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Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação e a relação terapêutica são reconhecidamente domínios de competência dos profissionais de saúde cujas funções impliquem o contacto com doentes (Corney, 2000; Grilo & Pedro, 2005; Pio Abreu, 1998). Além do seu papel determinante na adesão terapêutica, a qualidade da comunicação e da relação terapêutica estabelecida tem particular impacto no sofrimento da pessoa, tomado como constructo multidimensional (McIntyre, 2004). Tradicionalmente descurados na formação académica, estes temas tendem actualmente a ganhar expressão nos currículos, para o que contribuíram, no espaço europeu, as recomendações para a adequação a Bolonha (Lopes, 2004). Neste trabalho, descrevemos a metodologia de formação adoptada para estes domínios na licenciatura em Fisioterapia da ESTSP-IPP, a funcionar segundo o modelo pedagógico designado Problem-Based Learning (Walsh, 2005; Macedo, 2009). Além dos conhecimentos disseminados ao longo de toda a estrutura curricular, temas como a comunicação (Watzlawick, Bavelas & Jackson, 1967/1993), a escuta activa (Gordon & Edwards, 1997), a relação terapêutica (Rogers, 1957/1992, 1980, 1985), as competências e microcompetências/técnicas de atendimento e de observação (Ivey, 1983; Ivey & Downing, 1990; Ivey, Gluckstern & Ivey, 2006) ou as comunicações difíceis (Faulkner, Maguire & Regnard, 1994; Maguire, 2000) são alvo de formação mais intensiva ao longo de cerca de 16 semanas consecutivas do 1º ciclo de estudos, com recurso a diferentes tipologias de aula visando desenvolver, além dos conhecimentos, atitudes e habilidades nestes domínios.
Description
Keywords
Ensino Superior Fisioterapia Comunicação Relação terapêutica Comunicações difíceis
Citation
Barreto, J. F., & Dores, A. R. (2011). Lidar com o sofrimento em Fisioterapia: A experiência formativa na ESTSP-IPP. 1º Congresso CEPO: Psicologia Oncológica na Prática Clínica.
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
CEPO
Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
CEPO
Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar