ISCAP - DM - Assessoria de Administração
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Objetivos
O Mestrado em Assessoria de Administração visa a conjugação de conhecimentos conceptuais, pensamento critico e aplicação prática das unidades curriculares fundamentais relativas à administração de empresas, de organizações ou instituições. Abrangendo áreas nucleares como a Assessoria e Comunicação Organizacional, a Gestão, a Economia, a Contabilidade, a Informática, o Direito, as Línguas e Culturas, as Ciências Sociais e a Matemática, propõe-se desenvolver a especialização em aspetos funcionais da administração através da aquisição de competências avançadas por parte do futuro Assessor de Administração.
Objetivos do Mestrado:
- Desenvolver capacidades analíticas, usando conceitos que provêm de um grande leque de unidades curriculares, direcionadas para a resolução de problemas no âmbito administrativo, em contexto interno e externo;
- Fornecer um conjunto de ferramentas multidisciplinares que proporcionem formação qualificada e especializada como a Gestão, a Contabilidade, o Direito, as Ciências Sociais, a Economia;
- Adquirir competências especializadas no domínio da Gestão ou do Direito para integrar uma posição de responsabilidade significativa;
- Adquirir conceitos relacionados com o processo de administração empresarial abrangendo as fases de planeamento e de execução estratégica e operacional;
- Fomentar a eficácia organizacional através da geração e suprimento de informações úteis para o processo decisório da gestão da empresa;
- Apropriar-se das metodologias de investigação e análise para produzir novos conhecimentos, desenvolver novas atividades e métodos operacionais;
- Proporcionar a realização de um estágio/projeto profissional ou desenvolvimento de uma dissertação, para pôr em prática os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas.
Este ciclo de estudos tem por finalidade continuar a formação especializada obtida pelos estudantes do 1º ciclo de estudos da área das Ciências Empresariais, preparando-os para exercerem a profissão de Assessores de Administração. Este Mestrado pretende, também, preparar os estudantes para que, durante o exercício profissional, tenham condições de lidar com a incerteza de forma flexível sem descurar a rapidez necessária à resolução de problemas.
Saídas Profissionais
- Exercer atividades de assessoria ao mais alto nível da administração
- Gestão de serviços administrativos
- Secretariado de direção
Reconhecimento do Mestrado de Assessoria de Administração
Por Despacho de 08-06-2012 do Senhor Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, o Mestrado de Assessoria de Administração, foi deferido o pedido de reconhecimento para o grupo de recrutamento 530, do ensino básico, 2º e 3º ciclos, e do ensino secundário.
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Browsing ISCAP - DM - Assessoria de Administração by advisor "Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de"
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- Análise da Evasão Escolar do Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná - utilizando técnicas de mineração de dadosPublication . Bezerra, Jackson Henrique da Silva; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deEficiência é chave para manter uma instituição de ensino pública competitiva, funcional e capaz de suprir as necessidades educacionais que a sociedade necessita. O gestor público educacional precisa utilizar mecanismos para gerar conhecimento acerca da instituição de ensino e assim traçar estratégias para lidar com os desafios encontrados no ambiente institucional. Entre eles a evasão escolar tem se mostrado uma problemática grave a ser combatida, pois ocasiona prejuízos para toda sociedade. Uma ferramenta capaz de fornecer conhecimento acerca do passado, presente e futuro da instituição, possibilitando ao gestor promover ações eficientes de combate à evasão escolar é a mineração de dados. Neste contexto, o presente trabalho utilizou a pesquisa-ação como processo metodológico de pesquisa e a metodologia CRISP-DM para a aplicação do processo de mineração de dados. O objetivo da pesquisa foi utilizar algoritmos de classificação na base de dados do sistema acadêmico do IFRO Campus Ji-Paraná e assim construir dois tipos de perfis de alunos com tendência a evadir. Entre os perfis acadêmicos foram identificadas informações importantes como alunos do primeiro ano letivo, dos turnos matutino e vespertino possuem tendência a evadir. Já entre os perfis socioeconômicos foi identificado que alunos que utilizam ônibus coletivo como transporte escolar, possuem baixa renda familiar e que recebem auxílio estudantil também possuem tendência a evadir. Assim, a partir deste conhecimento cruzado com vários outros, foram traçadas estratégias de combate à evasão pela Comissão de Permanência e Êxito do IFRO, proporcionando assim uma mudança organizacional significativa na forma de compreender e combater a evasão no ensino técnico e superior.
- Business intelligence: implantação no sistema do Instituto Federal do Triângulo MineiroPublication . Damasceno, Ernani Vinicius; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Pinto, José Agostinho de SousaToda empresa tem como objetivo realizar suas atividades de forma eficiente na venda de produtos e serviços na intenção de obtenção de lucros. Porém, muitas vezes, não há um projeto eficaz para auxiliá-la na gestão dos processos. Todo Sistema de Informação (SI) deve ser eficiente, suportado em sistemas informáticos robustos e ágeis e em usuários capazes de manipula-los sem grandes dificuldades. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho procurou analisar eventuais vulnerabilidades do sistema do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, no intuito de implantar um sistema de Business Intelligence (BI) para que este auxiliasse as tomadas de decisão. Então, após um levantamento minucioso das principais necessidades do sistema, constatou-se que o módulo da secretaria, denominado Controle de Registro Acadêmico (CRA), possui falhas que geravam problemas aos gestores como atrasos, informações incompletas e processos repetitivos. Mediante o exposto, criou-se um Data Mart no módulo CRA, com o objetivo de sanar certas deficiências, tais como: relatórios ineficientes, registros inconsistentes de alunos e ausência de representação gráfica. Em outras palavras, conseguiu-se a resolução dos problemas a partir da utilização de dados mais consistentes e de maior qualidade, como por exemplo, ao invés de gerar relatórios genéricos listando todos os alunos, produzí-los com informações específicas filtrando por aluno e período determinado. A metodologia de investigação utilizada no desenvolvimento deste trabalho de investigação foi a action-research proposta por Baskerville, pois envolve a ação dos pesquisadores e dos grupos interessados, através de ações concretas, em um processo cíclico de aprendizagem construindo novo conhecimento . Assim, com o projeto em questão, conclui-se que se obtiveram melhorias significativas no módulo CRA do SI do IFTM, já que se criaram soluções de BI, tais como relatórios específicos e visualizações gráficas, de modo a oferecer mais eficiência e facilidades para seus usuários, trazendo maior dinamismo e agilidade nos processos.
- Ciência aberta: a percepção dos docentes do IFMS frente aos novos desafios da ciência abertaPublication . Santos, Thatiane Ramos dos; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deEsta pesquisa buscou apresentar o conceito da Ciência Aberta com foco nos instrumentos adotados para busca, divulgação, realização e legalização da Pesquisa em Aberto. Utilizando-se da metodologia de pesquisa do tipo exploratória e do estudo de caso no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), esta investigação combinou análises qualitativa e quantitativa, com uso de software de computação estatística. Teve por objetivo principal investigar a percepção dos professores do IFMS em relação à Ciência Aberta e quais os desafios enfrentados em relação à temática. Sendo o método utilizado para a recolha de dados o questionário em que foi enviado para 200 docentes tendo alcançado um total de 117 respostas, o que representa 60% de participação. O questionário foi enviado com o intuito de investigar qual a importância da Ciência Aberta, quais instrumentos os docentes utilizam e conhecem, se disseminam sobre a temática com os alunos, quais conceitos desejam obter mais informações e se desejam que o IFMS aborde mais sobre a temática através de cursos ou oficinas. Os dados apontaram que os docentes conhecem alguns instrumentos e até os utilizam, porém não de forma aprofundada e que desejam mais informações sobre a Ciência Aberta e as ferramentas disponíveis. O resultado dessa pesquisa vai contribuir para que junto com os outros bibliotecários da Rede e em conjunto como a Pró- Reitoria de Pesquisa (PROPI) sejam realizadas ações para disseminar o conceito da Ciência Aberta e dos instrumentos da temática.
- Comportamento de consumidores de serviços de streaming: um estudo de caso de usuários da Netflix no Brasil e em PortugalPublication . Oliveira, Alan de Freitas; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Mesquita, Selma Maria daO grande desenvolvimento da Internet na década de 1990 favoreceu o surgimento e o crescimento do comércio eletrônico. Nesse campo, desde 2010 os serviços de streaming vêm ganhando espaço. Dentre as várias empresas do ramo, é a Netflix que, atualmente, lidera o seguimento, ostentando cerca de 151 milhões de assinaturas pagas em 190 países. No Brasil e em Portugal, as popularidades da empresa também são perceptíveis. Importa assim compreender o comportamento dos consumidores da Netflix nos dois países. Quanto ao objetivo principal desta dissertação, é o de perceber a conduta de consumidores de serviços da Netflix no Brasil e em Portugal com base nos modelos de comportamento de consumo e de decisão de compra propostos por Kotler & Keller (2012), Turban et al. (2015) e Laudon & Traver (2017). Esta dissertação se caracteriza como um estudo de caso e se baseia em dois fatores principais. O primeiro fator é seu assentamento em pressupostos teóricos de autores renomados nas áreas de administração, marketing e comércio eletrônico, como Kotler & Keller (2012) e, principalmente, King, Lee, Liang, Turban & Turban (2015) e Laudon & Traver (2017). O segundo fator são os dados coletados a partir de um questionário digital disponibilizado aos públicos brasileiro e português, que gerou uma amostra não-probabilística, trabalhada nos aplicativos Microsoft Excel e IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). As respostas válidas dessa amostra (210 brasileiros e 38 portugueses) foram analisadas em uma abordagem quantitativo-qualitativa utilizando-se de estatísticas descritivas e conforme os aspectos metodológicos da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011). Desse modo, estudamos os comportamentos de consumo de usuários da Netflix das duas nacionalidades. Nesse processo analítico, os dados indicaram uma preferência por filmes, pelos dois grupos de consumidores, e um elevado grau de satisfação em relação à Netflix, indicando até uma recomendação dos serviços da empresa, sem ressalvas, a membros mais próximos aos usuários, como familiares e amigos.
- Criação de um Dashboard para monitoração dos Key Performance Indicators do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rondônia - Campus Porto Velho CalamaPublication . Leocádio, Leonardo Pereira; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deDesenvolvimentos Institucionais como suporte para a melhoria da gestão. Seguindo essa linha o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia iniciou em 2017 a implantação do seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI com vários desafios estratégicos e objetivos. Neste mesmo PDI foram definidos os Indicadores de Desempenho ou Key Performance Indicators – KPIs. Estes KPIs têm o propósito de avaliar o progresso da instituição em direção aos objetivos estratégicos: medir o que está sendo executado e gerenciá-lo de forma adequada para o atingimento das metas propostas. A motivação para realização deste trabalho se deu pelo fato de se verificar a deficiência na coleta dos indicadores, fato depois comprovado pela análise documental dos Relatórios de Avaliação da Estratégia. A partir disso, o objetivo da investigação é propor um artefato, na forma de um – Dashboard que possibilite a coleta eficiente destes KPIs, uma vez que a instituição não utiliza nenhuma ferramenta específica para coletar e acompanhar a evolução dos resultados institucionais. Em paralelo, buscou-se também ofertar à instituição uma ferramenta que auxilie os gestores nas tomadas de decisão. A metodologia utilizada foi a Design Science Research, pois preconiza a construção de um artefato para resolução de problemas práticos das organizações. Na fase de avaliação, verificou-se a necessidade de algumas melhorias na usabilidade do sistema e maior capacitação dos usuários. O resultado final foi muito positivo e o dashboard proposto atingiu seus objetivos. O artefato foi desenvolvido com êxito, e a arquitetura do produto final ficou conforme havia se planejado inicialmente. É necessário ressaltar que as ferramentas de controle, como a proposta por este trabalho, sem dúvida são de grande valia, tanto na melhoria da coleta dos dados quanto para auxiliar os gestores na tomada de decisão. Por fim o artefato deve ser aperfeiçoado, revisado e que possa ajudar os gestores do campus Porto Velho Calama, os gestores do IFRO e quem sabe outros gestores públicos a melhorarem os resultados da suas instituições.
- Um estudo de caso sobre o impacto de um sistema de processo eletrônico no Instituto Federal de Mato Grosso Campus são VicentePublication . Perin, Ronaldo José; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deA proliferação dos sistemas de informação vem acontecendo a um ritmo cada vez mais acelerado. Acompanhando esta proliferação de tecnologias, o Governo Federal do Brasil, através do Decreto de lei nº 8.539 de 08 de outubro de 2015, dispõe sobre o uso de meio eletrônico para a realização dos seus processos administrativos. Um sistema de processo eletrônico busca minimizar o espaço físico e reduzir a produção excessiva de papel, dar amparo ao trabalho em tempo real entre os diversos órgãos federais, melhorando a velocidade de realização dos processos. Esta pesquisa consistiu em investigar a implementação de sistemas de processo eletrônico no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus São Vicente, buscando compreender como podem contribuir na agilidade, praticidade, economicidade das rotinas de serviços e na gestão de processos e documentos do órgão. Para alcançar esta compreensão, foi analisado o sistema de informação atualmente utilizado no IFMT campus São Vicente o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e também, o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) selecionado como referência para processos eletrônicos pelo governo federal do Brasil. O estudo foi realizado através da metodologia investigação-ação, e exclusivamente com métodos qualitativos. Deste modo, a coleta de dados, foi realizada através de manuais já criados destes sistemas, e por entrevista aos membros da comissão responsável pela implantação de sistema de processo eletrônico no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), apresentando como funcionam as operações de um sistema de processo eletrônico, o modelo de implantação deste sistema de informação no órgão, que surge para modernizar e melhorar o trabalho do setor público. Análise dos sistemas, comparou suas funcionalidades e diferenças, permitindo verificar as mudanças da inovação tecnológica através de um sistema de informação (SI), bem como as vantagens funcionais do SEI, mas por outro lado o motivo da escolha do SUAP como sistema a ser implantado no IFMT. Já com a entrevista compreendeu-se as estratégias de implantação no IFMT e os objetivos do órgão com esta implantação, objetivos que se alinham com vantagens de agilidade e praticidade nos serviços, bem como em gerar economia e atentar-se a vantagens e contribuições sustentáveis.
- A governança por resultados através de indicadores de desempenho e o business intelligence: uma proposta para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de mato GrossoPublication . Hayakawa, Michelle; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deEm um contexto em que as instituições públicas e privadas buscam continuamente a excelência da gestão e a melhoria na prestação dos serviços, a governança é uma das práticas contemporâneas que vêm sendo adotada não só como um modelo de avaliação e monitoramento, mas também de transparência. Essa é uma demanda crescente na sociedade brasileira e nos órgãos públicos, advinda da real necessidade em acompanhar a aplicação dos recursos públicos, orientar a atuação institucional em busca de resultados e combater os casos de corrupção. Para isso a institucionalização de um modelo de governança representa não só um desafio para os gestores públicos, mas a oportunidade de fazer uso da tecnologia da informação, em especial, do Business Intelligence como forma de garantir agilidade no acesso e no processamento das informações. Para isso, através deste trabalho, propõe-se a construção de um protótipo de sistema de BI a ser adotado como prática da governança por resultados em uma instituição pública brasileira, voltada para a área da educação, de modo não só a apoiar as tomadas de decisão dos gestores, mas também a permitir a eficiência e a transparência pública, e ainda, minimizar as dificuldades no acesso, no gerenciamento de diversos sistemas de BI e as assimetrias informacionais existentes na Administração Pública. A metodologia empregada foi a Design Science Research pois possibilita o envolvimento tanto do pesquisador quanto do grupo interessado no desenvolvimento de artefatos que permitam a busca por soluções satisfatórias aos problemas práticos da organização. A análise de resultados demonstrou que a proposta é adequada para a prática da governança dos resultados, em especial, a da transparência ativa, pois é capaz de apresentar indicadores de desempenhos relevantes e atuais sobre as ações públicas desenvolvidas pela Instituição de uma forma mais dinâmica e ágil.
- Uma integração do modelo de aceitação da tecnologia e do modelo de sucesso de sistemas de informação na análise da satisfação e continuidade de uso do MoodlePublication . Legramante, Douglas; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Azevedo, José Manuel Monteiro LopesEste estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a satisfação e a intenção de continuidade de uso, de estudantes e professores, quanto ao uso do Moodle. Para isso, propomos um modelo teórico que integra os constructos qualidade da informação e satisfação do Modelo de Sucesso de Sistemas de Informação de DeLone e McLean aos constructos utilidade percebida, facilidade de uso percebida e intenção de continuidade de uso do Modelo de Aceitação da Tecnologia de Davis. O modelo hipotético validado empiricamente é composto por 5 dimensões e 16 variáveis. Os dados foram analisados a partir de 144 questionários válidos de professores e estudantes de cursos de graduação. A técnica de estimação de máxima verossimilhança foi adotada na análise dos dados por meio da modelagem de equações estruturais. Seis das nove relações hipotetizadas foram confirmadas. Os resultados revelaram que a qualidade da informação impacta positivamente a facilidade de uso percebida e a satisfação do usuário. A facilidade de uso percebida impacta positivamente a utilidade percebida, que por sua vez impacta positivamente a satisfação do usuário e a intenção de continuidade de uso. Da mesma forma, a satisfação do usuário impacta positivamente a intenção de continuidade de uso do Moodle. Foi evidenciado ainda que a utilidade percebida é a mais forte preditora da satisfação do usuário. Estes resultados podem contribuir para que instituições de ensino, gestores, administradores e designers de sistemas de e-learning possam desenvolver estratégias a fim de aumentar a satisfação dos usuários com relação ao uso do Moodle.
- Os repositórios digitais da produção técnico-cientifica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil: uma análise da comunicação cientifica no ambiente virtualPublication . Tsu, Maria Aparecida Andrade de Oliveira; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deEssa pesquisa abrange a área de Sistemas de Informação e tem como foco os repositórios digitais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil como ambiente virtual de acesso aberto para comunicação científica e preservação da memória institucional. A metodologia de pesquisa foi o estudo de caso, centrado nos repositórios digitais (RD) dos IFs do Brasil, no período entre 2012 a 2017. No processo de coleta e análise de dados adotou-se uma abordagem mista, ou seja, quantitativa e qualitativa. O trabalho foi desenvolvido em três etapas. A primeira foi a qualificação e quantificação, até a data, dos sítios dos IFs com RD, o que delimitou o escopo da pesquisa aos RD dos seguintes IFs: Amazonas (IFAM); Goiás (IFG); Paraíba (IFPB); Piauí (IFPI); Rio Grande do Norte (IFRN) e Sergipe (IFS). A segunda etapa coletou e analisou os dados por verificação direta nos sítios dos RD de acordo parâmetros pré-determinados. A abordagem nas duas primeiras etapas foi essencialmente quantitativa. ExcelTM e SimilarWeb foram os software usados na coleta, armazenamento e análise dos dados disponíveis em cada RD das instituições. A terceira etapa, a análise quantitativa e qualitativa dos RD, foi feita com SimilarWeb, entre fevereiro e abril de 2018, através do mecanismo de busca do Google. Apesar do número de RD seja muito inferior a quantidade de IFs nas cinco regiões do Brasil, foi possível identificar que os RD dos IFs se comportam como ambiente de preservação da produção técnico-científica e da memória institucional e sua importância no processo de intercâmbio científica e acadêmica, pois possuem exclusivamente documentos de servidores e alunos da instituição, contabilizando um percentual de 99,08% de acesso aberto, o que colabora com o Movimento de Acesso Aberto. O corolário na execução dessas etapas foi o desenvolvimento do “Gestor de Repositório Institucional” ̶ dashboard estratégico ̶ para análise de desempenho dos repositórios dos IFs.
- Sistema de mineração de dados para apoiar a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior: o problema da evasão escolar no IFTMPublication . Araújo, Eduardo de Oliveira; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deEste trabalho visa buscar soluções para a tomada de decisão a respeito da problemática da evasão escolar no âmbito dos cursos de graduação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) no período de 2012 a 2016. O objetivo principal deste estudo teve como foco analisar se é possível descobrir a causa da evasão escolar através da mineração de dados na base de dados do Sistema de Controle Acadêmico do IFTM. Para isso, utilizamos a metodologia CRISP-DM, que permite implementar o processo Knowledge Discovery in Databases (KDD) para descoberta de conhecimento em base de dados e o programa WEKA (Waikato Environment for Knowledge Analysis) para fazer a mineração de dados e encontrar tendências e padrões. Os resultados deste trabalho foram adquiridos através da metodologia investigação-ação, que serviu de suporte à investigação. Conforme identificado durante a etapa de avaliação dos modelos, a maioria dos casos de evasão ocorre quando a frequência das aulas é baixa e a quantidade de disciplinas reprovadas por infrequência é alta, ou seja, a variável que totaliza a frequência está plenamente correlacionada com o sucesso do aluno em ser aprovado nas disciplinas. Dessa forma, o perfil do aluno com maiores e prováveis chances de abandono do curso é o aluno faltoso com alta reprovação por infrequência. De acordo com os resultados obtidos, comprova-se que o investigador promoveu alterações no ambiente organizacional ao introduzir, pela primeira vez, a participação direta das TICs nesta problemática e ao contribuir com um conjunto de ações contendo propostas de melhorias para a gestão administrativa reduzir a evasão escolar.