Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-21"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A prestação de contas e a transparência nas entidades do terceiro sector - o caso da associação dos pais e amigos dos excepcionais de AnápolisPublication . Naves, Alessandra Marques; Bandeira, Ana Maria Alves; Meira, Deolinda Maria Moreira AparícioEsta dissertação teve como proposta analisar, interpretar e verificar empiricamente o Terceiro Setor identificando o enquadramento jurídico e contabilístico de uma Associação sem fins lucrativos: Apae Anápolis, e a relevância do exercício da transparência de seus atos na consolidação de sua missão e credibilidade perante a sociedade. Considerando o cenário de transformações significativas nas relações sociais, políticas e econômicas na sociedade brasileira, buscou-se demonstrar historicamente a evolução do Terceiro Setor no Brasil relacionando informações e memórias dos primórdios de sua existência aos dias atuais com a recente pesquisa de renomado instituto e que demonstra sistematizando em números os avanços conquistados. Abordou-se os direitos e deveres a que essas organizações se submetem e a importância em conquistar os títulos e as certificações, as imunidades e as isenções tributárias, receber auxílios, doações e subvenções, as possibilidades em firmar contratos e parcerias com as esferas governamentais, pois é através dessas benesses que o governo proporciona e de todas as possibilidades de doações legais, que está vinculada a sobrevivência dessas organizações sem fins lucrativos. Portanto, optou-se pela pesquisa de caráter descritivo e modalidade exploratória por permitir maior familiaridade com o objeto desta investigação. Contudo, devido à dinamicidade do processo de globalização e por acreditar que novos cenários contribuem para o fortalecimento cultural, buscou-se trazer conceitos de outros Países e que destoam das interpretações dessa temática no Brasil. Portanto, de forma incipiente verificou-se o tratamento do Terceiro Setor em outras culturas, constatando-se a necessidade de propiciar novas investigações a fim de ampliar as possibilidades de aprendizagem.
- Ética organizacional e responsabilidade social - caso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMTPublication . Amorim, Edenize de; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deA responsabilidade social está bastante difundida no mundo dos negócios, as empresas têm adotado práticas para dirimirem questionamentos éticos quanto a sua conduta e é grande o número de empresas que vêm investindo na área. Com o avanço da tecnologia e o mundo cada vez mais globalizado aumentou consideravelmente a competitividade. Nesse contexto, as empresas buscam formas de se diferenciarem, para serem competitivas e ao mesmo tempo se legitimarem perante a Sociedade. Para as Instituições de Ensino Superior a realidade não se diferencia, a ética e a responsabilidade social constituem, igualmente, uma relevante ferramenta de gestão. O texto aqui trabalhado mostrará, esta realidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, ao ter como escopo perceber até que ponto a Responsabilidade Social é realizada com cariz predominante ético ou economicista. Este contexto direcionou-nos para um Estudo de Caso, utilizando uma metodologia mista quantitativa na recolha de dados questionários e análise de documental. Desta forma o presente estudo evidenciou a importância da realização de ações de responsabilidade social, mostrando até que ponto o IFMT está comprometido com a ética e a responsabilidade social.
- Materialidade e os utilizadores da informação financeiraPublication . Rios, Pedro Emanuel Barbosa; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalA auditoria é um processo pelo qual é realizado um exame, tendo por base normas técnicas internacionais e, visa garantir aos destinatários da informação financeira um maior grau de confiança da informação financeira. A Materialidade faz parte do processo de auditoria e pode ser entendida como uma matéria de julgamento profissional do auditor e de difícil aplicação prática. Materialidade está inteiramente ligada às definições “materialmente relevante” e “informação material” e estas, estando mencionadas no relatório de auditoria, deverão ser compreendidas pelos utilizadores da informação financeira. Assim, este trabalho pretende aferir as expectativas dos stakeholders face ao conceito de materialidade. Por outro lado, será também realizado um estudo, tendo como objetivo compreender os gestores de topo face ao custo/benefício da auditoria. Por fim, este estudo pretende compreender o trabalho dos auditores, no que concerne a fatores inesperados, designadamente no que respeita ao ambiente organizacional. Assim, tendo por base os objetivos de trabalho definidos, será feita uma revisão da literatura que irá considerar: I. O auditor e a sua função; II. Conhecimento da organização e do negócio; III. Desenvolvimento do conceito de Materialidade; IV. Materialidade e o risco; Seguidamente, serão apresentadas duas metodologias designadamente, a metodologia de teor quantitativo e a de teor qualitativo (capitulo V). A parte quantitativa contemplará respostas obtidas de auditores, consultores, representantes de entidades reguladoras, investigadores e professores universitários. Na metodologia qualitativa, serão apresentadas duas entrevistas sobre as mesmas matérias. Por fim, é realizada a conclusão do estudo, em que, para além das conclusões obtidas, serão mencionados os problemas e obstáculos encontrados e as possibilidades de investigação futura.
- Interpretação teórica dos escândalos financeiros: estudo do caso BES - a interligação das falhas de transparência financeiraPublication . Santos, João Filipe Ferreira dos; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalCom o virar do século dá-se uma série de escândalos financeiros que assolam os mercados e desfalcam os investidores. Os casos mais mediáticos – Enron, WorldCom e Parmalat – ocorrem sobretudo devido à atuação fraudulenta dos seus gestores de topo lesando assim investidores e funcionários em milhões de dólares/euros. A presente dissertação tem por objetivo perceber, de uma maneira mais aprofundada, quais foram as causas que levaram ao colapso do Grupo BES/GES - um grupo com raízes portuguesas que ao longo dos anos se foi establecendo um pouco por todo o globo. Neste contexto, a revisão da literatura incidirá sobretudo em matérias relacionadas com a fraude e/ou engenharia financeira não descurando também a importante parte do governo societário. Após a revisão da literatura irá ser criado um modelo de análise com o intuito de verificar a atuação dos órgãos de supervisão, a veracidade das demonstrações financeiras e a aplicação de boas práticas de governo societário no sentido de se chegar a uma conclusão final no que diz respeito ao caso BES/GES. O principal objeto de estudo será o Relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão do BES e do GES, relatório esse que é rico em depoimentos dos principais intervenientes. Como capítulo final, tecemos algumas considerações sobre toda a envolvente do caso em estudo, entre as quais, a ocultação de passivos, as falhas de controlo interno, a utilização de veículos para fins menos lícitos e as dificuldades de supervisão e de auditoria.
- Casas Max – Alojamento localPublication . Peixoto, Nilce Gil Vieira; Azevedo, Daniel; Albuquerque, EduardoO projeto que se apresenta tem como principal objetivo a implementação e exploração de três unidades de alojamento – as “Casas Max” – na região de Viana do Castelo. Nesta perspetiva, o presente projeto apresentará um Plano de Negócio que se traduz num estudo detalhado do mercado em que as casas se inserem, de forma a delinear as estratégias de implementação que melhor contribuem para o sucesso do negócio. Adicionalmente, constam neste Plano de Negócio as projeções financeiras, e respetiva análise, que permitem concluir acerca da viabilidade do projeto. O Turismo é um setor fundamental para o desenvolvimento económico de um país, é por isso pretendido através destas unidades de Turismo em Espaço Rural, estimular o desenvolvimento turístico da região, combatendo o abandono e a sazonalidade verificados nesta zona norte de Portugal. As Casas Max estarão inseridas no regime de Alojamento Local, integradas no Turismo em Espaço Rural. O Alojamento Local é uma das recentes e procuradas tipologias que surge neste contexto de crescimento e diversificação. Neste sentido, constam neste Plano de Negócio as projeções financeiras, e respetiva análise, que permitem concluir acerca da viabilidade do projeto. Considerando um investimento inicial de aproximadamente 118 975 €, o projeto apresenta um VAL de 15 180 €, uma TIR de 8,69% e um pay back period de 6 anos. Estes critérios justificam a viabilidade económica e financeira do projeto.
- Os repositórios digitais da produção técnico-cientifica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil: uma análise da comunicação cientifica no ambiente virtualPublication . Tsu, Maria Aparecida Andrade de Oliveira; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deEssa pesquisa abrange a área de Sistemas de Informação e tem como foco os repositórios digitais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil como ambiente virtual de acesso aberto para comunicação científica e preservação da memória institucional. A metodologia de pesquisa foi o estudo de caso, centrado nos repositórios digitais (RD) dos IFs do Brasil, no período entre 2012 a 2017. No processo de coleta e análise de dados adotou-se uma abordagem mista, ou seja, quantitativa e qualitativa. O trabalho foi desenvolvido em três etapas. A primeira foi a qualificação e quantificação, até a data, dos sítios dos IFs com RD, o que delimitou o escopo da pesquisa aos RD dos seguintes IFs: Amazonas (IFAM); Goiás (IFG); Paraíba (IFPB); Piauí (IFPI); Rio Grande do Norte (IFRN) e Sergipe (IFS). A segunda etapa coletou e analisou os dados por verificação direta nos sítios dos RD de acordo parâmetros pré-determinados. A abordagem nas duas primeiras etapas foi essencialmente quantitativa. ExcelTM e SimilarWeb foram os software usados na coleta, armazenamento e análise dos dados disponíveis em cada RD das instituições. A terceira etapa, a análise quantitativa e qualitativa dos RD, foi feita com SimilarWeb, entre fevereiro e abril de 2018, através do mecanismo de busca do Google. Apesar do número de RD seja muito inferior a quantidade de IFs nas cinco regiões do Brasil, foi possível identificar que os RD dos IFs se comportam como ambiente de preservação da produção técnico-científica e da memória institucional e sua importância no processo de intercâmbio científica e acadêmica, pois possuem exclusivamente documentos de servidores e alunos da instituição, contabilizando um percentual de 99,08% de acesso aberto, o que colabora com o Movimento de Acesso Aberto. O corolário na execução dessas etapas foi o desenvolvimento do “Gestor de Repositório Institucional” ̶ dashboard estratégico ̶ para análise de desempenho dos repositórios dos IFs.