Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 177
  • The role of gamification in neurocognitive rehabilitation
    Publication . Dores, Artemisa Rocha; Geraldo, Andreia; Martins, Helena
    Neurocognitive rehabilitation continues to face difficult challenges related to patient and institutional characteristics. This reality requires innovate solutions to increase patient motivation and involvement in the process, turning rehabilitation more meaningful and pleasurable, as well as to help therapists overcome difficulties such as the absence of material and human resources. Innovate rehabilitation techniques have the potential to create motivating, personalized, and ecologically valide tasks. In this chapter, the authors describe the reality of neurocognitive rehabilitation in acquired brain injury and present the advantages nd potential of digital information and communication technologies, especially serious games and gamification. Distinctive elements of these solutions and a reflection on the evolution of this area are presented. In order to establish evidence-based practices, it will be necessary demonstrate unequivocally the development of competences by the patients, supported by theses new solutions, and its generalization to real-life activities in future research. (80-99)
  • Infusão do programa “Riscos & Desafios” na unidade curricular “Psicologia da comunicação e das relações interpessoais”
    Publication . Sousa, Zita; Dores, Artemisa R; Costa, Sónia; Rocha, Carla
    Unidade Curricular (UC) “Psicologia da Comunicação e Relações Interpessoais” (PCRI) é dinamizada por docentes da área Ciências Sociais e Humanas, na Escola Superior de Saúde (ESS) do P.PORTO. O seu objetivo geral é promover nos estudantes competências transversais de desenvolvimento pessoal, comunicação e relação interpessoal. Neste trabalho apresentamos a experiência pedagógica de infusão curricular do programa “Riscos & Desafios” (R&D) na UC. Este programa de 8 sessões, desenvolvido pela Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, tem por objetivo geral a promoção de comportamentos de proteção e a prevenção de comportamentos de risco para a saúde através do desenvolvimento de competências de vida. É dirigido a estudantes a frequentar o 1º ano do ensino superior, cenário de vivências desafiantes intra e interpessoais para os estudantes, facilitando a transição/adaptação a este nível de ensino. Motivou esta iniciativa o facto de considerarmos que possibilita o acesso dos estudantes a um programa validado com objetivos em parte coincidentes com os da UC, designadamente a capacitação dos estudantes em termos intra e interpessoais, a sua metodologia ativa e participativa, aliada a uma dimensão psicoeducativa/informativa. Adicionalmente, com a infusão deste programa, promovemos a saúde dos estudantes e prevenimos o risco, removendo barreiras à aprendizagem e, como tal, fomentando o sucesso académico. Os resultados foram muito positivos e convidam à replicação da experiência.
  • Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de fisioterapia
    Publication . Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Reis, Ana
    O curso de fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto implementou em 2008 o modelo pedagógico: PBL (Problem-Based Learning). A área de Ciências Sociais e Humanas (CSH) integra diferentes unidades curriculares (UCs) ao longo da licenciatura, tendo entre os seus objetivos, desenvolver competências de comunicação clínica na área da saúde de forma integrada e longitudinal. O trabalho que aqui se apresenta foca-se na UC de fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1 (NME1) na qual estão inscritos 88 estudantes do primeiro ano de fisioterapia. Em 8 horas de Seminários e 6 horas de Teórico-Práticas abordam-se temas como a comunicação e a relação terapêutica, a abordagem centrada na pessoa vs no problema, as atitudes comunicacionais, as competências de comunicação na entrevista em fisioterapia, as atitudes comunicacionais e as microcompetências/técnicas de atendimento, bem como a comunicação ao longo do ciclo vital e em situações específicas. Os resultados da avaliação da UC, que incluem uma avaliação escrita e um trabalho prático desenvolvido ao longo das sessões teórico-práticas, serão apresentados e discutidos. A aplicabilidade das ferramentas pedagógicas aqui apresentadas a outras UCs e domínios científicos será analisada criticamente sem esquecer as suas implicações para investigação futura.
  • Jogo patológico em estudantes do ensino superior português
    Publication . Geraldo, Andreia,; Dores, Artemisa Rocha; Barbosa, Fernando
    As adições comportamentais tem recebido um interesse crescente. Este termo abrangente é utilizado para designar comportamentos excessivos e problemáticos, que assumem um estatuto distinto nos diferentes sistemas de classificação nosológicos, como o ICD-11 e o DSD-5. Pensa-se que as adições comportamentais possam compartilhar mecanismos neurobiológicos e processos psicológicos, mas o conhecimento neste domínio é ainda incipiente. A ação COST CA16207 - European Network for Problematic Usage of the Internet, que Portugal integra com mais de 40 países, reúne especialistas internacionais, com o objetivo de contribuir para a compreensão da utilização problemática da internet, que parece potenciar adições comportamentais, como o Jogo Patológico (Gambling Disorder) ou a Perturbação de Jogos de Internet (Gaming Disorder) e/ou comportamentos excessivos e problemáticos.
  • A avaliação multidomínio da eficácia de programas de reabilitação neurocognitiva suportados nas novas tecnologias digitais
    Publication . Pinto, Joana O.; Geraldo, Andreia; Peixoto, Bruno; Castro-Caldas, Alexandre; Barbosa, Fernando; Dores, Artemisa Rocha
    O envolvimento das novas tecnologias digitais nos processos de estimulação e reabilitação neurocognitiva (RNC) tem potenciado a eficácia e eficiência dos serviços de RNC, nomeadamente através de uma maior personalização aos perfis funcionais de cada indivíduo. Apesar disso, os protocolos de avaliação da eficácia destes processos baseiam-se maioritariamente em resultados de instrumentos tradicionais que não fornecem informação específica sobre as alterações que produzem quer no funcionamento cerebral per se, quer no seu funcionamento multissensorial. Desta forma, o projeto de investigação em curso foca-se na avaliação da eficácia de programas de RNC suportados nas novas tecnologias digitais, em diferentes patologias neurológicas utilizando protocolos de avaliação constituídos por medidas de resultado multidomínio. Os protocolos incluem medidas de: avaliação neuropsicológica tradicional, do estado emocional, qualidade de vida, funcionalidade, neurofisiologia (i.e., conectividade funcional), e das funções sensoriopercetivas
  • Proposal of a common terminology for the neuropsychological rehabilitation
    Publication . Pinto, Joana O.; Peixoto, Bruno; Dores, Artemisa R; Barbosa, Fernando
    The literature on neuropsychological intervention (NI) uses a variety of terms to refer to equivalent constructs, making it difficult to compare intervention programmes and their outcomes. The purpose of this work is to propose a unified terminological framework for describing NI programmes. The terminological framework was developed based on a previous proposal for common terminology by Johnstone and Stonnington (Rehabilitation of neuropsychological disorders: A practical guide for rehabilitation professionals. Psychology Press, 2011) and driven by Cognitive Psychology concepts. The terminological framework was organized into two sections: (a) NI, which includes types of NI, methods and approaches, instructional methods, and strategies; and (b) neurocognitive functions, which include temporal and spatial orientation, sensation, perception, visuo-constructional abilities, attention, memory, language, reasoning of several sorts (e.g., abstract reasoning, and numerical reasoning), and executive functions. Most NI tasks target a main neurocognitive function, but there are underlying neurocognitive functions that may impair performance in the former. Since it is difficult to create a task that is solely focused on one neurocognitive function, the proposed terminology should not be viewed as a taxonomy, but rather as dimensional, with the same task allowing to work different functions, in varying grades. Adopting this terminological framework will allow to define the targeted neurocognitive functions more accurately and simplify the comparison between NI programmes and their outcomes. Future research should focus on describing the main techniques/strategies for each neurocognitive function and non-cognitive interventions.
  • Saúde Vai à Rua: Projeto de Intervenção na Comunidade
    Publication . Dores, Artemisa Rocha; Silva, Regina
    O projeto “Saúde Vai à Rua” visa aproximar a instituição, através dos seus estudantes e dos docentes, das comunidades, em particular das mais carenciadas, estruturando e projetando o trabalho realizado nos últimos anos. No âmbito deste projeto foram disponibilizados serviços gratuitos na área da saúde, ao longo de 2015, levando-os onde as pessoas se encontram, à sua rua. Os serviços prestados envolveram diferentes áreas de formação da ESTSP-P.Porto, como Audiologia, Análises Clínicas, Anatomia Patológica, Farmácia, Saúde Ambiental, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e diferentes áreas técnico-científicas, como Ciências Sociais e Humanas. A intervenção considerou as pessoas ao longo do seu ciclo de desenvolvimento e foi mediada por associações locais, com um conhecimento privilegiado das áreas geográficas abrangidas e dos que nelas habitam, como a Associação de Solidariedade e Ação Social Asas de Ramalde. Participaram nesta iniciativa 120 estudantes, voluntários, do 3.º e 4.º ano, sob supervisão de docentes. Os estudantes avaliaram a iniciativa e a sua participação através de um questionário, num formato Likert de 5 pontos. Neste trabalho apresentamos o projeto e os resultados da avaliação realizada pelos estudantes. Com esta iniciativa envolvemos populações em risco, contribuindo para as aproximar de serviços na área da saúde. Contribuímos igualmente para a formação de excelência dos nossos estudantes, através do desenvolvimento de competências técnicas e transversais, de modo integrado, e para o reforço de uma visão multidisciplinar da intervenção, que esperamos que seja próxima e presente.
  • Comunicação em saúde: O desafio de novos públicos em formatos inovadores
    Publication . Dores, Artemisa Rocha; Salgado, Ana; Villhena, Jéssica; Teixeira, Catarina; Oliveira, Telma; Silva, Regina
    O desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação e a sua democratização trouxeram novos desafios aos profissionais da ciência e da saúde, nomeadamente desenvolver um processo de produção de ciência participativo e próximo da sociedade. No domínio da comunicação, o desafio deixou de ser o de partilhar a informação científica unicamente com os pares, para implicar a transmissão de informação a públicos diversos, em formatos inovadores e o de ouvir esses públicos ao longo do processo de construção de conhecimento. No entanto, comunicar sobre temas de saúde, conciliando qualidade e rigor científico, com simplicidade e atratividade, é uma tarefa que requer competências específicas. A unidade curricular (UC) de “Comunicação em Saúde”, do 1º ano, do Mestrado em Técnicas Laboratoriais em Biopatologia, tem como objetivo o desenvolvimento de competências de comunicação de ciência e de promoção de literacia em saúde através da produção de conteúdos digitais e interativos, fichas informativas e outro material didático a ser disponibilizados em plataformas,repositórios digitais abertos, construídos para o efeito, ou apresentados sob a forma de ações de formação e de sensibilização, em formatos presencial ou a distância, como forma de chegar a novos e diversificados públicos-alvo com estratégias personalizadas. A avaliação desta UC tem dois elementos de avaliação: (1) o desenvolvimento de um projeto digital de promoção de literacia em saúde e/ou de comunicação de ciência; (2) a apresentação oral do projeto. O binómio ciência-tecnologia requer uma atualização dos conteúdos nos curricula e novos métodos de ensinoaprendizagem para capacitar os futuros profissionais de saúde, investigadores e cidadãos participativos, para esta nova exigência, aproximando a ciência e o conhecimento da sociedade. É essa experiência pedagógica, com resultados positivos, que aqui se reflete e as aprendizagens daí resultantes.
  • Emotional Regulation Through Mindfulness: Links to Health Behavior and the Role of Distressed (Type D) Personality
    Publication . Teixeira, Ricardo João; Dores, Artemisa Rocha; Barreto, João Francisco; Nyklíček, Ivan
    Emotional (dys) regulation is central to many forms of psychopathology and psychosomatic diseases. Little is known about the factors underlying individual differences in emotion regulation. It is plausible that both genetic (including stable personality factors) and environmental/socio-cultural influences determine one’s emotion regulation. Type D (“distressed”) personality, the combination of negative affectivity and social inhibition, has been associated with adverse health outcomes. Type D individuals have the tendency to experience negative emotions across time and situations but inhibit the expression of emotions and behavior because of fear of rejection or disapproval, which has proved to be unhealthy in the long term. Mindfulness as a form of emotion regulation is, in many ways, distant to the framing of emotion regulation in conventional scientific literature. With the growing evidence that mindfulness training can help people moderate distressing emotions and enhance positive affect, there is a need to clarify the mechanisms through which these effects occur, as well as their impact on health behaviors. Recent research outcomes indicate that mindfulness stress reduction training may not only affect psychological states, but also psychological trait characteristics, which in turn are relevant for one’s health.Considering that health behaviors reflect a person's health beliefs, could mindful living actually be a continuous health promoter? This paper intends to offer an extended literature review on emotional regulation and mindfulness, focusing on the role of ‘distressed’ personality in a more general health promotion and behavioral change framework.
  • Empathy and Coping in Allied Health Sciences: Gender Patterns
    Publication . Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Reis, Ana C.; Carvalho, Irene P.
    This study aimed to examine the patterns of associations between empathy and coping among undergraduate men and women studying at Allied Health Sciences. This cross-sectional study is part of a larger longitudinal study conducted in an Allied Health Sciences School. Participants were 183 undergraduate students from 12 training programs (e.g., Physiotherapy, Occupational Therapy, Speech Therapy).