Browsing by Issue Date, starting with "2007-09"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de uma aplicação informática para a promoção da auto-aprendizagem da Química Orgânica no contexto das Ciências SociaisPublication . Ferraz, R.; Fernandes, R.; Vieira, M.; Fonte, R.; Prudêncio, C.De acordo com o constante na declaração de Bologna, na qual se preconiza a promoção da competência da autoaprendizagem num processo long-life learning e a utilização do ensino à distância, foi utilizado o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) um sistema de gestão de cursos de livre distribuição no âmbito da disciplina de Química Orgânica. Esta aplicação visou o desenvolvimento de competências no âmbito da autoaprendizagem dos alunos e a preparação dos mesmos para o momento final de avaliação da disciplina. Esta aplicação foi trabalhada em formato de Quizze. Este quizze foi intitulado de QOjogo. A aplicação está organizada em 23 níveis, correspondendo cada um deles a uma pergunta de escolha múltipla (PEM), as hipóteses poderiam variar entre 2 a 5 e a avaliação seria feita de 0-20.
- Biogame e QOjogo duas aplicações informáticas para a auto-aprendizagem e avaliação formativa em Ciências da SaúdePublication . Prudêncio, C.; Ferraz, R.; Vieira, M.; Fernandes, R.; Fonte, R.O desenvolvimento de uma aplicação informática para a promoção da auto-aprendizagem da Bioquímica no contexto das ciências da saúde intitulada Biogame foi já descrito por esta equipa em trabalhos anteriores, na senda da implementação do processo de Bologna, desenvolvendo a auto-aprendizagem e a utilização do ensino à distância. No presente trabalho foi utilizado o Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) um sistema de gestão de cursos de livre distribuição no âmbito da disciplina de Química Orgânica de diferentes cursos de Tecnologias da Saúde. Esta aplicação visou o desenvolvimento de competências no âmbito da auto-aprendizagem dos alunos e a preparação dos mesmos para o momento final de avaliação da disciplina. Foi trabalhada em formato de Quizze intitulado de QOjogo.
- Aquisição de competências no domínio da Bioética: perspectiva dos estudantes de enfermagemPublication . Bouças, I.; Nunes, C.; Fonte, R.; Prudêncio, C.Averiguar junto dos estudantes de Enfermagem sobre a importância atribuída ao ensino da Bioética na aquisição de competências profissionais, analisando três dimensões: percepção em relação às temáticas da Bioética, Enfermagem e Bioética em Enfermagem; importância/responsabilidade atribuída à Bioética em Enfermagem; práticas educativas em foco no contexto do currículo formal da Licenciatura em Enfermagem.
- Reabilitação cognitiva: desenvolvimento de um ambiente de treino em realidade virtualPublication . Dores, Artemisa R.; Almeida, I.; Guerreiro, S.; Castro-Caldas, A.A utilização de Realidade Virtual (RV) no domínio da Reabilitação Cognitiva tem estimulado investigação com pacientes que apresentam défices cognitivos, resultado de causas como Traumatismos Crânio-Encefálicos (TCE) ou Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).
- Nível de stress associado à avaliação da disciplina de Bioquímica e sua preparação versus sucesso académicoPublication . Prudêncio, C.; Ferraz, R.; Vieira, M.; Fernandes, R.; Fonte, R.Desde há muito se tem a percepção de que o nível de stress gerado pela avaliação nos alunos poderá influenciar o seu desempenho gerando resultados que não traduzem as reais competências apreendidas pelos alunos. No presente trabalho apresentam-se resultados relativos à disciplina de Bioquímica do 1º ano de diferentes cursos, de Tecnologias da Saúde, com uma duração de primeiro ciclo de 3 anos. Os diferentes cursos, considerados no presente estudo, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, possuem carácter laboratorial (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia), ou não laboratorial (Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia).
- Tipo de avaliação preferida pelos alunos na disciplina de Bioquímica e sua correlação com o sucesso académicoPublication . Prudêncio, C.; Ferraz, R.; Vieira, M.; Fernandes, R.; Fonte, R.Num contexto de reestruturação da formação em Ciências da Saúde baseada em competências, torna-se necessário estudar as diferentes formas de avaliação e de que forma estas poderão interferir no sucesso académico dos alunos e respectiva aquisição de competências. No presente trabalho apresentam-se resultados relativos à disciplina de Bioquímica do 1º ano de diferentes cursos, de Tecnologias da Saúde, com uma duração de primeiro ciclo de 3 anos. Os diferentes cursos, considerados no presente estudo, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, possuem carácter laboratorial (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia), ou não laboratorial (Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia)
- Observação colaborativa interpares: processo de indagação da práticaPublication . Dores, Artemisa R.; Fonte, R.; Barreto, JoãoA investigação da prática parece hoje um componente indissociável da formação no Ensino Superior, particularmente pelo seu potencial transformador.
- Fractional dynamics in mechanical manipulationPublication . Lima, Miguel F. M.; Tenreiro Machado, J. A.; Crisóstomo, ManuelThis paper analyzes the signals captured during the movement of a mechanical manipulator carrying a liquid container. In order to study the signals an experimental setup is implemented. The system acquires data from the sensors, in real time, and, in a second phase, processes them through an analysis package. The analysis package runs off-line and handles the recorded data. The results show that the Fourier spectrum of several signals presents a fractional behavior. The experimental study provides useful information that can assist in the design of a control system to be used in reducing or eliminating the effect of vibrations.
- Application of Fractional Calculus in Control and ElectromagnetismPublication . Tenreiro Machado, J. A.; Barbosa, Ramiro; Jesus, Isabel S.; Silva, Manuel; Reis, Cecília; Figueiredo, LinoThis article illustrates two applications of fractional calculus (FC) in engineering. It has been recognized the advantageous use of this mathematical tool in the modeling and control of many dynamical systems. In this perspective, this paper investigates the use of FC in PID tuning and electrical potential.
- Fractional dynamics: a statistical perspectivePublication . Tenreiro Machado, J. A.; Galhano, AlexandraFractional calculus is a mathematical paradigm that has been increasingly adopted to describe the dynamics of systems with hereditary characteristics, or that reflect an average of a large population of micro elements. In this line of thought, this article analyzed the statistical dynamics of a system composed of a large number of micro-mechanical masses with backlash and impacts. We conclude that, while individual dynamics of each element has an integer order nature, the global dynamics reveal the existence of both integer and fractional dynamics.