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- Impacto de um prova de 10 km de corrida em biomarcadores inflamatórios e representativos do sistema cardiovascular: comparação entre atletas recreacionais com e sem treino específicoPublication . Carvalho, Ana Margarida Magalhães; Ribeiro, Fernando; Noites, AndreiaIntrodução: Estudos anteriores observaram que, após exercício, atletas treinados apresentaram menor alteração nos níveis circulantes de biomarcadores inflamatórios e de stress cardiovascular do que atletas não treinados. Objetivo: Comparar o impacto imediato e após 24 horas da realização de uma prova de 10 km de corrida em biomarcadores inflamatórios e representativos do sistema cardiovascular, entre atletas recreacionais com e sem treino específico. Metodologia: Recrutaram-se 18 atletas recreacionais (38,5 ± 14,5 anos), 10 homens e 8 mulheres, que foram divididos em dois grupos: grupo Treinados (T) e grupo Não Treinados (NT) . Foram colhidas amostras de sangue venoso antes (48h), imediatamente após, e 24h após, e realizada a análise dos seguintes biomarcadores: VEGF(fator de crescimento endotelial vascular), IL-6 (interleucina 6), CPR (proteína C-reativa), Grh (grelina), MMP2 (metaloproteinase-2 de matriz) e MMP9 (metaloproteinase-9 de matriz). Resultados: Foi observado um aumento da CRP pós-prova nos dois grupos, e ambos voltaram aos valores basais após 24h; aumento da IL-6 em ambos, e retorno aos valores basais às 24 h no grupo NT; aumento dos níveis da Grelina em ambos (p<0,001), e retorno aos valores basais às 24h (p> 0.05); aumento dos níveis do VEGF em ambos e retorno aos valores basais após 24h; aumento da MMP2 no grupo NT (p≤0,005), e regresso aos valores basais após 24h (p>0,05); aumento, em ambos, da MMP9 (T: p<0,001; NT: p=0,003), e regresso aos valores basais após 24h (p≤0,005). Conclusão: O impacto de uma prova de 10 km de corrida parece ser semelhante em atletas recreacionais com e sem treino específico, em biomarcadores inflamatórios e representativos do sistema cardiovascular.
- Management system certification benefits: where do we stand?Publication . Fonseca, Luís; Domingues, José Pedro; Baylina Machado, Pilar; Calderón, MarioThe implementation and certification of Management Systems International Standards, such as ISO 9001 and ISO 14001, achieved a high international recognition, with more than 1 million organizations with their Quality Management Systems certified worldwide. Researchers have been paying considerable attention to this theme and the number of published articles has robustly grown. Although on an overall basis, the research results support the existence of positive impacts on the adoption and certification of these International Standards, there are various inconsistencies and contradictory results, leading to some controversy over its impacts for organizations. This study aims to bring a longitudinal time perspective to this area of research, analyzing the articles published since 1996, on the benefits of Management Systems Certification. A longitudinal perspective of countries of authors origin, keywords and journals is presented, complemented with an evaluation of the research results. The results evidence a steep increase in the number of publications addressing Management Systems Certification benefits, that mainly originate from Europe (48%) and East Asia and Pacific (23%), with Spain as the leading country (accounting for 14% of the total number of articles published between 1996 and April 2017). Journal of Cleaner Production (Environmental Management System Certification) and Total Quality Management and Business Excellence journal (Quality Management Systems Certification) are the leading journals for disseminating the research and the most used keywords are “Quality/Environment”, “ISO 9001/14001”, “Performance”, “Management Systems” and “Certification”. There are also insights that the research is now open to other Management Systems either than Quality and Environment. The systematic review of the selected papers shows that the Management Systems adoption and certification brings fairly positive benefits (average 2,34 in a 1 to 5 Likert type scale) for the certified organizations, although some variations are observed. Some avenues for future research should consider the reliability and validation of measures; sampling and biases errors; the identification of control, moderating and mediating variables; the consideration of time and situational contingencies; and the search for explanations for cause and effect relationships.
- Efeitos da mobilização com movimento e educação na osteoartrite do joelho em adultos mais velhosPublication . Inácio, Tatiana Ferreira Santos; Campelo, Natália; Neto, FranciscoIntrodução: Um dos principais sintomas da osteoartrite (OA) do joelho (OAJ) é a dor. Esta não é só atribuída às mudanças estruturais que afetam a articulação, mas sim vista como um fenómeno multifatorial onde estão incluídas um conjunto de mudanças estruturais do joelho que ocorrem em conjunto com fatores psicossociais e da neurofisiologia da dor. No sentido de complementar outro tipo de intervenções, e potenciar os resultados, Moseley (2002) recomenda um programa educativo (Educação Baseada na Neurofisiologia da Dor - EBND). As técnicas de Mulligan (MWM) apresentam efeitos biomecânicos e efeitos neurofisiológicos muito benéficos na redução de sintomas presentes na OAJ, segundo Vicenzino (2007). Objetivos: Determinar se existem diferenças na dor, amplitude de movimento articular(ADM) e funcionalidade, em indivíduos com OAJ, sujeitos a um programa educacional em conjunto com MWM (G1) ou sujeitos às técnicas MWM aplicadas de forma isolada(G2). Secundariamente pretende-se comparar o efeito dos dois programas na modificação dos fatores cognitivos, nomeadamente no medo do movimento e catastrofização da dor. Métodos: foram incluídos 60 participantes com OAJ, divididos de forma aleatória em três grupos (dois experimentais e um placebo). Foram avaliadas as ADM do joelho, a intensidade da dor(END) e a funcionalidade. Para além disso foram aplicadas as escalas de medo ao movimento (TSK) e catastrofização da dor (PCS) O estudo foi constituído por quatro fases: pré-intervenção, intervenção, pósintervenção e follow-up (uma semana). Para o tratamento estatístico, foi utilizado um nível de significância de 0,05. Resultados: Obtiveram-se diferença significativas intergrupos nas variáveis de END repouso(G2G3:p=0,008). O G1 apresentou melhores resultados nas escalas TSK(p=0,001) e PCS(p=0,006). Os grupos experimentais melhoraram ao longo do período de intervenção. Conclusão: Os resultados do presente estudo parecem sugerir que tanto a aplicação da técnica de MWM de forma isolada como em conjunto com EBND são igualmente efetivas nas melhorias da dor, ADM e funcionalidade em indivíduos com OAJ.
- Elder abuse: a mini reviewPublication . Serrão, Carla; Alves, Coralie SandrineThere is an increasing interest in social, clinical, and public health research on elder abuse. Recent studies show a wide prevalence range of figures because studies employ different populations, measures, and definitions of abuse. The prevalence rate of elderly people abuse is between 2% and 44%. It is one of the most hidden modes of interfamily conflict, and the strategies of recognition of this problem as a social and global phenomenon are still meager. The lack of adequate guidelines related to this major public health issue make it difficult to early evaluate and recognize elderly abuse, as its often confused with the aging process. For these reasons, healthcare professionals should be more aware to this issue, to screen elderly abuse and to develop strategies to early detect the risk factors for elder abuse.
- Relação entre a empatia e a experiência de afetos em estudantes do ensino superior da área da saúdePublication . Dores, Artemisa Rocha; Reis, Ana; Salgado, Ana Isabel; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Sousa, ZitaA relevância da empatia enquanto competência clínica central no contexto das profissões de saúde tem sido cada vez mais reconhecida. Esta pode influenciar dimensões como os resultados clínicos e a satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de saúde prestados. O sentimento de ser compreendido aumenta a confiança no profissional, o envolvimento na relação terapêutica e a adesão ao tratamento. A empatia também pode influenciar dimensões profissionais, como a satisfação no trabalho. Esta atitude comunicacional pode ser ensinada, praticada e desenvolvida para melhorar a (futura) prática profissional. No entanto, estudos no campo da Medicina revelam resultados controversos sobre a evolução da empatia ao longo dos anos, e pouco se sabe sobre a relação entre a empatia e diferentes variáveis psicossociais, o que pode comprometer o seu desenvolvimento. Este estudo tem como objetivo analisar as associações entre a empatia e a experiência de afetos em estudantes de diferentes licenciaturas da área da saúde, considerando ainda o efeito de género. Este estudo incluiu 183 estudantes do 1º ano de 12 licenciaturas (exemplos, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Audiologia), que voluntariamente aceitaram participar. A idade média foi de 20.79 anos (DP=2.64, 17-34 anos). Os instrumentos utilizados foram a Escala de Empatia Médica de Jefferson - versão em português para estudantes, a versão portuguesa da Positive and Negative Affect Shedule (PANAS) e um questionário sóciodemográfico. O seu preenchimento foi realizado on-line. Espera-se que as análises evidenciem diferenças de género em relação à experiência de afetos positivos ou negativos e a relação entre a empatia e essa experiência de afetos. Os resultados são discutidos no contexto do perfil de competências associado aos diferentes cursos de formação e quanto às implicações para as práticas pedagógica e profissional. A informação sobre a relação entre a experiência de afetos e a empatia pode ajudar a entender o desenvolvimento desta atitude comunicacional nas diferentes licenciaturas da área da saúde. Futuros estudos longitudinais poderão permitir uma melhor compreensão acerca da evolução da empatia ao longo dos anos de formação e as variáveis que podem influenciar esse mesma evolução.
- Análise da coativação agonista/antagonista nos membros inferiores durante o sit-to-stand-to-sit em indivíduos saudáveisPublication . Peres, Patrícia de Campos Paiva; Silva, Maria Augusta; Sousa, Andreia; Santos, RubimIntrodução: A análise do movimento típico baseada em componentes neuro-motores do controlo postural, como a coativação agonista/antagonista, ainda carece de investigação. Objetivos: Analisar a coativação agonista/antagonista de pares musculares dos membros inferiores, entre subfases do sit-to-stand e do stand-to-sit e entre segmentos proximais e distais. Métodos: Estudo transversal analítico, realizado a 12 indivíduos voluntários saudáveis da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Os participantes realizaram as tarefas sit-to-stand e stand-to-sit, cuja divisão em subfases foi feita com recurso a uma plataforma de forças e ao registo cinemático. Foi recolhida a atividade do reto femoral, bicípite femoral, tibial anterior e dos flexores plantares gastrocnémio medial e solear do membro inferior dominante, através da eletromiografia de superfície. Foi calculada e analisada a coativação agonista/antagonista dos pares musculares RF/BF e TA/FP, para cada subfase. Estatisticamente, recorreu-se aos testes Wilcoxon Signed-Rank e ANOVA de Friedman, com nível de significância de 0,05. Resultados: No sit-to-stand, foram observadas diferenças significativas na coativação agonista/antagonista do par TA/FP, entre a subfase antigravítica e ambas as subfases de seat-off e estabilização. Já no stand-to-sit, houve diferenças significativas para o par RF/BF, entre as subfases de controlo excêntrico e seat-on, e para o par TA/FP, entre a subfase stop standing e ambas as subfases de seat-on e estabilização, bem como entre o controlo excêntrico e o seat-on. Entre segmentos, verificaram-se diferenças significativas para todas as subfases exceto na subfase antigravítica do sit-to-stand. A coativação agonista/antagonista do par RF/BF foi sempre significativamente superior, comparativamente ao par TA/FP, exceto nas subfases de seat-on e estabilização do stand-to-sit. Conclusão: No sit-to-stand-to-sit, a modulação da coativação agonista/antagonista a nível da tibiotársica parece estar mais associada à transição entre subfases, comparativamente a segmentos mais proximais.
- O impacto da síndrome de burnout na autorregulação da aprendizagem dos estudantes da ESS a frequentar modelos pedagógicos distintosPublication . Salgado, Ana Isabel; Oliveira, Alexandra; Magalhães, Andreia; Faias, Joaquim; Pedroso, João PauloOs desafios da sociedade atual obrigam a repensar o Ensino Superior, a questionar a adequação dos seus objetivos e métodos, a redefinir o perfil quer do docente quer do estudante. A literatura tem reforçado a importância do desenvolvimento de competências autorregulatórias que permitam aos estudantes adaptar-se às mais diversas solicitações de um novo ambiente que impõe uma reorganização multidimensional. A autorregulação da aprendizagem tem sido definida como os pensamentos, sentimentos e ações planeados pelo próprio estudante para incrementar a motivação e a aprendizagem. Alguns autores sugerem que em ambientes onde as tarefas são percecionadas como demasiado exigentes ou pouco compensadoras podem constituir-se como importantes stressores, surgindo inclusivamente a síndrome de burnout e interferir negativamente no rendimento académico. O presente trabalho inclui 73 estudantes do 2º ano do Ensino Superior da área da saúde, da Escola Superior de Saúde do Porto, a frequentar os cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Saúde Ambiental e Farmácia, divididos em duas metodologias de ensino diferentes, o modelo tradicional e o modelo Problem-Based Learning (PBL). O objetivo principal consistiu em estudar as competências autorregulatórias destes estudantes bem como as relações destas com outras variáveis. Neste sentido foram utilizados a Escala de Burnout de Maslach para estudantes portugueses, o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem – Universidade do Minho, e um questionário sociodemográfico. Os resultados evidenciam que existem diferenças significativas no que respeita à autorregulação nos dois grupos definidos pelas tipologias de ensino, apresentando-se mais elevada nos estudantes do ensino com metodologia tradicional. As análises revelam que a autorregulação pode ser também explicada pelos 3 domínios da escala de Burnout, sendo que quanto maior o valor das subescalas de exaustão emocional e de eficácia profissional, maiores são os níveis de autorregulação. O inverso acontece com a subescala de descrença. Não foram encontradas evidências estatísticas da relação entre a autorregulação e as variáveis: média geral pretendida, idade, sexo, saída de casa e número de matrículas feitas no Ensino Superior. Para além disso, a medida utilizada para avaliar o sucesso académico pode ser explicada pela dimensão da exaustão emocional, a média geral pretendida, o género, a prática desportiva e a tipologia de ensino. Sendo que, a medida de sucesso académico diminuiu se a dimensão da exaustão emocional aumentar, e aumenta com um incremento da média pretendida. Os rapazes têm menor sucesso académico assim como os estudantes da tipologia tradicional. Este estudo mostra que a síndrome de burnout tem um papel importante na explicação da autorregulação, com implicações diretas no sucesso académico dos estudantes em ambos os modelos educativos. No futuro será importante continuar a recolher dados para melhor compreender estas variáveis ao longo do percurso de formação no sentido de otimizar a capacidade de detetar precocemente dificuldades, definir estratégias promotoras das competências autorregulatórias e refletir sobre as práticas pedagógicas, contribuindo assim para o sucesso académico no sentido mais lato.
- The Fatty Acid Profile in Patients with Newly Diagnosed Diabetes: Why It Could Be UnsuspectedPublication . Castro-Correia, C.; Sousa, S.; Norberto, S.; Matos, C.; Domingues, Valentina; Fontoura, M.; Calhau, C.Several studies have shown a link between proinflammatory activity and the presence or deficit of some fatty acids. Inflammation is associated with several diseases including diabetes. Objective. To characterize and compare the fatty acids profiles in children with inaugural type 1 diabetes, diabetic children (at least 1 year after diagnosis), and healthy children. Design. Plasma fatty acids profiles in children with inaugural diabetes, children with noninaugural diabetes, and controls, all of whom were prepubescent with a BMI < 85th percentile, were evaluated. Results. Omega-3 fatty acid levels were higher in recently diagnosed subjects with diabetes than in controls. The ratio of omega-6/omega-3 fatty acids was higher in the control population. Omega-6 fatty acid levels were higher in the nonrecent diabetic subjects than in the children with recently diagnosed diabetes, and the levels were higher in the nonrecent diabetes group compared to the control group. Conclusion. Our findings showed higher levels of alpha-linolenic acid, EPA, and DHA, as well as mono- and polyunsaturated fatty acids, in diabetic children. These findings reinforce the importance of precocious nutritional attention and intervention in the treatment of diabetic children.
- Laboratórios Remotos no Ensino de EngenhariaPublication . Alves, Gustavo R.; Silva, Juarez B.; Pavani, Ana; Costa, Andreatta da; Cardoso, Dayane; Lima, Delberis A.; Takahashi, Eduardo; Roque, Gabriela R.; Temporão, Guilherme; Néri, Hermes; Pereira, Josiel; Mendes, Luciano; Moura, Rener; Gedraite, Rubens; Bilessimo, Simone; Uhlmann, ThiagoO presente capítulo contém uma seleção de artigos que foram apresentados na Sessão Dirigida: Laboratórios remotos no ensino da engenharia, realizada durante o XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), de 27 a 30 de setembro de 2016, em Natal, Rio Grande do Norte. Essa Sessão Dirigida propôs mostrar trabalhos que viessem a apresentar experiências baseadas em laboratórios remotos no ensino de engenharia, a fim de discutir e demonstrar as práticas ou técnicas propostas pelos grupos em diferentes realidades. Buscou, assim, expor pontos positivos e negativos para potenciais disseminações de projetos com semelhantes contextos. Portanto, o objetivo da Sessão Dirigida foi proporcionar um ambiente para discussão e reflexão referente à integração dos laboratórios remotos no ensino de engenharia. Os cinco artigos apresentados neste capítulo foram selecionados entre aqueles que receberam a qualificação a partir da apresentação oral na Sessão Dirigida ou como convidados. O primeiro, escrito por Thiago Schaedler Uhlmann e Luciano Antonio Mendes, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é intitulado “Jogos remotos: perspectivas de aplicação conjunta de aprendizagem baseada em jogos e experimentação remota no ensino de engenharia”. Tem como objetivo geral identificar possibilidades acerca do emprego da Aprendizagem Baseada em Jogos, associada a recursos de experimentação remota, no ensino de engenharia. O segundo artigo selecionado foi escrito por Ana M. B. Pavani; Delberis A. Lima; Guilherme P Temporão; Vanessa A. P. Lima, vinculados à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). O documento, intitulado “Implantação de um laboratório remoto: um projeto de múltiplas facetas”, busca descrever a experiência de iniciar a implantação de um laboratório remoto nessa instituição, no âmbito do Projeto VISIR+. O terceiro artigo, “Projetos de experimentos remotos como estratégia for- mativa para estudantes de engenharia”, foi escrito por Eduardo Kojy Takahashi; Rubens Gedraite; Hermes Gustavo Fernandes Neri; Dayane Carvalho Cardoso e Rener Martins de Moura, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os autores buscam apresentar uma possibilidade metodológica de formação básica de estudantes de engenharia, a partir do desenvolvimento colaborativo de projetos envolvendo experimentação remota e com o engajamento de professores-pesquisadores, estudantes de engenharia e estudantes do ensino médio que apresentem um potencial para a carreira de engenharia. O quarto artigo, intitulado “Percepções acerca de experimentos remotos no contexto de um curso de especialização em Educação em Engenharia e Ciências Exatas”, foi escrito por Luciano Andreatta Carvalho da Costa, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). No documento, o autor busca apresentar as percepções dos estudantes de um curso de especialização em Educação em Engenharia e em Ciências Exatas na UERGS, no âmbito da utilização de laboratórios remotos, a partir de uma disciplina ministrada no curso que trata do tema dos experimentos online e seus impactos para a formação na área tecnológica. O quinto artigo, “Programa de cooperação interinstitucional para experimentação remota nos processos de ensino e de aprendizagem de engenharia”, é de autoria de Gabriela Rocha Roque (Faculdade SATC); Josiel Pereira e Simone Meister Sommer Bilessimo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O documento descreve a uma iniciativa de cooperação entre duas instituições de ensino superior, a UFSC e a Faculdade SATC. Cooperação esta motivada pela integração de tecnologia no ensino de engenharia, através da utilização e do compartilhamento dos recursos de laboratórios de experimentação remota.
- Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e SimuladoresPublication . Branco, Matheus; Coelho, Letícia A.; Alves, Gustavo R.; Schlichting, LuisOs laboratórios remotos surgiram como apoio para o desenvolvimento de novos métodos de aprendizagem e ainda como suporte adicional a métodos já existentes. Ágeis e acessíveis aos estudantes demonstram ótimas soluções no cenário da educação, sendo econômicos e dinâmicos, pois possuem acesso mundial por plataformas criadas a partir da tecnologia da informação, disponibilizando a otimização do hardware com usuários remotamente distribuídos. Os laboratórios remotos dinamizam o aprendizado fazendo o mesmo mais eficiente. Facilitam e possibilitam a capacidade analítica pela percepção de diferentes resultados entre laboratórios virtuais (simuladores) e laboratórios reais por apresentarem resultados reais em circuitos com influências externas como térmica, elétrica, magnética ou eletromagnética e principalmente apresentam as não idealidades (capacitâncias, resistências e indutâncias intrínsecas) relacionadas aos aspectos construtivos de componentes eletrônicos (resistores, indutores, capacitores, trilhas e fios). Assim, este artigo propõe demonstrar por meio de experimentações práticas as diferenciações entre dados obtidos através do laboratório remoto VISIR e os simuladores PSIM e PROTEUS sendo possível verificar dados reais em experiências com circuitos que apresentam não idealidades.
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