ESS - CSH - Posters apresentados em eventos científicos
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- A influência das expectativas dos alunos do 1º ano na adaptação à Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP)Publication . Mendonça, L.; Fonte, R.; Dores, A.Este estudo caracteriza os alunos do 1º ano da ESTSP em termos de algumas variáveis sócio-demográficas e analisa de que forma as suas expectativas influenciam a adaptação à instituição. Para tal, foram administrados dois questionários: o de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2001) e o de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), em momentos diferentes. Os alunos do 1º ano na sua maioria são do sexo feminino, têm idade inferior a 20 anos e a ESTSP foi a sua primeira escolha enquanto instituição do Ensino Superior, mesmo implicando a sua deslocação. Os resultados demonstram que quer as expectativas iniciais, quer a adaptação ao Ensino Superior são positivas e influenciadas por variáveis como género e curso de pertença. O estudo possibilita, ainda, a comparação de cursos da área da saúde, contribuindo para um melhor conhecimento das características de uma população universitária pouco estudada.
- Desafios na formação de profissionais de saúde: contributos da Psicologia da EducaçãoPublication . Rocha, A.; Prudêncio, Cristina; Fonte, R.Este trabalho revela a preocupação com a formação de profissionais de saúde, considerando que esta deve reflectir a evolução a que se tem assistido em termos de conceitos como o desenvolvimento do modelo biopsicossocial, entre outros. Os nossos comportamentos como cidadãos e profissionais assentam cada vez mais na necessidade de uma prática reflexiva. Esta requer um aprofundamento científico que nos habitue à análise crítica da nossa acção e à percepção do seu potencial de aprendizagem e alargamento do campo de intervenção, para além do exercício estritamente técnico. A disciplina de Psicologia da Educação, que integra o curricula de 6 cursos da ESTSP, reflecte a importância da Educação e da Psicologia relacionando-as com um domínio particular de intervenção - a saúde -, procurando consciencializar os profissionais, desta área, do seu papel de educadores.
- A auto-avaliação na escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTSP): imposição legal, desafio ou oportunidade?Publication . Prudêncio, Cristina; Fonte, R.O Processo de Auto-Avaliação da ESTSP constou de um inventário circunstanciado das actividades de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, desenvolvidas na ESTSP nos anos lectivos de 2001 a 2004. A ESTSP encontrou-se no ano lectivo de 2003/2004 a realizar pela 1ª vez o processo de Auto-Avaliação, o qual está definido em enquadramento legal como obrigatório a todas as Instituição de Ensino Superior em Portugal. O processo poderá apresentar implicações ao nível do financiamento e consequente continuidade ou interrupção de actividades associadas a determinados cursos ou instituições (Lei n.º 38/94, Lei n.º 37/2003 e Portaria n.º 1174/2003).
- Reabilitação cognitiva: desenvolvimento de um ambiente de treino em realidade virtualPublication . Dores, Artemisa R.; Almeida, I.; Guerreiro, S.; Castro-Caldas, A.A utilização de Realidade Virtual (RV) no domínio da Reabilitação Cognitiva tem estimulado investigação com pacientes que apresentam défices cognitivos, resultado de causas como Traumatismos Crânio-Encefálicos (TCE) ou Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).
- Observação colaborativa interpares: processo de indagação da práticaPublication . Dores, Artemisa R.; Fonte, R.; Barreto, JoãoA investigação da prática parece hoje um componente indissociável da formação no Ensino Superior, particularmente pelo seu potencial transformador.
- Affective, normative and continuance organizational commitment scales validation to the portuguese industrial workers populationPublication . Martins, Helena; Rebelo, Teresa; Tomás, InêsThe Affective, Normative and Continuance Organizational Commitment Scales are meant to evaluate the commitment of individuals towards the organization they work for. Although they can be used in any organizational context, this study focuses on workers from industrial enterprises.
- Helping and voice behaviour scale validation to the portuguese industrial workers populationPublication . Martins, Helena; Rebelo, Teresa; Tomás, InêsThe Helping and Voice Behaviour Scale addresses Extra-Role Organizational Citizenship Behaviour of workers. Although it can be used in any organizational context, this study focuses on workers from industrial enterprises.
- What is “good” human resource management in the hospital context?Publication . Martins, Helena; Proença, TeresaHuman resource management can be defined as a coherent and strategic approach to the management of an organization’s most valued assets – the people who contribute to the achievement of it’s objectives with their work (Armstrong, 2006). The pattern of planned human resource deployments and activities intended to enable an organization to achieve its goals constitutes strategic human resource management (Wright and McMahan’s, 1992)
- Lidar com o sofrimento em Fisioterapia: a experiência formativa na ESTSP-IPPPublication . Barreto, João Francisco; Dores, Artemisa RochaA comunicação e a relação terapêutica são reconhecidamente domínios de competência dos profissionais de saúde cujas funções impliquem o contacto com doentes (Corney, 2000; Grilo & Pedro, 2005; Pio Abreu, 1998). Além do seu papel determinante na adesão terapêutica, a qualidade da comunicação e da relação terapêutica estabelecida tem particular impacto no sofrimento da pessoa, tomado como constructo multidimensional (McIntyre, 2004). Tradicionalmente descurados na formação académica, estes temas tendem actualmente a ganhar expressão nos currículos, para o que contribuíram, no espaço europeu, as recomendações para a adequação a Bolonha (Lopes, 2004). Neste trabalho, descrevemos a metodologia de formação adoptada para estes domínios na licenciatura em Fisioterapia da ESTSP-IPP, a funcionar segundo o modelo pedagógico designado Problem-Based Learning (Walsh, 2005; Macedo, 2009). Além dos conhecimentos disseminados ao longo de toda a estrutura curricular, temas como a comunicação (Watzlawick, Bavelas & Jackson, 1967/1993), a escuta activa (Gordon & Edwards, 1997), a relação terapêutica (Rogers, 1957/1992, 1980, 1985), as competências e microcompetências/técnicas de atendimento e de observação (Ivey, 1983; Ivey & Downing, 1990; Ivey, Gluckstern & Ivey, 2006) ou as comunicações difíceis (Faulkner, Maguire & Regnard, 1994; Maguire, 2000) são alvo de formação mais intensiva ao longo de cerca de 16 semanas consecutivas do 1º ciclo de estudos, com recurso a diferentes tipologias de aula visando desenvolver, além dos conhecimentos, atitudes e habilidades nestes domínios.
- Assessing coping, emotional regulation, and psychosocial perceptions of academic stress in undergraduatesPublication . Teixeira, Ricardo J.; Dores, Artemisa Rocha; Barreto, João Francisco; Sucena, Ana; Martins, Helena; Magalhães, AndreiaLiterature suggests most college students appear to lack the knowledge and skills to effectively cope with stressful academic experiences (Gall, Evans, & Bellrose, 2000). Ineffective coping strategies may increase students’ health problems, demand for health services, and attrition rates (Morrison & O’Connor, 2005). This study aims to examine the associations, and processes between psychosocial variables deemed important in academic transitions.