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- Práticas de marketing digital: relatório de estágio na Demarca DesignPublication . Sequeira, Catarina Fino Silva; Santos, José de FreitasEste relatório foi desenvolvido na empresa Demarca Design, no âmbito da conclusão do curso de Marketing Digital, mestrado leccionado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. No início do relatório, podemos encontrar um referencial teórico, que se articula perfeitamente com principais temáticas desenvolvidas durante o estágio. Assim, no primeiro capítulo, observamos vários conceitos sobre Social Media Marketing, fazemos a distinção entre este e redes sociais e, - em concordância com a componente prática mencionada no Capítulo III – são indicados conselhos relevantes para o uso de três redes sociais. Seguimos com Search Engine Optimization, uma temática recorrente no decurso do estágio que, acima de tudo, é um testemunho da sua relevância teórica e prática. Noções de link building e pesquisa de palavras-chave serão também retratados nesse tópico. Na Demarca, há um foco no design e desenvolvimento do websites, por isso, é pertinente mencionar estes tópicos neste capítulo teórico. No Capítulo II encontramos uma apresentação da empresa, os seus colaboradores, local do estágio e uma breve história. O terceiro capítulo é dedicado à descrição das atividades realizadas. Aqui é feita uma divisão entre as várias atividades destinadas à empresa e os projetos para os clientes, que incluem as Confecções Lança, CAS Tortosendo, Constreco e Nudura. A descrição observada fará náo só o retrato do que se passou em quatro meses de estágio, mas mostrará também a evolução das competências que foram adquiridas nas várias áreas de gestão de redes sociais, SEO, copywriting e web design. A última tarefa, a criação de um portefólio próprio, é o culminar de todo o estágio procurando testar ao máximo as capacidades adquiridas. Finalmente, este relatório termina com uma apreciação crítica de todo o estágio, bem como, alguns comentários e observações sobre o mesmo.
- Práticas de marketing digital: estágio na empresa Ideias FrescasPublication . Canário, Catarina Silva; Santos, José de FreitasTechnological evolution has caused drastic changes in our lives, leading to increased needs and demands from consumers. In order to meet those needs, companies adopt various strategies to differentiate themselves from the competition. In the case of digital marketing, to capture and engage consumers, companies often turn to digital marketing agencies. This internship had as main goals to apply all the theoretical knowledge learned in the master's degree in digital marketing in a business environment, as well as to give my contribution to the entity that welcomed me, Ideias Frescas. This report was structured in six chapters. The first chapter was carried out a theoretical contextualization on the theme, where all the perspectives of several authors on the subject are exposed. In the second chapter is made the presentation of the host entity, as well as, the due presentation of the existing departments in the agency. The third chapter describes the tasks performed during the internship period. In the fourth chapter, a critical analysis of the internship and the tasks performed is conducted. Finally, the last chapter summarizes the conclusions and the theoretical and practical contributions of the internship.
- Da palavra ao gesto: a gestualidade no barroco francês enquanto instrumento de expressão musicalPublication . Alves, Bianca Pereira; Silva, Pedro Alexandre Sousa e; Silva, Catarina Costa eA temática central desta monografia é a gestualidade dramática no barroco francês e a sua relação com a composição cénica e a interpretação musical. Nos séculos XVII e XVIII, a constante e incessante busca pela graça e elegância - le bon gôut - era uma especificidade francesa que se aplicava a todos os aspetos da existência, tanto em assuntos de estado e decisões políticas, como nas práticas intelectuais e artísticas. A arte do bem fazer e do bem dizer, não denunciando esforço ou afetação, era uma qualidade baseada em variados recursos, um dos quais a gestualidade. A consciência física e corporal do intérprete, conhecendo a técnica de conceção do gesto e o seu impacto afetivo, constituía-se como um elemento fundamental na construção de um discurso eloquente e interpretação artística na época. Esta evidência encontrada em fontes primárias, incentivou a um processo de estudo e integração do gesto, enquanto veículo retórico, na interpretação musical. Os gestos tinham o propósito de enfatizar o discurso e os seus afetos. A arte do intérprete, e também uma das suas maiores dificuldades, estava no domínio do gesto enquanto elemento retórico fundamental que participava de toda a interpretação.
- A importância do marketing de conteúdo para uma melhor experiência do consumidor: o caso de uma empresa de laticíniosPublication . Pires, Joana Filipa Trigo; Silva, Pedro Bruno Mendonça daNo presente documento é abordado o tema marketing de conteúdo e é apresentada a importância deste numa estratégia de marketing digital. Para além disso, são expostos os requisitos para desenvolver uma estratégia de conteúdo eficaz. O marketing de conteúdo é o pilar da estratégia inbound marketing. Uma vez demonstrado o poder deste, é analisado um caso de estudo de uma empresa de latícinios. Durante o período de estágio considerou-se essencial alterar a estatrégia que até então estava a ser implementada dado que, conforme a literatura, uma estratégia voltada na divulgação do produto ou serviço não é eficiente e não gera os resultados que são esperados.Assim, a estratégia colocada em prática para a empresa de latícinios foi o marketing de conteúdo. São apresentados e comparados resultados antecedentes ao estágio e depois de executada a estratégia nas redes sociais da marca.
- A influência da história na escolha de hotéis por parte dos clientesPublication . Morais, Luís Miguel Saldanha de; Melo, António; Mouta, CristinaO setor hoteleiro tem sofrido grandes mudanças ao longos dos anos. Atualmente a elevada procura obriga a uma dinamização e diversificação do setor de hotelaria e turismo e face a isso, existem cada vez mais hotéis no mercado português. Apesar da procura por hotéis alojados em edifícios históricos se verificar como uma tendência, ]a são poucos os hotéis que têm mantido a sua historia e traça antiga ao longo dos anos. Neste trabalho, será analisado, de que forma a história dos hotéis e um fator que influencia os clientes a escolher essas unidades hoteleiras em detrimento de outras. O presente trabalho é resultado do estágio no Grande Hotel do Porto, mais concretamente no departamento de Compras e Economato, que teve a duração de seis meses, de setembro d e 2021 a março de 2022. Para além do estágio, foi realizada uma investigação para dar resposta ao estudo em causa, cujo tema é “A influência da história na escolha de hotéis por parte dos clientes: Estudo aplicado ao Grande Hotel do Porto”.
- Real time marketing: o impacto de uma campanha online de RTM no consumidorPublication . Moreira, Daniel Fernando Gomes Alves; Ribeiro, Anabela Paula Alferes FerreiraO Marketing Digital cada vez ocupa mais espaço na sociedade e, com ele, vem associado outros termos, como acontece com o Real Time Marketing (RTM). A presente dissertação de mestrado surge no âmbito dos estudos realizados relativamente ao RTM e tem como objetivo desenvolver saberes adquiridos articulando-os com outros desenvolvidos ao longo do mestrado. Neste contexto, a presente investigação pretende analisar o impacto que as campanhas online de RTM têm no consumidor. Este documento visa retratar, também, quais as gerações que se inclinam mais para este tipo de Marketing e qual a influência na compra de serviços e produtos das marca, bem como a sua influência na interação das marcas que praticam o RTM. Aliado a este conceito torna-se essencial destacar as redes sociais e, neste âmbito, pretende-se evidenciar quais são as mais utilizadas para este tipo de estratégia de Marketing. Deste modo, a presente dissertação propõe e comprova o RTM como potencial forma de destacar as marcas em relação ao público-alvo, realçando as redes sociais como estratégia de ligação.
- Campanhas de Interação no Facebook Ads: Formato Vídeo VS Formato Imagem: Relatório de Estágio na Social FootPrintPublication . Tavares, Diogo Filipe Pinto; Ferreira, Ana Maria Lima Faria; Sousa, Jorge Remondes deMarketing and Advertising reinvented the way we communicate and provided a new stage of interaction between brands and consumers, where a new form of communication emerged: advertisements. This internship report aims to demonstrate my experience throughout 400 hours of a curricular internship in a communication agency. The main purpose of this report is to demonstrate my path and apply in practice all the theoretical knowledge that I have covered during the master's degree in Digital Marketing. As a way to value my experience, I decided to put in the report a metadological part where I use advertising campaigns created by me, to understand which type of format (image or video) has more impact on the chosen goal, the interaction. As a way to evaluate the effect of the video or image format on interaction campaigns I selected important metrics in the analysis of interaction campaigns: reach, impressions, CPM, results, interaction rate, cost per interaction with the publication, comments on publications, reactions on publications, saved publications and shares of publications. This is a qualitative study based on information from Facebook Business Manager, where through the data of the developed campaigns it is possible to reach conclusions about my problem: "Facebook Ads Interaction Campaigns: Video vs. Image Format". That said, tables are made for interpretation of results where I use the analogy between campaigns to understand which format achieves better results in terms of engagement. The results show that the video format presents better results in terms of reach, impressions, CPM, interactions, cost per interaction with the publication. While the image format shows better results in terms of comments on posts, reactions, saved posts, and shares of posts. This study complements the literature on marketing and advertising campaigns by further studying the content format that has more reach for Facebook and Instagram users. In addition, it brings contributions to advertising managers by understanding which format has the most impact.
- Globalização e desigualdade: uma aplicação à África SubsarianaPublication . Oliveira, Ana Carolina Lopes de; Machado, Celsa Maria de Carvalho; Saraiva, António Fernando Martins GarciaGlobalization and income inequality are two significant subjects that have been gaining notoriety throughout the years. The main focus of these studies is to understand how globalization and income inequality are linked and how these two phenomena affect each other. However, regarding Sub-Saharan countries, literature concerning the relationship between globalization and income inequality is scarce and the results are also contradictory. Thus, this dissertation aims not only to contribute with additional data to clarify the relation between globalization and income inequality in Sub-Saharan countries but also intends to verify if this relationship is linear or non-linear. Thereby, this work presents a quantitative study, where through a static model and a dynamic model using panel data and random effects, the relation between globalization and income inequality in 27 Sub-Saharan African countries from 1971 to 2015 is analyzed. Through the results obtained in this dissertation, we reach two main conclusions. In the first place, it is concluded that globalization and income inequality have a positive and linear relationship, which contradicts the established theories. In the second place, income inequality and the development of the financial system have an inverted U-shaped relationship, which means that in the long term, the development of the financial system seems to be reducing income inequality in the Sub-Saharan countries.
- Cyanobacterial biomass used as biofertilizer in lettuce plants: effects on growth and cyanotoxin accumulation †Publication . Santos, Érica; Massa, Anabella; Azevedo, Joana; Martins, Diogo; Reimão, Mariana; Vasconcelos, Vitor; Campos, Alexandre; Freitas, MarisaThe use of cyanobacterial biomass as a biofertilizer is promising in terms of sustainable agriculture. Nevertheless, cyanobacteria can be considered a threat to human and environmental health due to the potential presence of cyanotoxins, since some studies report that the use of contaminated water for agricultural irrigation can impair plant growth and lead to contamination of food products. Interestingly, at environmentally relevant concentrations, cylindrospermopsin (CYN) seems to cause no deleterious effects in plants, and it might even promote their yield. However, studies assessing CYN accumulation in the edible tissues at environmental concentrations are lacking. The objective of this work was to evaluate the effects of cyanobacterial biomass CYN producing or non-producing on lettuce plant growth, and that of CYN accumulation in edible tissues. This study consisted of growing lettuce plants, under controlled conditions, for 25 days in soil (1) with no extra nutrient addition (control) and supplementation with (2) cyanobacterial biomass that did not produce CYN, (3) cyanobacterial biomass that produced CYN (~10 µg of dissolved CYN), and (4) cyanobacterial biomass that produced CYN, treated by boiling for 5 min (~25 µg of dissolved CYN). At the end of the exposure, lettuce growth was assessed, as well as CYN accumulation in tissues and soil. The results showed that leaf growth was significantly increased (p < 0.05) in lettuce plants supplemented with cyanobacterial biomass, especially at condition (3), which was five-fold higher compared with the control group. Regarding CYN accumulation, for conditions (3) and (4), the toxin was detected in the tissues of plants, as well as in soil at the following decreasing order of concentrations: soil > roots > leaves. Interestingly, the concentration determined in lettuce leaves in condition (4) was three-fold lower when compared with the condition (3). Nevertheless, for both conditions, although CYN has been detected in lettuce leaves, the concentration in the edible part did not exceed the proposed provisional tolerable daily intake (TDI) of 0.03 µg/kg/BW. In conclusion, these results suggest that the use of cyanobacterial biomass as lettuce biofertilizer, even containing CYN at environmentally relevant concentrations, can positively influence plant growth and development without compromising the safety of edible tissues.
- Influencer marketing: estágio na empresa 1nfluencersPublication . Amaral, Catarina Beatriz Figueiredo; Santos, José de FreitasEste relatório tem como objetivo relatar as ações realizadas no âmbito do estágio curricular na empresa 1nfluencersmarketing. A 1nfluencersmarketing presta maioritariamente serviços de influencer marketing e situa-se em Matosinhos. Numa primeira parte do relatório serão apresentados conceitos como o marketing digital, as redes sociais, influencer marketing e estatégias de influência, entre outros, com o objetivo de compreender como se realiza uma campanha de influencer marketing, de forma a criar uma ligação entre uma marca e a sua audiência. Depois serão reportadas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. A partir do confronto entre a componente teórica e a experiência de estágio, será possivel construir um processo de realização de uma campanha de influencer marketing para o Instagram, com a intenção de alcançar os objetivos de uma marca e analisar os resultados de uma campanha.