Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de fisioterapia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ART_AnaSalgado_2018.pdf154.27 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O curso de fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto implementou em 2008 o modelo pedagógico: PBL (Problem-Based Learning). A área de Ciências Sociais e Humanas (CSH) integra diferentes unidades curriculares (UCs) ao longo da licenciatura, tendo entre os seus objetivos, desenvolver competências de comunicação clínica na área da saúde de forma integrada e longitudinal. O trabalho que aqui se apresenta foca-se na UC de fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1 (NME1) na qual estão inscritos 88 estudantes do primeiro ano de fisioterapia. Em 8 horas de Seminários e 6 horas de Teórico-Práticas abordam-se temas como a comunicação e a relação terapêutica, a abordagem centrada na pessoa vs no problema, as atitudes comunicacionais, as competências de comunicação na entrevista em fisioterapia, as atitudes comunicacionais e as microcompetências/técnicas de atendimento, bem como a comunicação ao longo do ciclo vital e em situações específicas. Os resultados da avaliação da UC, que incluem uma avaliação escrita e um trabalho prático desenvolvido ao longo das sessões teórico-práticas, serão apresentados e discutidos. A aplicabilidade das ferramentas pedagógicas aqui apresentadas a outras UCs e domínios científicos será analisada criticamente sem esquecer as suas implicações para investigação futura.

Description

Keywords

Problem-Based Learning Comunicação clínica

Citation

Salgado, A., Dores, A. R., Martins, H., Sousa, Z., Magalhães, A., & Reis, A. (2018). Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de Fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1. 5o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior CNaPPES 2018, 143–143.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Minho

CC License