Publication
Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de fisioterapia
dc.contributor.author | Salgado, Ana | |
dc.contributor.author | Dores, Artemisa Rocha | |
dc.contributor.author | Martins, Helena | |
dc.contributor.author | Magalhães, Andreia | |
dc.contributor.author | Reis, Ana | |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T13:32:09Z | |
dc.date.available | 2019-07-11T13:32:09Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O curso de fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto implementou em 2008 o modelo pedagógico: PBL (Problem-Based Learning). A área de Ciências Sociais e Humanas (CSH) integra diferentes unidades curriculares (UCs) ao longo da licenciatura, tendo entre os seus objetivos, desenvolver competências de comunicação clínica na área da saúde de forma integrada e longitudinal. O trabalho que aqui se apresenta foca-se na UC de fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1 (NME1) na qual estão inscritos 88 estudantes do primeiro ano de fisioterapia. Em 8 horas de Seminários e 6 horas de Teórico-Práticas abordam-se temas como a comunicação e a relação terapêutica, a abordagem centrada na pessoa vs no problema, as atitudes comunicacionais, as competências de comunicação na entrevista em fisioterapia, as atitudes comunicacionais e as microcompetências/técnicas de atendimento, bem como a comunicação ao longo do ciclo vital e em situações específicas. Os resultados da avaliação da UC, que incluem uma avaliação escrita e um trabalho prático desenvolvido ao longo das sessões teórico-práticas, serão apresentados e discutidos. A aplicabilidade das ferramentas pedagógicas aqui apresentadas a outras UCs e domínios científicos será analisada criticamente sem esquecer as suas implicações para investigação futura. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Salgado, A., Dores, A. R., Martins, H., Sousa, Z., Magalhães, A., & Reis, A. (2018). Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de Fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1. 5o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior CNaPPES 2018, 143–143. | |
dc.identifier.isbn | 978-989-20-9477-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/14341 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://cnappes.org/cnappes-2018/files/2019/04/LIVRO-ATAS-CNAPPES-2018_FINAL.pdf | pt_PT |
dc.subject | Problem-Based Learning | pt_PT |
dc.subject | Comunicação clínica | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de fisioterapia | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 218 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 213 | pt_PT |
oaire.citation.title | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
person.familyName | Salgado | |
person.familyName | Dores | |
person.familyName | Magalhães | |
person.familyName | Reis | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | Artemisa | |
person.givenName | Andreia Carla Fonseca | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | 9015-DE5A-33F7 | |
person.identifier.ciencia-id | 6B12-301B-4A0F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8237-9522 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4595-9816 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5067-5717 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0986-6092 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7 | |
relation.isAuthorOfPublication | 778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed | |
relation.isAuthorOfPublication | 7d7a1d54-0437-4feb-b34d-327cad6dfb0f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed |