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- Comunicar ciência: a formação em competências transversais dos estudantes de doutoramento da Escola de Ciências da Universidade do MinhoPublication . Salgado, Ana; Côrte-Real, Manuela; Casal, MargaridaOs cientistas são cada vez mais avaliados pela sua capacidade de transmitir ideias e descobertas. Como tal precisam de desenvolver competências de comunicação em diferentes contextos, não apenas entre pares. Nos dias que correm revela-se fundamental abandonar a torre de marfim e dialogar com outros públicos. A Escola de Ciências da Universidade do Minho decidiu investir no desenvolvimento de competências de comunicação de ciência nos últimos anos, através da criação de cursos com diferentes formatos e objetivos.
- Gestão da vida escolar: ultrapassar os desafios da transição para o Ensino Superior, criar laços para a vidaPublication . Martins, Helena; Dores, Artemisa Rocha; Magalhães, AndreiaA unidade curricular de Gestão da Vida Escolar (GVE) funcionou entre o ano letivo de 2008-2009 e 2017-2018, no primeiro trimestre do primeiro ano da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde do Porto (ESS). Ao longo das 10 edções desta UC, o foco foi sempre contribuir para a integração dos estudantes no novo contexto académico do Ensino Superior e, especificamente, no grupo/turma recentemente formado.
- Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de Fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1Publication . Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Sousa, Zita; Magalhães, Andreia; Reis, AnaO curso de Fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto implementou em 2008 o modelo pedagógico PBL (Problem Based Learning). A área de Ciências Sociais e Humanas integra diferentes unidades curriculares (UC) ao longo da licenciatura, tendo entre os seus objetivos desenvolver competências de comunicação clínica na área da saúde de forma integrada e longitudinal. O trabalho que aqui se apresenta foca-se na UC de Fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1 (NME1), na qual estão inscritos 80 estudantes do primeiro ano de Fisioterapia.
- Formação pedagógica para monitores de estágioPublication . Salgado, Ana; Silva, Regina; Tavares, Diana; Baeta, Cristina; Lopes, Paula; Mateus, CatarinaSabe-se hoje que o desempenho de uma tarefa em contexto real favorece a retenção de mais de 90% dos conteúdos ensinados. Os estágios são um dos momentos na formação dos estudantes no qual esta aprendizagem acontece de forma mais ativa no ensino superior. Como tal, acredita-se que para formar profissionais competentes, com conhecimentos sólidos, rigor técnico, capacidade de análise crítica e reflexiva, integrados em equipas multidisciplinares, é crucial garantir uma parceria sólida entre as Escolas Superiores e as Instituições de Saúde.
- Música de Câmara e Piano de Acompanhamento Contributos e influências TrabalhoPublication . Duarte, Luís Filipe da Silva FreitasÉ minha intenção, ao escrever este testemunho, expor um conjunto de ideias resultantes de uma reflexão acerca da minha actividade como pianista de câmara e pianista acompanhador nos últimos dez anos, apresentando as minhas conclusões sobre a natureza de cada uma das actividades artísticas e do contributo mútuo entre ambas. [...]
- Engaging students to learn forecasting methodsPublication . Torres, Cristina; Babo, Lurdes; Mendonça, JorgePresently, higher education institutions are faced with the challenge of developing student’s abilities and skills needed in their future workplace. In what concerns technological skills, the use of spreadsheets for calculations, analysis of data and forecasting is a common and important practice in companies. Particularly, the MS Excel software is widely used by professionals from all fields. In this sense, Economic, Business and Marketing graduates need competencies in forecasting methods, extremely useful for decision-making processes. It thus becomes imperative to implement pedagogical practices to encourage students to use these technological tools. The later will promote the development of competencies in forecasting methods to solve future real problems. In this paper, we attempt to address these issues by analysing the MS Excel software capabilities as a teaching tool in a forecasting methods course. It was proposed to the students to carry out a learning project involving statistical concepts, namely linear regression, performed in MS Excel. We examine the performance and engagement of two samples of students with different backgrounds and from distinct realities. One group is composed of ERASMUS’ students from several nationalities and fields of study and other group consists of Portuguese students of the Marketing Bachelor degree, both enrolled in an optional course of the bachelor degree in Marketing taught at Porto Accounting and Business School from Polytechnic of Porto. The effectiveness of this approach is shown through the analysis of results of students’ projects. We verify that students in both groups achieved the task proposed goals and applied appropriately the required concepts in an engaged way.
- Effects of a community-based pulmonary rehabilitation programme during acute exacerbations of chronic obstructive pulmonary diseasePublication . Machado, Ana Filipa Marques Rego; Marques, Alda; Silva, Pedro Matos daIntrodução: A reabilitação respiratória (RR) é uma intervenção essencial na gestão da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) estável, com o potencial de ser igualmente eficaz nas exacerbações agudas (EADPOC). Contudo, o seu papel durante as EADPOC é ainda controverso pois a maioria dos estudos têm sido conduzidos em pacientes severos e hospitalizados, quando mais de 80% das EADPOC são geridas na comunidade. Objetivo: Este estudo avaliou os efeitos de um programa de RR comunitário durante as EADPOC. Métodos: 23 pacientes com EADPOC foram alocados voluntariamente ao grupo experimental (GE: n=12, 69±7anos, FEV1 52±27pp) ou controlo (GC: n=11, 66±9anos, FEV1 55±22pp). O GC recebeu tratamento farmacológico. O GE recebeu tratamento farmacológico e 3 semanas (2 sessões/semana) de RR (i.e., controlo ventilatório e técnicas de higiene brônquica, exercícios de mobilidade e expansibilidade torácica, exercício físico e apoio psicoeducativo). A frequência cardíaca, frequência respiratória (FR), saturação periférica de oxigénio (SpO2), escala modificada Medical Research Council (mMRC), dispneia e fadiga em repouso com a escala modificada de Borg, força muscular do quadricípite (FMQ), o teste 5-repetições sentar-levantar e o questionário de avaliação da DPOC (CAT) foram avaliados até 48h do diagnóstico de EADPOC (Pré) e após a RR (Pós). Calcularam-se as diferenças entre Pré/Pós e os tamanhos do efeito (ES). Resultados: Após a RR, apenas o GE apresentou melhorias significativas na FR, SpO2, dispneia em repouso, FMQ e CAT. Na comparação entre grupos, o GE melhorou de forma significativamente superior ao GC na FR (p=0.015; ES=-0.92), FMQ (p=0.034; ES=0.88) e CAT (p=0.013; ES=1.10). Não foram reportados efeitos adversos. Conclusão: A RR na comunidade parece ser uma intervenção segura e eficaz para a gestão das EADPOC, tendo demonstrado benefícios semelhantes aos já bem estabelecidos para a RR na DPOC estável. Estudos randomizados e com amostras maiores são necessários para verificar estes resultados.
- A inovação pedagógica na Licenciatura de Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde do Politécnico do PortoPublication . Reis, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Magalhães, Andreia; Rodrigues, MatildeA licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS-IP) implementou no ano letivo de 2017/2018 o modelo pedagógico PBL – Problem-Based Learning. A área técnico-cientíıfica de Ciências Sociais e Humanas (CSH) é uma das áreas que integra a primeira Unidade Curricular (UC) do curso Introdução à Saúde Ambiental, juntamente com as áreas de Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática (BBB), Ciências Bioquímicas (CBQ) e Saúde Ambiental (SA).
- Revista multimédia de investigação em inovação pedagógica e práticas de e/b-learningPublication . Peres, Paula; Silva, Armando; Jesus, Ângelo; Oliveira, LinoA Revista Pratica eLearning é uma publicação do Consórcio lusófono e Ibero-americano de Instituições de Ensino Superior. O Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO) assume, como linha estratégica de atuação e desenvolvimento para os próximos anos letivos, a promoção de iniciativas de formação em regime de e/b-learning e o desenvolvimento da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino, na aprendizagem e na investigação, enquadrado na agenda digital europeia de promoção do mercado digital, novas qualificações e novos empregos (Oliveira, Peres, Jesus, & Silva, 2016).
- Assessment of Circular Economy within Portuguese OrganizationsPublication . Fonseca, Luís; Domingues, José; Pereira, Maria Teresa; Martins, Florinda; Zimon, DominikThe move towards a new Circular Economy (CE) economic model has been advocated and supported in Portugal, however, there is limited research on this topic. To address this gap, a quantitative research based on an online survey was carried out among 99 Portuguese organizations, encompassing a wide range of sectors and sizes. The results show that CE is regarded as a strategic and relevant issue for profitability and value creation. Furthermore, the perception that it requires the adoption of new business models in addition to the classical “reduce, reuse and recycle” approach is growing. Moreover, based on the hypotheses raised, results suggest that the level of CE adoption is positively impacted by the status of the EMS (Environmental Management System) certification and the willingness to improve the environmental performance and achieve a sustainable business model. However, CE activities are still relatively modest and a friendlier context (fiscal, legal, organizational, etc.) and the stronger support from supply chain agents and consumers are required. Future research should focus on how to design and shape the transition from a linear to a CE economy and to ascertain if the positive attitude towards CE is materialized in changing the way business is done.