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- Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de fisioterapiaPublication . Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Reis, AnaO curso de fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto implementou em 2008 o modelo pedagógico: PBL (Problem-Based Learning). A área de Ciências Sociais e Humanas (CSH) integra diferentes unidades curriculares (UCs) ao longo da licenciatura, tendo entre os seus objetivos, desenvolver competências de comunicação clínica na área da saúde de forma integrada e longitudinal. O trabalho que aqui se apresenta foca-se na UC de fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1 (NME1) na qual estão inscritos 88 estudantes do primeiro ano de fisioterapia. Em 8 horas de Seminários e 6 horas de Teórico-Práticas abordam-se temas como a comunicação e a relação terapêutica, a abordagem centrada na pessoa vs no problema, as atitudes comunicacionais, as competências de comunicação na entrevista em fisioterapia, as atitudes comunicacionais e as microcompetências/técnicas de atendimento, bem como a comunicação ao longo do ciclo vital e em situações específicas. Os resultados da avaliação da UC, que incluem uma avaliação escrita e um trabalho prático desenvolvido ao longo das sessões teórico-práticas, serão apresentados e discutidos. A aplicabilidade das ferramentas pedagógicas aqui apresentadas a outras UCs e domínios científicos será analisada criticamente sem esquecer as suas implicações para investigação futura.
- Assessing coping, emotional regulation, and psychosocial perceptions of academic stress in undergraduatesPublication . Teixeira, Ricardo J.; Dores, Artemisa Rocha; Barreto, João Francisco; Sucena, Ana; Martins, Helena; Magalhães, AndreiaLiterature suggests most college students appear to lack the knowledge and skills to effectively cope with stressful academic experiences (Gall, Evans, & Bellrose, 2000). Ineffective coping strategies may increase students’ health problems, demand for health services, and attrition rates (Morrison & O’Connor, 2005). This study aims to examine the associations, and processes between psychosocial variables deemed important in academic transitions.
- Avaliação das propriedades psicométricas e validação do NEO-FFI para estudantes portugueses de tecnologias da saúdePublication . Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana Isabel; Magalhães, Andreia Carla Fonseca; Sousa, Zita; Dores, Artemisa RochaO modelo de 5 fatores (Big Five) organiza a personalidade humana em cinco fatores: neuroticismo, extroversão, abertura à experiência, amabilidade e conscienciosidade. O Neo-Five Factor Inventory (Neo-FFI) avalia a personalidade no modelo teórico referido. Neste trabalho apresentamos os esforços de validação da escala para estudantes portugueses de tecnologias da saúde, incluindo fiabilidade, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória.
- Gestão da vida escolar: ultrapassar os desafios da transição para o ensino superior, criar laços para a vidaPublication . Magalhães, Andreia; Martins, Helena; Dores, Artemisa RochaA unidade curricular (UC) de Gestão da Vida Escolar (GVE) funcionou entre os anos letivos de 2008-2009 e 2017-2018, no primeiro trimestre, do primeiro ano da Licenciatura em Farmácia, da Escola Superior de Saúde – P. Porto (ESS). Ao longo das 10 edições desta UC o objetivo foi contribuir para a integração dos estudantes no novo contexto académico do Ensino Superior e especificamente no grupo/turma recentemente formado. De modo a fazer face aos desafios da transição para o Ensino Superior, a UC focou o desenvolvimento de competências transversais, como a comunicação interpessoal, a autorregulação, a gestão do tempo e do stresse, a metacognição e a apresentação oral de trabalhos. Com este fim, foram adotadas como técnicas pedagógicas as dinâmicas de grupo, as reflexões individuais, as leituras orientadas e as apresentações públicas de trabalhos bissemanais, desenvolvidos em grupos formados aleatoriamente e rotativos. As aulas de tipologia teóricoprática (TP) permitiram a experimentação e implementação das competências em desenvolvimento, tendo as aulas teóricas abordado conceitos-chave da Gestão da Vida Escolar, como o conceito de competência, a otimização da memória, os princípios básicos da gestão de tempo, as técnicas de estudo e os estilos de aprendizagem. Os conteúdos abordados para o desenvolvimento do domínio cognitivo das competências foram estruturados com o intuito de criar novas perspetivas e sistematizações que potenciassem a sua aplicação nas aulas de tipologia TP. Neste trabalho apresentamos o resultado de 10 anos de GVE, em detalhe o seu racional, o programa, a metodologia utilizada e a sua avaliação. Esta apresentação serve de mote a uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de competências de adaptação ao Ensino Superior, de forma a apoiar os estudantes nesta fase de transição.
- Gestão da vida escolar: ultrapassar os desafios da transição para o Ensino Superior, criar laços para a vidaPublication . Martins, Helena; Dores, Artemisa Rocha; Magalhães, AndreiaA unidade curricular de Gestão da Vida Escolar (GVE) funcionou entre o ano letivo de 2008-2009 e 2017-2018, no primeiro trimestre do primeiro ano da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde do Porto (ESS). Ao longo das 10 edções desta UC, o foco foi sempre contribuir para a integração dos estudantes no novo contexto académico do Ensino Superior e, especificamente, no grupo/turma recentemente formado.
- Características psicométricas da Escala de Empatia de Jefferson em estudantes de Tecnologias da SaúdePublication . Reis, Ana; Martins, Helena; Salgado, Ana Isabel; Magalhães, Andreia; Sousa, Zita; Dores, Artemisa RochaO impacto positivo da Empatia no contexto das profissões de saúde é consensualmente aceite pela comunidade científica. Diversos estudos têm sido desenvolvidos na área da Medicina, mas os resultados têm-se revelado controversos. No entanto, são escassos os estudos que se debruçam sobre a Empatia entre os estudantes das Tecnologias da Saúde, pelo que é objetivo deste trabalho a validação da Escala de Empatia de Jefferson – versão para estudantes para o contexto das tecnologias da saúde.
- Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de Fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1Publication . Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Sousa, Zita; Magalhães, Andreia; Reis, AnaO curso de Fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto implementou em 2008 o modelo pedagógico PBL (Problem Based Learning). A área de Ciências Sociais e Humanas integra diferentes unidades curriculares (UC) ao longo da licenciatura, tendo entre os seus objetivos desenvolver competências de comunicação clínica na área da saúde de forma integrada e longitudinal. O trabalho que aqui se apresenta foca-se na UC de Fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1 (NME1), na qual estão inscritos 80 estudantes do primeiro ano de Fisioterapia.
- Training and research in communication skills at the School of Allied Health Technologies of PortoPublication . Dores, Artemisa Rocha; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia; Pedroso, João P.; Sousa, Zita; Martins, HelenaCommunication skills, often considered transversal, have recently been regarded, in the health field, as technical competencies crucial to professional practice. Nevertheless, little is known about the effects of training in communication skills to the area of health technologies, and the relation with psychological variables.
- Relação entre a empatia e a experiência de afetos em estudantes do ensino superior da área da saúdePublication . Dores, Artemisa Rocha; Reis, Ana; Salgado, Ana Isabel; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Sousa, ZitaA relevância da empatia enquanto competência clínica central no contexto das profissões de saúde tem sido cada vez mais reconhecida. Esta pode influenciar dimensões como os resultados clínicos e a satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de saúde prestados. O sentimento de ser compreendido aumenta a confiança no profissional, o envolvimento na relação terapêutica e a adesão ao tratamento. A empatia também pode influenciar dimensões profissionais, como a satisfação no trabalho. Esta atitude comunicacional pode ser ensinada, praticada e desenvolvida para melhorar a (futura) prática profissional. No entanto, estudos no campo da Medicina revelam resultados controversos sobre a evolução da empatia ao longo dos anos, e pouco se sabe sobre a relação entre a empatia e diferentes variáveis psicossociais, o que pode comprometer o seu desenvolvimento. Este estudo tem como objetivo analisar as associações entre a empatia e a experiência de afetos em estudantes de diferentes licenciaturas da área da saúde, considerando ainda o efeito de género. Este estudo incluiu 183 estudantes do 1º ano de 12 licenciaturas (exemplos, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Audiologia), que voluntariamente aceitaram participar. A idade média foi de 20.79 anos (DP=2.64, 17-34 anos). Os instrumentos utilizados foram a Escala de Empatia Médica de Jefferson - versão em português para estudantes, a versão portuguesa da Positive and Negative Affect Shedule (PANAS) e um questionário sóciodemográfico. O seu preenchimento foi realizado on-line. Espera-se que as análises evidenciem diferenças de género em relação à experiência de afetos positivos ou negativos e a relação entre a empatia e essa experiência de afetos. Os resultados são discutidos no contexto do perfil de competências associado aos diferentes cursos de formação e quanto às implicações para as práticas pedagógica e profissional. A informação sobre a relação entre a experiência de afetos e a empatia pode ajudar a entender o desenvolvimento desta atitude comunicacional nas diferentes licenciaturas da área da saúde. Futuros estudos longitudinais poderão permitir uma melhor compreensão acerca da evolução da empatia ao longo dos anos de formação e as variáveis que podem influenciar esse mesma evolução.
- Associations between empathy and personality in allied health sciences 1st year students from ESTSP IPPPublication . Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Sousa, ZitaThe positive impact of the communication skills in the context of health care professions is widely accepted. However little is known about empathy and personality among students in Allied Health Sciences (AHS) programmes.
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