed work, based on the principles of participatory action research methodology. This approach allowed for a deeper understanding of the social reality of the people, enabling the construction of a project focused on their needs and expectations. Seeking to make the people who attend the day center the protagonists of the action, the project's goal was designed to promote the personal and social valorization of the participants, recognizing their stories, knowledge, and experiences. The actions developed promoted the strengthening of identity, social inclusion, autonomy, and emotional well-being through the sharing of memories, knowledge, and experiences. Throughout the process, it was possible to observe a positive evolution in the participation and involvement of the participants, greater confidence, and the creation of an environment of listening and mutual respect, fostering meaningful social relationships and moments of shared reflection. For all these reasons, it is considered that the results described and proposed within the scope of this project have been achieved.

Description

Keywords

Educação e intervenção social Envelhecimento Investigação ação participativa Education and social intervention Aging Participatory action research

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License

Without CC licence