ESHT - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESHT - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- Abertura de unidades hoteleiras em grandes centros urbanos: o caso de Bruxelas a concorrência, a lotaçao e outros elementos essenciaisPublication . Brochado, Diana Maria Moreira; Brandão, Ana FilipaO presente relatório foi realizado no âmbito do respetivo estágio curricular, realizado entre os meses de novembro 2016 e julho 20l7, em Bruxelas, na empresa Everland Management & Co., como Assistente de Direcão, na abertura de dois novos hotéis no centro de Bruxelas. Para conclusão do Mestrado em Direcão Hoteleira, foi proposta a realizacão de um estágio que proporcionasse uma nova experiência e retirasse da zona de conforto. Após uma procura exaustiva em algo desafiante, foi encontrada uma empresa que procurava estagiarios para variados departamentos administrativos que fossem o motor de abertura de dois pequenos hotéis de sucesso na cidade de Bruxelas. Mediante este estágio e o trabalho realizado no mesmo, serão abordadas as estratégias de aberturas de hotéis em grandes centros urbanos, como Bruxelas, e todo o processo operacional que envolve uma abertura de hotel, nomeadamente pequenos hotéis. O foco deste trabalho será, apesar de tudo, na aprendizagem durante o estágio curricular, onde também serão expostas uma crítica e uma proposta de medidas que poderão aumentar a rentabilidade dos hotéis e da empresa para foram exercidas funcões em estágio durante 8 meses.
- Acolhimento digital dos turistas nos destinos turísticosPublication . Martins, Telma Proença; Liberato, Dália; Liberato, PedroA digitalização é considerada um dos fenómenos mais marcantes do século XXI, sendo designada como a terceira revolução industrial, ou ainda Revolução Digital. A popularização da internet e dos aparelhos eletrónicos modificou completamente a sociedade nestas últimas duas décadas. A vertente de turismo derivada desta revolução, denomina-se de turismo digital, e está diretamente associada às ferramentas digitais e à forma como estas apoiam as diversas atividades do setor. A presente dissertação pretende compreender qual tem sido o impacto das diferentes práticas digitais nas empresas de turismo da Região Porto e Norte de Portugal. Para o efeito, foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa, consistindo num estudo exploratório, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a representantes de diferentes empresas do setor do turismo, nomeadamente a agências de turismo e empresas de alojamento local. O objetivo geral da investigação é analisar o acolhimento digital do destino Porto e Norte e propor estratégias de melhoria do destino. Como objetivos específicos, o estudo pretende realizar uma análise de Benchmarking a destinos competidores, identificar as boas práticas no acolhimento dos turistas nos destinos e analisar a importância da digitalização das empresas de turismo como contributo para o acolhimento digital dos destinos. Nas principais conclusões, é possível destacar que os maiores impactos que as empresas no Porto sentiram no decorrer da última década, foi o aumento do fluxo das vendas, isto devido à implementação do comércio eletrónico, bem como devido à adoção de estratégias de e-marketing e inovação do website. De acordo com as estratégias a serem adotadas pelas organizações, destaca-se na maioria das empresas a adesão a diferentes métodos de pagamentos digitais bem como a criação de equipas especializadas para o acolhimento digital, utilizando métodos de atendimento via email, telefone, WhatsApp e Live Chat. No que respeita às estratégias a implementar no futuro para a melhoria das empresas e do serviço dos seus trabalhadores, denotou-se uma grande referência ao fator da menor dependência de recursos humanos e uma maior implementação do teletrabalho, e ainda a aquisição de diversas tecnologias e atividades digitais que convivam lado a lado com o turismo tradicional, como por exemplo as visitas guiadas em realidade virtual. Por fim, foi diagnosticada a ligação entre as práticas digitais e os objetivos de desenvolvimento sustentável, tendo em vista uma evolução das estratégias digitais nas empresas que melhore o seu desempenho, em paralelo com a sustentabilidade ambiental e social dos destinos turísticos.
- As alterações climáticas na Região do Douro: diagnóstico e estratégias de sustentabilidade para o setor do turismoPublication . Braga, Ana Francisca Pinto; Liberato, Dália; Ferreira, Fernanda A.A presente investigação visa identificar as principais consequências das alterações climáticas no Douro e qual o seu possível impacte no turismo da região. A Região Demarcada do Douro é uma das regiões mais quentes e secas do país. Foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 2001, mas tem vindo a perceber o efeito das alterações climáticas. Sendo o Douro uma região de destaque, pelas suas paisagens, mas também pela sua história, acaba por realçar um produto tradicional da região e tão apreciado por todos– o vinho. Neste trabalho pretende-se também reconhecer o turismo de luxo como um segmento de mercado emergente nesta região. Um turista de luxo procura experiências únicas e personalizadas. Contudo, são cada vez mais as pessoas que se interessam e se preocupam com a sustentabilidade da região. Desta forma, percebe-se que o luxo e a sustentabilidade podem complementar-se e as empresas têm tentado apostar cada vez mais na qualidade, mas também na sustentabilidade dos seus produtos, tentando optar ao máximo por fornecedores locais. Infelizmente, a sustentabilidade das vinhas e das paisagens continua a ser uma preocupação, já que as alterações climáticas são uma realidade e podem destruir uma produção de anos. Como ponto de partida, proceder-se-á à apresentação de revisão de literatura e numa segunda fase, realizar-se-á uma entrevista a especialistas da área de enoturismo e de sustentabilidade ambiental. A partir da análise de conteúdo, serão discutidos os possíveis resultados e apresentadas propostas para investigações futuras.
- Análise financeira empresarial no setor hoteleiro português com recurso à representação gráficaPublication . Gomes, Luís Filipe Pinto Candeias Oliveira; Albuquerque, EduardoA representação de dados, e cada vez mais um instrumento de análise, a forma como os apresentamos permite do imediato tirar conclusões num universo cada vez mais sem tempo e variado, em que a tomada de decisões tem de ser rápida por forma a obter o benefício na oportunidade. Tendo em consideração que a representação gráfica de dados multivariados tem a sua aceitação mais elevada na representação das faces do Chernoff, e sendo a Análise Gráfica das Finanças Organizacionais (AGraFO) uma evolução destas faces tentaremos demonstrar a facilidade da sua utilização bem Como a sua eficácia uma vez que a construção deste modelo teve no seu desenvolvimento um equilíbrio gráfico, ate agora inigualável, que permite uma definição mais detalhada e compreensiva das variáveis que o compõe. A representação gráfica de dados multivariados que vamos apresentar permite, independentemente da literacia do analista, a verificação de imediato, se a empresa em estudo reúne condições interessantes ou se aparenta fragilidades. O estudo que vamos adotar mostra uma evolução significativa ao modelo proposto por Herman Chernoff já que as limitações identificadas por aquele autor a nível dos olhos são redesenhadas e tem em consideração mais uma outra limitação no que concerne a limitação da escalabilidade já que aumenta em duas as variáveis analisadas, assim o modelo desenvolvido por Eduardo Albuquerque (2016), Análise Gráfica das Finanças Organizacionais (AGraFO), representa uma evolução muito significativa ao primeiro rosto desenvolvido por Chernoff. Para a sociedade em geral, a utilização deste modelo permite identificar com facilidade o estado económico—financeiro das empresas em análise independentemente do setor de atividade, mesmo para pessoas não familiarizadas com indicadores económicos. O recurso a ilustração de urna face humana apresenta de imediato uma leitura de expressões que exprimem o estado da unidade em análise. No estudo efetuado verificamos uma estrutura do ativo muito elevada bem como inexistência de relação entre e dimensão e a rentabilidade e uma evolução positiva no que concerne ao seu desempenho económico.
- A animação e os eventos como forma de aumento da receita das unidades hoteleiras: criação de um Manual de Acolhimento e GuiaPublication . Fabião, Inês Neves; Oliveira, MónicaCom o principal objetivo de fortificar e aplicar os conhecimentos adquiridos através das unidades curriculares do Mestrado em Direção Hoteleira — Direção Comercial e Marketing, optou—se pela realização de um estágio para concretizar a unidade curricular de Dissertação / Estagio / Projeto. Deste modo, surgiu a oportunidade de estagiar no NH Collection Porto Batalha, no departamento de Grupos e Eventos e, mais tarde, na Receção do mesmo. Assim, o presente relatório pretende, numa fase inicial, uma análise do estado de arte sobre animação turistica e hoteleira, posteriormente a descrição do percurso concretizado no estágio curricular, realizado ao longo de seis meses, compreendidos entre setembro de 2019 e março de 2020, na unidade curricular acima referida. Esta fase inicial culminará e servirá de base a elaboração do Manual de Acolhimento e Guia para as funções no Departamento de Animação e Eventos, que servirá como Manual de Acolhimento a novos colaboradores, bem como Manual—Guia para a realização de futuros eventos. A maior preocupação das empresas hoteleiras é a retenção dos clientes e hóspedes no hotel, de forma a aumentarem a receita e potenciarem todos os departamentos existentes, garantindo a sustentabilidade do negócio e a sua sobrevivência. A animação surge como um departamento loss leader, com custos superiores as receitas, mas que estimula a vendas dos outros serviços da unidade. E, portanto, necessário criar condições internas que permitam ao Hotel que o cliente fique retido mais tempo na unidade. Pretende—se com este trabalho detetar as lacunas existentes e criar um Manual de Acolhimento e Guia em Hotelaria que consiste num exemplar a ser atribuído ao NH Collection Porto Batalha, que se baseara em Eventos como festas temáticas, festas de aniversario, entre outros, e com o principal intuito de orientar o Hotel para um maior desenvolvimento e inovação da area de Eventos originando, assim, um aumento da receita e um aumento da procura da unidade hoteleira. Este documento aspira servir de modelo para que outras unidades, como sendo um instrumento útil, possam desenvolver este departamento na sua atividade diária. O Manual apresenta vários eventos e diversos elementos que permitam a elaboração de um evento tais como: decoração, animação, ideias de tipo de festas, contactos para empresas que possam auxiliar e permitir o sucesso do evento.
- Aplicação das metodologias de engenharia de menus na restauraçãoPublication . Teixeira, Andreia Filipa Camilo; Azevedo, DanielA presente investigação tem como objetivo avaliar o impacto das metodologias de engenharia de menus na rentabilidade das vendas no setor da restauração. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com diretores de Food and Beverage (P&B) de diversos estabelecimentos da cidade do Porto. Os resultados revelaram que adoção das metodologias de engenharia de menus e praticamente universal entre os diretores entrevistados. No entanto, constatou-se que a implementação prática destas metodologias não segue plenamente as diretrizes teóricas. Os participantes relataram dificuldade na aplicação de algumas técnicas, o que sugere a necessidade de adaptar estratégias a realidade de cada restaurante. Esta investigação contribui para uma compreensão mais aprofundada da relação entre a engenharia de menus e a rentabilidade, ao evidenciar tanto as vantagens quanto as dificuldades enfrentadas pelos diretores no seu dia-a-dia.
- A aplicação de estratégias de cross e upselling em contexto Hoteleiro: o estudo de caso do Água Hotels RiversidePublication . Fernandes, Júlio Gomes Salgado; Melo, AntónioA procura hoteleira em Portugal apresenta-se em níveis históricos, o que cria um clima de concorrência no setor, pelo que as unidades hoteleiras devem criar formas de aumentar as suas receitas. Através da aplicação de técnicas de Cross-Selling e Upselling, é possível, através do mesmo número de hóspedes, um Hotel aumentar significativamente o seu nível de faturação, sendo fulcral que sejam desenvolvidas estratégias que fomentem estas técnicas de venda. O presente relatório foi elaborado aquando do estágio no Água Hotels Riverside, pertencente ao Grupo Água Hotels Spa & Resorts, tendo a duração de seis meses, entre setembro de 2021 e março de 2022, sendo realizadas atividades de Front Office, no departamento de Receção. Além do estágio, foi realizada uma investigação acerca da aplicação das estratégias de Cross-Selling e Upselling na unidade hoteleira. Através da aplicação de entrevistas, foram ouvidas as opiniões dos colaboradores da Direção e Operação do Hotel, sendo possível verificar lacunas e oportunidades que permitiram a criação de uma proposta orientadora para uma mais bem-sucedida aplicação destas estratégias no Hotel. A presente investigação apresenta pertinência para a realidade do Água Hotels Riverside, assim como também para outras unidades hoteleiras, pois permite identificar problemas e dificuldades no processo destas técnicas de vendas, bem como apresentar medidas para as solucionar.
- O astroturismo como estratégia de desenvolvimento regional sustentável: proposta de produto turístico no Arouca GeoparkPublication . Carvalho, Sofia Andrade; Liberato, Dália; Melo, CarlaO astroturismo refere-se a uma forma de turismo que se concentra na observação e apreciação do céu noturno e dos fenómenos astronómicos. Envolve viajar para locais com baixa poluição luminosa, onde estes podem ser vistos com grande clareza e detalhe. Esta forma de turismo é especialmente popular entre os entusiastas da astronomia, mas também atrai pessoas que procuram experiências únicas em contacto com a natureza e o cosmos. O presente estudo de caso, realizado no âmbito do mestrado em Gestão do Turismo, tem como principais objetivos caracterizar o impacto do astroturismo no desenvolvimento do turismo regional sustentável e compreender a viabilidade da implementação de um espaço de astroturismo na região de Arouca. Optou-se por definir como local de estudo a Associação Geoparque Arouca, dada a presença no território de valiosos recursos endógenos, de uma grande riqueza geológica e de locais com baixa poluição luminosa, o que facilita o desenvolvimento de um produto de astroturismo e reforça a atratividade do destino. A utilização do método de estudo de caso de natureza qualitativa, combinado com a observação direta e participativa, permitiu a análise de documentos relevantes, a comparação de práticas bem-sucedidas em destinos similares e a colaboração direta com a entidade AGA. Este estudo destacou o papel crucial que o astroturismo pode desempenhar na educação ambiental e na preservação do céu noturno. O Arouca Geopark pode servir como um importante centro de sensibilização sobre a poluição luminosa e os impactos negativos associados, promovendo práticas sustentáveis de iluminação na região. Assim, os resultados deste estudo fornecem uma base sólida para a introdução bem-sucedida do astroturismo em Arouca, culminando na elaboração de uma proposta de projeto a ser implementado. Ao aproveitar o potencial do céu noturno da região e promover práticas sustentáveis, o Arouca Geopark tem a oportunidade de se destacar como um destino de astroturismo reconhecido.
- A autenticidade das tradições e da cultura local na valorização da experiência turística: o caso da festa da Senhora d’Agonia em Viana do CasteloPublication . Ferreira, Andreia Daniela Cunha; Liberato, DáliaObjetivo – A presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal investigar a importância da autenticidade das tradições e da cultura local na valorização da experiência, num destino de média dimensão. Atualmente, os turistas procuram experiências culturais autênticas e produtos locais únicos, que podem ser vistos como a resposta aos processos de globalização no turismo (Jelincic, 2009). Pretende-se perceber o papel que a cultura local autêntica de uma comunidade, principalmente o património intangível, detém na valorização da experiência turística e posteriormente na satisfação. É estudado o caso específico da festa da Sra. d’Agonia em Viana do Castelo, por ser um evento que invoca as tradições da cidade. Este estudo contribui para avaliar a autenticidade da festa nas quatro principais perspetivas (objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna), classificar a experiência turística nos quatro domínios (educativo, evasão, entretenimento e estética) e avaliar as intenções de voltar e recomendar, verificando-se as relações existentes entre as diferentes vertentes. Metodologia – De forma a atingir os objetivos definidos, foi realizado inicialmente um estudo científico, abordando relevantes temáticas para o estudo em questão, nomeadamente o turismo cultural e o turismo criativo, pelas relações que estabelecem com a autenticidade dos destinos, e pela procura de experiências autênticas. Posteriormente foi realizado um estudo empírico, tendo sido utilizados os métodos qualitativo e quantitativo. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a quatro personalidades com funções diversas na gestão do destino turístico. Foi elaborado e aplicado um inquérito por questionário a 299 visitantes e turistas na festa da Sra. d’Agonia entre os dias 19 e 22 de agosto de 2018. Os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistics 24 e IBM SPSS AMOS. Estes programas permitiram testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Resultados – Os principais resultados do estudo demonstram que as caraterísticas da viagem influenciam a avaliação da autenticidade objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna; verifica-se que uma a maior apreciação da autenticidade, corresponde uma avaliação positiva da experiência turística nos 4 domínios, apresentando uma relação entre "autenticidade objetiva e autenticidade existencial" e a "experiência turística", com um coeficiente positivo padronizado e estatisticamente significativo; pode ainda concluir-se que uma melhor avaliação da experiência turística corresponde a um maior nível de satisfação relativamente ao destino, apresentando uma relação entre "experiência turística" e "satisfação" com um coeficiente padrão positivo e estatisticamente significativo. Limitações e implicações – Por se basear num estudo de caso, as conclusões deste estudo são limitadas no tempo e no espaço à festa da Nossa Sra. d’Agonia. Para dar maior fundamentação e consistência às conclusões do presente estudo, o mesmo deve ser aplicado noutros eventos do mesmo cariz, em Portugal e noutros países. Este estudo pretende ser um contributo importante de análise e reflexão que permita aos empresários e entidades gestoras do destino, planear e desenvolver atividades que promovam a autenticidade em Viana do Castelo. Originalidade/Valor – Este estudo é pioneiro na análise da influência das quatro perspetivas da autenticidade na qualidade da experiência turística, no âmbito dos quatro domínios (educativo, entretenimento, estética e evasão), e posteriormente na satisfação, no contexto do turismo cultural.
- Burnout nas chefias intermédias na hotelariaPublication . Figueiredo, Ana Carolina Silva; Melo, António; Silva, SusanaO burnout, uma síndrome resultante do stress laboral crónico, tem vindo a tornar-se cada vez mais frequente, sobretudo em setores de elevada procura como a hotelaria. As chefias intermédias, responsáveis pelo equilíbrio entre as exigências operacionais e a liderança de equipas, são particularmente vulneráveis a esta condição. Esta dissertação centra-se na avaliação dos níveis e dimensões do burnout entre as chefias intermédias da indústria hoteleira. Trata-se de um estudo quantitativo, onde a informação recolhida foi feita através de um inquérito. A amostra deste estudo é de 120 chefias intermédias e os dados recolhidos foram analisados com recurso ao software SPSS versão 28. Os resultados indicam a prevalência de queixas psicológicas, com 50,8% dos inquiridos a sentirem-se frequentemente stressados e 30,8% a sofrerem de ansiedade e ataques de pânico. Os sintomas psicossomáticos, como as dores de cabeça e a palpitação, também são comuns, com 45,8% a referir dores de cabeça frequentes. A variabilidade dos sintomas de distanciamento mental entre os inquiridos sublinha a natureza diversa das experiências de burnout, realçando que a saúde mental é percecionada de forma diferente pelos indivíduos. Os resultados sublinham a prevalência significativa de burnout entre as chefias intermédias no setor da hotelaria, com níveis elevados de exaustão, distanciamento mental e sintomas psicológicos particularmente proeminentes. Estes resultados realçam a necessidade urgente de intervenções específicas para mitigar o burnout e promover o bem-estar mental neste sector.