ESHT - DM - Direção Hoteleira
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESHT - DM - Direção Hoteleira by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
Now showing 1 - 10 of 114
Results Per Page
Sort Options
- Abertura de unidades hoteleiras em grandes centros urbanos: o caso de Bruxelas a concorrência, a lotaçao e outros elementos essenciaisPublication . Brochado, Diana Maria Moreira; Brandão, Ana FilipaO presente relatório foi realizado no âmbito do respetivo estágio curricular, realizado entre os meses de novembro 2016 e julho 20l7, em Bruxelas, na empresa Everland Management & Co., como Assistente de Direcão, na abertura de dois novos hotéis no centro de Bruxelas. Para conclusão do Mestrado em Direcão Hoteleira, foi proposta a realizacão de um estágio que proporcionasse uma nova experiência e retirasse da zona de conforto. Após uma procura exaustiva em algo desafiante, foi encontrada uma empresa que procurava estagiarios para variados departamentos administrativos que fossem o motor de abertura de dois pequenos hotéis de sucesso na cidade de Bruxelas. Mediante este estágio e o trabalho realizado no mesmo, serão abordadas as estratégias de aberturas de hotéis em grandes centros urbanos, como Bruxelas, e todo o processo operacional que envolve uma abertura de hotel, nomeadamente pequenos hotéis. O foco deste trabalho será, apesar de tudo, na aprendizagem durante o estágio curricular, onde também serão expostas uma crítica e uma proposta de medidas que poderão aumentar a rentabilidade dos hotéis e da empresa para foram exercidas funcões em estágio durante 8 meses.
- Análise financeira empresarial no setor hoteleiro português com recurso à representação gráficaPublication . Gomes, Luís Filipe Pinto Candeias Oliveira; Albuquerque, EduardoA representação de dados, e cada vez mais um instrumento de análise, a forma como os apresentamos permite do imediato tirar conclusões num universo cada vez mais sem tempo e variado, em que a tomada de decisões tem de ser rápida por forma a obter o benefício na oportunidade. Tendo em consideração que a representação gráfica de dados multivariados tem a sua aceitação mais elevada na representação das faces do Chernoff, e sendo a Análise Gráfica das Finanças Organizacionais (AGraFO) uma evolução destas faces tentaremos demonstrar a facilidade da sua utilização bem Como a sua eficácia uma vez que a construção deste modelo teve no seu desenvolvimento um equilíbrio gráfico, ate agora inigualável, que permite uma definição mais detalhada e compreensiva das variáveis que o compõe. A representação gráfica de dados multivariados que vamos apresentar permite, independentemente da literacia do analista, a verificação de imediato, se a empresa em estudo reúne condições interessantes ou se aparenta fragilidades. O estudo que vamos adotar mostra uma evolução significativa ao modelo proposto por Herman Chernoff já que as limitações identificadas por aquele autor a nível dos olhos são redesenhadas e tem em consideração mais uma outra limitação no que concerne a limitação da escalabilidade já que aumenta em duas as variáveis analisadas, assim o modelo desenvolvido por Eduardo Albuquerque (2016), Análise Gráfica das Finanças Organizacionais (AGraFO), representa uma evolução muito significativa ao primeiro rosto desenvolvido por Chernoff. Para a sociedade em geral, a utilização deste modelo permite identificar com facilidade o estado económico—financeiro das empresas em análise independentemente do setor de atividade, mesmo para pessoas não familiarizadas com indicadores económicos. O recurso a ilustração de urna face humana apresenta de imediato uma leitura de expressões que exprimem o estado da unidade em análise. No estudo efetuado verificamos uma estrutura do ativo muito elevada bem como inexistência de relação entre e dimensão e a rentabilidade e uma evolução positiva no que concerne ao seu desempenho económico.
- A animação e os eventos como forma de aumento da receita das unidades hoteleiras: criação de um Manual de Acolhimento e GuiaPublication . Fabião, Inês Neves; Oliveira, MónicaCom o principal objetivo de fortificar e aplicar os conhecimentos adquiridos através das unidades curriculares do Mestrado em Direção Hoteleira — Direção Comercial e Marketing, optou—se pela realização de um estágio para concretizar a unidade curricular de Dissertação / Estagio / Projeto. Deste modo, surgiu a oportunidade de estagiar no NH Collection Porto Batalha, no departamento de Grupos e Eventos e, mais tarde, na Receção do mesmo. Assim, o presente relatório pretende, numa fase inicial, uma análise do estado de arte sobre animação turistica e hoteleira, posteriormente a descrição do percurso concretizado no estágio curricular, realizado ao longo de seis meses, compreendidos entre setembro de 2019 e março de 2020, na unidade curricular acima referida. Esta fase inicial culminará e servirá de base a elaboração do Manual de Acolhimento e Guia para as funções no Departamento de Animação e Eventos, que servirá como Manual de Acolhimento a novos colaboradores, bem como Manual—Guia para a realização de futuros eventos. A maior preocupação das empresas hoteleiras é a retenção dos clientes e hóspedes no hotel, de forma a aumentarem a receita e potenciarem todos os departamentos existentes, garantindo a sustentabilidade do negócio e a sua sobrevivência. A animação surge como um departamento loss leader, com custos superiores as receitas, mas que estimula a vendas dos outros serviços da unidade. E, portanto, necessário criar condições internas que permitam ao Hotel que o cliente fique retido mais tempo na unidade. Pretende—se com este trabalho detetar as lacunas existentes e criar um Manual de Acolhimento e Guia em Hotelaria que consiste num exemplar a ser atribuído ao NH Collection Porto Batalha, que se baseara em Eventos como festas temáticas, festas de aniversario, entre outros, e com o principal intuito de orientar o Hotel para um maior desenvolvimento e inovação da area de Eventos originando, assim, um aumento da receita e um aumento da procura da unidade hoteleira. Este documento aspira servir de modelo para que outras unidades, como sendo um instrumento útil, possam desenvolver este departamento na sua atividade diária. O Manual apresenta vários eventos e diversos elementos que permitam a elaboração de um evento tais como: decoração, animação, ideias de tipo de festas, contactos para empresas que possam auxiliar e permitir o sucesso do evento.
- Aplicação das metodologias de engenharia de menus na restauraçãoPublication . Teixeira, Andreia Filipa Camilo; Azevedo, DanielA presente investigação tem como objetivo avaliar o impacto das metodologias de engenharia de menus na rentabilidade das vendas no setor da restauração. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com diretores de Food and Beverage (P&B) de diversos estabelecimentos da cidade do Porto. Os resultados revelaram que adoção das metodologias de engenharia de menus e praticamente universal entre os diretores entrevistados. No entanto, constatou-se que a implementação prática destas metodologias não segue plenamente as diretrizes teóricas. Os participantes relataram dificuldade na aplicação de algumas técnicas, o que sugere a necessidade de adaptar estratégias a realidade de cada restaurante. Esta investigação contribui para uma compreensão mais aprofundada da relação entre a engenharia de menus e a rentabilidade, ao evidenciar tanto as vantagens quanto as dificuldades enfrentadas pelos diretores no seu dia-a-dia.
- A aplicação de estratégias de cross e upselling em contexto Hoteleiro: o estudo de caso do Água Hotels RiversidePublication . Fernandes, Júlio Gomes Salgado; Melo, AntónioA procura hoteleira em Portugal apresenta-se em níveis históricos, o que cria um clima de concorrência no setor, pelo que as unidades hoteleiras devem criar formas de aumentar as suas receitas. Através da aplicação de técnicas de Cross-Selling e Upselling, é possível, através do mesmo número de hóspedes, um Hotel aumentar significativamente o seu nível de faturação, sendo fulcral que sejam desenvolvidas estratégias que fomentem estas técnicas de venda. O presente relatório foi elaborado aquando do estágio no Água Hotels Riverside, pertencente ao Grupo Água Hotels Spa & Resorts, tendo a duração de seis meses, entre setembro de 2021 e março de 2022, sendo realizadas atividades de Front Office, no departamento de Receção. Além do estágio, foi realizada uma investigação acerca da aplicação das estratégias de Cross-Selling e Upselling na unidade hoteleira. Através da aplicação de entrevistas, foram ouvidas as opiniões dos colaboradores da Direção e Operação do Hotel, sendo possível verificar lacunas e oportunidades que permitiram a criação de uma proposta orientadora para uma mais bem-sucedida aplicação destas estratégias no Hotel. A presente investigação apresenta pertinência para a realidade do Água Hotels Riverside, assim como também para outras unidades hoteleiras, pois permite identificar problemas e dificuldades no processo destas técnicas de vendas, bem como apresentar medidas para as solucionar.
- Burnout nas chefias intermédias na hotelariaPublication . Figueiredo, Ana Carolina Silva; Melo, António; Silva, SusanaO burnout, uma síndrome resultante do stress laboral crónico, tem vindo a tornar-se cada vez mais frequente, sobretudo em setores de elevada procura como a hotelaria. As chefias intermédias, responsáveis pelo equilíbrio entre as exigências operacionais e a liderança de equipas, são particularmente vulneráveis a esta condição. Esta dissertação centra-se na avaliação dos níveis e dimensões do burnout entre as chefias intermédias da indústria hoteleira. Trata-se de um estudo quantitativo, onde a informação recolhida foi feita através de um inquérito. A amostra deste estudo é de 120 chefias intermédias e os dados recolhidos foram analisados com recurso ao software SPSS versão 28. Os resultados indicam a prevalência de queixas psicológicas, com 50,8% dos inquiridos a sentirem-se frequentemente stressados e 30,8% a sofrerem de ansiedade e ataques de pânico. Os sintomas psicossomáticos, como as dores de cabeça e a palpitação, também são comuns, com 45,8% a referir dores de cabeça frequentes. A variabilidade dos sintomas de distanciamento mental entre os inquiridos sublinha a natureza diversa das experiências de burnout, realçando que a saúde mental é percecionada de forma diferente pelos indivíduos. Os resultados sublinham a prevalência significativa de burnout entre as chefias intermédias no setor da hotelaria, com níveis elevados de exaustão, distanciamento mental e sintomas psicológicos particularmente proeminentes. Estes resultados realçam a necessidade urgente de intervenções específicas para mitigar o burnout e promover o bem-estar mental neste sector.
- Business ambassadors: orientar concretizações de negócio através da hospitalidadePublication . Ferreira, Lia da Rocha; Fernandes, JoelVê-se no turismo de negócios um setor com potencial para ser explorado, dado que os negócios são inerentes a qualquer empresa, independentemente da área e da altura do ano. Assim, pretende-se aliar a hospitalidade ao turismo de negócios, de forma a potenciar as concretizações de negócios. O principal objetivo deste projeto é verificar a viabilidade de criar uma empresa especialista em concretizações de negócios através da hospitalidade. Para isso, elaborou—se uma revisão da literatura para compreender as seguintes temáticas: turismo de negócios; prestação de serviços e satisfação do cliente; negociação; plano de negócios. Depois, foi feito um estudo de mercado através de aplicação de um questionário a comunidade e de entrevistas a um painel de especialistas. Nesse estudo pretendeu-se perceber a importância da criação de memórias e boas experiências nas Viagens, assim como se era importante as empresas investirem em receber os seus potenciais clientes de forma hospitaleira. Por fim, desenvolveu-se um Plano de Negócios para entender qual o impacto da entrada da referida potencial empresa no mercado e a sua viabilidade em termos económico-financeiros. Com o desenvolvimento deste projeto conclui-se que as empresas devem investir na hospitalidade, recebendo bem os seus potenciais clientes, de forma a concretizar negócios. Conclui-se também, através das projeções financeiras do Plano de Negócios, que a futura empresa será viável.
- Os canais de distribuição e a otimização de tarifas: o caso do Hotel Crowne Plaza PortoPublication . Cardoso, Rui Filipe Gesto; Liberato, Dália; Oliveira, MónicaO Revenue Management é facilmente descrito como a técnica de gestão comercial que ajuda a vender o produto certo, no momento certo, ao cliente certo, na tarifa certa e através do canal de distribuição mais adequado. No entanto, existe todo um processo complexo e analítico na sua essência que leva à criação e maximização das receitas. O presente relatório surge após o período de estágio curricular, na unidade hoteleira Crowne Plaza Porto, hotel da cadeia IHG e tem como principal objetivo o estudo dos canais de distribuição e a otimização de tarifas. No desenvolvimento do estudo foi delineada uma abordagem metodológica qualitativa, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a Revenue Managers, com a finalidade de analisar o impacto dos canais de distribuição e da otimização de tarifas nas unidades hoteleiras, bem como de conhecer as estratégias aplicadas por estes profissionais quanto aos temas em destaque. O objetivo final do estudo é dar a conhecer o funcionamento do departamento de reservas e Revenue Management do Hotel Crowne Plaza Porto e compreender de que forma podem os canais de distribuição e a otimização de tarifas contribuir e afetar as unidades hoteleiras. No âmbito da presente investigação foram definidos os principais canais de distribuição utilizados pelas unidades hoteleiras, assim como o impacto e peso que cada uma destas tem dentro das organizações; identificadas as estratégias de maximização da receita ao recorrer a Account Managers das OTA de forma a criar um forecast preciso e posteriormente aplicação das restrições de Yield; observadas as possíveis perdas de rentabilidade ocorrentes das disparidades de preço causadas pelos metasearch; analisadas as estratégias para a otimização de tarifas tendo por base uma correta definição do business mix, e posteriormente uma análise ao contexto micro e macro económico com recurso aos feeder markets e on the books para a definição do forecast e terminando com a aplicação das estratégias de Yield para levar a um aumento do ADR e melhor gestão de inventário.
- Caracterização do perfil dos gestores hoteleiros em Portugal: o caso do NortePublication . Crud, Maria Cristina Rodrigues Ferreira Soares Machado; Silva, SusanaCompreender a liderança em hotelaria numa perspetiva do que é requerido que o diretor hoteleiro possua como perfil, o conjunto de atributos distintivos e as competências percebidas como essenciais para o auxiliar no exercício da sua função, tendo em conta atingir os objetivos organizacionais, o bem-estar dos colaboradores, a satisfação dos clientes e fazer face aos demais desafios que o setor apresenta, traçou a linha desta investigação. Explorar e conhecer o perfil do diretor hoteleiro em Portugal, nomeadamente na região Norte, com vista à sua caracterização foi o propósito desta investigação. No enquadramento teórico foi perscrutado o conceito de liderança entendido como um processo de influência e considerado um fenómeno transversal às organizações. Foram descritas as principais teorias e estilos de liderança, apresentados numa perspetiva de melhor compreender o papel do líder nas organizações e compor o quadro teórico que leva à compreensão do objetivo da investigação. Foi apresentado o contexto hoteleiro, suas especificidades e desafios para compreender onde se movimenta o diretor hoteleiro. Foram explorados o conceito de competências, as caraterísticas e competências apontadas como necessárias ao exercício da função no setor para um melhor entendimento sobre as mais determinantes que podem auxiliar nessa missão, bem como os diferentes papéis do diretor na sua função. O estudo empírico foi operacionalizado através de metodologia qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de informação, aplicado a diretores de hotéis de 4 e 5 estrelas da região norte de Portugal e mediante guião padronizado. A definição da amostra foi feita com base no critério de saturação dos dados – saturação teórica. Para o tratamento e análise dos dados obtidos recorreu-se à metodologia de análise suportada na Grounded Analysis, um conjunto de procedimentos sistemáticos de análise, categorização e comparação de dados. Os resultados deste estudo sugerem um perfil combinado de heterogeneidades que revela uma geração de diretores a ganhar força, com um olhar novo à direção hoteleira e vestígios de uma geração que procura manter-se atual mas ainda revela traços de uma gestão mais conservadora. A direção que a Direção hoteleira está a tomar é indicadora de uma mudança de estilo de liderança, mais participativo e mais democrata. Os resultados apontam para um diretor hoteleiro jovem, formado, ainda maioritariamente masculino, com consolidada carreira no setor e experiência relevante na função. Auto confiante e à vontade na sua função tem a seu cargo equipas diversificadas, exerce o duplo papel de gerir os interesses da empresa e rentabilidade do negócio e os interesses dos colaboradores. Consciente do ambiente em que se move, do seu papel, do papel do cliente e do papel do colaborador na sua função, luta para gerir os seus recursos humanos de forma estratégica. Vale-se de competências como a formação na área, saber gerir e lidar com pessoas, conhecimentos financeiros, orientação para o cliente, experiência no setor, disponibilidade, gosto pela profissão, autodesenvolvimento, comunicação, trabalhar em equipa, organização, adaptabilidade, perfil de liderança, e dar o exemplo.
- Casas Max – Alojamento localPublication . Peixoto, Nilce Gil Vieira; Azevedo, Daniel; Albuquerque, EduardoO projeto que se apresenta tem como principal objetivo a implementação e exploração de três unidades de alojamento – as “Casas Max” – na região de Viana do Castelo. Nesta perspetiva, o presente projeto apresentará um Plano de Negócio que se traduz num estudo detalhado do mercado em que as casas se inserem, de forma a delinear as estratégias de implementação que melhor contribuem para o sucesso do negócio. Adicionalmente, constam neste Plano de Negócio as projeções financeiras, e respetiva análise, que permitem concluir acerca da viabilidade do projeto. O Turismo é um setor fundamental para o desenvolvimento económico de um país, é por isso pretendido através destas unidades de Turismo em Espaço Rural, estimular o desenvolvimento turístico da região, combatendo o abandono e a sazonalidade verificados nesta zona norte de Portugal. As Casas Max estarão inseridas no regime de Alojamento Local, integradas no Turismo em Espaço Rural. O Alojamento Local é uma das recentes e procuradas tipologias que surge neste contexto de crescimento e diversificação. Neste sentido, constam neste Plano de Negócio as projeções financeiras, e respetiva análise, que permitem concluir acerca da viabilidade do projeto. Considerando um investimento inicial de aproximadamente 118 975 €, o projeto apresenta um VAL de 15 180 €, uma TIR de 8,69% e um pay back period de 6 anos. Estes critérios justificam a viabilidade económica e financeira do projeto.